Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Cartografias da paragem - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Cartografias da paragem

Maria Isabel Mendes De Almeida

Publisher: Gramma

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

É um privilégio testemunhar a inteligência criativa em ação, desnaturalizando o senso comum conservador e desconstituindo, com minuciosa observação e reflexão aguda, as concepções nostálgicas e preconceituosas sobre a juventude. É excitante, e libertador, encontrar um livro, este, refratário à retórica bolorenta dos críticos de comportamentos, relações, discursos e valores que não entendem, nem têm coragem de provar (no duplo sentido do verbo). Mudanças assustam e angustiam, porque relativizam não apenas crenças correntes como formas de vida tradicionais. É preciso compreender com abertura e sofisticação a “desmobilização”, a busca de retiros, alimentos orgânicos, dietas especiais, novas linguagens para dar conta de si, dos outros e da natureza. É necessário decifrar o sentido da incompatibilidade com a estrutura econômica norteada pela expectativa ansiosa de progresso e crescimento ilimitado.
Available since: 03/20/2017.

Other books that might interest you

  • Ao Brasil com amor - cover

    Ao Brasil com amor

    Jamil Chade, Juliana Monteiro

    • 0
    • 0
    • 0
    O que será e quem seremos nesse momento de revolução?Ao Brasil, com amor é a reunião de cartas trocadas entre os jornalistas Jamil Chade, que vive em Genebra, e Juliana Monteiro, moradora de Roma. Nesta correspondência os autores compartilham fatos cotidianos, histórias e impressões de um período que começa no verão pós-vacina europeu e se encerra às vésperas das eleições brasileiras de 2022. São cartas que refletem inquietações, expectativas e incertezas em um momento histórico de transição, no qual as sociedades ainda elaboram o trauma da pandemia, mas parecem tentadas a reproduzir ou sofisticar os mesmos mecanismos que promovem a desigualdade entre as pessoas, os povos e as nações.Olhando para o Brasil a partir da Europa, Jamil e Juliana dividem, além da estrangeiria, o olhar sensível às injustiças e contradições da sociedade, a preocupação com a situação sociopolítica do Brasil e a luta contra a indiferença que mantém seres humanos na periferia dos direitos.Os jornalistas convocam o leitor ao retorno às utopias e à construção coletiva de respostas que deem conta de um mundo conduzido na velocidade das novas tecnologias, muitas vezes manipulado por novas formas de comunicação.Ao Brasil, com amor é um convite à luta. Mas também à delicadeza, à liberdade e ao amor.Correspondência publicada originalmente na Revista Pessoa entre setembro de 2021 e julho de 2022.___________________________________________________________________"Ao Brasil, com amor pulsa com a urgência do tempo presente. Na era da brutalidade, Juliana Monteiro e Jamil Chade costuram com a fibra da delicadeza, do afeto e da indignação as cartas que nos trazem o assombro diante de mundos em rota de colisão. E de um país, o nosso, em vertiginosa espiral de desumanidades. Brasileiros, desterrados, andarilhos da terra em transe, os dois refletem sobre agressões amplificadas em escala planetária: desigualdade, xenofobia, racismo, guerras, fome, a fabricação do ódio."Cristina Serra, Jornalista e escritora
    Show book
  • Manifesto comunista - cover

    Manifesto comunista

    Boitempo, Karl Marx, Friedrich...

    • 0
    • 0
    • 0
    No final de fevereiro de 1848, foi publicado em Londres um pequeno panfleto que acabaria por se tornar o documento político mais importante de todos os tempos: o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels. Passado mais de um século e meio, a atualidade e o vigor deste texto continuam reconhecidos por intelectuais das mais diversas correntes de pensamento. A Boitempo Editorial utilizou, com alguns ajustes ortográficos, a tradução feita por Álvaro Pina a partir da edição alemã de 1890, prefaciada e anotada por Engels. O cotejo foi feito de forma minuciosa com as principais edições inglesa, francesa e italiana, confrontadas com duas edições brasileiras anteriores. Além do Manifesto Comunista em si, o volume traz ainda a reflexão de seis especialistas sobre as múltiplas facetas desta que é, ainda hoje, a obra política mais lida e difundida em todo o mundo. Com organização de Osvaldo Coggiola, o livro tem ensaios de Antonio Labriola, Jean Jaurès, Leon Trotsky, Harold Laski, Lucien Martin e James Petras. A edição compila ainda sete prefácios de Marx e Engels à obra, feitos em diferentes períodos.
    Show book
  • 600 citações de filosofia política - Recolha as melhores citações - cover

    600 citações de filosofia...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarizar-se com alguns dos mais importantes filósofos políticos: Cícero, Confúcio, Karl Marx, Tocqueville, Nietszche, Henry-David Thoreau. Estas figuras moldaram o pensamento político ocidental e a sua compreensão irá ajudá-lo a compreender a estrutura dos nossos sistemas políticos; mergulhar profundamente nas suas obras e pensamentos com uma selecção das citações essenciais introduzindo as suas principais ideias e delineando a estrutura do seu trabalho com clareza.
    Show book
  • Tsunami - E outros contos - cover

    Tsunami - E outros contos

    Roberto de Castro Neves

    • 0
    • 0
    • 0
    'Segundo o acadêmico Antônio Torres, trata-se de um “tsunami de emoções” em que o autor, com sua criatividade à flor da pele e humor afiado consegue transformar o cotidiano das pessoas em entretenimento e aprendizado.Tsunami e outros contos foi escrito para deleite dos leitores num período de turbulência nacional. Até da mitologia grega e do velho testamento, Roberto consegue tirar inspiração para trazer à tona episódios e personagens que parecem perambular pela atual realidade brasileira.No conto que dá nome ao livro, ele narra as desventuras de um deputado corrupto, que sofre a rejeição da própria família, dos amigos e de toda a sociedade. Detido, ele sonha com a prisão domiciliar até se dar conta de que não tem mais domicílio. Segundo o acadêmico Antônio Torres, trata-se de um “tsunami de emoções” em que o autor, com sua criatividade à flor da pele e humor afiado consegue transformar o cotidiano das pessoas em entretenimento e aprendizado.Transitando entre a tragédia e a comédia, a obra desperta nos leitores os mais diversos sentimentos.“É dono de uma escrita ágil e um extraordinário poder de síntese”, diz Antônio Torres.'
    Show book
  • Bullying - Como prevenir combater e tratar - cover

    Bullying - Como prevenir...

    Cris Poli

    • 0
    • 0
    • 0
    Bullying. Essa expressão da língua inglesa começou a fazer parte do vocabulário de muitos pais e educadores. Vista como uma prática inocente e comum durante décadas, só recentemente lhe foi dada a devida atenção. Em vista das sérias consequências que pode provocar no processo de formação da criança e suas repercussões na vida adulta, o bullying tem sido objeto de vários estudos em todo o mundo. 
    Quando nosso filho ou filha é alvo de uma rotina de agressões físicas e verbais, não raro temos dúvida do que fazer a fim de coibir essa prática tão danosa e, ao mesmo tempo, oferecer o suporte adequado. Para nos ajudar a enfrentar com firmeza e sabedoria esse desafio, Cris Poli, educadora de renome internacional e conhecida no Brasil por comandar o programa de televisão Supernanny, oferece décadas de experiência no trato com questões relacionais que dizem respeito ao dia a dia da família.
    Show book
  • O Papo no Caminho - Ciência Filosofia e Espiritualidade - cover

    O Papo no Caminho - Ciência...

    Marcelo Carvalho da Fonseca

    • 0
    • 0
    • 0
    A ciência e seus mistérios, a busca incessante por respostas que sejam capazes de nos esclarecer tantas dúvidas sobre a vida e, mais ainda, sobre a morte, o que veio antes de nós e o que virá após o “fim”.Questionamentos incrivelmente fantásticos marcam a nossa passagem por este plano e, pari passu, nos ajudam a encontrar respostas através das palavras de um pesquisador mais que apaixonado pelo tema, um conhecedor da matéria que, como homem e médico, vai além dos limites, das suas forças, para tentar nos responder a tantas indagações.Depois de ler este livro e caminhar com o autor por entre histórias e estradas do mundo, cada leitor terá, com certeza, uma nova visão de quem realmente é e do seu papel neste plano.O papo no caminho – ciência, filosofia e espiritualidade é, indiscutivelmente, uma conversa franca sobre o tudo e o todo do qual fazemos parte.
    Show book