Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O romance da violência - sociologia das metamorfoses do romance policial - cover

O romance da violência - sociologia das metamorfoses do romance policial

José Vicente Tavares dos Santos

Publisher: Tomo Editorial

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro percorre uma genealogia da crítica literária e sociológica do romance policial. O livro segue um percurso analítico que vai de Charles Baudelaire até autores latino-americanos atuais. Descreve o romance do enigma, de Edgar Allan Poe a Conan Doyle; o romance hard-boiled, ou roman noir, de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, nos Estados Unidos dos anos de 1930; e o polar, na França, na Suécia e em outros países, a partir dos anos de 1960.Uma morfologia de um novo gênero literário, o romance da violência na Era da Mundialização das Conflitualidades, é aqui esboçada: a universalização do romance policial e do romance da violência. Múltiplas faces da crítica da sociedade contemporânea. Convidamos o leitor a comparar as análises aqui presentes com suas próprias experiências de leitura e seguir esta aventura sociológica, do enigma ao mistério.Compreender uma certa cultura da violência presente na América Latina é necessário para que se possa construir uma cultura da paz. Este livro é um estudo em Sociologia do Romance e tem como objeto o romance da violência na América Latina. O leitor encontrará análises de obras do realismo mágico que tiveram ditadores como personagens até romances de escritores contemporâneos como Carlos Fuentes (1928-2012) e Elmer Mendoza (1949-), do México; Ernesto Mallo, da Argentina (1948-); Fernando Vallejo (1942-), Jorge Franco (1962-) e Laura Restrepo (1950-), da Colômbia; e Rubem Fonseca (1925-2020) e Luiz Alfredo Garcia-Roza (1936-2020), do Brasil. Os romances aqui trabalhados permitem a identificação das figurações sobre a violência na modernidade tardia. Ainda que partindo dos elementos do romance policial (desde a novela do enigma ao roman noir dos anos de 1930 e o polar dos anos de 1960), a hipótese sustenta que está se configurando um novo gênero literário.
Available since: 07/12/2021.

Other books that might interest you

  • 100 citações sobre sexo - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre sexo -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Seleccionámos para si 100 grandes citações sobre sexo. É um cliché porque é verdade: Os homens pensam muito em sexo, a cada sete segundos, de acordo com alguns estudos. A exploração da nossa própria zona quente imaginativa mantém-nos ligados ao nosso eu sexual, mesmo quando a nossa vida sexual real é muito normal. O sexo é um assunto fascinante, para homens e mulheres : falamos sobre ele, pensamos sobre sexo, imaginamo-lo, sonhamos com ele, adoramos divertir-nos com ele, rimo-nos dele, etc. E, claro, o sexo com alguém que amamos é um dos momentos mais importantes numa vida humana. O nosso audiolivro vai entretê-lo, ouvindo e pensando naquelas citações muito apropriadas sobre sexo. Tire algum tempo para analisar e pensar sobre o que essas grandes mentes lhe dirão sobre sexo. Uma grande citação é muito semelhante a um grande pensamento e a um pequeno poema. Pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. O leitor de uma grande citação é forçado a pensar sobre o que acabou de ouvir. Ele tem de pensar sobre essas palavras e sobre o que elas significam. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e a poesia de algumas palavras. Um grande pensamento atinge um nível de universalidade. As citações atingem duramente a essência do ser humano. A citação certa pode ajudar-nos a ver alguns significados invisíveis de coisas ou assuntos. O leque de autores dessas 100 citações sobre sexo é muito grande: de Marilyn Monroe a Woody Allen, de Mae West a Anaïs Nin, Groucho Marx, Andy Warhol, de Oscar Wilde a Sigmund Freud, Sigmund Freud, Marquês de Sade, Ava Gardner e muitos mais. Aproveite o conhecimento e a inteligência de todos esses homens e mulheres !
    Show book
  • Na lavra do tabaco - cover

    Na lavra do tabaco

    Pop Stories, André João Antonil

    • 0
    • 0
    • 0
    Características de um movimento econômico pouco explorado nos estudos da história do Brasil são retratadas nesta seleção de textos do clássico "Cultura e Opulência no Brasil": o tabaco. Dentre outros aspectos, Antonil conta ao leitor sobre a semeadura e o trato da plantação, a confecção da chamada "corda" até a confecção e a qualidade do produto final.
    Show book
  • A batalha de Monte Caseros - Trechos selecionados de Rio da Prata e Paraguai: Quadros Guerreiros - cover

    A batalha de Monte Caseros -...

    Pop Stories, Moreira de Azevedo

    • 0
    • 0
    • 0
    Neste texto selecionado do livro "Rio da Prata e Paraguai: Quadros Guerreiros", o historiador Moreira de Azevedo retrata a vitória brasileira na batalha de Monte Caseros, destacando a abertura da navegação no rio da Prata e os ajustes fronteiriços entre o Brasil e os Estados do Prata.
    Show book
  • Introdução ao Pensamento de Erich Fromm - Coleção Esclarecimento 01 - cover

    Introdução ao Pensamento de...

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    Erich Fromm é um dos grandes pensadores do século 20 e se destacou por ter realizado uma psicanálise da sociedade moderna e por suas reflexões sobre o indivíduo, o caráter social, a liberdade, entre diversos outras questões fundamentais para o ser humano. Fromm abordou também o sentido da vida, a ética, e os caminhos para sair dessa sociedade enferma e que sufocam os indivíduos e os moldam para reproduzi-la. Nildo Viana apresenta uma introdução ao pensamento de Fromm, através de uma visão sintética e global. É uma obra indicada para todos que querem conhecer Erich Fromm, bem como a sua concepção específica de psicanálise, sociedade e humanismo.
    Show book
  • A Perseverança - cover

    A Perseverança

    Raymond Antrobus

    • 0
    • 0
    • 0
    A Perseverança é o notável livro de estreia do poeta Anglo-Jamaicano Raymond Antrobus. Atravessando história e continentes, estes poemas operam nas entrelinhas, o seu lirismo assombra-nos criando territórios novos e híbridos. A Perseverança é um livro sobre perda, língua contestada e louvor, onde elegias ao pai do poeta vão lado a lado com meditações sobre a experiência s/Surda. 
     
    Show book
  • Marxismo Contra Burocracia - cover

    Marxismo Contra Burocracia

    Rosa Luxemburg

    • 0
    • 0
    • 0
    Rosa Luxemburgo é um dos grandes nomes do marxismo e do pensamento político. Ela ficou famosa através de suas obras e militância política. A presente obra é uma seleção de textos em que ela trabalha diversas questões, tais como oportunismo, centralismo, burocracia, liberdade de crítica. O foco da análise e da intervenção crítica de Rosa Luxemburgo é o reformismo e revisionismo social-democrata, por um lado, e o jacobinismo leninista, por outro. Em ambos os casos emerge uma crítica da burocracia. Rosa Luxemburgo aponta para uma posição que retomava a ideia marxista de luta de classes e autoemancipação proletária, em seu vínculo com o marxismo, para refutar essas concepções pseudomarxistas.
    Show book