Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O romance da violência - sociologia das metamorfoses do romance policial - cover

O romance da violência - sociologia das metamorfoses do romance policial

José Vicente Tavares dos Santos

Publisher: Tomo Editorial

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro percorre uma genealogia da crítica literária e sociológica do romance policial. O livro segue um percurso analítico que vai de Charles Baudelaire até autores latino-americanos atuais. Descreve o romance do enigma, de Edgar Allan Poe a Conan Doyle; o romance hard-boiled, ou roman noir, de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, nos Estados Unidos dos anos de 1930; e o polar, na França, na Suécia e em outros países, a partir dos anos de 1960.Uma morfologia de um novo gênero literário, o romance da violência na Era da Mundialização das Conflitualidades, é aqui esboçada: a universalização do romance policial e do romance da violência. Múltiplas faces da crítica da sociedade contemporânea. Convidamos o leitor a comparar as análises aqui presentes com suas próprias experiências de leitura e seguir esta aventura sociológica, do enigma ao mistério.Compreender uma certa cultura da violência presente na América Latina é necessário para que se possa construir uma cultura da paz. Este livro é um estudo em Sociologia do Romance e tem como objeto o romance da violência na América Latina. O leitor encontrará análises de obras do realismo mágico que tiveram ditadores como personagens até romances de escritores contemporâneos como Carlos Fuentes (1928-2012) e Elmer Mendoza (1949-), do México; Ernesto Mallo, da Argentina (1948-); Fernando Vallejo (1942-), Jorge Franco (1962-) e Laura Restrepo (1950-), da Colômbia; e Rubem Fonseca (1925-2020) e Luiz Alfredo Garcia-Roza (1936-2020), do Brasil. Os romances aqui trabalhados permitem a identificação das figurações sobre a violência na modernidade tardia. Ainda que partindo dos elementos do romance policial (desde a novela do enigma ao roman noir dos anos de 1930 e o polar dos anos de 1960), a hipótese sustenta que está se configurando um novo gênero literário.

Other books that might interest you

  • Ato Poético - Poemas pela Democracia - cover

    Ato Poético - Poemas pela...

    Luis Maffei, Márcia Tiburi

    • 0
    • 0
    • 0
    Manifestação antifascista com cerca de 70 escritoras/es na forma de livro de poemas.Neste livro encontra-se gente que escreve. É uma nossa condição.Humana. E essa condição é política, queiramos ou não. A política, nestes tempos(assombrados? Assassinos? Desonestos?) em que muito do que nos assola querjustamente dirimir a força da política através da encenação de uma não políticaque é, no fundo, a pior espécie de política, precisa ser refeita. Escrita, reescrita.Com mãos e vozes que intervenham, pensem e se deixem afetar, propondopossibilidades novas de comum. Este tempo o exige.
    Show book
  • Vida de Polícia: uma história marcante - cover

    Vida de Polícia: uma história...

    Luiz Otávio Sanches

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra apresenta fatos e ocorrências complexas vivenciadas por um policial militar pelo período de mais de trinta anos de serviço na instituição. São situações que comoveram a vida do escritor, como por exemplo ocorrências de violência sexual contra crianças que o autor descreve nessa obra e muitas outras ocorrências marcantes.
    Show book
  • A Perseverança - cover

    A Perseverança

    Raymond Antrobus

    • 0
    • 0
    • 0
    A Perseverança é o notável livro de estreia do poeta Anglo-Jamaicano Raymond Antrobus. Atravessando história e continentes, estes poemas operam nas entrelinhas, o seu lirismo assombra-nos criando territórios novos e híbridos. A Perseverança é um livro sobre perda, língua contestada e louvor, onde elegias ao pai do poeta vão lado a lado com meditações sobre a experiência s/Surda. 
     
    Show book
  • Coaching na mediação de família - cover

    Coaching na mediação de família

    Glorita Cajaty

    • 0
    • 0
    • 0
    ‘Coaching na mediação de família’ é um guia que aborda como o Coaching pode ser utilizado no contexto da mediação de conflitos familiares, ajudando pessoas a resolverem seus problemas de forma não adversarial e sem a necessidade de judicializar afetos e desejos. Preservando vínculos afetivos, aprimorando um diálogo eficaz e não-violento, o livro promove a cultura da pacificação de conflitos de família através de métodos autocompositivos, em uma área claramente interdisciplinar e que se encontra em franco desenvolvimento no Brasil. A autora Glorita Cajaty é advogada e psicóloga, trabalha com Coaching desde 2005, tem especialização em psicoterapia, programação neurolinguística e Gestalt-terapia além de habilidades específicas na promoção de autoconhecimento, autorrealização e empoderamento feminino. Neste livro, resultado de estudos e práticas da pós-graduação em mediação de conflitos com ênfase em família, a autora apresenta ferramentas que podem ser usadas, de forma integrada - seja por coachs, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, pedagogos, operadores do Direito, mediadores, ou mesmo mães, pais, avós, irmãos – auxiliando quem deseja encontrar novas formas para solucionar conflitos de relacionamento sem a necessidade de uma decisão judicial, que quase nunca representa os reais interesses dos envolvidos em conflitos de família.
    Show book
  • Grafias da cidade na poesia contemporânea (Brasil-Portugal) - cover

    Grafias da cidade na poesia...

    Ida Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    A cidade, como a poesia, é palco desafiador que proporciona incontáveis reflexões e questionamentos. Pensando nisso, Ida Alves e Marleide Anchieta reúnem, neste livro, diversos ensaios de jovens pesquisadores que se propõem a discutir cidade e poesia de forma acentuada e comprometida, tendo como base os versos luso-afro-brasileiros de importantes nomes da poesia de nosso tempo, percorrendo múltiplos espaços urbanos.
    Show book
  • Como vender na crise - Os sete elementos para o sucesso em vendas - cover

    Como vender na crise - Os sete...

    Robison Lopo

    • 0
    • 0
    • 0
    Como vender na crise é um livro que vai tirar a crise de dentro de você. Após estudar várias crises, o autor traz nesta belíssima obra um conjunto de elementos que irão auxiliá-lo na difícil tarefa de se libertar da letargia provocada pela crise. A obra pretende dar um norte para que o leitor não permita que a crise no trabalho venha influenciar sua vida pessoal, e vice versa. O livro foi escrito para ser um manual AntiCrises. Você verá nesta obra vinte páginas dedicadas ao planejamento de metas, perceberá o quanto é fundamental exercitar o autocontrole para diminuir os impactos provocados por uma crise. Verá que o pré-julgamento é um combustível que alimenta a crise. Perceberá a importância de se organizar para que a crise não o pegue de surpresa ou o desequilibre financeiramente e psicologicamente.
    Show book