Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Viver em áreas de risco - Reflexões sobre vulnerabilidades socioambientais - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Viver em áreas de risco - Reflexões sobre vulnerabilidades socioambientais

Mary Jane Paris Spink

Publisher: Terceiro Nome

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O direito à moradia

A contraposição entre o direito à moradia e a preservação dos mananciais, a dinâmica perversa da expansão urbana no município de São Paulo, a prevenção de desastres em regiões vulneráveis do ponto de vista socioambiental, a controvérsia sobre definições de risco: são muitos os temas e muitas as disciplinas que se cruzam neste livro, que resulta de pesquisa sobre moradias em áreas de risco no Jardim Ângela e Jardim São Luís, Prefeitura Regional de M’Boi Mirim, em São Paulo, realizada com apoio do CNPq.

Muitos actantes não humanos (como córregos, deslizamentos de terra e obras) são protagonistas neste livro. Eles se somam às vozes de moradores, administradores, participantes de associações como a Sociedade Santos Mártires, pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado, cidadãos de distintas procedências teóricas e políticas e ativistas que ajudaram a construir a narrativa, na qual diversas óticas se misturam e temas de cunho mais teórico recebem um colorido especial por meio de estudos de casos.

Mary Jane Paris Spink é professora titular da PUC-SP, onde coordena o Núcleo de Pesquisas sobre Práticas Discursivas no Cotidiano: Direitos, Riscos e Saúde. Desde a conclusão de sua pós-graduação em psicologia social na Universidade de Londres, em 1982, atua em projetos e pesquisas de intervenção que têm o cotidiano como lócus de investimentos intelectuais, éticos e políticos. Como docente, orientou alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, colaborando na formação de profissionais que atuam hoje em diferentes regiões do Brasil e em outros países.
Available since: 05/20/2020.

Other books that might interest you

  • Aproximação à Neuropsicologia - cover

    Aproximação à Neuropsicologia

    Juan Moisés De La Serna

    • 0
    • 0
    • 0
    Falar de neuropsicologia é falar de um dos ramos que mais cresceram nos últimos anos, uma vez que se baseia nos avanços da psicologia e da neurociência.
    Show book
  • Mais Esperto que o Diabo Para o Século XXI Sob os Ensinamentos de Napoleon Hill - cover

    Mais Esperto que o Diabo Para o...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro "Mais Esperto que o Diabo" foi escrito por Napoleon Hill em 1938 e é um clássico do pensamento pessoal e do desenvolvimento da autoconsciência. No livro, Hill entrevista um homem misterioso que se identifica como "o diabo". O diabo revela a Hill os segredos do sucesso e do fracasso, e Hill compartilha esses segredos com o leitor.Neste livro, você aprenderá:Quais são as armadilhas mentais que nos impedem de alcançar o sucessoComo desenvolver uma mentalidade de sucessoComo superar os obstáculos que surgem em seu caminhoComo criar um plano de ação para atingir seus objetivosSe você está procurando uma maneira de melhorar sua vida e alcançar seus objetivos, este livro é para você.
    Show book
  • 100 citações de lições de vida - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de lições de vida -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Seleccionámos para si 100 grandes citações de lições de vida. O leque de autores dessas 100 citações é muito vasto: de Marilyn Monroe a Rudyard Kipling, de Lao Tzu, claro, a Platão, Mahatma Gandhi, Steve Jobs, Gautama Buddha, Charlotte Brontë, Friedrich Nietzsche, de George S. Patton Jr. a Dale Carnegie ou Martin Luther King Jr. Uma grande citação é muito semelhante a um grande pensamento e um pequeno poema. Pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. O leitor de uma grande citação é forçado a pensar sobre o que acabou de ouvir. Ele tem de pensar sobre essas palavras e o que elas significam. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e poesia de algumas palavras. Um grande pensamento atinge um nível de universalidade. As citações atingem duramente a essência do ser humano. A citação certa pode ajudar-nos a ver alguns significados invisíveis de coisas ou assuntos.
    Show book
  • 100 citações de Stendhal - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Stendhal -...

    Stendhal

    • 0
    • 0
    • 0
    Henri Beyle, mais conhecido sob o pseudónimo de Stendhal é um escritor francês, conhecido em particular pelos seus romances Le Rouge et le Noir e La Chartreuse de Parme.Stendhal teria gostado de dedicar a sua vida ao devaneio, à "caça à felicidade", às artes e ao amor; bem, apesar de si próprio, ele teve uma vida agitada. Os seus romances Le Rouge et le Noir (1830), La Chartreuse de Parme (1839) e Lucien Leuwen (inacabado) fizeram dele, ao lado de Balzac, Hugo, Flaubert ou Zola, um dos grandes representantes dos romances franceses do século XIX. Nos seus romances, caracterizados por um estilo parcimonioso e apertado, Stendhal procura "a verdade, a verdade amarga" no campo psicológico, e acampa essencialmente jovens com aspirações românticas de vitalidade, força de sentimento e sonhos de glória. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • O impacto do pluralismo religioso na Igreja brasileira - um estudo de caso - cover

    O impacto do pluralismo...

    Marcos Camilo Santana

    • 0
    • 0
    • 0
    O princípio básico deste livro é falar sobre o pluralismo religioso que desaa o ser humano a viver de forma respeitosa com o diferentedentro de uma Igreja que possui diversas identidades discursivas na tradição reformada. Este pluralismo continua impactando as questões de gênero, feminismo, decolonização da teologia do século XXI, e essa realidade tem provocado o desejo de estudá-lo no contexto contemporâneo. A sinergia entre pluralismo e contemporaneidade é um desafio fundamental no campo da Ciência da Religião, no sentido de compreender como uma prática consolidada de forma identitária eurocêntrica protestante reformada, que tem como fundamento na cultura racional e intelectual, se propõe a proclamar o evangelho. Trata-se de uma tentativa de verificar como, em pouco mais de cem anos, o reflexo desta investida retornou para sua base com a força todas as congruências comunitárias. Uma outra justificativa de relevância gira na esfera da plena efervescência de liberdade religiosa na atual sociedade, com uma pluralidade indistinguível, em que determinadas pressões religiosas sobre o indivíduo perderam influências. Devido a este cenário, são evidentes as mudanças profundas nas práticas sociais, culturais, políticas, econômicas e na vivência religiosa dos indivíduos.
    Show book
  • 100 citações de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Pierre-Augustin...

    Pierre-Augustin Caron de...

    • 0
    • 0
    • 0
    Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais é um escritor francês, dramaturgo, músico, homem de negócios, mais conhecido pelos seus talentos como escritor. Era também espião e traficante de armas do rei. Uma figura importante da Era das Luzes, é considerado como um dos arautos da Revolução Francesa e da liberdade de opinião, como resumido na sua peça mais famosa O Casamento de Figaro: "Sem a liberdade de culpar, ele não é um elogio lisonjeiro". Iniciou também a primeira lei a favor dos Direitos de Autor. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book