Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Ciências Humanas no olho do furacão - tensões e problemas contemporâneos - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Ciências Humanas no olho do furacão - tensões e problemas contemporâneos

Luciana Angelice Biff, Mônica Abed Zaher (Orgs.)

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Ciências Humanas no Olho do Furacão: tensões & problemas contemporâneos se incumbe de refletir sobre qual a localização das humanidades nos debates produzidos e vividos no tempo presente. Neste cenário, cabe a questão: qual é o lugar do pesquisador que produz pesquisas na área das ciências humanas e sociais na sociedade contemporânea? Qual é o seu papel? Para Djamila Ribeiro (2019), o conceito de lugar de fala é crucial, e este já foi incorporado e é amplamente difundido, sobretudo nas redes sociais. ‘O lugar social não determina uma consciência discursiva sobre esse lugar. Porém, o lugar que ocupamos socialmente nos faz ter experiências distintas e outras perspectivas”. Mas, como isso se converte em objeto para o pesquisador? Como usar as técnicas e os aparatos metodológicos adequados para novos problemas, sendo que hoje a quantidade de fontes exige seleção cada vez mais precisa? Não obstante, encarando a visão utilitarista de ensino e pesquisa, que válida apenas as ciências duras, exatas e biológicas que teriam uma aplicabilidade, nos é posta uma questão complementar:  qual o alcance, ou qual é o impacto de uma pesquisa em ciências humanas hoje?  É desses questionamentos que a presente obra se acerca.
Available since: 12/10/2021.

Other books that might interest you

  • Tem que mudar - propostas e soluções para mudar o Brasil - cover

    Tem que mudar - propostas e...

    Antonio Didier Vianna

    • 0
    • 0
    • 0
    Após apresentar sua história e suas visões sobre os obstáculos que a indústria brasileira precisa ultrapassar em seu livro de estreia 'Competitividade e a indústria brasileira - por que o Brasil não é competitivo', o autor Antonio Didier Vianna reúne em seu novo livro 'Tem Que Mudar' todos os seus textos, publicados desde 2013 até o fim de 2015 no blog homônimo e em sua página de Facebook, nos quais ele acompanha de perto a política e o que tem sido feito para tirar o Brasil da péssima situação econômica em que se encontra.
    Show book
  • Dimensões humanas saberes e processos na educação superior - Ciências Contábeis na complexidade e na integralidade - cover

    Dimensões humanas saberes e...

    Ana Maria Gonçalves de Sousa

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro aborda o processo educacional superior conjugando as dimensões da natureza do ser humano através de incentivos, pesquisas, exemplos reais e simulações, argumentos comprobatórios e reflexivos, tendo-se como referência o curso de Ciências Contábeis. Os autores provocam e argumentam sobre o que está posto no curso para refletir, aprender e auxiliar no constructo dos discentes e docentes diante da complexidade tão presente em pleno século XXI.Organizado em nove partes, inicia-se com a identificação, trajetórias, perspectivas e expectativas dos discentes em relação à educação, aprendizagem e futuro. A Parte 2 aponta a trajetória e as práticas didático-pedagógicas utilizadas pelos docentes. A Parte 3 fornece uma proposta curricular modular e por competências. A Parte 4 trata da avaliação externa. A Parte 5 discute a dimensão ética geral e profissional. Segue-se, na Parte 6, retomando o transcendental do ser humano. A Parte 7 expõe a qualidade de vida conectada à saúde, ao esporte e ao lazer. A Parte 8 polemiza a educação ambiental e o comportamento ecológico, e a Parte 9 apresenta um relato de experiência educacional diante da Covid-19.É nesse vértice que as temáticas emergem de maneira a resgatar o que já se sabe, ao desconstruir o que se imagina e, nesse contexto, vir a reformular o processo educacional norteado pela Teoria da Complexidade, embora ciente das limitações: "o todo não é tudo". Eis a contribuição dessa obra, que é indicada para toda a comunidade acadêmica.
    Show book
  • Liberdade religiosa na Declaração Dignitatis Humanae - contexto gênese temática e debate - cover

    Liberdade religiosa na...

    Alexandre Boratti Favretto

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro apresenta a originalidade da Declaração Dignitatis humanae por seu conteúdo doutrinal: o direito à liberdade religiosa fundamentado na dignidade humana; constituindo-se um tema que se distingue das temáticas estritamente teológicas, fazendo sobressaira perspectiva antropológica com incidência técnico-jurídica. É desenvolvido o itinerário de elaboração da Dignitatis humanae articulado ao conjunto de escritos do Concílio Vaticano II, que tratam da temática referente ao diálogo com o mundo moderno e das relações com as outras Igrejas e religiões, ao passo que se analisa a novidade do conteúdo da Dignitatis humanae, que se mostra como verdadeira mudança doutrinal. Tal fato possibilita desdobramentos histórico-religiosos e jurídicos ao afirmar o direito inalienável da pessoa humana em seguir os ditames de sua consciência em matéria religiosa, bem como estabelecer que o Estado tem a função de tutelar e promover a liberdade religiosa. Disto decorre o desafio de, em contexto secular, pensar o fenômeno do pluralismo religioso na perspectiva de uma teologia das religiões que se configura como teologia do pluralismo religioso, considerando o desenvolvimento de dois corolários inferidos da Declaração: liberdade de consciência e tutela do Estado.
    Show book
  • Marx e os Movimentos Sociais - cover

    Marx e os Movimentos Sociais

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    O que Marx tem a dizer sobre movimentos sociais? Segundo alguns, nada. Para outros, teria apenas uma contribuição para a discussão sobre o movimento operário ou então limitada ao século 19. Um conjunto de intérpretes atribui a ele certas considerações sobre os movimentos sociais que seria sua suposta contribuição. A perspectiva da presente obra é distinta: Marx oferece diversas contribuições para uma teoria dos movimentos sociais, desde a metodológica, passando pela teoria da história e do capitalismo, até chegar a alguns apontamentos mais diretos sobre grupos sociais que são base de movimentos sociais. A conclusão é a de que Marx oferece uma inestimável contribuição para a teoria dos movimentos sociais e precisa ser resgatada para fazer avançar tal teoria.
    Show book
  • Plantas e animais da Província de Santa Cruz - Trechos selecionados de "História da província de Santa Cruz" de Pero de Magalhães Gandavo - cover

    Plantas e animais da Província...

    Pop Stories, Pero de Magalhães...

    • 0
    • 0
    • 0
    Na presente seleção de textos do livro "História da província de Santa Cruz", do cronista Pero de Magalhães Gandavo, predomina o pitoresco, como, por exemplo, a descrição da... banana! "Parecem-se na feição com pepinos, e criam-se em cachos." Bichos venenosos e, principalmente, o monstro marinho de São Vicente, são outras descrições interessantes o bastante para estimular sua leitura.
    Show book
  • Natureza - A Bíblia do Naturalismo - cover

    Natureza - A Bíblia do Naturalismo

    Ralph Waldo Emerson

    • 0
    • 1
    • 0
    Ralph Waldo Emerson nasceu em 25 de maio de 1803 em Boston e foi um famoso escritor, filósofo e poeta americano. Foi pastor em Boston, mas, abandonou a atividade por divergências doutrinárias. 
    
    Natureza foi publicado em 1836 e é considerado um dos mais importantes trabalhos de Emerson e serviu de inspiração para importantes escritores como Walt Whitman, Emily Dickinson e Henry David Thoreau em Walden, um dos mais importantes clássicos americanos. 
    
    Esse livro é visto como um dos pilares do transcendentalismo e foi responsável por transformá-lo em um movimento cultural focado entre outras coisas, no respeito a natureza. Morreu em 27 de abril de 1882 em sua casa em Concord, Massachusetts nos Estados Unidos.
    Show book