Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Entre a pista e a cadeia - uma etnografia sobre a experiência da internação provisória em uma unidade socioeducativa no Rio de Janeiro - cover

Entre a pista e a cadeia - uma etnografia sobre a experiência da internação provisória em uma unidade socioeducativa no Rio de Janeiro

Luana Martins

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro de Luana Martins é fruto de um belíssimo estudo etnográfico realizado junto a uma unidade socioeducativa de internação provisória, o Centro Socioeducativo Dom Bosco. Com base numa etnografia “densa”, a autora foca nas múltiplas moralidades e jogos de categorização mobilizados pelos adolescentes submetidos à experiência de internação. Já aqui se expressa o elemento de originalidade a ser destacado no trabalho: os próprios internos, justamente por estarem situados em uma unidade provisória, possuem moralidades e categorias que, como eles, deslizam em permanência “entre a pista e a cadeia”. Assim, o que poderia ser visto como um estudo etnográfico restrito à unidade socioeducativa é, na verdade, uma bela descrição mais geral dos circuitos e mobilidades próprios à cidade do Rio de Janeiro e ao mundo crime.

Other books that might interest you

  • Formação da Coisa Julgada e Prova Produzida - uma perspectiva do processo coletivo para o individual - cover

    Formação da Coisa Julgada e...

    Athayde Guilherme Porto

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro tem por escopo apontar possível equívoco e incoerência de uma opção feita pelo ordenamento jurídico processual brasileiro. Nessa linha, tem por propósito apresentar uma visão crítica a respeito da formação de Coisa Julgada material decorrente de sentença de improcedência por falta de provas. O autor não deixou de ousar, propondo, de lege ferenda, solução alternativa, inspirada no processo coletivo, a viabilizar uma rediscussão da demanda cuja prova foi insatisfatória. A contribuição trazida ao tema, sem dúvida, abre nova faceta no debate. É, por isso, obra indispensável em tempo de incertezas capazes de gerar instabilidade nas relações jurídicas.
    Show book
  • Dicas do Dia a Dia Ed 26 - Roupas - cover

    Dicas do Dia a Dia Ed 26 - Roupas

    Edicase

    • 0
    • 0
    • 0
    Revista Dicas do Dia a Dia Ed. 26, separamos tudo que você precisa para cuidar das suas roupas da melhor forma!
    Show book
  • Poderosos pedófilos - cover

    Poderosos pedófilos

    Amaury Ribeiro Jr.

    • 0
    • 0
    • 0
    Eles têm posições de destaque na sociedade. São juízes, delegados, procuradores de Justiça, empresários de sucesso. Do alto de suas atuações poderiam estar ajudando diversas pessoas, promovendo o progresso e combatendo bandidos. Mas praticaram um dos mais hediondos crimes: o abuso sexual de menores de idade. 
    Prepare-se para uma das mais ousadas investigações jornalísticas do Brasil, no relato contundente de Amaury Ribeiro Jr.  
    Ao longo de vinte anos de trabalho, com muito sangue frio, astúcia e inteligência, o autor se embrenhou por regiões onde pobreza extrema, ganância, famílias desestruturadas e certeza de impunidade criam condições para a atuação de pedófilos poderosos. Gente que muitas vezes se diz defensor da moral e dos bons costumes. Muitas crianças devem a vida ao trabalho aqui apresentado. A coragem e o profissionalismo do autor ajudaram a lei a atuar. Mas ainda há muito por fazer. Ler este livro é parte desse processo.
    Show book
  • Comunicação diálogica e reputação eleitoral - O percurso gerativo do voto - cover

    Comunicação diálogica e...

    Fábio Gomes

    • 0
    • 0
    • 0
    A conquista do voto é um desafio para qualquer político. Embora haja a pregação cômoda das fórmulas fáceis, da “publicidade mágica”, a conquista do voto não é um fato trivial. Este livro se dedica ao voto conquistado em processos de interação candidato-eleitor e de comunicação política, embora reconheça os votos sem processos de decisão, como as escolhas idiossincráticas, imposições por forças e ameaças, compra de votos. A obra argumenta que a decisão do voto é facilitada pela reputação eleitoral alcançada pelo candidato em seu relacionamento contínuo com os eleitores. A partir de reflexões teóricas e práticas que subsidiam o planejamento de comunicação política e de gestão de reputações eleitorais, o livro defende que candidatos que interagem com eleitores em processos de comunicação com o objetivo de (trans)formar reputações eleitorais apresentam vantagem competitiva em disputas eleitorais. Desde 2003 o Instituto Informa pesquisa intensamente em todas as regiões do país,  alcançando a marca aproximada de mais de quatrocentas pesquisas de opinião realizadas tanto para governos e empresas da área pública, quanto para o empresariado da iniciativa privada. O Informa também é especialista em pesquisas eleitorais, nas quais obtém índices de acerto excepcionais, pois adota e  desenvolve metodologias diversificadas, em consonância com os mais avançados centros de pesquisa do mundo. Neste livro 'Comunicação dialógica e reputação eleitoral: o percurso gerativo do voto', o autor Fábio Gomes conta a sua trajetória e as peculiaridades do mundo da comunicação política, das pesquisas de opinião pública e de comportamento eleitoral.
    Show book
  • Amar e perder - cover

    Amar e perder

    Rafael Arrais

    • 0
    • 0
    • 0
    Textos para Reflexão é um blog que fala sobre filosofia, ciência e espiritualidade. Onde se busca a sabedoria tanto no Evangelho de Tomé quanto no Cosmos de Carl Sagan. Onde as palavras nada mais são do que cascas de sentimentos, embora a poesia ainda assim possa nos levar a um outro mundo. Onde toda religião se pratica no pensamento, e onde Deus é nosso amor... 
     
    O presente volume é o primeiro de uma série, 'O Livro da Reflexão', que pretende ser uma coletânea dos melhores textos do blog. Em 'Amar e perder' pretendo abordar o amor, a morte e a existência, todos eles temas recorrentes em minhas reflexões. 
     
    Nesta edição, cada capítulo tratará de um tema, mas é bem possível que eles também estejam espalhados por entre tantos textos. Vale lembrar que cada capítulo se inicia com artigos e se encerra com contos - espero que a presente organização sirva como uma espécie de guia de leitura minimamente agradável. 
     
    O autor. 
     
    *** 
     
    [número de páginas]  
    Equivalente a aproximadamente 230 págs. de um livro impresso (tamanho A5). 
     
    [sumário, com índice ativo] 
    - Prefácio 
    - Cap.1: Do amor 
    - Cap.2: Da morte 
    - Cap.3: Da existência 
    - Epílogo: Depoimentos 
     
    [ uma edição Textos para Reflexão distribuída em parceria com a Bibliomundi - saiba mais em raph.com.br/tpr ]
    Show book
  • Mil biografias para twitter - cover

    Mil biografias para twitter

    Eduardo Diório Junior

    • 0
    • 0
    • 0
    Conhecer a vida de gente famosa é sempre enriquecedor. Duro mesmo é ter que ler páginas e páginas de coisas que, muitas vezes, são desnecessárias. Não dá pra ir direto ao que é importante? Ainda bem que nestes tempos de comunicação instantânea você pode conhecer a vida de gente que fez história e de gente que ainda busca seu lugar no mundo, tudo com até 140 caracteres. E o melhor: dando risada. Mil biografias para Twitter. Leitura que não dá preguiça.
    Show book