Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A aurora da filosofia grega - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A aurora da filosofia grega

John Burnet, Vera Ribeiro

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Na mais remota Antiguidade, a ciência empírica e pragmática de diversos povos obteve conquistas esparsas e assistemáticas, mas foi o gênio grego que iniciou, em torno do século VI a.C., a busca de uma compreensão unitária e racional do universo. Nessa época, na Grécia, especulações filosóficas começaram a substituir as antigas construções mitológicas.

    A origem desse salto permanece enigmática, mas sua importância é inegável: foi o início de uma aventura intelectual decisiva na história humana, que perdura até hoje.


    Desses pensadores originários, comumente denominados pré-socráticos ? Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eleia, Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômenas, Pitágoras de Samos, Leucipo de Mileto, entre outros ?, só fragmentos, ou referências posteriores, chegaram até nós.


    Hegel lhes dedicou uma parte importante das suas Lições sobre a História da Filosofia, e sua interpretação teve grande influência. Depois, em 1878, Hermann Diels organizou cuidadosamente os materiais remanescentes, o que possibilitou análises mais sistemáticas. Nietzsche e Heidegger ocuparam-se deles extensamente.


    Em 1892, John Burnet, classicista escocês reconhecido por sua erudição, professor de grego na Universidade de St. Andrews, tradutor de Platão, publicou A Aurora da Filosofia Grega, em que organizou, traduziu e comentou os fragmentos, apresentando suas próprias interpretações, algumas das quais inovadoras. Propôs, por exemplo, que a ideia de que a realidade está na forma e não na matéria ? ou seja, a ideia platônica por excelência ? remonta a Pitágoras, embora só tenha sido claramente formulada na época da Academia. Assim, a filosofia de Sócrates estaria mais próxima à dos seus antecessores do que normalmente se pensa, e a própria denominação "pré-socráticos" poderia ser questionada.


    É certo que esses pensadores originários, que tentaram compreender o mundo de uma forma nova, não se lançaram em um caminho completamente inexplorado. Pontos de vista razoavelmente coerentes deviam existir, pois o mundo humano já era muito antigo quando a ciência e a filosofia começaram. Em particular, o mar Egeu tinha sido o centro de uma civilização desenvolvida desde a era neolítica uma civilização tão antiga quanto a do Egito ou a da Babilônia e superior a ambas na maioria das coisas que contam.


    Mesmo assim, diz Burnet, "algo novo ? aquilo a que chamamos ciência ? surgiu no mundo com os primeiros mestres jônicos. Eles foram os primeiros a apontar o caminho que a Europa tem seguido desde então. Uma descrição adequada da ciência seria dizer que ela consiste em ?pensar sobre o mundo à maneira grega?. É por isso que a ciência nunca existiu senão nos povos que sofreram a influência da Grécia."


    Esta edição da obra de John Burnet preservou cuidadosamente as citações gregas originais, apresentando as respectivas transliterações e traduções. Torna-se, assim, uma referência para estudiosos de várias áreas.


                        César Benjamin
Available since: 09/23/2021.

Other books that might interest you

  • 100 citações de Jean de la Bruyère - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Jean de la...

    Jean de La Bruyère

    • 0
    • 0
    • 0
    La Bruyère é famosa por uma obra única, Les Caractères ou les Meuurs de ce siècle (1688). Esta obra, constituída por uma colecção de pequenas peças literárias, é uma crónica essencial do espírito do século XVII. La Bruyère foi um dos primeiros escritores a destacar o estilo literário, desenvolvendo uma frase rítmica em que os efeitos da ruptura são predominantes. Este estilo encoraja a leitura em voz alta, dando a esta actividade o estatuto de juízo moral graças ao efeito retórico obtido pela leitura oral sobre os ouvintes. La Bruyère dedica uma secção inteira das Personagens aos efeitos perversos da eloquência. Muitos escritores têm seguido o caminho estilístico traçado por La Bruyère: de Marivaux a Proust e André Gide a Balzac. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Honoré de Balzac - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Honoré de Balzac...

    Honoré de Balzac

    • 0
    • 0
    • 0
    Honoré de Balzac é um mestre do romance francês, do qual abordou vários géneros, desde o romance filosófico com A obra-prima desconhecida até ao fantástico romance com A Pele da Tristeza ou o romance poético com O Lírio no Vale. Acima de tudo, ele destacou-se na veia do realismo, nomeadamente com Le Père Goriot e Eugénie Grandet, mas é um realismo visionário que transcende o poder da sua imaginação criativa. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • A Arte de Viver - cover

    A Arte de Viver

    Epiteto

    • 0
    • 0
    • 0
    Epicteto foi um conferencista que não deixou escritos filosóficos. Felizmente, os aspectos principais de sua filosofia foram preservados para as gerações futuras por um de seus dedicados alunos, o historiador Flávio Arriano. Arriano transcreveu meticulosamente em grego um número considerável de palestras de seu mestre para um amigo. Essas palestras, conhecidas como os Discursos [ou Diatribes], foram originalmente reunidas em oito livros, dos quais apenas quatro subsistiram até nossos dias. As palestras de Epicteto são uma das fontes mais importantes para compreendermos atualmente a filosofia estoica romana.
    Show book
  • Natureza - A Bíblia Do Naturalismo - cover

    Natureza - A Bíblia Do Naturalismo

    Ralph Waldo Emerson

    • 0
    • 0
    • 0
    Ralph Waldo Emerson nasceu em 25 de maio de 1803 em Boston e foi um famoso escritor, filósofo e poeta americano. Foi pastor em Boston, mas, abandonou a atividade por divergências doutrinárias. Natureza foi publicado em 1836 e é considerado um dos mais importantes trabalhos de Emerson e serviu de inspiração para importantes escritores como Walt Whitman, Emily Dickinson e Henry David Thoreau em Walden, um dos mais importantes clássicos americanos. Esse livro é visto como um dos pilares do transcendentalismo e foi responsável por transformá-lo em um movimento cultural focado entre outras coisas, no respeito a natureza. Morreu em 27 de abril de 1882 em sua casa em Concord, Massachusetts nos Estados Unidos.
    Show book
  • 100 citações de Stendhal - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Stendhal -...

    Stendhal

    • 0
    • 0
    • 0
    Henri Beyle, mais conhecido sob o pseudónimo de Stendhal é um escritor francês, conhecido em particular pelos seus romances Le Rouge et le Noir e La Chartreuse de Parme.Stendhal teria gostado de dedicar a sua vida ao devaneio, à "caça à felicidade", às artes e ao amor; bem, apesar de si próprio, ele teve uma vida agitada. Os seus romances Le Rouge et le Noir (1830), La Chartreuse de Parme (1839) e Lucien Leuwen (inacabado) fizeram dele, ao lado de Balzac, Hugo, Flaubert ou Zola, um dos grandes representantes dos romances franceses do século XIX. Nos seus romances, caracterizados por um estilo parcimonioso e apertado, Stendhal procura "a verdade, a verdade amarga" no campo psicológico, e acampa essencialmente jovens com aspirações românticas de vitalidade, força de sentimento e sonhos de glória. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Blaise Pascal - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Blaise Pascal -...

    Blaise Pascal

    • 0
    • 0
    • 0
    Matemático e filósofo, Blaise Pascal é uma das maiores mentes que alguma vez existiu. Publicou um tratado sobre geometria projectiva aos 16 anos de idade, antes de inventar a máquina de cálculo para ajudar o seu pai no seu trabalho. Pascal é creditado com importantes avanços na ciência, método científico, cálculo de probabilidade e filosofia. Os seus pensamentos são uma grande obra encontrada em páginas dispersas, e que toca muitos paradoxos: o infinito e o nada, a alma e a matéria, a fé e a razão... É aqui que encontramos a famosa aposta de Pascal, aquela que tem o poder de mudar toda uma vida. Estas 100 citações fornecer-lhe-ão a essência do seu pensamento, entre formulações marcantes e fulgurantes cheias de profundidade; mergulhe no trabalho de um filósofo essencial nos formatos mais práticos.
    Show book