Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Desenvolvimento infantil nas periferias - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Desenvolvimento infantil nas periferias

Maria Do Carmo Freitas

Publisher: AGE

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS
	
Desenvolvimento Infantil nas Periferias é o primeiro volume de uma série de três, que relatam uma experiência inédita de Educação Infantil, realizada por uma especialista em Educação, após 40 anos de atividade profissional na capital do Rio Grande do Sul. 
Fato surpreendente é que, mesmo considerando-se muito experiente, só então começou a perceber com clareza “o que” esteve para ela oculto em toda sua vida profissional.
Observando por 15 anos consecutivos uma comunidade periférica, na assistência psicopedagógica passou a tratar especialmente da “Infância”, criando métodos e técnicas diferenciados, num projeto pedagógico cuja política envolveu as famílias e a comunidade.
Tendo como enfoque as necessidades da comunidade, procurou centrar todas as atividades no enfoque do Desenvolvimento Humano, envolvendo na ação pedagógica todo o ambiente interacional dos sujeitos da educação: as crianças de 3 a 6 anos de idade.
 Dando novas características à Educação Infantil, de acordo com as pautas comportamentais dos cidadãos da comunidade, criou os Laboratórios de Desenvolvimento Infantil, colocando os genitores dos alunos como “agentes da educação”.
Após nove anos de trabalho, as pesquisas, também publicadas, mostram que o desenvolvimento infantil realizado pelos “Laboratórios” produziram efeito positivo: 
- na alfabetização e adaptação aos currículos da Escola Fundamental;
- no rendimento escolar, no comportamento social e na permanência no curso;
- no compromisso da família com a educação escolar dos filhos. 
A autora concluiu que, se não estivesse convivendo 15 anos na comunidade, jamais perceberia que “o fundamental na educação para uma legítima cidadania é o Desenvolvimento Humano, cuja época certa de fazer é no processo de Socialização da Criança – na idade pré-escolar.

A autora
Available since: 10/28/2016.

Other books that might interest you

  • O dever da oposição - Trechos selecionados de "Obras seletas" de Ruy Barbosa - cover

    O dever da oposição - Trechos...

    Pop Stories, Ruy Barbosa

    • 0
    • 0
    • 0
    O texto "O dever da oposição" foi originalmente publicado no Jornal do Comércio, em 1885. Nele, o leitor encontra figurões da história política brasileira como personagens de um debate escrito com o português incorruptível de Ruy Barbosa – dá gosto de ler! No artigo, Ruy dá uma lição aos senadores Paulino de Sousa e João Alfredo sobre os costumes políticos do Reino Unido. "Estamos num país onde o que habilita um estadista para solver uma grande questão nacional é não ter programa e viver envolto em nuvens impenetráveis."
    Show book
  • Yvonne - A Médium Iluminada - cover

    Yvonne - A Médium Iluminada

    Gerson Sestini

    • 0
    • 0
    • 0
    Relata com muita propriedade informações sobre a vida, o trabalho com a mediunidade e a atuação após a desencarnação da extraordinária médium Yvonne do Amaral Pereira.
    Show book
  • O grito de Eva - cover

    O grito de Eva

    Marília Camargo César

    • 0
    • 0
    • 0
    "Mulher, por que choras?" (João 20:13)
     
    Considerada uma grave realidade social, a violência doméstica atinge grande parte das mulheres no país. No meio cristão, a situação é ainda mais grave, pois a maioria das vítimas que busca ajuda em suas comunidades de fé é aconselhada a ser paciente, orar e voltar para o marido agressor.
    
    Em O grito de Eva, Marília de Camargo César dá voz a essas mulheres – marcadas não apenas pela violência em casa, mas também pela invisibilidade e pelo silêncio – e expõe o papel da igreja na perpetuação da subjugação feminina.
    
    Ao descortinar o véu de silêncio acerca do assunto, este livro-reportagem convida o leitor a abandonar a complacência e tratar do tema da violência doméstica em lares cristãos com coragem, lucidez e determinação, oferecendo justiça a todas as mulheres. Não há respostas fáceis, mas reconhecer o problema pode ser um primeiro passo na transformação de uma igreja verdadeiramente fiel aos ensinamentos de Cristo.
    Show book
  • 100 citações de Cícero - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Cícero - Recolha...

    Cicero

    • 0
    • 0
    • 0
    Marcus Tullius Cicero: um dos maiores oradores que alguma vez viveu. Os seus talentos como advogado permitiram-lhe aceder à magistratura suprema, uma posição normalmente reservada à nobreza; e a única energia dos seus discursos, os catilinianos, foi suficiente para frustrar uma terrível conspiração destinada a eliminar parte da elite política. Cícero gozou de glória como resultado deste caso, antes que a sua franca oposição ao poder de António lhe custasse a vida em 43 AC. A obra de Cícero é considerada como um modelo de expressão latina, e é-lhe creditada a transmissão de uma parte importante do pensamento grego. Estas 100 citações levá-lo-ão à essência do seu pensamento, com as formulações mais marcantes e os reflexos mais profundos das suas obras principais.
    Show book
  • Índios - paz e guerra na província de Santa Cruz - Trechos selecionados de "História da província de Santa Cruz" de Pero de Magalhães Gandavo - cover

    Índios - paz e guerra na...

    Pop Stories, Pero de Magalhães...

    • 0
    • 0
    • 0
    "Todos [os índios], como digo, são iguais e em tudo tão conformes nas condições, que ainda nesta parte vivem justamente e conforme à lei da natureza". Em tempos de desrespeito crescente às comunidades indígenas, muito oportuna a leitura desta seleção de textos do livro "História da província de Santa Cruz", onde Gandavo analisa os costumes dos índios da costa do Brasil.
    Show book
  • 100 citações de Winston Churchill - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Winston...

    Winston Churchill

    • 0
    • 0
    • 0
    Sir Winston Churchill foi um estadista britânico, orador, e autor que, como primeiro-ministro, mobilizou o povo britânico durante a Segunda Guerra Mundial e conduziu a Grã-Bretanha a uma vitória aliada. O espírito 'bulldog' de Churchill parecia resumir o humor do povo britânico mesmo durante os maus momentos, como Dunquerque, e as vitórias inspiradoras, como a Batalha da Grã-Bretanha. A sua mente era brilhante, cheia de inteligência e inteligência; o seu brilhantismo oratório e o seu admirável estilo levaram-no a ganhar o Prémio Nobel da Literatura em 1953. Churchill é citado na língua inglesa talvez mais do que ninguém, com excepção de Shakespeare; e como ele os considerava um atalho para infindáveis piscinas de conhecimento, ele era também um grande fã de colecções de citações. Nesse espírito, estas 100 citações foram cuidadosamente seleccionadas do seu corpo de trabalho para vos apresentar o seu poderoso espírito e deixar-vos desenhar livremente a partir dos seus achados literários e da sua sagacidade.
    Show book