Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Sistemas de sonda de produção terrestre - Inspeção manutenção e integridade - cover

Sorry, the publisher does not allow users to read this book from the country from which you are connecting.

Sistemas de sonda de produção terrestre - Inspeção manutenção e integridade

José Antônio França De Araújo

Publisher: Interciência

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O sucesso da atividade em sonda exploratória e de produção dependerá da sua capacidade de melhorar substancialmente a confiabilidade operacional e a disponibilidade desse processo. Com o intuito de ter um melhor entendimento e controle do funcionamento de uma sonda terrestre, é indispensável ter uma visão geral dos seus principais sistemas envolvidos nessas atividades. Em uma sonda de perfuração e/ou produção, existem equipamentos individuais que podem ser agrupados nos seguintes sistemas: sistema de geração e transmissão de energia; sistema de elevação de cargas; sistema de circulação; sistema rotativo; sistema de controle do poço; sistema de monitoração e o sistema de sustentação de carga. Pode-se chamar esses sistemas de equipamentos críticos, pois uma falha inesperada de qualquer um deles poderá ocasionar perdas irreparáveis à saúde humana e ao meio ambiente. Rotinas de inspeção e manutenção devem ser elaboradas por profissionais experientes dentro de uma lógica que traduza cada ação preventiva em confiabilidade e segurança operacional. Ao conhecer o funcionamento e a importância desses sistemas, pode-se focar esforços gerenciais em treinamento da força de trabalho e pela priorização de inspeção e manutenção, de maneira a reduzir a frequência de acidentes por falha catastrófica ou pelo seu uso indevido.
Available since: 11/26/2019.

Other books that might interest you

  • Acessibilidade nas edificações do Setor de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC - colocando em prática o Decreto 5296 04 - cover

    Acessibilidade nas edificações...

    Rosemary Fernandes Fraga

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra nasceu dos questionamentos e da preocupação de uma sociedade mais igualitária, com um olhar mais equitativo ao acesso com segurança e autonomia aos espaços, edificações, equipamentos urbanos, transportes, informação, entre outros, permite que as pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida participem plenamente da sociedade com igualdade. Assim sendo, a Acessibilidade atitudinal, Acessibilidade arquitetônica, Acessibilidade metodológica, Acessibilidade instrumental, Acessibilidade programática, Acessibilidade nas comunicações e Acessibilidade natural se fazem essenciais, conforme a Lei 5692/04, que contribui na promoção à inclusão de todos na sociedade. Como professora de Orientação e Mobilidade, presenciamos por diversas vezes as agruras e as aventuras de quem necessita se locomover de forma segura e tranquila. Desta forma, levamos ao público, com esta obra, um incentivo a repensar a acessibilidade como algo inerente à sociedade, apesar de sabermos que existe uma grande lacuna, mesmo com as legislações e dispositivos, mas a mudança de consciência de todos fará com que avancemos cada dia mais para a equiparação de uma sociedade. Estes conceitos foram ainda mais lapidados no decorrer das aulas de mestrado e ainda é algo que traz inquietude.
    Show book
  • Brasil: terra ou país - Um livro que fala da natureza da degradação ambiental e convida a todos a refletir sobre a Mãe Natureza - cover

    Brasil: terra ou país - Um livro...

    Jorge Natureza

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma boa dica para quem quer ler livro sobre meio ambiente, para quem quer uma leitura sobre a natureza, sobre sustentabilidade e respeito à Mãe natureza. Livro escrito por Jorge Natureza que é um chamado ao respeito ao meio ambiente e uma declaração de amor à vida.BRASIL - TERRA OU PAÍS é uma narrativa  que enfatiza a necessidade do bem cuidar da terra, para colhermos os bons frutos que ela nos fornece.Este livro, como ressalta o próprio autor, não objetiva uma análise científica ou didática da matéria a que se propõe, mas serve de alerta para os apreciadores de uma boa leitura, convictos de que o nosso planeta, o nosso país e o lugar onde vivemos clamam por melhores condições e apreço no tratamento da terra da qual, intimamente, dependemos.Este livro,  apresenta uma visão mais real e interativa sobre a natureza, realçando as teias das relações do homem com o meio ambiente, mas evitando os excessos, em regra, idealistas, que tentam, pelo menos, entre certos aspectos, deturpar os conhecimentos da ciência.
    Show book
  • Conversas com o ChatGPT sobre Ciência para jovens: A Genética! - Descubra os segredos da vida com a ajuda da inteligência artificial - cover

    Conversas com o ChatGPT sobre...

    Paulo Dario

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro surge no seguimento de um conjunto de "conversas" com estas ferramentas, principalmente com o "chatGPT 4.0" mas também com o "Bard". É sabido que o chatGPT está barrado na sua pesquisa até determinado ponto no tempo e, por serem ferramentas de modelo de linguagem acabam por inventar e… muito, principalmente nas referências bibliográficas. No entanto, estão a surgir ferramentas acessórias que permitem aperfeiçoar e, até mesmo corrigir esta situação, ferramentas estas que certamente se tornarão muito mais poderosas no futuro, mas que atualmente são já uma realidade. Deste modo, usando todas estas ferramentas de IA criou-se um livro que pretende ser uma ferramenta pedagógica que responde a uma serie de perguntas que podem ser formuladas por estudantes do ensino secundário e do ensino superior, ou mesmo de pessoas apenas interessadas nestas questões, mas que não tem acesso ou predisposição para usar este tipo de ferramentas de IA.
    Show book
  • Natureza - A Bíblia do Naturalismo - cover

    Natureza - A Bíblia do Naturalismo

    Ralph Waldo Emerson

    • 0
    • 1
    • 0
    Ralph Waldo Emerson nasceu em 25 de maio de 1803 em Boston e foi um famoso escritor, filósofo e poeta americano. Foi pastor em Boston, mas, abandonou a atividade por divergências doutrinárias. 
    
    Natureza foi publicado em 1836 e é considerado um dos mais importantes trabalhos de Emerson e serviu de inspiração para importantes escritores como Walt Whitman, Emily Dickinson e Henry David Thoreau em Walden, um dos mais importantes clássicos americanos. 
    
    Esse livro é visto como um dos pilares do transcendentalismo e foi responsável por transformá-lo em um movimento cultural focado entre outras coisas, no respeito a natureza. Morreu em 27 de abril de 1882 em sua casa em Concord, Massachusetts nos Estados Unidos.
    Show book
  • Inteligência artificial - Processos de aprendizado de máquina aprendizado profundo e automação - cover

    Inteligência artificial -...

    John Adamssen

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro consiste em dois títulos, que são os seguintes: 
      
    Livro 1: Neste guia, você aprenderá sobre todos os conceitos básicos da inteligência artificial. Você aprenderá o que é, como funciona e de onde veio (ou, em outras palavras, como tudo começou). 
      
    Além disso, abordaremos algumas análises de dados e exemplos de inteligência artificial. Abordaremos várias etapas do processo analítico e veremos o que é necessário para que a inteligência artificial seja eficaz. 
      
    Por último, mas não menos importante, os problemas de segurança e privacidade serão trazidos à tona, pois a era de hoje é cheia de hackers, espionagem e roubo. Portanto, é obrigatório que esses dispositivos e sistemas sejam mantidos em segurança. 
      
      
      
      
    Livro 2: Muitas pessoas têm perguntas sem resposta sobre inteligência artificial. Hoje, a maioria dessas perguntas provavelmente será respondida. Preocupações serão abordadas e exemplos serão dados. Este livro começa com uma seção de perguntas e respostas sobre inteligência artificial. 
      
    Em seguida, passa a abranger aplicativos específicos artificialmente inteligentes, como chatbots e robótica. Essas páginas mostrarão detalhes de coisas que confundem a mente de muitas pessoas. Mas você não será deixado no escuro e aproveitará todos os benefícios desse conhecimento.
    Show book
  • Motor stirling: uma alternativa para a geração de eletricidade a partir da biomassa - cover

    Motor stirling: uma alternativa...

    Juan Ricardo Vidal Medina

    • 0
    • 0
    • 0
    Os baixos níveis de desenvolvimento nas regiões isoladas estão diretamente relacionados com a falta de energia elétrica (Bassam, 2001), é de grande importância a procura de tecnologias de geração de energia que possam subsidiar o desenvolvimento sustentável destas regiões.
    
    A inviabilidade econômica e ambiental dos sistemas de geração convencionais faz com que o fornecimento de energia elétrica nas regiões isoladas do norte do Brasil se torne cada dia mais complexo. Além disso, uma população conformada por assentamentos, em sua maioria dispersos e com poucas pessoas, faz mais evidente a inviabilidade dos sistemas de geração convencionais. Neste contexto, o problema do fornecimento energético não pode ser resolvido com tecnologias de grande escala, que por sua natureza precisam de sistemas de transmissão e distribuição e grandes consumidores, mas sim com um enfoque voltado para as tecnologias de pequena ou média escala e localizadas próximo dos consumidores. Enfoque que concorda com a definição dada por Barros et al. (2004) para os sistemas de geração distribuída.
    
    No caso destas regiões isoladas, a biomassa como fonte de combustível é outra variável a ser considerada no fornecimento energético. Esta variável, junto com suas vantagens econômicas e ambientais frente a outras fontes como os combustíveis fósseis, faz quase obrigatória sua consideração no momento de projetar sistemas de geração distribuída.
    Show book