Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Práticas Curriculares Antirracistas - Temas em construção - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Práticas Curriculares Antirracistas - Temas em construção

Janaína De Azevedo Corenza

Publisher: Wak

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O livro “Práticas curriculares antirracistas: temas em construção” discute a importância do debate antirracista nas práticas pedagógicas nos diversos espaços educativos. A partir da preocupação em questionar os currículos escolares que são elaborados e praticados com viés eurocêntrico, negando conhecimentos que partem de outras referências, este livro traz diversas formas de abordar a temática a partir de experiências das professoras-autoras.

O discurso de mudança curricular é evidente, e as ações são urgentes. Os conteúdos aqui apresentados buscam colaborar com profissionais da educação que desejam fazer mudanças reais em seus projetos pedagógicos, seus planejamentos de trabalho ou, até mesmo, nas reuniões de equipe. Os artigos reforçam que os currículos, as políticas educacionais e as didáticas, de uma forma geral, contêm um padrão epistemológico eurocêntrico que nega conhecimentos, formas de ser e estar no mundo, além de repudiar suas múltiplas identidades.

Os artigos também apresentam algumas pistas, ressignificações e produções de crianças, jovens e adultos neste debate.  O racismo, o (in)sucesso escolar e as movimentações curriculares possíveis são apresentados. Com este objetivo, o livro reforça pesquisas vinculadas às práticas que inspiram e promovem outros currículos, outras aprendizagens e outros encaminhamentos pedagógicos. Convidamos cada profissional da educação a propor novas ações e reflexões a partir das experiências e das pesquisas descritas. Convidamos você a engrossar nossa voz!
Available since: 09/10/2021.

Other books that might interest you

  • TDAH (resumo) - cover

    TDAH (resumo)

    Donatella Arcangeli

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro é um resumo produzido a partir da obra original. Esta obra tem como objetivo trazer um panorama teórico para que os professores compreendam o funcionamento cognitivo de crianças e jovens com TDAH e para que possam aplicar técnicas educacionais e pedagógicas específicas e, portanto, mais eficazes para a sala de aula. O livro está dividido em 15 capítulos agrupados em três macrosseções: hiperatividade, impulsividade e desatenção, que são os comportamentos problemáticos típicos de crianças com TDAH na faixa etária de 6 a 11 anos. Inicialmente, o motivo de cada comportamento problemático é brevemente explicado, e em seguida a autora oferece indicações simples para o professor sobre as atitudes a adotar e evitar. Ao final de cada capítulo há conselhos de especialistas e um pequeno parágrafo de resumo com sugestões práticas para serem postas em prática imediatamente.
    Show book
  • Boas Práticas - cover

    Boas Práticas

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Este audiolivro foi criado com um único propósito, o de ajudar você a entender, definir e agir por boas práticas nos negócios, mas atividades profissionais e mesmo no cotidiano nas atividades pessoais e sociais. Este audiolivro se aplica a todos que desejem se tornar melhores pessoas e melhores profissionais.
    Show book
  • Relações luso-brasileiras - imagens e imaginários - cover

    Relações luso-brasileiras -...

    Ida Alves, Gilda Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro reúne estudos destacados, com abordagem teórica e crítica diversificada, considerando o muito que já se produziu e se continua a produzir sobre imaginário e imagem em diversos domínios e em diálogos inter e multidisciplinares, mas sobretudo preocupados com uma concepção de imaginário social que lança perguntas e formula algumas respostas para os impasses que o mundo luso- brasileiro vem atravessando na contemporaneidade. Buscamos organizá-los em linhas de reflexão que tratam da produção estética atenta à discussão política das relações luso-brasileiras, às imagens de nação, imagens de sujeitos, à invenção, desconstrução e circulação de imaginários, à crítica das culturas de língua portuguesa e às geografias da emoção: paisagens em movimento.
    Show book
  • Cegueira Deliberada - análise do elemento subjetivo do crime de lavagem de dinheiro no Brasil (um estudo a partir do acórdão da Ação Penal 470 - Escândalo do Mensalão) - cover

    Cegueira Deliberada - análise do...

    Maria Elisabete Fonseca Sampaio

    • 0
    • 0
    • 0
    A presente obra procura consolidar o entendimento de parte da doutrina que recepciona o dolo eventual como elemento possível para a identificação do fato típico. Neste patamar de entendimento, utiliza a Teoria da Cegueira Deliberada como equivalente ao dolo eventual. Descreve as principais características do crime de lavagem de dinheiro no Brasil, fazendo uma retrospectiva histórica de sua origem, assinalando o tratamento que é dado em alguns países ocidentais, com predominância na Espanha. Faz uma abordagem comparativa entre a primeira lei específica brasileira que trata do tema com as modificações ocorridas nestes mais de vinte anos (leis nº 9.613, de 03 de março de 1998 e a lei 12.683, de 09 de julho de 2012). Enumera os bens jurídicos tutelados e esclarece os principais pontos diferenciadores entre os possíveis elementos subjetivos deste tipo penal econômico. Apresenta alguns mecanismos de defesa contra o crime de lavagem de dinheiro e a relação com os elementos identificadores do tipo. Finalmente, traz uma análise do Acórdão da Ação Penal 470 com foco exclusivo sobre a Teoria da Cegueira Deliberada e como ela foi empregada nas decisões do Supremo Tribunal Federal à época. A autora espera contribuir com esta obra como um recurso a mais para a elucidação de pontos controversos e aspectos pouco abordados pela literatura nacional no combate ao crime organizado.
    Show book
  • Empreendedorismo: dicas & desafios - cover

    Empreendedorismo: dicas & desafios

    André Prado

    • 0
    • 0
    • 0
    Quando o assunto é empreendedorismo, alguns logo pensam em líderes notáveis, como: Elon Musk (Tesla), Jeff Bezos (Amazon), Larry Page e Sergey Brin (Google), Mark Zuckerberg (Facebook), Mary Kay Ash (Mary Kay), Joy Mangano (Ingenious Designs), Michael Dell (Dell), Bill Gates (Microsoft) e Steve Jobs (Apple), entre outros. No Brasil surgem à mente figuras célebres, como: Abílio Diniz (Pão de Açúcar), Silvio Santos (SBT), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Jorge Paulo Lemann (3G Capital), Alexandre Costa (Cacau Show), Cleusa Maria (Sodiê), Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim) e assim por diante. Todavia, existem muitos empreendedores anônimos espalhados em diversas localidades do mundo, atuando em empresas de menor porte com valiosa contribuição para a geração de empregos, renda e Produto Interno Bruto (PIB). Uma pessoa empreendedora pode inclusive atuar na economia informal ou trabalhar para uma organização. Embora ocorra em alguns casos, nem sempre quem empreende estará entre as pessoas mais ricas do mundo e tampouco terá todos os empreendimentos bem-sucedidos. Todavia, empreendedores são hábeis em desmontar operações que não dão resultados para criar novos negócios a partir de oportunidades que surgem. O que mais se destaca é o fato de que as mentes empreendedoras possuem um estado de espírito capaz de produzir mudanças positivas nas empresas e até mesmo na vida das pessoas que se relacionam direta ou indiretamente com este contexto.
    Show book
  • Ufa! Chega de dor - cover

    Ufa! Chega de dor

    Fabiola Peixoto Minson

    • 0
    • 0
    • 0
    Dez tipos de dor são totalmente esmiuçados pela especialista no assunto doutora Fabiola Peixoto Minson.
    Show book