Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Os samurais alagoanos e a bambina paulista: migrar é preciso - cover

Os samurais alagoanos e a bambina paulista: migrar é preciso

Maria Gravina Ogata

Publisher: Editora Scortecci

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Os samurais alagoanos e a bambina paulista: migrar é preciso... apresenta um relato em que a família da autora protagoniza inúmeras aventuras migratórias, que tiveram o Brasil como destino. O livro narra a saga dos imigrantes italianos e japoneses que se encontraram na cidade de São Paulo e vêm seguindo seus caminhos juntos, desdobrando-se em várias gerações até a chegada de seus três netos, fruto do melting pot que se tornou o Brasil, decorrente da formação de várias diásporas migratórias em diversos momentos históricos, relacionados com o final do século XIX, todo o século XX e o início do século XXI. A obra passeia confortavelmente pela história, geografia, economia, administração pública, política e pelo direito, de forma muito simples, fazendo com que qualquer pessoa possa se recordar de momentos cruciais  da história do Brasil, constatando-se que, de país de imigração, vem se tornando, pouco a pouco, um país de emigração. Este ensaio não relata a história dos outros. Trata das fronteiras e dos Estados nacionais, cujas funções se encontram em constante transformação no mundo globalizado. Mostra, ainda, a demora na miscigenação dos imigrantes com os brasileiros, a importância do casamento nas famílias de imigrantes, a dificuldade para retornar ao país de origem, a importância da família, a educação como forma de ascensão social e econômica, sem falar da eficiência do Brasil em forjar a sua brasilidade. O livro trata das fronteiras e dos Estados nacionais, cujas funções se encontram em constante transformação no mundo globalizado. Ainda que nos últimos anos as migrações populacionais, em escala mundial, venham sendo tratadas como ameaça à segurança dos Estados nacionais, este ensaio mostra quão positivas têm sido as mudanças de ordem cultural, social e econômica decorrentes de processos migratórios.

Other books that might interest you

  • Dicionário de nomes termos e conceitos históricos - cover

    Dicionário de nomes termos e...

    Paulo Geiger, Antonio Carlos Do...

    • 0
    • 0
    • 0
    Este dicionário trata de movimentos sociais, políticos e artísticos, sistemas filosóficos e religiosos, ideologias e seitas, além de conflitos nacionais e internacionais, em linguagem clara e de fácil acesso ao leitor não especializado. A abrangência e o rigor acadêmico inerentes ao livro vieram preencher uma lacuna editorial há muito sentida, tanto no meio didático quanto entre os leitores que buscam relacionar o saber histórico aos acontecimentos diários do cenário nacional e mundial.
    Para a quarta edição desta abrangente obra de referência sobre a história, em nome e em memória de seu autor, prof. Antonio Carlos do Amaral Azevedo, na certeza de que ele aprovaria — como sempre aprovou — a atualização permanente das referências relevantes que indexam a história, vários verbetes foram atualizados (como, por exemplo, fundamentalismo; palestinos; União Europeia, entre outros), e outros, novos, acrescentados (como, por exemplo, Al-Qaeda; armas de destruição em massa; BRIC; euro, crise do; onze de setembro; Plano Real, primavera árabe, entre outros). 
    Este Dicionário é um grande instrumento de trabalho, que pode ser utilizado como roteiro de estudo, direcionando e otimizando o aprendizado, tão comumente dispersado pela constante troca de informações. Para facultar a compreensão deste rápido fluxo de dados que nos chega por diversos meios de comunicação, podemos encontrar no Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos uma fiel e atualizada fonte de conteúdos históricos, bem como uma obra que se mostra atemporal, tal qual a história, como ciência. Naturalmente, todo o texto foi atualizado para a nova ortografia.
    Show book
  • Arte de Cozinhar Ed 12 - Muffins - cover

    Arte de Cozinhar Ed 12 - Muffins

    Edicase Publicações

    • 0
    • 0
    • 0
    Nessa edição, confira 47 receitas de bolos simples, diferentes e práticos de fazer! Tem para todos os gostos! Mostre seus dotes de culinária e escolha um para começar! Temos o clássico de cenoura, o inusitado bolo de manga, de arroz com coco, bolo branco, o delicioso de chocolate, de banana, cítrico, o romântico e irresistível bem-casado, o tradicional bolo de fubá e muito mais! Veja agora mesmo, prepare os ingredientes, pegue nossas dicas e mãos à massa!
    Show book
  • Promoção da saúde e saúde bucal - Volume 2 - cover

    Promoção da saúde e saúde bucal...

    Fábio Luiz Mialhe

    • 0
    • 0
    • 0
    A coletânea que ora se entrega ao público leitor – Promoção da saúde e saúde bucal – recobre e evidencia aspectos distintos da temática e se desdobra diante dos nossos olhos com grande riqueza conceitual. Editada em dois volumes e com 51 capítulos e somando aos mais de 90 colaboradores da mais alta relevância no domínio dos temas, sua extensão praticamente permite esgotar as possibilidades colocadas pela Promoção da Saúde (PS) e que os autores convidados puderam, com maestria, desenvolver. Este e-book trata-se do volume 2 da coletânea.
    Show book
  • Educação Lúdico e Favela - cover

    Educação Lúdico e Favela

    Jonathan Aguiar

    • 0
    • 0
    • 0
    Educação, lúdico e favela: quantos tiros são necessários para aprendizagem? Discute a importância da atividade lúdica para a construção de um ambiente de aprendizagem, em que crianças ditas como agressivas, com comportamentos apáticos e problemas de aprendizagem ressignificam suas ações e abrem espaço para aprender por meio do brincar. Este livro perpassa as experiências do autor como morador de favela, professor e pesquisador científico no campo da Educação na interface com jogos, brinquedos e brincadeira em uma escola pública, situada na favela, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Cada capítulo aqui apresentado é um resultado de uma prática diária do exercício da docência.
    
    Que tiros são esses que perpassam o ambiente escolar e produzem lacunas de acesso e permanência entre ensinantes e aprendentes? Seria a ludicidade a arma para vencer o insucesso escolar?  As atividades lúdicas habitariam os espaços para cápsulas de balas?
    
    Esta obra pretende tocar inúmeros professores que atuam em diversos contextos educacionais e espaços não escolares. Sintam-se representados, ouvidos por aquele que só inicia a carreira como docente e apresenta as suas considerações de como enfrentar a não aprendizagem no espaço escolar, sendo também morador de favela.
    Show book
  • Verdade Memória e Justiça no Brasil Responsabilidades Compartidas: - Morte Tortura Sequestro e Desaparecimento de Pessoas no Regime Militar Brasileiro - cover

    Verdade Memória e Justiça no...

    Sérgio Gilberto Porto

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro pretende, ao mesmo tempo, de um lado, contribuir para o Trabalho da Comissão Nacional da Verdade, na medida em que problematiza os temas envolvendo a morte, sequestro, tortura e desaparecimento forçado de pessoas, praticados pelas chamadas forças de segurança pública do Estado, bem como os desafios que precisam ser superados sob o ponto de vista filosófico, político e jurídico. Quer também ampliar o espectro de discussão junto à Sociedade Civil e às Universidades Brasileiras, eis que há ainda um vazio de sensibilização público muito grande a ser ocupado.
    Show book
  • Estamos alunos - Um estudo sobre a identidade contemporânea dos alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro - cover

    Estamos alunos - Um estudo sobre...

    Fábio Facchinetti Freire

    • 0
    • 0
    • 0
    Os alunos dos Colégios Militares não são militares. Entretanto, experimentam diversos componentes desse “espírito militar”: as fardas, os comportamentos, a linguagem. Como os jovens de hoje, a geração do século XXI, se relacionam com a proposta formativa que o Exército lhes apresenta – seus costumes, valores e tradições – contida nestes componentes, que nesta investigação são tratados como “itens identitários”? Será que eles concordam com a proposta? Senão, como lidam com ela? A tese que deu origem a este livro buscou compreender estes questionamentos, realizando uma pesquisa de cunho etnográfico no mais tradicional dos Colégios Militares: o do Rio de Janeiro.
    Show book