Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Direito e estilo - Primeiras conjecturas sobre a estilística jurídica - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Direito e estilo - Primeiras conjecturas sobre a estilística jurídica

Maria Francisca Carneiro

Publisher: Cia do eBook

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Esta obra é pioneira em apontar a existência da estilística jurídica, relacionando o Direito com várias manifestações da arte, tais como a música, a literatura e o teatro. Aborda o problema do Direito como um jogo, em sua questão lúdica. Nesse contexto, aborda-se a retórica e a linguística. Trata-se do conceito de estilo e de sua evolução histórica, verificando-se de que modo a estilística, como método, pode interessar ao Direito. Propõe-se que o estilo seja entendido como uma estrutura, por meio da qual se expressam os mais variados discursos, inclusive o jurídico. Analisa-se a estilística jurídica por meio da sua retórica e da argumentação, concluindo-se que, sob essa ótica, podem ser revelados novos sentidos e significados de interesse para a narrativa do Direito.
Available since: 10/28/2016.

Other books that might interest you

  • A Perseverança - cover

    A Perseverança

    Raymond Antrobus

    • 0
    • 0
    • 0
    A Perseverança é o notável livro de estreia do poeta Anglo-Jamaicano Raymond Antrobus. Atravessando história e continentes, estes poemas operam nas entrelinhas, o seu lirismo assombra-nos criando territórios novos e híbridos. A Perseverança é um livro sobre perda, língua contestada e louvor, onde elegias ao pai do poeta vão lado a lado com meditações sobre a experiência s/Surda. 
     
    Show book
  • O Significado da Comuna de Paris - cover

    O Significado da Comuna de Paris

    Attila Kotányi, Nildo Viana,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista buscam, a partir de suas concepções, interpretar a Comuna de Paris. A Comuna foi uma “festa”, afirmam eles. Assim, a partir da crítica da vida cotidiana, eles analisam a experiência comunarda. Nildo Viana realiza uma análise crítica das duas interpretações, extremamente semelhantes. Marcus Vinicius Conceição, por sua vez, aborda a questão do plágio e polêmica entre o sociólogo e os situacionistas. Os textos trazem elementos analíticos da Comuna de Paris, análise das interpretações sobre essa experiência revolucionária, análise das posições e polêmica entre Lefebvre e situacionistas.
    Show book
  • 100 citações sobre casamento - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre casamento -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Seleccionámos para si 100 grandes citações sobre o casamento. O leque de autores dessas 100 citações sobre o casamento é muito vasto: de Jane Austen a Friedrich Nietzsche, de Oscar Wilde, claro, a Coco Chanel, Mae West, Groucho Marx, Socrates, de Virginia Woolf a William Shakespeare ou Ava Gardner. O casamento é uma grande fonte de humor, de inspiração para artistas, intelectuais, filósofos, escritores, pintores, criadores em geral. O casamento é obviamente uma grande fonte de felicidade, de realização pessoal, de stress, e por vezes de desilusão. Os indivíduos podem casar por várias razões, incluindo legais, sociais, libidinosos, emocionais, financeiros, espirituais, e religiosos. Com quem se casam podem ser influenciados por regras socialmente determinadas. O casamento é uma união social ou ritualmente reconhecida entre cônjuges que estabelece direitos e obrigações entre eles. A definição de casamento varia de acordo com as diferentes culturas, mas é principalmente uma instituição em que as relações interpessoais, geralmente sexuais, são reconhecidas. Quando definido de forma ampla, o casamento é considerado um universal cultural. Uma grande citação é muito semelhante a um grande pensamento e a um pequeno poema. Pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. O leitor de uma grande citação é forçado a pensar no que acabou de ouvir. Ele tem de pensar sobre essas palavras e o que elas significam. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e a poesia de algumas palavras. Um grande pensamento atinge um nível de universalidade. As citações atingem duramente a essência do ser humano. A citação certa pode ajudar-nos a ver alguns significados invisíveis de coisas ou assuntos.
    Show book
  • Manifesto da Autoestima - Desprograme toda a insegurança que o mundo te impõe - cover

    Manifesto da Autoestima -...

    Patrícia Cândido

    • 0
    • 0
    • 0
    Os outros querem que você emagreça, que se vista de uma forma que não combine com seu estilo, que trabalhe em um lugar que não gosta, que permaneça em um relacionamento tóxico, enfim, que se torne uma pessoa que não é? Você está passando por um grande sofrimento? Está definitivamente cansado de tudo isso? Saiba que não está só! Neste livro, você terá ferramentas que vão lhe ajudar a "colar todos os caquinhos que se quebraram". Patrícia Cândido traz exercícios e práticas poderosas para você sair desse círculo vicioso e reconstituir a pessoa incrível que você é! Este livro nasceu justamente para você se tornar a pessoa que nasceu para ser, e não o que os outros querem que você seja. Que você passe a se aceitar e a se amar do jeito que você é hoje. Que tenha mais autoestima, segurança e confiança, para que possa assumir as rédeas da própria vida e encontrar a felicidade.
    Show book
  • Construa este diário - Para pequenos inventores - cover

    Construa este diário - Para...

    Tuani Sorroche

    • 0
    • 0
    • 0
    Que tal ter um diário superdivertido para contar sobre a sua vida, seus medos, sonhos e segredos de um jeito bem diferente, usando desenhos, recortes, muita tinta, massinha e outros objetos bem malucos? Com muitos desafios e brincadeiras, este diário é diferente de todos que você já teve, exigindo muita imaginação e criatividade! Estamos prontos para começar? Abrindo este diário em 3... 2... 1...
    Show book
  • Identidade dissidente - Temas para uma nova história do Brasil - cover

    Identidade dissidente - Temas...

    Edgard Leite

    • 0
    • 0
    • 0
    Em ‘Identidade dissidente’, Edgard Leite dá continuidade ao trabalho realizado em ‘Predadores’, em que aborda a história brasileira desde outro lado, resgatando fatos, contradições e ideias que, ao longo dos anos e devido a uma historiografia muitas vezes tendenciosa, permaneceram esquecidos. Um trabalho minucioso e uma tarefa árdua da qual o autor não se exime, mas enfrenta; assim como enfrenta certa tradição nos estudos históricos. Com uma escrita concisa, o autor desenvolve seus argumentos a partir da ideia de que, desde a revolução copernicana, a humanidade se voltou para a quantidade, em detrimento da qualidade. É justamente nesse mundo que emergirá o Brasil, uma vez que a chegada dos europeus se dará justamente no período em que os efeitos do giro copernicano instauram-se na Europa. Outro ponto importante para a compreensão da história brasileira será a laicização do Estado, que ganha força com o Iluminismo e tem na Revolução Francesa, sobretudo, o seu acontecimento mais agudo. Compreender a relação entre Estado e religião e, principalmente, a compreensão do conceito de espírito, será primordial para uma discussão acerca dos valores que moldam – ou deixam de moldar – uma sociedade. O livro termina com o evento de 1964, e o leitor certamente aguardará que o autor aborde, em livros vindouros, a continuação da história brasileira. Sempre com seu viés provocador e potente.
    Show book