Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Escravatura - Perguntas e Respostas - cover

Escravatura - Perguntas e Respostas

João Pedro Marques

Publisher: Guerra & Paz Editores

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Que sabemos nós sobre a história da escravatura dos africanos? E sobre o envolvimento de Portugal nessa história? Este livro traz até ao leitor português alguns dos resultados da mais recente investigação histórica. Não pretende ser uma história geral da escravatura – nem tal seria possível num livro de tão reduzida dimensão. Visa apenas clarificar vários pontos que são frequentemente mal-entendidos e responder, de forma tão simples quanto possível, a algumas perguntas sobre tráfico de escravos, escravidão e o envolvimento português nessas práticas. O livro constrói-se à volta de 24 questões e respectivas respostas, que irão permitir ao leitor ver que a história da escravatura é muito menos linear do que parece à primeira vista, que é mais surpreendente do que lhe fizeram crer e que não se dá bem com apressadas e vesgas culpabilizações.
Available since: 03/29/2020.

Other books that might interest you

  • Roubaram minha infância - cover

    Roubaram minha infância

    Freddy Siegfried Glatt

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro 'Roubaram minha infância' traz a história verídica de um sobrevivente singular da II Guerra Mundial: um menino com alguma sorte e muitos sonhos. Apesar de toda a atrocidade contra os judeus durante o Holocausto, a infância de Freddy Siegfried Glatt é permeada por momentos poéticos, singelos e inesquecíveis. Acontecem enquanto ele aprende a colher uvas em um vinhedo imenso, mesmo quando a guerra atravessava o mundo e sua família tentava fugir. Ou mesmo nos breves minutos em que ele furtava ovos de galinha e os furava com alfinete, sugando-os ainda crus e imaginando a surpresa dos donos do galinheiro. Por entre essas linhas, as palavras do autor passeiam pela diversidade dos espaços percorridos e dos idiomas adquiridos. Seus olhos de menino nos encantam e comovem.
    Show book
  • 100 citações de Nicolas Machiavelli - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Nicolas...

    Nicolas Machiavelli

    • 0
    • 0
    • 0
    O Príncipe é a mais famosa das obras de Maquiavel; dá instruções muito claras, precisas e realistas sobre como ganhar e manter o poder, a fortuna e a glória, por vezes à custa de outros. Escrito em 1513, é um dos tratados políticos mais temidos e odiados, considerado como sendo o primeiro trabalho em que o efeito que o líder deseja alcançar é tomado como mais importante do que qualquer ideal abstracto ou valor ético que o possa impedir de tomar medidas imorais. Seleccionámos para si 100 das melhores citações de O Príncipe, confiando que poderá usar a sua eficiência e esperteza para dirigir os seus próprios assuntos de uma forma poderosa sem cair numa armadilha moral.
    Show book
  • Guerrilha - o combate ao neoliberalismo e ao fascismo em 6 anos de crônicas Com detalhes das ações coletivas dos empregados da Petrobras (Repouso Remunerado e RMNR) e dos retrocessos no Plano de Cargos da empresa e na Petros - cover

    Guerrilha - o combate ao...

    Normando Rodrigues

    • 0
    • 0
    • 0
    Visões de conjuntura de uma sociedade complexa serão sempre necessariamente fragmentadas pelo olhar do analista. Assim, apesar da precedência – não necessariamente predominância – da esfera econômica sobre os demais complexos integrantes da totalidade social, por anos nossas "colunas" dedicaram-se o mais das vezes ao direito, numa abordagem tanto classista quanto crítica.Isso mudou em 2016, ano em que o Brasil experimentou a mais grave ruptura institucional de sua história desde a década de 1960, ruptura cujas consequências nefastas ainda afligem a maioria da população.A partir de então, em progressão geométrica, os direitos sociais escritos na Constituição, convenções internacionais, leis, e outras normas, incluídas convenções e acordos coletivos de trabalho, passaram a ter importância relativa cada vez menor. Quem rasga mais de 50 milhões de votos e destitui uma presidenta eleita sob pretexto insustentável, com muito mais facilidade lança famílias na miséria e maximiza o lucro de poucos, em favor de nossa sempre colossal desigualdade social.Em razão dos inúmeros retrocessos, nossa atenção se voltou dos efeitos sentidos pelos trabalhadores em suas vidas, para as causas, no esforço de tornar evidente a relação de causa e efeito entre a política e o mandato desta ou daquela força, de um lado, e o prato de comida de quem vende sua força de trabalho para viver, de outro.
    Show book
  • 100 citações de Miguel de Cervantes - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Miguel de...

    Miguel de Cervantes

    • 0
    • 0
    • 0
    Miguel de Cervantes é um romancista, poeta e dramaturgo espanhol. É famoso pelo seu romance The Ingenious Hidalgo Don Quixote of the English Channel, publicado em 1605 e reconhecido como o primeiro romance moderno. A sua grandiosa paródia de romances de cavalheirismo e a criação das míticas personagens de Dom Quixote, Sancho Panza e Dulcinéia, fizeram de Cervantes a maior figura da literatura espanhola e um dos romancistas mais eminentes do mundo. O seu romance Dom Quixote foi traduzido em mais de 140 línguas e dialectos. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais notáveis, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • O Mindset Empreendedor: Desenvolvendo uma Mente Rica inspirado nos Ensinamentos de Napoleon Hill - cover

    O Mindset Empreendedor:...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O mindset é a maneira como pensamos e nos comportamos. Ele influencia nossas ações e decisões, e pode ser um grande diferencial para o sucesso nos negócios.Empreendedores com um mindset positivo e proativo têm mais chances de superar obstáculos e alcançar seus objetivos. Eles são mais resilientes, persistentes e focados em seus resultados.Neste ebook, vamos explorar como a mentalidade influencia o sucesso nos negócios. Vamos nos inspirar na filosofia de Napoleon Hill, autor do livro "Mais esperto que o diabo", para criar um guia prático para empreendedores.Ao longo de 30 capítulos, vamos abordar temas como:O que é mindset empreendedorComo desenvolver um mindset de crescimentoA importância da resiliênciaA força da persistênciaEstratégias para enfrentar obstáculos
    Show book
  • Não-coisas - cover

    Não-coisas

    Byung-Chul Han

    • 0
    • 0
    • 0
    Este é o resumo de Não-coisas. O livro gira em torno de coisas e não-coisas. Desenvolve tanto uma filosofia do smartphone quanto uma crítica da inteligência artificial a partir de uma nova perspectiva. Ao mesmo tempo, recupera a magia do sólido e do tangível e reflete sobre o silêncio que se perde no ruído da informação.
    Show book