Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O Destino das imagens - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

O Destino das imagens

Jacques Rancière

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Neste livro, Jacques Rancière apresenta uma série de excursões que procuram averiguar o destino das imagens hoje, em uma sociedade ao mesmo tempo saturada de imagens e que começa a desconfiar delas. Ao contrário de uma importante linhagem de teóricos, ele postula uma teoria não midiológica da "visualidade" e defende uma alteridade das imagens que transita, por exemplo, entre o grande romance realista francês do século XIX (uma matriz do pensamento estético de Rancière) e o cinema de Robert Bresson.

    O filósofo engaja-se em uma teoria da arte como marca, inscrição e testemunho, que tem a fotografia e o cinema como emblemas. Relacionando o visível e o dizível, a tradição da "ut pictura poesis" (que pensa a relação entre as palavras e as imagens) é revista nos termos de uma teoria da obra de arte como inscrição testemunhal/imagética. Ele nos mostra ainda em que medida devemos ver a arte do regime pós-representativo, que denomina de estético, como uma ruptura com a hierarquia na qual as imagens estavam subordinadas aos textos. Ou seja, como pensar a relação entre palavras e imagens depois de Lessing e de seu tratado "Laocoonte", que deve ser visto como o auge (e também o esgotamento) da estética da representação.


    Rancière mostra que não faz sentido se pensar o irrepresentável hoje na chave do antigo regime imitativo da arte. Já para os pensadores românticos a arte não era representação de um objeto. Resta o desafio de se pensar o inimaginável e o não experienciável, como, por exemplo, o trauma: "O irrepresentável repousa justamente aí, na impossibilidade de uma experiência se expressar em sua língua própria."


                        Márcio Seligmann


Jacques Rancière é um dos filósofos mais respeitados da atualidade. Professor emérito da Universidade Paris VIII (St. Denis), dedicou-se a pesquisas sobre as classes operárias francesas e lutas políticas marginalizadas da história oficial. Atualmente tem explorado as relações entre estética e política, com ênfase nas artes visuais, em livros como "La Partage du sensible", "Le Spectateur émancipé", "Les Écarts du cinema" e "Aisthesis. Scènes du régime esthétique de l´art".


"O discurso que quer saudar as ?imagens? como sombras perdidas, fugitivamente convocadas da profundeza dos Infernos, deste modo parece as sustentar apenas ao preço de se contradizer, de se transformar num imenso poema que faz comunicar sem limite as artes e os suportes, as obras de arte e as ilustrações do mundo, o mutismo das imagens e sua eloquência. Por trás da aparência da contradição, é preciso olhar mais de perto o jogo dessas trocas."


                        Jacques Rancière
Available since: 03/11/2021.

Other books that might interest you

  • Uma Introdução à Arquitetura - cover

    Uma Introdução à Arquitetura

    Silvio Colin

    • 0
    • 0
    • 0
    Em linguagem coloquial e forma didática, o livro 'Uma introdução à Arquitetura', do autor Sílvio Colin, aborda os elementos preliminares da teoria da arquitetura, quais sejam - a forma arquitetônica em suas múltiplas manifestações e seus diversos conteúdos possíveis. Além disso, visando a orientação do estudo do tema traça um breve panorama da arquitetura ocidental no século XX em seus desdobramentos, desde as vanguardas até os mais recentes movimentos, como o pós-modernismo e o desconstrutivismo. Obra indispensável a professores e estudantes de arquitetura, que coloca em linguagem acessível as questões relativas à teoria e prática. Didaticamente dividido em cinco partes: o que é arquitetura, os sistemas, a forma, o conteúdo e panorama atual, contém ilustrações originais, uma bibliografia básica e um glossário.
    Show book
  • Da Semente à Paisagem - sensibilidade e técnica na Arquitetura Paisagística - cover

    Da Semente à Paisagem -...

    Fabio Bei

    • 0
    • 0
    • 0
    DA SEMENTE À PAISAGEM conta a trajetória da percepção humana sobre o entorno que nos rodeia a partir do olhar de um garoto jardineiro das fábulas do "João Pé de Feijão ". O garoto jardineiro cresceu e percebeu que cada jardim era composto por uma infinidade de sons, formas cores e sabores e que também trazia as impressões de quem cria, usa e observa esse jardim. Esse garoto percebeu também que esta semente continha um conjunto infinito de possibilidades e um conjunto de sementes formava uma paisagem.
    Show book
  • Finas flores - Mulheres letristas na canção brasileira - cover

    Finas flores - Mulheres...

    Jorge Marques

    • 0
    • 0
    • 0
    Finas flores – mulheres letristas na canção brasileira se dedica a investigar e ajustar o papel de compositoras mulheres na história da MPB. Mais próximas ao papel de musa, no máximo de intérpretes, nossas criadoras são, muitas vezes, secundarizadas num ambiente que associa, por vezes de modo indelevelmente arraigado, produção a masculino. Jorge Marques, que chega a seu terceiro livro, convida Dolores Duran, Maysa, Rita Lee, Fatima Guedes, Joyce e Adriana Calcanhoto para conversar com as mulheres, entendendo que o lugar delas só pode ser em primeiro plano.
    Show book
  • Egberto Gismonti Academia de Danças - Entrevistas a Charles Gavin Som do Vinil - cover

    Egberto Gismonti Academia de...

    Charles Gavin

    • 0
    • 0
    • 0
    'A íntegra das entrevistas de Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro para Charles Gavin e o programa Som do Vinil. As histórias por trás de um dos mais transgressores discos brasileiros, ''Academia de danças'' (EMI, 1974)''O sexto LP de Egberto Gismonti redefiniu a paisagem sonora de toda uma geração, no início dos anos 1970: se você era do rock, ele redirecionava você para o jazz; se você era do jazz, ele levava você para MPB; se você era da MPB, ele lhe recomendava a música clássica; se você era da música clássica, ele reenviava você direto pro rock — um moto contínuo.  Sou um dos que deve muito a este disco e à obra de Egberto Gismonti — Academia de Danças é um divisor de águals — realinhou a percepção, balanceou os ouvidos e derrubou barreiras, preconceitos e padrões que a cultura pop e seus respectivos veículos erguem, que nos impediam de seguirmos livres ideologicamente. '' Charles Gavin'
    Show book
  • Historia do fado ao Piano Portugal - cover

    Historia do fado ao Piano Portugal

    Mário Moita

    • 0
    • 0
    • 0
    O Fado é a canção nacional de Portugal. Neste e-book vai conhecer a tradição de 1870, quando o fado era tocado ao piano. Ficará a saber tambem muitas curiosidades deste género musical, consagrada pela Unesco como patrinónio imaterial da humanidade.
    Show book
  • Palavra de palhaço - cover

    Palavra de palhaço

    Ana Achcar, Dadá Maia

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro 'Palavra de Palhaço' nasceu de uma pergunta não respondida: do que precisa o palhaço? Resultado de encontros, perguntas e estudos para a formação de palhaço e de palhaçaria de circo, o livro - organizado e produzido sobretudo por palhaços - mostra os encontros que aconteciam na residência artística e na criação de exercícios cênicos a partir de falas, biografias, números, reprises, gags e cenas cômicas reproduzidos no último século no Brasil. O conteúdo foi reunido aos poucos, quase sempre depois de muita procura, cruzando dados coletados com dicas esparsas de profissionais da área. Nesse sentido, o livro celebra a palavra do palhaço e, através dela, busca-se o compartilhamento de tradições e trajetórias revividas nas narrativas, nas conversas e na redescoberta do poder do sorriso.
    Show book