Discover new books each day!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Debates sobre a questão indígena - Histórias contatos e saberes - cover

Debates sobre a questão indígena - Histórias contatos e saberes

Maria Cristina Dos Santos, Guilherme Galhegos Felippe

Publisher: EDIPUCRS

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A presente publicação tem o objetivo de servir como instrumento pedagógico dedicado não só aos professores, mas também ao público em geral, uma vez que a temática indígena é escassamente trabalhada como conteúdo, debate teórico e discussões historiográficas ao longo da formação escolar, universitária e nos meios de comunicação.
Embora tenhamos mantido o foco nas atividades docentes e nas questões didáticas, o texto pode ser lido por qualquer interessado em atualizar argumentos em torno da questão indígena.
Maria Cristina dos Santos
Guilherme Galhegos Felippe

Other books that might interest you

  • Estado e Cidadania - Reflexões sobre uma educação política e filosófica - cover

    Estado e Cidadania - Reflexões...

    Elemar Kleber Favreto

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é uma coletânea de textos produzidos pelos professores membros do NEPTE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias do Estado), tendo como norte a construção da cidadania dentro da sociedade ocidental, assim como o papel da educação em tal construção. Este horizonte foi vislumbrado pelos pesquisadores através de leituras em suas respectivas áreas: Filosofia, História, Artes Visuais e Educação.
    
    Os textos da obra visam refletir sobre quatro eixos fundamentais: Ética, Moral e Estado; Democracia e Cidadania; Educação e LDB; e Filosofia e seu ensino.
    Show book
  • Inovação e Comprometimento na Administração de Empresas e Pessoas - cover

    Inovação e Comprometimento na...

    Leonardo Nelmi Trevisan

    • 0
    • 0
    • 0
    Nesta mistura entre tecnologia, busca de produtividade e medida de desempenho, os processos de organização do trabalho ganham nova dimensão. Decisões sobre novas reestruturações nas organizações podem pedir por parâmetros “sócio métricos”,  algo absolutamente distinto dos padrões de decisão hoje praticados. Como esta realidade já é fato nas maiores empresas, com atuação globalizada (o artigo da Economist as listou), é impossível não perceber que será questão e tempo para que novos procedimentos de gestão ganhem espaço em empresas de menor porte que obedecem às mesmas regras de competição das grandes organizações.
    
    Sem esquecer, obviamente, as mudanças impostas pela impactante realidade da globalização nas organizações. Inovação e comprometimento ganharam a irrecusável companhia das expectativas internacionais. O indivíduo e a empresa agem e reagem, hoje, no contexto brasileiro, obrigatoriamente a partir dessas expectativas. As organizações convivem, em todos os sentidos, com as pressões do mercado externo, seja pela presença do produto importado – que impõe a absorção de sucessivas ondas tecnológicas para manter competitividade “doméstica”, como pela constante necessidade do produto e serviço brasileiro disputar mercado externo.  Esta realidade, a da presença do contexto internacional, é determinante, também, na sucessiva reestruturação do trabalho no País.
    
    Mas, como entender, assimilar e conviver com eficiência com todas estas rápidas alterações? Como gerenciar pessoas no meio de tantas novas exigências? A proposta é exatamente a de ajudar, organização e indivíduo, a inovar, a comprometer e a administrar estas diferentes novas demandas. É uma tarefa e tanto. Aliás, a função da universidade é esta mesmo: ajudar a entender e a equacionar, inclusive com a teoria, os novos problemas e as novas tendências, o que implica pensar “administração” de um outro modo... Neste livro os autores apresentam uma proposta para operacionalizar esta ajuda.
    Show book
  • Partiu Portugal - guia para estudantes - cover

    Partiu Portugal - guia para...

    Paula Cajaty

    • 0
    • 1
    • 0
    Esse livro é parte de um projeto maior da fanpage #PartiuPortugal, um esforço feito por uma equipe de quatro profissionais - uma editora, um advogado, uma jornalista e uma estudante - que, diante do panorama socioeconômico brasileiro, resolveram coletar e organizar informações relativas às possibilidades de moradia, investimento e estudos em Portugal. Além do Guia do Estudante, o #PartiuPortugal também se preocupa em orientar jovens profissionais e empreendedores, bem como adultos de mais de 50 anos, que busquem em Portugal novas propostas de trabalho ou formas de aproveitar melhor a vida - assunto que exploraremos em outros livros. Este Guia se destina particularmente a alunos que estejam alcançando o nível de estudos universitários, extensões, MBAs e pós-graduações e seus familiares, que os acompanharão nessa jornada.
    Show book
  • Literatura brasileira contemporânea - um território contestado - cover

    Literatura brasileira...

    Regina Dalcastagnè

    • 0
    • 1
    • 0
    Resultado de quinze anos de pesquisa, este livro traz uma análise aprofundada sobre a narrativa brasileira contemporânea. Atenta a quem escreve e sobre quem se escreve, Regina Dalcastagnè investiga a literatura como artefato social, que dialoga com sua própria história e com o mundo que a cerca, inserida num campo de produção formado por autores, editores, críticos e leitores. O panorama que aqui surge do romance e do conto brasileiros das últimas décadas se baseia na leitura cuidadosa de um conjunto expressivo de obras representativas, revelando as estratégias discursivas que envolvem diferentes procedimentos estéticos e diferentes interesses políticos. O território contestado da literatura brasileira contemporânea é aquele em que a dicção e a temática populares lutam para obter legitimidade, em que o monopólio da voz é questionado e em que o enfrentamento entre os criadores e as questões do seu tempo chega a resultados que não estão determinados de antemão.
    Show book
  • Psicomotricidade e Neuropsicologia - Uma abordagem evolucionista - cover

    Psicomotricidade e...

    Vitor Da Fonseca

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro se debruça sobre a relação do corpo humano, de onde emanou evolutivamente a motricidade, e do cérebro, de onde emergiu o psiquismo, visando explorar, em termos psicomotores, a natureza da evolução humana.
    Show book
  • Atima - Pra pensar uma nova atitude - cover

    Atima - Pra pensar uma nova atitude

    Mendonça Author

    • 0
    • 0
    • 0
    O grande plano é: primeiro, alterar nosso interior agindo de igual pensamento para o despertar desse tal achismo de que somos seres separados e que devemos estar sempre em competição. E segundo, darmos o nosso melhor para motivar e exemplificar mostrando que alguns seres são contaminados pelo sistema em vigência a séculos. Saindo de vez dessa tal ideia da heresia de Separatividade, a que todos imaginam que o que se faz ao outro não nos atinge.
    
    Apoiado por algumas pessoas, entre amigos, e postado alguns destes textos no site Pensador da UOL, com o Heteronômico de (dalainilton)  https://www.pensador.com/colecao/dalainilton/   https://br.pinterest.com/mendoncanilton/ onde faço as publicações diariamente que a completude pessoal se faz necessária o conhecimento do Eu interior.
    Show book