Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
ESTILO URBANO – modos de vestir na primeira metade do séc XX no Rio de Janeiro - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

ESTILO URBANO – modos de vestir na primeira metade do séc XX no Rio de Janeiro

Maria Cristina Volpi

Publisher: Estação das letras e cores editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Ocupando um lugar central na cultura burguesa, as práticas vestimentares obedeciam, desde meados do século passado, aos paradigmas propostos por uma elite franco-inglesa, atenta aos signos distintivos, que as variações da moda, proporcionava.

Em que medida esse padrão, importado pela elite carioca em visitas aos grandes centros difusores da época, penetrou as camadas urbanas cariocas e influenciou os usos e costumes vestimentares? De que modo o vestuário ilustrava os hábitos sociais, refletindo a condição social das diversas frações urbanas? meu objetivo foi verificar como o padrão vestimentar modificou-se, como se interiorizaram os padrões vestimentares e como circulavam e se mantinham os códigos de representação social através do vestuário, próprio das camadas médias urbanas em cinquenta anos.

Aqui optou-se por investigar a disposição objetiva do consumo de vestuário e acessórios de uma fração das camadas médias urbanas, no Rio de Janeiro, aqui representada pela família Pereira das Neves, que constituíam uma fração da camada dominante, nos primeiros cinquenta anos do século XX.
Available since: 03/24/2020.

Other books that might interest you

  • 100 citações sobre filosofia - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre filosofia -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    A grande filosofia não tem de ser aborrecida. As mentes mais profundas também podem ser as mais espirituosas, e estas 100 citações brilham uma luz reveladora sobre o humor dos melhores filósofos. Seleccionámos para si as citações mais interessantes sobre filosofia, tendo as suas próprias figuras maiores revelado o seu lado humorístico: Nietzsche, Spinoza, Sócrates, Platão, e também Gilles Deleuze, Beethoven, Oscar Wilde, Albert Camus e muitos outros. Quem aprende a pensar por si próprio também aprenderá a não se levar demasiado a sério; e as maiores mentes são também as mais engraçadas.
    Show book
  • Evangélicos e Política - itinerários e lógicas do engajamento político de líderes pentecostais da Igreja Assembleia de Deus - cover

    Evangélicos e Política -...

    Bezaliel Alves Oliveira Junior

    • 0
    • 0
    • 0
    A relação entre os evangélicos e a política é tema premente para a sociedade brasileira. Trabalhos acadêmicos de sociólogos, antropólogos e historiadores são mais que bem-vindos, a m de fomentar e esclarecer esse debate. Este livro de Bezaliel Jr., fruto de sua dissertação no Programa de Sociologia-UFMA, campus de Imperatriz/MA, é um contributo fundamental para compreensão desse fenômeno. O autor coaduna sua formação em História e em Sociologia e serve-se muito bem de sua inserção nos meandros da atuação política formal das Assembleias de Deus, para nos apresentar, a partir desse contexto específico, não só as estratégias eleitorais das Assembleias de Deus, mas os perfis selecionados, nos trânsitos dos agentes, nos seus discursos e subjetividades, dos representantes da instituição em Imperatriz; uma descrição oriunda de um pesquisador que vê de dentro e de perto o jogo dos bastidores eleitorais dessa instituição religiosa, mas que se empenha em manter a responsabilidade analítica própria do olhar sociológico. Esse livro possibilita aos seus leitores reflexões sobre a forma como esses agentes se compreendem e compreendem a instituição e como ela se organiza para atingir a relevância que desempenha no atual cenário político brasileiro. Por fim, é um livro que interessa a especialistas, analistas políticos, e todos os cidadãos e cidadãs que desejam se movimentar e estão atentos(as) aos caminhos da sociedade brasileira, especialmente no que tange à complexa relação entre religião e política. Rogério de Carvalho VerasProfessor Doutor do Programade Pós-graduação em Sociologia(UFMA/Imperatriz-MA).
    Show book
  • 300 citações de filósofos idealistas - Recolha as melhores citações - cover

    300 citações de filósofos...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com as figuras essenciais da filosofia idealista, de Platão a Arthur Schopenhauer e Immanuel Kant. O seu trabalho moldou a totalidade da filosofia ocidental; aprofundar as suas obras e pensamentos com uma selecção das citações essenciais, introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho.
    Show book
  • Emoções que Curam - Culpa raiva e medo como força de libertação! - cover

    Emoções que Curam - Culpa raiva...

    Ermance Dufaux, Wanderley Oliveira

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesse último livro de espiritismo da Série Harmonia Interior, Ermance Dufaux estuda as instintivas emoções primárias, que cumprem funções nobres na arquitetura da vida mental e são fios condutores da nossa evolução espiritual.Aceitar emoções é uma forma terapêutica de viver porque, se você as acolhe, faz uso de duas medicações essenciais para sua cura: a adequação do pensamento à realidade e o desenvolvimento da autoaceitação.Dessa forma, evita-se o auto abandono e as fixações nos aspectos sombrios da vida, cria-se um clima interior de receptividade à realidade e desenvolve a resignação. A cura e a redenção são caminhos individuais e intransferíveis, frutos do merecimento e do trabalho pessoal, e solicitam o concurso louvável do tempo, da paciência, da disciplina e da persistência. O amadurecimento emocional convoca você a enfrentar suas emoções pelo bem de sua sanidade e libertação.____________________________Escrito por: Wanderley OliveiraPelo Espírito: Ermance Dufaux AudioLivro lido por: Christiana Vidal (@podimagem)Técnico de som: Chris Quites (Psicoff Records)____________________________
    Show book
  • Apocalipse de Marcos - cover

    Apocalipse de Marcos

    Caleb Deassis

    • 0
    • 0
    • 0
    O Apocalipse de Marcos é um livro cristão escrito no antigo estilo de literatura apocalíptica projetado para ser lido como um pequeno livro narrativo que se encontraria na Bíblia, como Jó, Rute ou Ester. O Narrador John Mark apresenta uma releitura linear da metanarrativa bíblica, citando e aludindo frequentemente ao texto bíblico. Começando antes da criação e terminando com os “novo céus e nova terra,” passagens bíblicas enigmáticas são incluídas e demonstram quão indispensáveis elas são para a história da redenção. O texto também oferece ao leitor esperança ao expor o Evangelho de Jesus como o foco central do plano relacional de Deus. O texto está repleto de ensinamentos teológicos e mostra como eles estão todos interligados. O autor começou esse projeto tentando resolver a questão: “De onde vêm os demônios?” Reforçado por anos de pesquisa, ele apresenta suas descobertas em uma narrativa criativa e envolvente estilo.
    Show book
  • O Marxismo na História - cover

    O Marxismo na História

    Steven Gouldner, Paul Mattick

    • 0
    • 0
    • 0
    O marxismo tem uma longa história desde o seu surgimento no século 19. Paul Mattick aborda o passado, o presente e o futuro do marxismo numa perspectiva crítica e revolucionária, mostrando como houve um processo histórico que provocou diversos revezes na expressão teórica do movimento revolucionário do proletariado. Steven Gouldner, por sua vez, mostra as mutações do marxismo e seus vínculos com as lutas de classes, o que explica as suas formas de desenvolvimento e suas deformações. Ambos apresentam uma perspectiva crítica da história do marxismo e realizam a crítica do pseudomarxismo expresso pela social-democracia e bolchevismo. É uma obra importante para entender a longa história do pensamento marxista.
    Show book