Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Em defesa da engenharia brasileira - cover

Em defesa da engenharia brasileira

Jaime Rotstein

Publisher: Digitaliza

  • 0
  • 1
  • 0

Summary

Documento histórico que mostra o que foi a luta pelo desenvolvimento da engenharia brasileira.

Do prefácio de Mario Joppert:

Cabe sem dúvida, ao autor deste livro, Eng.° Jaime Rotstein, a prioridade da campanha em favor dos engenheiros e das empresas brasileiras que exploram serviços de estudos e construção, ligados à Engenharia. Em seu discurso de 21 de dezembro de 1964, perante o Conselho-Diretor do Clube de Engenharia, de que é membro, expôs com inexcedível clareza a situação de inferioridade do tratamento por parte dos poderes públicos daqueles engenheiros e empresas, em relação a técnicos e entidades estrangeiras da mesma natureza profissional que recebem contratos de procedência oficial para trabalhar em nosso País.

Other books that might interest you

  • Tudo sobre informática Ed 20 - Videochamadas - cover

    Tudo sobre informática Ed 20 -...

    Edicase Publicações

    • 0
    • 0
    • 0
    Durante a pandemia do novo coronavírus, o distanciamento social se tornou extremamente importante para garantir a segurança de todos e poupar vidas. Consequentemente, as chamadas de vídeo entraram para rotina das pessoas em diversas partes do mundo. Elas são úteis para reuniões de trabalho, estudos e lazer. Por isso, nessa edição da revista Tudo Sobre Informática, você confere diversos conteúdos que vão lhe ajudar no momento de fazer uma ligação por vídeo. Confira como evitar que problemas técnicos atrapalhem a sua videoconferência. Veja também o passo a passo de como utilizar o Skype e o WhatsApp para fazer chamadas de vídeo. Descubra como as videochamadas transformaram o ensino e muito mais!
    Show book
  • Executivos não familiares na empresa familiar - cover

    Executivos não familiares na...

    Luis Lobão, Luciano Cansanção

    • 0
    • 0
    • 0
    A implantação da governança na empresa familiar requer, primeiramente, um planejamento bem estruturado. E, durante o processo de elaboração desse planejamento, é preciso diferenciar a família, a sociedade e a empresa. O objetivo deste volume da coleção Família e Negócios, é trazer referências importantes, bem como dicas e orientações em como trabalhar com executivos não familiares, e desta forma acelerar o processo profissionalização da empresa familiar. Vamos ser práticos, quantos casos você conhece de empresas familiares que contrataram executivos de mercado para liderar suas operações e acabaram se deparando com o insucesso e frustrações? Muitos!
    Show book
  • Os Direitos do Consumidor - cover

    Os Direitos do Consumidor

    Luiz Augusto Flores

    • 0
    • 0
    • 0
    Disponibilizamos o livro digital ilustrado colorido de história em quadrinhos do conhecimento ”Os Direitos do Consumidor”, cujo conteúdo foi editado com base na Lei Federal nº 8.078 de 11 de setembro de 1.990 e suas atualizações, lei também chamada de Código de Defesa do Consumidor. Transformados os termos jurídicos para linguagem simples, de fácil entendimento e leitura, apresentando seu conteúdo de leitura nos balões de diálogo entre a personagem uma consumidora e o personagem o jornalista da editora, que esclarece as dúvidas sobre o código de defesa do consumidor.
    Show book
  • Conquistando o Principado: Maquiavel e as Empresas Privadas e Instituições Públicas - cover

    Conquistando o Principado:...

    Vitor Hugo S. Plum

    • 0
    • 0
    • 0
    Mudam épocas e príncipes, mas a ambição do ser humano não muda. Se aperfeiçoa, para o bem e para o mal, sendo adaptáveis esses dois conceitos. No sentido Empresarial/Institucional, “O CHEGAR LÁ” pode levar as pessoas a irem ao FIM, por MEIOS nem sempre éticos. A utilização das formas de agir aqui descritas está ligada à sua índole, sua empatia ou falta dela; advêm da ótica do ser humano em relação aos seus semelhantes, as limitações ou extrapolações de qualquer ordem, seja moral, ética, religiosa, racial etc. O manuseio dos critérios de CERTO e ERRADO é de foro íntimo associado à sua formação. Para tornar evidente as forças existentes no ambiente de trabalho, a base da análise e comparação é o livro de Maquiavel: O PRÍNCIPE. Os conceitos outrora emitidos podem ser estendidos aos dias de hoje, e se perceberá como as lições transcritas por ele são impressionantemente atuais se olharmos para as Empresas Privadas/Instituições Públicas. Talvez você já tenha se utilizado de alguns dos estratagemas aqui demonstrados. A consciência pessoal é a responsável pela interpretação dos fatos aqui expostos. Atravessar o mar da competição é uma tarefa árdua, que se aprende navegando. Finalmente, para alcançar a sua meta, o princípio da atitude é começar a ler a primeira página deste livro. Ao final, você ficará surpreso ao encontrar o seu DESTINO FINAL.
    Show book
  • Capitalismo histórico e Civilização capitalista - cover

    Capitalismo histórico e...

    Immanuel Wallerstein, Renato Aguiar

    • 0
    • 0
    • 0
    "O capitalismo é, em primeiro lugar e principalmente, um sistema social histórico. Para entender suas origens, formação e perspectivas atuais, precisamos examinar sua configuração real. (...) Tentarei descrever o que o capitalismo tem sido na prática, como tem funcionado como sistema, por que se desenvolveu das maneiras como se desenvolveu e qual é seu rumo atual."
    
        Assim Immanuel Wallerstein inicia este livro, acessível e claro, que resume as ideias centrais de sua obra monumental, The Modern World-System. Sua análise não é essencialmente lógico-dedutiva, mas histórica. Realiza uma anatomia do capitalismo ao longo de cinco séculos, enfatizando a formação e o desenvolvimento de uma economia-mundo, voltada para a acumulação de capital e articulada em torno de cadeias mercantis hierarquicamente organizadas.
    
    
        Entre outros temas, Wallerstein analisa a integração de populações ao sistema, os processos de proletarização, a dinâmica da concorrência entre empresas, a relação entre a economia-mundo e os Estados nacionais territorialmente definidos, o papel das lutas de classes, do sexismo e do racismo, a incorporação da ciência à produção e a ideologia autojustificada do progresso.
    
    
        "Longe de ser um sistema natural", diz Wallerstein, "o capitalismo histórico é um sistema patentemente absurdo. Acumula-se capital para que se possa acumular mais capital. Os capitalistas são como ratos brancos em uma roda de gaiola, correndo cada vez mais rápido para poder correr cada vez mais rápido. Nesse processo, algumas pessoas vivem bem, mas outras vivem miseravelmente. (...) Quanto mais refleti sobre esse sistema, mais absurdo ele me pareceu."
    
    
        Estando perto de "mercantilizar tudo", a civilização capitalista "chegou ao outono de sua existência". Como todo sistema histórico, ela deixará de existir, em consequência de processos que exacerbam as contradições internas e produzem uma crise estrutural, que está em curso. Mas levará tempo para se exaurir. É a discussão final deste livro, que destaca três dilemas fundamentais do mundo atual: o dilema da acumulação, o dilema da legitimação política e o dilema da agenda cultural.
    
    
        Immanuel Wallerstein nasceu em 1930 em Nova York. Lecionou no Departamento de Sociologia da Universidade de Colúmbia, tendo como principal área de pesquisas, entre 1955 e 1970, o continente africano. Depois de envolver-se ativamente no movimento reformista da universidade em 1968, transferiu-se para a Universidade McGill, em Montreal, em 1971. Entre outras obras, publicou "Africa: the Politics of Independence" (1961), "Africa: the Politics of Unity" (1967) e "The Modern World-System" em três volumes (1974, 1980 e 1989). Desde 1976 é professor emérito de Sociologia na Universidade de Binghamton e diretor do Centro Fernand Braudel para Estudos de Economias, Sistemas Históricos e Civilizações. Foi presidente da Associação Internacional de Sociologia.
    
    
                            César Benjamin
    Show book
  • As Competências das Pessoas - cover

    As Competências das Pessoas

    Cláudio Queiroz

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro pretende abordar dezesseis competências pessoais no ambiente organizacional - comunicação falada e escrita, criatividade/inovação, empreendedorismo, gestão da informação, gestão da mudança, liderança, negociação, orientação ao cliente, orientação a resultados, relacionamento intra e interpessoal, tomada de decisão, trabalho em equipe, visão estratégica e visão sistêmica. A obra procura trazer, ainda, um roteiro para auxiliar o leitor na elaboração e no acompanhamento de seu plano de autodesenvolvimento.
    Show book