Subscribe and enjoy more than 1 million books
Add this book to bookshelf
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Write a new comment Default profile 50px
Grey 902feb64d8b6d481ab8ddda06fbebbba4c95dfa9b7936a7beeb197266cd8b846
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced 7236434c7af12f85357591f712aa5cce47c3d377e8addfc98f989c55a4ef4ca5
Petróleo: a crise dos anos 80 - cover

Petróleo: a crise dos anos 80

Jaime Rotstein

Publisher: Digitaliza

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Ao mesmo tempo um documento histórico e uma visão atual de um problema seríssimo que não foi adequadamente enfrentado.

Da apresentação:

"O presente livro nasceu da necessidade. Explicando melhor: após ter escrito Álcool: Uma Agenda para o Presente, que operou uma espécie de conscientização da sociedade brasileira em face do problema representado pela dependência do petróleo importado, tudo levava a crer que seriam implementadas soluções racionais, em ritmo acelerado.
Caso as previsões otimistas do autor, com referência às reações da comunidade em geral e do Governo em particular, estivessem corretas, a situação energética do País, nos dias de hoje, seria menos sombria. Infelizmente, esse otimismo em relação à conscientização do povo e do Governo, no tocante ao desafio energético proposto à Nação, não teve correspondência senão no otimismo do Governo quanto à possibilidade de enfrentar a crise, sem medidas que envolvessem critérios de MOBILIZAÇÃO NACIONAL, conforme o ESTADO DE GUERRA decorrente da dependência total do País ao petróleo importado."

Other books that might interest you

  • Direito Internacional dos Investimentos - O tratamento justo e equitativo dos investidores - cover

    Direito Internacional dos...

    Ely Xavier

    • 0
    • 0
    • 0
    O tema da regulação internacional dos investimentos estrangeiros tem sido preocupação recorrente do Direito Internacional. Entretanto, ao longo das décadas, o Brasil optou por manter-se isolado desse regime internacional, de maneira que a questão permaneceu regulada inteiramente por um mosaico normativo disperso entre normas constitucionais e infraconstitucionais. Recentemente, o papel do Brasil como país também exportador de capitais levou à revisão das diretrizes de política externa em matéria de investimentos estrangeiros e à decisão de negociar e assinar acordos internacionais de investimentos.
    
    A análise empreendida neste livro parte dessa dualidade normativa: de um lado, discutem-se os esforços de regulação dos investimentos estrangeiros pelo Direito Internacional dos Investimentos, com sua estrutura formal dispersa em níveis distintos de normatividade e submetida a constantes readaptações e reconstruções; de outro lado, concentra-se na sistematização do Direito brasileiro aplicável à matéria. No âmbito material, destaque é dado ao padrão de tratamento justo e equitativo, cuja invocação no âmbito do Direito Internacional dos Investimentos contrasta com as incertezas sobre seu conteúdo e sobre sua compatibilidade teórica com o Direito brasileiro.
    Show book
  • O Segredo De Ser Feliz - cover

    O Segredo De Ser Feliz

    Aldivan Teixeira Torres

    • 0
    • 0
    • 0
    “O segredo de ser feliz” traz as linhas mestras referentes a várias profissões.Nelas,o leitor vai deparar-se com os prós e contras de cada eixo profissional facilitando a compreensão por meio de exemplos.Mais do que um manual,ele é um guia de identificação profissional muito útil especialmente para os estudantes,estudiosos em geral ou aqueles que queiram tentar mudar seu perfil procurando uma nova opção do mercado de trabalho.Eu desejo a todos uma boa leitura!”
    
    PUBLISHER: TEKTIME
    Show book
  • Laura Loft - Diário de uma Recepcionista - cover

    Laura Loft - Diário de uma...

    MARIO PERSONA

    • 0
    • 0
    • 0
    "Laura Loft - Diário de uma recepcionista" é um guia de atendimento ao cliente como você nunca viu! Um livro divertido e excelente fonte de referência para profissionais de diversas áreas. Enquanto você acompanha as confidências da recepcionista Laura Loft em seu diário, aprende as melhores práticas de atendimento ao cliente. 
    Apesar de ser direcionado a profissionais de atendimento na área da saúde em clínicas, consultórios e hospitais, "Laura Loft - Diário de uma recepcionista" traz conceitos que podem ser aplicados em qualquer segmento da indústria, comércio e serviços. Onde existir um cliente haverá uma Laura Loft buscando a excelência no atendimento.
    Show book
  • Fábulas volume 3 - cover

    Fábulas volume 3

    Aesop

    • 0
    • 0
    • 0
    Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.Fabulista grego do século VI a.C.. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico.A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C.. 
     
    Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilónia e o Oriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa. 
     
    Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas. 
     
    As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas. 
     
    (Adaptado da wikipedia por Vicente)
    Show book
  • Gerenciamento de projetos - cover

    Gerenciamento de projetos

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Este e-book foca em como pensar um projeto, como desenolvê-lo e como gerenciá-lo. Independente do tipo ou tamanho do projeto, independentemente de metodologias ou softwares de gerenciamento. Este curso é baseado na minha experiência de quase 3 décadas em coordenação de projetos.
    Show book
  • O Caminho para a Independência Financeira - cover

    O Caminho para a Independência...

    VIVER DE INVESTIMENTO

    • 4
    • 9
    • 0
    Alcançar a Independência Financeira certamente não é um objetivo fácil, mas também não é impossível. Em cada um desses onze capítulos você encontrará dicas de como ficar um passo mais perto deste objetivo. Se você quer saber como chegar até a independência financeira, passo-a-passo, este é o livro certo para você. 
    Eis uma prévia do que você vai aprender: 
    - O Que é Independência Financeira 
    - O Mito da Ganância 
    - O Poder dos Pensamentos 
    - Alfabetização Financeira 
    - Conhecendo Sua Situação Financeira 
    - Definindo suas Metas 
    - Pague-se Primeiro 
    - Orçamento da Independência Financeira 
    - Princípios de Investimentos 
    - Plano da Independência Financeira 
    - Aumentando sua Renda
    Show book