Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Capitalismo Social - O que é? Como adotar? Por que ele pode mudar o Brasil? - cover

Capitalismo Social - O que é? Como adotar? Por que ele pode mudar o Brasil?

Maron Emile Abi-Abib

Publisher: Albatroz

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Na segunda metade do século XIX, houve a primeira experiência de implantação de um Estado de bem-estar social na Alemanha, como alternativa ao liberalismo econômico e ao socialismo. Em um mundo tão desigual, essa iniciativa trouxe consequências consideráveis, como a adoção por alguns países e depois por organismos internacionais como a ONU de políticas de combate à pobreza e à miséria, e os ataques dos defensores do mercado como deus regulador da vida econômica dos povos. Na segunda metade do século XX, o neoliberalismo se tornou hegemônico no mundo e as políticas voltadas para o Estado de bem-estar social perderam força, predominando o que alguns autores chamam de “capitalismo selvagem”.  Neste livro, Maron Abi-Abib mostra os graves problemas para os povos e para o meio ambiente trazidos por essa escolha equivocada e sustenta que outro capitalismo é possível. Ele apresenta os resultados de uma abrangente pesquisa bibliográfica, citando grandes economistas e sociólogos brasileiros e estrangeiros preocupados com esse quadro. Além disso, analisa praticamente todos os acordos e tratados internacionais firmados no âmbito da ONU, como a Declaração do Milênio, entre outras, visando à redução das desigualdades, à preservação do meio ambiente e à paz social.  Neste livro que mescla história, sociologia, política e economia, Abi-Abib brinda o leitor com uma lição de humanidade, a singular e bem-sucedida iniciativa de promoção social e cultural realizada pelo chamado “Sistema S” brasileiro, que pode, segundo o autor, ser reforçada e servir de exemplo para outros países. A ideia é promover ou reforçar a coautoria (entre governo e empresariado) nas ações de reconstrução do Estado de bem-estar social, em prol de melhor qualidade de vida para o trabalhador e sua família. Em um mundo desencantado, este é um livro que, sem fugir da denúncia oportuna e fundamentada, traz esperança.
Available since: 06/08/2021.

Other books that might interest you

  • Cicloturismo e Desenvolvimento Regional - Reflexões a Partir de Estudo de Caso da Trilha da Samaúma (AP) - cover

    Cicloturismo e Desenvolvimento...

    Jacqueline Pharlan

    • 0
    • 0
    • 0
    Inspirada pela paixão ao ciclismo e pela beleza da região amazônica, em especial a Trilha da Samaúma na Ilha de Santana, Amapá, este livro enfoca o cicloturismo como propulsor de desenvolvimento regional, apontando o potencial do setor para geração de emprego e renda. Além disso, revela a necessidade de investimentos e políticas públicas direcionadas ao segmento em consonância às tendências mundiais de mobilidade, sustentabilidade e responsabilidade social, e não direcionadas somente ao aspecto financeiro. Um turismo responsável voltado tanto para o desenvolvimento da região quanto para a conservação do ambiente e melhoria de vida da população da ilha.
    Show book
  • Lockdown no turismo: como superar uma paralisia de mais de meio século no receptivo internacional os efeitos do covid 19 e os desafios do turismo cibernético - cover

    Lockdown no turismo: como...

    José Osório Naves

    • 0
    • 0
    • 0
    O turismo, no mundo contemporâneo, tem sido um
    dos principais vetores da economia mundial. Perto
    de 1 bilhão e 500 milhões de pessoas viajam pela
    terra em busca de lazer, conhecimento, cultura, trabalho
    ou negócios.
    Tem servido como ponte de salvação para países em
    dificuldade, reconstruindo suas economias através de
    uma atividade limpa, sem qualquer resquício de poluição
    e que mexe com o ego e a satisfação das pessoas.
    Gera mais empregos que a construção civil em retorno
    aos investimentos aplicados. Os viajantes engordam as
    economias domésticas dos locais visitados pois gastam
    com comida, repouso, transportes e mesmo na cultura
    e no lazer. Além de todos os benefícios, paga impostos.
    No Brasil, infelizmente, essa atividade não merece a
    atenção que requer. Por isso está basicamente estacionada
    num patamar ridículo. Recebe apenas 0,4% dos
    turistas internacionais e 20% dos estrangeiros que percorrem
    a América do Sul.
    Esse ranking medíocre ante seus vizinhos acontece por
    falta de investimentos infraestruturantes. Só investindo
    com seriedade se recebe o retorno.
    Show book
  • Personal branding - Construindo sua marca pessoal - cover

    Personal branding - Construindo...

    Arthur Bender

    • 0
    • 0
    • 0
    A última vez que você fez uma visita ao supermercado, parou para observar a quantidade de produtos que são ofertados para cada categoria? Com quantas marcas de refrigerante você se deparou? E pastas de dente, quantos tipos diferentes estavam presentes na gôndola? No mundo profissional o cenário é muito parecido. Milhares de pessoas disputam cargos e posições interessantes em   empresas, e a maioria oferece os mesmos atributos: formação superior, duas línguas, especialização, experiência etc. Como se diferenciar nesse cenário tão competitivo?Em Personal Branding- Construindo sua marca Pessoal, o premiado publicitário Arthur Bender propõe uma discussão importante sobre a criação da sua marca pessoal. Com comparações práticas às regras do marketing, mostra que é possível a qualquer pessoa criar e fortalecer a sua marca pessoal, e tornar-se único em um mercado tão competitivo. Basta saber onde você quer chegar.Se não está satisfeito e acredita que pode melhorar ainda mais, faça como o técnico do time New York Jets, Bill Parcells, que escreveu um cartaz no vestiário do seu clube com a seguinte frase: "Não culpe ninguém! Não espere nada! Faça alguma coisa!". Isso mesmo. A responsabilidade é totalmente sua. A partir de agora, você está condenado à liberdade de escolhas. Então, vá em frente. Esse pode ser o primeiro passo para a sua grande virada profissional.
    Show book
  • Venda muito mais - Na trilha do sucesso - cover

    Venda muito mais - Na trilha do...

    Cláudio Tomanini

    • 0
    • 0
    • 0
    Todo profissional se defronta com momentos de dúvidas e aflições. Como prosperar no mundo atual, que vive em contínua transformação? Quais são os novos valores e competências exigidas pelo mercado? Como se destacar como vendedor perante tanta concorrência? Neste livro, o consultor e professor da Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Tomanini, instiga, questiona e desafia, apontando o caminho do sucesso para os profissionais de vendas comprometidos em vender e atingir o topo de sua carreira. São 23 capítulos que abordam os principais temas das áreas de vendas, marketing e gestão.
    Show book
  • Revista Franquia & Negócios Ed 99 - Pandemia altera a jornada do consumidor e faz com que os deslocamentos passem a ser mais focados - cover

    Revista Franquia & Negócios Ed...

    Lamonica Serviços Editoriais

    • 0
    • 0
    • 0
    Quer saber como experiências emocionais e atendimento customizado podem ajudar seu negócio a capturar o cliente no momento "on-the-go"? Então, não perca a Franquia & Negócios de outubro e novembro! Nesta edição de número 99, a F&N também mostra para você o ‘lado b’ das crises e como as redes se reinventaram para crescer até mais do que antes da pandemia.
    Show book
  • É Por Isso que o Brasil Não Vai - cover

    É Por Isso que o Brasil Não Vai

    Francisco Sávio Rypl

    • 0
    • 1
    • 0
    Quais as verdadeiras causas do catastrófico resultado econômico brasileiro? Quais as causas da má distribuição de renda, dos baixos salários, da alta taxa de desemprego, dos altos índices de criminalidade e da corrupção? Para responder a essas questões, o autor defende, com argumentos contundentes, ideias polêmicas, como a liberdade econômica, a eliminação dos monopólios estatais, a desigualdade econômica permitida, a privatização total e irrestrita dos meios de produção, a acumulação de capital e o lucro como forma de combater o subdesenvolvimento e a miséria que assolam milhões de brasileiros. Apesar das resistências sempre encontradas para se adotar essas ideias, o autor é otimista quanto à solução dos problemas brasileiros depois que conseguirmos vencer o nosso preconceito anticapitalista.
    Show book