Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Meditações de Marco Aurélio - cover

Meditações de Marco Aurélio

Marco Aurelio

Publisher: Bibliomundi

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Se houve algum homem que se aproximou do ideal de 'rei-filósofo' da República de Platão, e conseguiu ser bem sucedido tanto na condução do Estado quanto no caminho da filosofia, este homem foi Marco Aurélio, imperador de Roma. Ele foi o último dos cinco imperadores que governaram o Império Romano num período conhecido como Pax Romana (Paz Romana), que durou até a sua morte, em 180 d.C. Curiosamente, a última década de sua vida foi quase toda dedicada a defender o Império de invasores bárbaros – havia paz dentro do Império, mas não em suas fronteiras. 
Devido a haver sido educado pelos melhores mentores e sábios de sua época, Marco Aurélio conheceu a fundo a filosofia grega, e veio a se apaixonar pelo estoicismo, particularmente pela obra de Epicteto. Sem dúvida teria sido mais simples se dedicar à filosofia estoica no espaço reservado de uma escola filosófica, mas isto não foi possível ao imperador Marco Aurélio, que tinha literalmente o maior império de seu tempo dependendo dos seus cuidados. O fato de ele ter sido bem sucedido em seu caminho filosófico, mesmo diante de tantas responsabilidades e atribulações, faz dele quase que um exemplo de homem divino, embora ele próprio pouco se importasse com a fama. 
Aliás, Marco Aurélio jamais desejou publicar obra alguma. As suas Meditações, que tinham a si mesmo como destinatário, eram nada mais que diários pessoais, escritos sabe-se lá a qual custo em meio ao seu governo. De fato, ele passou os últimos dez anos de sua vida residindo longe do conforto de Roma, defendendo a fronteira norte do Império dos ataques de povos bárbaros. E ao que tudo indica foi precisamente nesses anos, quem sabe para ajudar a si mesmo a ser resiliente a guerra, quem sabe por puro amor a filosofia, que Marco Aurélio escreveu e presenteou a história da filosofia com esta obra. 
O tradutor. 
*** 
Número de páginas 
 Equivalente a aproximadamente 160 págs. de um livro impresso (tamanho A5). 
Sumário (com índice ativo) 
- Prefácio 
- Livro I 
- Livro II 
- Livro III 
- Livro IV 
- Livro V 
- Livro VI 
- Livro VII 
- Livro VIII 
- Livro IX 
- Livro X 
- Livro XI 
- Livro XII 
- Notas 
*** 
Por que vendemos ebooks tão baratinho? 
 - Geralmente trabalhamos com autores em domínio público, de modo que não precisamos compartilhar direitos autorais. 
- Mesmo no caso dos livros de nossa autoria, ou naqueles em que trabalhamos na tradução, continua sendo de nosso interesse divulgar um conhecimento que acreditamos ser fundamental para a vida de qualquer caminhante ou buscador. 
- Finalmente, é o nosso hobby. 
[ uma edição Textos para Reflexão distribuída em parceria com a Bibliomundi - saiba mais em raph.com.br/tpr ]
Available since: 10/13/2020.

Other books that might interest you

  • [Resumo] A Vida de C S Lewis - Do ateísmo às terras de Nárnia - cover

    [Resumo] A Vida de C S Lewis -...

    Alister McGrath

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste resumo de A vida de C. S. Lewis: Do ateísmo às terras de Nárnia, você será apresentado a um panorama abrangente e fascinante da trajetória de um pensador profundamente original e que se tornou fonte de inspiração para crianças e adultos em todo o mundo."McGrath oferece um olhar novo, e por vezes chocante, sobre a vida dessa figura complexa, em uma biografia profundamente embasada. O autor nos faz mergulhar no coração de um Lewis que poucos conhecem." - Publishers Weekly"A biografia escrita por McGrath é excelente." - Timothy Keller "Se você busca conhecer este multitalentoso escritor e pensador, a nova biografia escrita por Alister McGrath é um bom ponto de partida." - The Washington Post"Sua análise dos livros de Nárnia é esclarecedora, deixando o leitor maravilhado com a alegria e o deslumbramento que habitam os livros de Nárnia: a visão encantadora de algo belo e eterno." - The Sunday Telegraph"Um texto admirável que mostra como a vida de um escritor é muitas vezes tão interessante quanto sua obra." - The IndependentPrepare-se para uma viagem à mente criativa de C. S. Lewis, um dos nomes mais influentes do cristianismo no último século.
    Show book
  • Klopp (resumo) - cover

    Klopp (resumo)

    Raphael Honigstein, Raul...

    • 0
    • 0
    • 0
    Este minilivro é um resumo produzido a partir da obra original. Jürgen Klopp é um treinador com o dom de transformar tanto os jogadores sob seu comando quanto os clubes que o empregam. Foi o que fez no Mainz 05 e, sobretudo, no Borussia Dortmund – um time que há tempos frequentava apenas o meio da tabela e, depois de se entregar à Kloppmania, tornou-se bicampeão nacional e uma das equipes mais aclamadas de toda a Europa por seu estilo de jogo.Klopp é autêntico, simpático e divertido, atributos que encantam quem está à sua volta. Incrivelmente obstinado e devotado ao trabalho, o seu temperamento efervescente parece deixá-lo o tempo todo na iminência de uma explosão. Por todos esses fatores, a sua chegada ao Liverpool FC gerou muita expectativa e, mesmo quando os resultados trouxeram frustração, o seu entusiasmo à beira do gramado e o futebol elétrico de seu time conquistaram a torcida, que pôde testemunhar o triunfante retorno do clube a uma final de Champions League.A fim de compor o melhor retrato deste impressionante personagem, o livro recupera a sua história desde os seus primeiros anos de vida, leva o leitor ao início de sua carreira como "jogador de quinta divisão com cérebro de primeira" e relata a sua ascensão acidental ao posto de treinador, com as suas passagens de grande sucesso por Mainz 05 e Borussia Dortmund pavimentando o seu caminho até Anfield, a casa do Liverpool.
    Show book
  • Frederick Douglass (resumo) - cover

    Frederick Douglass (resumo)

    Arthur Schopenhauer

    • 0
    • 0
    • 0
    "Não há um único homem sob a abóbada celeste que não saiba que a escravidão é errada para si mesmo." - Frederick Douglass"Frederick Douglass é um dos homens cuja trajetória pode ser classificada como uma das mais impressionantes da história mundial. É importante ressaltar que Douglass não é apenas um personagem cuja relevância se reduz à história dos Estados Unidos. Trata-se de um homem cujas ideias e ações possibilitaram uma maior compreensão do mundo em que hoje vivemos e que deixou relatos que nos permitem assistir a como funcionavam as sociedades escravocratas. Na Autobiografia aprendemos, por meio de seu olhar, de que modo as sociedades construídas sobre o trabalho escravo firmaram, a exemplo do que ocorreu no Brasil, um pacto de todos contra os escravizados, pacto este que está na composição das instituições jurídicas, das instituições políticas e na vida cotidiana." - Da Apresentação, de Silvio Almeida"
    Show book
  • EU FI-LO À “Sua Maneira” - cover

    EU FI-LO À “Sua Maneira”

    Elizabeth Das

    • 0
    • 0
    • 0
    EU FI-LO À“Sua Maneira” é um livro de memórias baseado na fé que narra a jornada de mudança de vida da Sra. Elizabeth Das. O livro está repleto de testemunhos da bondade, da sabedoria e dos milagres de Deus, pois ela está buscando de todo o coração um Deus verdadeiro. A Sra. Elizabeth Das perseverou em muitas provações e tribulações difíceis com fé e encontrou a incrível graça de Deus. Desde então, sua vida mudou completamente. Ela experimentou o poder divino de Deus por si mesma e, por meio do poder de unção do Espírito Santo, levou muitas outras pessoas a conhecerem o verdadeiro Deus e a recebê-Lo como Senhor e Salvador.  
    O livro é excepcional porque oferece um ponto de vista incomum sobre Deus, relacionamentos e a ação da fé. Ele fornece respostas para os problemas de nossa vida cotidiana. Os capítulos estão repletos de revelações únicas e transformadoras que iluminarão e inspirarão os leitores.  
    Se você está procurando uma maneira simples de enfrentar os desafios da vida cotidiana e encontrar a vitória, este livro é para você. Ele mostra que é fácil fazer isso se você usar a maneira simples de Deus. Não torne a vida mais complicada permitindo que os caminhos do mundo o levem à confusão, à dor de cabeça e ao caos. Em vez disso, busque o
    Show book
  • Supla - Papito descobre a música - cover

    Supla - Papito descobre a música

    Supla

    • 0
    • 0
    • 0
    Escritos com bom humor e o estilo peculiar, os textos são como conversas em mesas de bar, causos contados por aquele que viveu essas peripécias, num tom despojado e original. E todos são ilustrados por fotos: o registro visual de uma vida rock and roll! Neste minilivro, o Papito relata como ele descobriu e se involveu com a música.
    Show book
  • A caixa mágica - Histórias de vida pelas ondas do rádio - cover

    A caixa mágica - Histórias de...

    Fernando Mansur

    • 0
    • 0
    • 0
    Comemorando 50 anos de carreira, o autor, conhecido locutor-apresentador, lança livro híbrido:  articula teoria e história do rádio com autobiografia, num registro que simula a própria forma dos programas de rádio, já que ele se apresenta como MC - mestre de cerimônia. Com depoimentos de locutores, apresentadores, produtores musicais e músicos como Martinho da Vila, Ivan Lins, Lenine e tantos outros.
    Show book