Don't put off till tomorrow the book you can read today!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
Che Guevara - mito mídia e imaginário - cover

Che Guevara - mito mídia e imaginário

Juan Domingues

Publisher: EDIPUCRS

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

“Che Guevara é o maior mito latino-americano da segunda metade do século XX. Enfrentou o ‘sistema’, lutou por uma utopia, chegou ao poder com Fidel Castro, em Cuba, abandonou tudo para continuar sua busca da ‘libertação’ do resto da América Latina e foi executado, ainda jovem, na Bolívia. Um mito é sempre uma hiper-realidade, algo que se torna mais real do que real. A mídia tem um papel na hiper-realidade mítica contemporânea. A foto de Che Guevara morto, com as feições normalmente atribuídas a Jesus Cristo, Che, ‘o Cristo de Vallegrande’, continua correndo o mundo e atualizando o mito como algo mais real do que o real, aquilo que a ‘realidade’, a verdade histórica, não consegue desmanchar nem redimensionar.”
Juremir Machado da Silva

Other books that might interest you

  • Sociedade de risco e bens jurídico-penais transindividuais - Argumentos favoráveis à legitimação no contexto social complexo - cover

    Sociedade de risco e bens...

    Rodrigo Roma

    • 0
    • 0
    • 0
    A obra é editada tendo como origem dissertação de mestrado em Direito Penal apresentada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido aprovada com grau dez, pela banca formada pelos professores doutores Carlos Eduardo Adriano Japiassú, Artur de Brito Gueiros Souza e Allamiro Velludo Salvador Netto. Inicialmente a obra traz ao debate jurídico o conceito de sociedade de risco aplicando-o à dogmática penal. Cabe destacar que a grande temática do livro encontra-se em na conceituação, na análise histórica e na apresentação do tema bem jurídico-penal, desde o surgimento com o Direito Penal liberal (de matriz individual), atravessando distintos momentos históricos, e chegando aos dias atuais em que o risco socialmente transindividual abala as construções clássicas e tradicionais do Direito Penal, eis que se revela em uma numerosa rede de situações incapaz de corresponder às demandas sociais diante de um cenário de difusão de riscos. Nesse contexto, ganha relevo, portanto, a novel figura do bem jurídico-penal transindividual e sua aplicação a questões diretamente relacionadas à proteção do meio ambiente e à segurança biológica.
    Show book
  • Ah! se eu soubesse - o que as mulheres experientes sabem e que você pode saber agora sem ter que passar pelos reveses por que elas passaram - cover

    Ah! se eu soubesse - o que as...

    Amanda Moraes

    • 0
    • 2
    • 0
    Este livro descreve a experiência de vida de uma mulher que passou por muitos altos e baixos e deixa seu testemunho, embasando suas descobertas na opinião de psicólogos, médicos e cientistas, e pretende ajudar as pessoas a organizarem suas mentes e corações para encontrarem a felicidade. Como se trata da história de vida de uma mulher, o livro lança, invariavelmente, uma ótica feminina, realista, porém bela e otimista, sobre a vida e os relacionamentos. As mulheres vão encontrar neste livro em que consiste o verdadeiro poder feminino; como as mulheres podem mudar as suas vidas e serem muito mais felizes e realizadas. O mundo moderno está cheio de contradições e as pessoas estão confusas, mas depois desta leitura o quebra-cabeças dos relacionamentos vai se encaixar.
    Show book
  • Desenvolvimento regional - um problema político - cover

    Desenvolvimento regional - um...

    Otamar de Carvalho

    • 0
    • 0
    • 0
    Desenvolvimento regional: um problema político vem a público em época oportuna, na medida em que contribui para a discussão da política econômica brasileira, notadamente a orientada para o desenvolvimento regional. Trata, pela primeira vez, em conjunto, dos dois mais importantes experimentos de desenvolvimento regional realizados no Ocidente: o da Cassa per il Mezzogiorno e o da SUDENE. Analisa-se aqui o processo de esvaziamento político e institucional a que foram submetidas a “Cassa” e a SUDENE, destacando-se suas causas e consequências para a economia dessas regiões. Apresenta as perspectivas de renovação da SUDENE, dependentes de decisões eminentemente políticas, incluindo também o exame do atual Sistema Brasileiro de Planejamento.
    Show book
  • Filhos de pais separados também podem ser felizes - cover

    Filhos de pais separados também...

    Fabiano A. Hueb De Menezes

    • 0
    • 0
    • 0
    Filhos de pais separados também podem ser felizes é um livro atual, que tem por finalidade mostrar que a felicidade dos filhos não está diretamente relacionada ao estado conjugal dos pais. Além disto, que é possível proteger os filhos de conflitos e traumas psicológicos pós-separação, desde que os pais os coloquem em primeiro plano, deixando claro, para eles, que a relação e o amor entre pais e filhos é para sempre.
    O livro aborda também aspectos relacionados à guarda compartilhada dos   filhos e discute a Síndrome da Alienação Parental, — descrita e definida por estudos do Departamento de Psiquiatria Infantil da Universidade de Columbia (EUA) –, que ocorre quando um dos pais, sentindo-se enciumado ou inconformado após a separação, induz os filhos a sentir raiva do outro sem justificativa. As conseqüências para os filhos, segundo as pesquisas realizadas, podem ser devastadoras. As crianças podem sofrer depressão crônica, sentimento de culpa, isolamento e em alguns casos podem até chegar ao suicídio. Os estudos mostram também que filhos de pais alienadores têm maior inclinação para o alcoolismo e o uso de drogas.
    Filhos de pais separados… é fruto da experiência e estudos de Fabiano Hueb, médico e pai de João Lucas, Carolina e Ana Victoria, que procura orientar os pais sobre a importância do seu papel no desenvolvimento emocional e felicidade de seus filhos. Promove uma ampla reflexão sobre diversos assuntos, como a importância da presença dos pais após a separação, os efeitos negativos para os filhos com a figura do pai ausente, o desenvolvimento da auto-estima dos filhos, as novas configurações familiares e os modelos de educação, o papel da madrasta na vida da nova família, abrangendo diversos aspectos relacionados à educação que, com certeza, ajudará muitos pais, nesta gratificante tarefa de educar e criar seus filhos.
    Show book
  • Rússia de todos os czares - versão comentada da Rússia à União Soviética - cover

    Rússia de todos os czares -...

    Antonio Carlos Gaio

    • 0
    • 0
    • 0
    A Rússia cresceu por entre os invasores tártaros que a verteram em fogo, cinzas e destroços ao se assenhorearem da Rússia imberbe, assentando-se nas estepes da Rússia Branca, e originando no russo um temperamento impulsivo e de espírito arraigado à sua terra, desconfiado dos estrangeiros e submisso a um poder autoritário.
    Este livro mostra como nasceu e se consolidou como país, girando em torno de czares até chegar ao comunismo, onde detalho suas intempéries no século XX não com a visão de um comunista, mas procurando desarticular conceitos arraigados e difundidos pelos que demonizam os responsáveis pelo fim da propriedade privada.
    Sabedor de que no Brasil o interesse se concentra primordialmente no maior fenômeno político do século XX - o comunismo na União Soviética -, este livro se mostra informativo, tanto para a faixa infantojuvenil quanto para a universitária, enveredando pela cultura russa para mergulhar em sua alma, na tentativa de desvendar o caráter sanguinolento com que construiu sua civilização permeada pela tragédia, a imprimir sua personalidade singular derramada em emotividade exacerbada ao longo de sua história, com a Igreja Ortodoxa nos seus calcanhares. Embora obras-primas tenham sido escritas, encenadas, compostas, pintadas e produzidas a partir do século XVIII, estiveram sujeitas à censura de czares de todos os gêneros e estilos que o destino até hoje reserva para a Rússia. Ato indigesto que foi punindo o seu cidadão que, de censura em censura, tornou-se um dos maiores consumidores de cultura do mundo. Contradição que consagra "A Rússia de Todos os Czares".
    Show book
  • Desenvolvimento infantil e parcerias - cover

    Desenvolvimento infantil e...

    Maria Do Carmo Freitas

    • 0
    • 0
    • 0
    EDUCAÇÃO  E  POLÍTICA
    
    Uma política adequada é essencial ao sucesso em qualquer rela-
    cionamento humano. 
    No relato desta experiência, a autora mostra a política educacional, operacionalizada em múltiplas estratégias pedagógicas, para engajar no Projeto Educacional a família e envolver a comunidade.
    Este livro – Educação Infantil e Parcerias – é o terceiro e último volume de uma série de três, que relata a experiência sobre Desenvolvimento Infantil nas Periferias. A autora relata como teceu uma rede de relacionamentos, através de formação de grupos de tarefas e grupos de apoio, com o objetivo do desenvolvimento infantil, mas colaborando com o desenvolvimento de todos, tendo como meta principal a elevação da auto-estima dos participantes.
    A autora também mostra que é possível realizar um trabalho científico, mesmo com poucos recursos materiais e humanos, lidando com criatividade e política adequadas à diversidade de situações e às diferenças individuais dos participantes.
    Confirma que com um trabalho de desenvolvimento humano nas periferias será possível qualificar a Escola Fundamental Pública, tanto em relação à alfabetização, que é a base do desenvolvimento dos conhecimentos curriculares, como em relação à conduta social do aluno, cujos elementos éticos e morais devem ser internalizados, através das vivências infantis – que são lúdicas, mas devem ser cientificamente planejadas por um profissional especializado.
    Mostra que só é possível desenvolvimento infantil se a ação  pedagógica abranger o ambiente interativo da criança. Neste livro é mostrado como fazer isso e se fornece todo o material necessário à orientação pedagógica dos pais,  coparticipantes da educação dos filhos.
                                                                                                                                                                                                   
    A  autora
    Show book