Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
25 anos de indicações geográficas no Brasil vol 1: da proteção dos nomes geográficos a criação dos territórios georreferenciados - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

25 anos de indicações geográficas no Brasil vol 1: da proteção dos nomes geográficos a criação dos territórios georreferenciados

Livia Reis

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Nesta obra, cumprem-se dois objetivos: Primeiro, o de analisar o processo histórico das IG, numa abordagem desde a Convenção da União de Paris (CUP) ao acordo ADPIC. Realiza-se uma análise de direito comparado sobre as principais legislações Europeias e a do Brasil, sobre suas diferentes interpretações e proteções jurídicas das Indicações Geográficas entre os países, abordando-se também sobre as divergências normativas — escala local, nacional e internacional: limites e possibilidades para a proteção da IG. A partir daí, parte-se na análise para as quatro fases da justificação da IG, amplamente divulgadas pelo Instituto de Propriedade Industrial (INPI) e fartamente encontradas em textos que tratam do assunto IG, são elas: Reconhecimento dos Produtos Territoriais; Vantagem Competitiva e Qualidade Superior – Economia da Qualidade; Desenvolvimento Local; Salvaguarda de Identidade, Tradição e Patrimônio transformado socialmente em bens culturais para o mercado. O segundo objetivo é debater sobre a formação dos novos territórios. Em outras palavras, com o reconhecimento de alguns, há a exclusão de outros grupos de produtores, mesmo que dentro do território reconhecido.
Available since: 09/02/2021.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Alexandre Dumas - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Alexandre Dumas...

    Alexandre Dumas

    • 0
    • 0
    • 0
    Alexandre Dumas Sr. é um autor de enorme sucesso. Devemos-lhe a trilogia dos Três Mosqueteiros, a figura de proa do romance do manto e da adaga. Tal como no Conde de Monte Cristo, Rainha Margot, ou Visconde de Bragelonne, a ardente escrita de Dumas Sr. mergulha imediatamente o ouvinte na aventura. Os romances de Dumas são publicados em série, e o público é tão receptivo a eles que os jornais pagam a Dumas dez vezes o preço que os seus colegas escritores recebem; hoje, ele ainda está presente no coração daqueles que amam linhas de aventura, de combate e de espantalho.
    Show book
  • 500 citações de grandes filósofos do século 18 - Recolha as melhores citações - cover

    500 citações de grandes...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com os filósofos mais importantes do século XVIII através de uma cuidadosa selecção de 500 citações, introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho. Descubra novos aspectos ou aprofunde-se nos pensamentos de Adam Smith, Denis Diderot, Georg Christoph Lichtenberg, Nicolas de Chamfort, Pierre Augustin Caron de Beaumarchais, para expandir a sua mente e conhecimento sobre a nossa cultura.
    Show book
  • 900 citações da filosofia moderna - Recolha as melhores citações - cover

    900 citações da filosofia...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarizar-se com os mais importantes filósofos modernos: Bacon, Machiavel, Montaigne, Pascal, Spinoza, Kant, Rousseau, Voltaire, Montesquieu. Estas figuras moldaram a filosofia ocidental e todo o pensamento moderno; mergulhem profundamente nas suas obras e pensamentos com uma selecção das citações essenciais, introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura da sua obra.
    Show book
  • José Guilherme Merquior - um liberal na Era de Aquarius - cover

    José Guilherme Merquior - um...

    Sonia Carvalho

    • 0
    • 0
    • 0
    Desde o início do período libertário do "amanhecer da Era de Aquarius", interagindo em um ambiente fortemente polarizado, entre as décadas de 1960 a 1990 do século XX, José Guilherme Merquior pautou o debate cultural no Brasil. O jovem, que se tornou adulto em plena Guerra Fria, em seus primeiros textos já impunha sua voz. Seu olhar penetrava na realidade observável, revelando os resultados desastrosos da implantação concreta do ideário marxista, que considerava totalizante e totalitário.Seu tom assertivo, aliado a uma petulância estilística altiva e destemida, ocupava muitas páginas no lendário "Caderno B" do Jornal do Brasil. Não deixava críticas sem resposta, e suas polêmicas com outros intelectuais, psicanalistas e artistas eram comentadas nas areias do píer da praia de Ipanema, antigo point da classe média da zona sul carioca.Pensador inquieto, cronista sagaz, crítico severo e impetuoso, enquanto vivo impunha sua voz, influindo e pautando o debate cultural. Morto, permanece silenciado, excomungado pelos grafocratas das corporações acadêmicas e midiáticas.Suas ideias, seus textos, o que ele diz sobre o quê e sobre quem, e sua repercussão nacional e internacional são janelas apontando o largo horizonte de sua produção, compondo a silhueta de seu intelecto: ausência de preconceito ideológico, certeza de que não existem livros malditos, o ceticismo organizado, a dúvida permanente, e a busca incessante, não pela verdade, mas pelo conhecimento.
    Show book
  • 100 citações do Dalai Lama - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações do Dalai Lama -...

    Lama Dalai

    • 0
    • 0
    • 0
    A linhagem do Dalai Lama é a linhagem mais importante da reencarnação postulada no budismo tibetano e na história do Tibete. O Dalai Lama, para além da sua autoridade espiritual, exerceu o poder temporal à frente do governo tibetano. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais notáveis, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • A História à luz do espiritismo - V III - Contemporânea - cover

    A História à luz do espiritismo...

    Graça Palha, Sonia Campos

    • 0
    • 0
    • 0
    Tem o Espiritismo um olhar para a história e pode nos ajudar a compreender os passos dados pela humanidade até aqui? Este trabalho Reforça os ensinamentos da doutrina espírita, no sentido de que o acaso não existe e os acontecimentos históricos, antes de se concretizarem, são plasmados no plano superior. A Revolução Francesa e a caminhada atual do homem em busca da superação dos vícios e da aquisição das virtudes são apresentados sob uma nova perspectiva, possibilitando compreender o processo histórico em diferentes épocas, lugares e desempenhando diferentes papéis, através de múltiplas reencarnações, pois todos fazem parte do grande concerto universal, regido pela lei do progresso e sob a orientação de Jesus. Integra a Coleção A História à Luz do Espiritismo, composta pelos volumes História à Luz do Espiritismo, A – Idade Moderna, História à Luz do Espiritismo, A – Antiga e Medieval e História à Luz do Espiritismo, A – Contemporânea.
    Show book