Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Judeus Suas Extraordinárias Histórias e Contribuições para o Progresso da Humanidade - cover

Judeus Suas Extraordinárias Histórias e Contribuições para o Progresso da Humanidade

Marcelo Szpilman

Publisher: Mauad Editora Ltda

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Há, com relação aos judeus, inúmeros preconceitos discriminatórios gerados por mitos e inverdades que, ao longo da história, os tornaram muito injustiçados e estereotipados. E exemplos não faltam. No século XVI, enquanto os portugueses construíam a base da economia de suas colônias, incluindo o Brasil, em cima do trabalho escravo (negro), os judeus vitalizavam a economia e o comércio da Polônia e a tornavam um país hegemônico na Europa central e oriental. E os judeus é que ficaram com a fama de aproveitadores inescrupulosos. Mas de onde vieram essas deturpações? Que figuras ocultas contribuíram para tamanha deformação de imagem? São questões intrigantes, pois quando se conhecem os verdadeiros fatos, pretensão da primeira parte deste livro, percebe-se que foi preciso muita lavagem cerebral e muita desinformação para distorcer a história e seus personagens. Será que as pessoas em geral têm noção das importantes descobertas, invenções e contribuições que os judeus deram para a saúde, o bem-estar e o progresso da humanidade? Claro que não. Será que se conhecessem um pouco dessas histórias sua visão turva sobre os judeus seria clareada? Possivelmente. E se descobrissem também que, fora Sigmund Freud, Karl Max e Albert Einstein, além de muitos outros nomes importantes e famosos, Jesus de Nazareth, Cristóvão Colombo, Nostradamus, Leonardo da Vinci, Paul Newman e Elvis Presley eram judeus, suas concepções estigmatizadas poderiam ser reavaliadas? Acredito que sim. O livro trata das relações entre a história dos judeus e a história da humanidade, com uma narrativa cronológica sequencial e resumida da longa estrada percorrida pelo povo judeu até os tempos atuais, com o claro objetivo de resgatar detalhes dessa história para dar racionalidade ao debate, para esclarecer, para corrigir distorções, para desmitificar os judeus e o judaísmo, para mostrar a “verdade” por meio de uma abordagem histórica clara e objetiva. Quem sabe, as pessoas passem a ver os judeus como eles devem ser vistos: seres humanos iguais a todos, pertencentes a um grupo ou povo com altos, baixos, magros, gordos, brancos, negros, inteligentes, ignorantes, malandros, trabalhadores, egoístas, generosos, fortes, fracos, sovinas, esbanjadores, ricos e pobres. Ainda assim, é interessante perceber que nenhum outro grupo ou povo, nascido na mesma época dos judeus, diante das mais terríveis ameaças à sua sobrevivência, teve tenacidade semelhante para manter-se vivo e unido até hoje. Nenhum outro povo conseguiu preservar suas memórias e aspirações por milhares de anos de perseguições ou apresentou igual força de espírito para sobrepujar séculos de monstruosas adversidades. Nenhum outro povo teve a incrível capacidade de sempre se reinventar e de se reerguer a cada tragédia. Da quase eliminação do judaísmo europeu à criação do Estado de Israel, ou seja, em menos de quinze anos, nenhum outro povo teve capacidade de dar tamanha virada em sua história em tão curto intervalo de tempo.

Other books that might interest you

  • Soberania Popular e Razão Política - Um confronto entre Habermas, Rawls e Taylor - cover

    Soberania Popular e Razão...

    Onelio Trucco

    • 1
    • 12
    • 0
    La cuestión en torno a la constitución de la soberanía origina, creemos, tres preguntas acerca el uso legítimo del poder: quién, cómo y por qué. Nos parece que en torno a estas tres preguntas, en una trama de diferenciaciones y matices que forman una red dispersa, se continúan articulando las respuestas de las diversas posiciones que en filosofía política intentan componer la diversidad con la unidad. La idea de democracia moderna nace con una sospecha sobre su viabilidad. Rousseau es el primero que formula esa precaución como problema central, Hegell la refina y Marx la radicaliza. Desde entonces deviene una sucesión de interrogantes que perduran hasta la actualidad. En este libro intentamos desarrollar una articulación de esas cuestiones en la actualidad, teniendo como centro la noción de soberanía popular, mediante la confrontación de tres posiciones acerca la democracia y la razón política. Esas tres posiciones son las de J. Habermas, J. Rawls y Ch. Taylor.
    Show book
  • O enegrecimento do feminismo brasileiro e o enfrentamento da visão totalitária da branquitude - cover

    O enegrecimento do feminismo...

    Veralucia Maria De Albuquerque...

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra objetiva ilustrar sobre o direito à igualdade como direito humano e o direito à igualdade racial da mulher negra, descrever os movimentos feministas tradicional e negro no Brasil, o ativismo do feminismo negro e processo de empoderamento da mulher negra e inferir o enfrentamento da totalidade branca.
    Show book
  • O Marxismo na História - cover

    O Marxismo na História

    Steven Gouldner, Paul Mattick

    • 0
    • 0
    • 0
    O marxismo tem uma longa história desde o seu surgimento no século 19. Paul Mattick aborda o passado, o presente e o futuro do marxismo numa perspectiva crítica e revolucionária, mostrando como houve um processo histórico que provocou diversos revezes na expressão teórica do movimento revolucionário do proletariado. Steven Gouldner, por sua vez, mostra as mutações do marxismo e seus vínculos com as lutas de classes, o que explica as suas formas de desenvolvimento e suas deformações. Ambos apresentam uma perspectiva crítica da história do marxismo e realizam a crítica do pseudomarxismo expresso pela social-democracia e bolchevismo. É uma obra importante para entender a longa história do pensamento marxista.
    Show book
  • Mulheres francesas engordam - E as outras também - cover

    Mulheres francesas engordam - E...

    Antonio Carlos Do Nascimento

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste livro, o Dr. Antonio Carlos do Nascimento usa toda a sua experiência de médico e até de viajante e observador atento para mostrar por que o mundo todo está engordando. E como isso afeta as pessoas, como as deixa isoladas, como a genética age no peso, como está o tratamento farmacológico atual da obesidade, as dietas da moda, os distúrbios alimentares, além de textos que convidam o leitor a refletir sobre quilos a mais e a menos.
    Show book
  • Tempo e memória: - interfaces entre os campos da comunicação e da história - cover

    Tempo e memória: - interfaces...

    Antonio Hohlfeldt, Ana Regina...

    • 0
    • 0
    • 0
    EM MEIO ÀS DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS pelo passado, em que a historiografia está sendo contestada e em que versões da memória estão sendo transformadas por discursos políticos conservadores e neoliberais em várias partes do globo, estamos procurando pontos de equilíbrio que possam nos situar entre construções memoráveis de identidades híbridas que atravessem temporalidades e nos indiquem caminhos diversos e possíveis a seguir.
    O livro Tempo e memória – interfaces entre os campos da comunicação e da história reúne textos de distintas perspectivas que abordam, de forma integrada, os temas elencados no título, nos campos da história e/ou da comunicação, vislumbrando as imbricações permissíveis pelas relações entre passado, presente e futuro.
    Show book
  • Contrato público e agrobiodiversidade - cover

    Contrato público e...

    Marcelo Moreira

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é o primeiro desta série de três estudos realizados pelo autor por ocasião dos créditos acadêmicos no seu doutorado na Universidade de Lisboa. Um trabalho acadêmico e que, portanto, reflete as angústias e características de uma busca ainda incompleta. 
    A pretensão do autor e da Editora da Universidade Federal do Amapá é partilhar com o público essa série de ensaios onde são confrontados os sistemas de direito brasileiro e europeu, com destaque à normativa transposta para o direito português.  Neste primeiro livro, a ênfase foi dada ao papel da contratação pública na conservação da biodiversidade agrícola.
    Espera-se contribuir para o debate e uso dos instrumentos jurídicos tradicionais para a proteção da biodiversidade e prevenção da escassez alimentar.
    Show book