Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Paulo Freire ontem e hoje - Da origem ao atual discurso do formador em educação de jovens e adultos do Instituto Paulo Freire - cover

Paulo Freire ontem e hoje - Da origem ao atual discurso do formador em educação de jovens e adultos do Instituto Paulo Freire

Maria Rita Nascimento Pereira

Publisher: Gramma

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O que temos em nossas mãos: uma obra acadêmica a mais, uma outra produção intelectual da Professora Maria Rita? Vários motivos nos conduziram a ter diante dos olhos o presente livro desta admirável profissional, educadora competente e mulher cristã que revela não conseguir pensar sua própria existência senão sendo-com tantas-outras-e-outros... É assim que a percebemos, quando no correr destas páginas vislumbramos bem mais do que um texto escrito. É que, ao apresentar com cuidado e rigor científico o fruto de sua pesquisa, Maria Rita entra em diálogo não apenas com os iniciados ou bem experimentados na proposta educacional do Sempre Presente Paulo Freire. Como naqueles bate-papos em que se pode ir e vir com plena liberdade de um assunto para outro, por qualquer ponto que comecemos a leitura somos cativados a uma participação ativa no que estiver sendo dito. Mas, não nos aconteça ter tal “conversa” de forma inadvertida! Aos poucos, diante da clareza com que esta educadora assume suas opções, recebemos o desafio de também nós nos posicionarmos, de abraçarmos o risco da coerência e do que implica escolher um dos lados de nossa cindida sociedade.

Other books that might interest you

  • Holocausto - Das origens do povo judeu ao genocídio nazista - cover

    Holocausto - Das origens do povo...

    Voltaire Schilling

    • 0
    • 1
    • 0
    O Holocausto, o assassinato em massa dos judeus europeus, não se deu numa planície ou em floresta distante do espaço civilizado. O espanto do mundo até hoje não conseguiu resolver a contento como uma ação cruel e inclemente foi executada no que até então era considerado o coração da Europa culta. Não foram somente os brutamontes orientados por suboficiais e sargentos dos integrantes da SS que levaram adiante a operação de extermínio. Nela foram envolvidos engenheiros, cientistas, médicos e outras categorias profissionais, como os ferroviários responsáveis pelas "transferências" e "deslocamentos" das vítimas para os campos de extermínio. Um historiador estimou que o total de homens e mulheres (alemães e outras etnias antisssemitas que com eles colaboravam) atingiu a meio milhão de pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente no genocídio dos judeus europeus. Certamente o Holocausto causou um profundo abalo nas sociedades que se consideravam superiores e que se achavam bem acima do universo de primitivismo e barbárie que as cercavam. Talvez, pela sua dimensão, essa matança que seifou a vida de seis milhões ou mais de judeus, talvez tenha sido o derradeiro ato de selvageria e loucura que ainda se abrigava por detrás da civilização.
    Show book
  • Fédon Diálogos de Platão - cover

    Fédon Diálogos de Platão

    Plato

    • 0
    • 0
    • 0
    O Filósofo grego, Sócrates, foi condenado pelo tribunal à pena de morte por ter sido injustamente acusado de corromper a juventude e não adorar alguns deuses da pólis (cidade). Pela tradição grega, os condenados à morte bebiam a cicuta, um veneno que para lisava todo o corpo até à asfixia. Mas só o poderiam fazer depois do pôr do sol. 
    No último dia de vida, esperando que o sol se pusesse no horizonte, Sócrates põe em dia as últimas palavras com os seus discípulos e amigos que se encontraram com ele nessa tarde dramática na prisão. Este diálogo fornece-nos as crenças do filósofo na imortalidade da alma. 
    Fédon é um dos quatro diálogos de Platão que se referem à condenação de Sócrates (os outros três são: Críton, Eutífron e Apologia de Sócrates).Fédon é o mais interessante e o mais importante deles todos pois expõe as crenças do filósofo, é uma apologia da própria filosofia e relata as últimas palavras de Sócrates ditas no último dia do cárcere, antes de beber a cicuta!
    Show book
  • Trabalho Poder e Sujeição: - Trajetórias entre o emprego e desemprego e os novos modos de trabalhar - cover

    Trabalho Poder e Sujeição: -...

    Jaqueline Tittoni

    • 0
    • 0
    • 0
    Trabalho, poder e sujeição, de Jaqueline Tittoni, é fruto de reflexões sobre a situação dos trabalhadores brasileiros em um período bem definido da história recente do país, a saber, aquele que colocou em prática os processos de reestruturação do trabalho e garantiu a inserção do país nas lógicas globalizantes contemporâneas. Assunto ultracontemporâneo num momento crucial de liquidação da CLT e ataque aos direitos dos trabalhadores e sindicatos laborais.
    Show book
  • Água: o ouro azul: - Usos e abusos dos recursos hídricos - cover

    Água: o ouro azul: - Usos e...

    Casarin Author, Santos Author

    • 0
    • 0
    • 0
    Ao longo dos últimos séculos, nosso ambiente sofrendo agressões cada vez mais impactantes.Nossas encostas e matas são devastadas. Rios, lagoas e nascentes são poluídos por esgoto,lixo, dejetos industriais e agrotóxicos. Nossas encostas e  nossas fl oras estão ameaçadas por uma intensa  degradação. Este livro apresenta as características da água e sua importância para a vida humana  e o bem-estar do planeta. Discute também como  a sociedade atual usa a água e quais os  problemas  provocados por esse uso, apontando   os  possíveis caminhos para resolvê-los.
    Show book
  • John Holloway: Regime de Acumulação Integral e o debate sobre como mudar o mundo sem tomar o poder - cover

    John Holloway: Regime de...

    Diego Marques

    • 0
    • 0
    • 0
    John Holloway ficou famoso ao publicar o seu livro Como mudar o mundo sem tomar o poder e sua obra teve repercussão numa época em que o zapatismo também tinha influência nos movimentos políticos, partidos e setores da intelectualidade. Diego Marques apresenta uma crítica importante ao livro e teses de Holloway, resgatando o contexto histórico e social em que vivemos, o regime de acumulação integral, apontando as similaridades entre Holloway e o pós-estruturalismo, bem como a crítica leninista deste autor, para mostrar uma outra concepção crítica. Esta obra contribui para conhecer a obra de Holloway e seus limites, bem como nos ajuda a superar o canto da sereia de discursos ambíguos.
    Show book
  • Frases e Pensamentos Ed 5 - Paixão - cover

    Frases e Pensamentos Ed 5 - Paixão

    Edicase

    • 0
    • 0
    • 0
    Revista Frases e Pensamentos Ed. 5, confira mais de 220 frases de amor e paixão, para encantar a pessoa que você ama.
    Show book