Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Judeus Suas Extraordinárias Histórias e Contribuições para o Progresso da Humanidade - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Judeus Suas Extraordinárias Histórias e Contribuições para o Progresso da Humanidade

Marcelo Szpilman

Publisher: Mauad Editora Ltda

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Há, com relação aos judeus, inúmeros preconceitos discriminatórios gerados por mitos e inverdades que, ao longo da história, os tornaram muito injustiçados e estereotipados. E exemplos não faltam. No século XVI, enquanto os portugueses construíam a base da economia de suas colônias, incluindo o Brasil, em cima do trabalho escravo (negro), os judeus vitalizavam a economia e o comércio da Polônia e a tornavam um país hegemônico na Europa central e oriental. E os judeus é que ficaram com a fama de aproveitadores inescrupulosos. Mas de onde vieram essas deturpações? Que figuras ocultas contribuíram para tamanha deformação de imagem? São questões intrigantes, pois quando se conhecem os verdadeiros fatos, pretensão da primeira parte deste livro, percebe-se que foi preciso muita lavagem cerebral e muita desinformação para distorcer a história e seus personagens. Será que as pessoas em geral têm noção das importantes descobertas, invenções e contribuições que os judeus deram para a saúde, o bem-estar e o progresso da humanidade? Claro que não. Será que se conhecessem um pouco dessas histórias sua visão turva sobre os judeus seria clareada? Possivelmente. E se descobrissem também que, fora Sigmund Freud, Karl Max e Albert Einstein, além de muitos outros nomes importantes e famosos, Jesus de Nazareth, Cristóvão Colombo, Nostradamus, Leonardo da Vinci, Paul Newman e Elvis Presley eram judeus, suas concepções estigmatizadas poderiam ser reavaliadas? Acredito que sim. O livro trata das relações entre a história dos judeus e a história da humanidade, com uma narrativa cronológica sequencial e resumida da longa estrada percorrida pelo povo judeu até os tempos atuais, com o claro objetivo de resgatar detalhes dessa história para dar racionalidade ao debate, para esclarecer, para corrigir distorções, para desmitificar os judeus e o judaísmo, para mostrar a “verdade” por meio de uma abordagem histórica clara e objetiva. Quem sabe, as pessoas passem a ver os judeus como eles devem ser vistos: seres humanos iguais a todos, pertencentes a um grupo ou povo com altos, baixos, magros, gordos, brancos, negros, inteligentes, ignorantes, malandros, trabalhadores, egoístas, generosos, fortes, fracos, sovinas, esbanjadores, ricos e pobres. Ainda assim, é interessante perceber que nenhum outro grupo ou povo, nascido na mesma época dos judeus, diante das mais terríveis ameaças à sua sobrevivência, teve tenacidade semelhante para manter-se vivo e unido até hoje. Nenhum outro povo conseguiu preservar suas memórias e aspirações por milhares de anos de perseguições ou apresentou igual força de espírito para sobrepujar séculos de monstruosas adversidades. Nenhum outro povo teve a incrível capacidade de sempre se reinventar e de se reerguer a cada tragédia. Da quase eliminação do judaísmo europeu à criação do Estado de Israel, ou seja, em menos de quinze anos, nenhum outro povo teve capacidade de dar tamanha virada em sua história em tão curto intervalo de tempo.
Available since: 08/29/2016.

Other books that might interest you

  • Separados pelo casamento numa solidão a dois - Amor - cover

    Separados pelo casamento numa...

    João de Melo Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    Nascemos na generosidade do amor, materializado na existência do sexo. Incompletos e imperfeitos, nascemos, passamos a vida a buscar no outro a possibilidade de nos tornarmos completos e perfeitos, através da prática do amor. Sentimos necessidade de recebê-lo e doá-lo em todos os sentidos. Amor Phaté e a emoção costumam andar juntos, na esperança de terem vida longa. Por isso, o limiar das emoções derivadas do Amor Phaté na intimidade de uma relação exige do casal, um compromisso capaz de desenvolver uma cumplicidade plena.A tríade amor, sexo & relacionamento se complementará no infinito. Esses três livros representam um “Star Gate.” Uma visão alternativa no universo humano no campo da sexualidade sem ingerência das religiões. É a chave para o entendimento  sobre causas & efeitos da “unicidade” ou da “separação,” como um recomeço, uma tentativa de uma nova história de amor.
    Show book
  • Mãos limpas coração quente - Um brasileiro no Kremlin - cover

    Mãos limpas coração quente - Um...

    Esther Rodrigues

    • 0
    • 0
    • 0
    '''Se você sempre fantasiou sobre o que acontecia por trás da Cortina de Ferro — espionagem, conspirações, agentes duplos e triplos, mulheres fatais, muito frio e muita vodca — e, naturalmente, nunca pôde ir lá, este livro é o seu passaporte. Com ele, você dará um passeio pelo Kremlin de 1964 a 1990, com direito a um guia autorizado: o diplomata brasileiro Obertal Mantovanelli, íntimo de seus salões e corredores e personagens claros e obscuros. E pode crer: nossas fantasias eram pinto diante do que acontecia por lá.'' RUY CASTROLembranças de um brasileiro que viveu na União Soviética, nos anos em que nascia em nosso país. Uma visão privilegiada da guerra, nem sempre fria, entre dois mundos — os soviéticos comunistas e os americanos capitalistas — que demonizavam-se mutuamente e queriam impor ao mundo seu modelo.'
    Show book
  • Eu QUASE morri - cover

    Eu QUASE morri

    Ana Appel

    • 0
    • 0
    • 0
    Em "EU QUASE MORRI", a autora nos guia por uma jornada hilariante e comovente através das múltiplas formas literais e não literais de morrer que enfrentamos. Com um olhar cômico e perspicaz sobre as situações cotidianas, somos convidados a explorar os momentos em que morremos de rir, morremos de amor e especialmente aqueles que morremos de vergonha. 
    Este livro é um testemunho humorístico das tragédias triviais e os triunfos absurdos que compõem nossas vidas. Com um humor ácido e um toque de sabedoria, "EU QUASE MORRI" nos faz rir das situações em que nos encontramos diariamente, mostrando que mesmo nos momentos mais embaraçosos ou dolorosos, há sempre espaço para o riso. Prepare-se para uma viagem através das mais diversas formas de "quase morrer" e descubra como a comédia pode ser encontrada nos cantos mais sombrios e nas alturas mais luminosas da vida. Este livro é um lembrete de que, enquanto continuamos enfrentando situações que desafiam nossas vidas e as muitas pequenas mortes, sejam elas literais ou não, o riso é o antídoto universal que nos mantém vivos.
    Show book
  • 400 citações da filosofia contemporânea - Recolha as melhores citações - cover

    400 citações da filosofia...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarizar-se com uma selecção dos mais importantes pensadores da modernidade: Emil Cioran, Gaston Bachelard, Einstein, Chamfort. Estas figuras moldaram o pensamento científico e a filosofia; aprofundar os seus trabalhos e pensamentos com uma selecção das citações essenciais introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho.
    Show book
  • 100 citações de Friedrich Nietzsche - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Friedrich...

    Friedrich Nietzsche

    • 0
    • 0
    • 0
    Nietzsche é uma figura importante da filosofia ocidental. A sua obra é radical, por vezes violenta, frequentemente irónica; fascina qualquer pessoa suficientemente ousada para mergulhar nela, exerceu uma profunda influência na história intelectual moderna, e abrange uma vasta gama de temas. Os escritos de Nietzsche fazem fronteira com a poética; os seus aforismos são particularmente conhecidos por transmitir toda a radicalidade do seu pensamento de uma forma intensa mas leve, por vezes divertida. Seleccionámos de si 150 das suas citações mais fascinantes, algumas das quais encontraram o seu caminho nas nossas expressões diárias; desfrute da intensidade da sua escrita, e atreva-se a olhar para o abismo com este novo e fascinante audiolivro.
    Show book
  • 200 citações para meditação - Recolha as melhores citações - cover

    200 citações para meditação -...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Desenvolva a sua prática de meditação com 200 citações inspiradoras dos maiores pensadores espirituais. Lao-Tzu foi um filósofo e poeta da China antiga. É conhecido como o reputado autor do Tao Te Ching e o fundador do taoísmo filosófico, e como uma divindade do taoísmo religioso e das religiões tradicionais chinesas. Uma figura central na cultura chinesa, Lao Tzu é reivindicada tanto pelos imperadores da dinastia Tang como pelo povo moderno. Hatha yoga é o ramo do yoga usando asanas, ou seja, com ênfase nos exercícios físicos que visam aproximar o praticante da saúde espiritual, do domínio e da iluminação. Estas citações, tanto de mestres como de praticantes, ajudá-lo-ão a encontrar o equilíbrio certo e a inspirar a sua prática física com o seu verdadeiro objectivo de espiritualidade. Uma grande citação pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e poesia de algumas palavras. As citações atingem duramente a essência do ser humano, e a citação certa pode ajudar-nos a ver o significado invisível das coisas.
    Show book