Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O Destino das imagens - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

O Destino das imagens

Jacques Rancière

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Neste livro, Jacques Rancière apresenta uma série de excursões que procuram averiguar o destino das imagens hoje, em uma sociedade ao mesmo tempo saturada de imagens e que começa a desconfiar delas. Ao contrário de uma importante linhagem de teóricos, ele postula uma teoria não midiológica da "visualidade" e defende uma alteridade das imagens que transita, por exemplo, entre o grande romance realista francês do século XIX (uma matriz do pensamento estético de Rancière) e o cinema de Robert Bresson.

    O filósofo engaja-se em uma teoria da arte como marca, inscrição e testemunho, que tem a fotografia e o cinema como emblemas. Relacionando o visível e o dizível, a tradição da "ut pictura poesis" (que pensa a relação entre as palavras e as imagens) é revista nos termos de uma teoria da obra de arte como inscrição testemunhal/imagética. Ele nos mostra ainda em que medida devemos ver a arte do regime pós-representativo, que denomina de estético, como uma ruptura com a hierarquia na qual as imagens estavam subordinadas aos textos. Ou seja, como pensar a relação entre palavras e imagens depois de Lessing e de seu tratado "Laocoonte", que deve ser visto como o auge (e também o esgotamento) da estética da representação.


    Rancière mostra que não faz sentido se pensar o irrepresentável hoje na chave do antigo regime imitativo da arte. Já para os pensadores românticos a arte não era representação de um objeto. Resta o desafio de se pensar o inimaginável e o não experienciável, como, por exemplo, o trauma: "O irrepresentável repousa justamente aí, na impossibilidade de uma experiência se expressar em sua língua própria."


                        Márcio Seligmann


Jacques Rancière é um dos filósofos mais respeitados da atualidade. Professor emérito da Universidade Paris VIII (St. Denis), dedicou-se a pesquisas sobre as classes operárias francesas e lutas políticas marginalizadas da história oficial. Atualmente tem explorado as relações entre estética e política, com ênfase nas artes visuais, em livros como "La Partage du sensible", "Le Spectateur émancipé", "Les Écarts du cinema" e "Aisthesis. Scènes du régime esthétique de l´art".


"O discurso que quer saudar as ?imagens? como sombras perdidas, fugitivamente convocadas da profundeza dos Infernos, deste modo parece as sustentar apenas ao preço de se contradizer, de se transformar num imenso poema que faz comunicar sem limite as artes e os suportes, as obras de arte e as ilustrações do mundo, o mutismo das imagens e sua eloquência. Por trás da aparência da contradição, é preciso olhar mais de perto o jogo dessas trocas."


                        Jacques Rancière
Available since: 03/11/2021.

Other books that might interest you

  • Let's Elevate - Conheça Estratégias Geniais para Você Criar Acelerar e Escalar Negócios Lançar e Promover Produtos de Sucesso e Elevar seu Marketing ao Estado da Arte - cover

    Let's Elevate - Conheça...

    Leo Kades, Ramon Tessmann

    • 0
    • 0
    • 0
    Quer elevar o nível de seu negócio?
    Alcançar novos clientes?
    Arrasar nas estratégias de negócio?
    
    Este livro vai provocar um salto de performance em seu negócio!
    
    "Let's Elevate" vai mexer com suas estruturas. Vai desafiar o seu status quo. Vai mudar sua forma de pensar. 
    
    Esta obra vai provocar um salto de performance em seu negócio. Seja você um empreendedor iniciante ou um empresário experimentado, o conteúdo desta obra irá estimulá-lo a abandonar a sua zona de conforto e transformar a forma como você faz o seu marketing e desenvolve seu negócio. 
    
    Você irá aprender a criar e lançar produtos de sucesso, descobrir nichos lucrativos e elevar o seu marketing ao estado da arte. 
    Você saberá como traçar estratégias vencedoras e preparar seu mindset para alcançar objetivos desafiadores. 
    Aprenderá a turbinar suas habilidades e se tornar altamente magnético para seu potencial cliente. Se está parecendo interessante, isto é um sinal. Você foi fisgado. Não há como voltar atrás. 
    
    Prepare-se para levar seu negócio a um nível que você nunca sonhou. 
    
    Abra o livro e comece agora!
    
    .........................
    
    DEPOIMENTOS 
    
    "O Ramon se destaca, na minha opinião, por jogar para vencer, e não para cumprir tabela. Tive a oportunidade de participar de um evento ao vivo dele e posso testemunhar que ele cuida para que CADA detalhe, por menor que pareça, aconteça da melhor forma possível. Não é por acaso que ele conseguiu construir o que construiu." (Victor Damásio - Congresso de Afiliados)
    
    "Este livro vai lhe dar a visão necessária para fazer com que seu negócio seja uma belíssima criação. Um negócio que lhe dê orgulho como um filho bem-sucedido e encha os olhos dos seus familiares e amigos. Um negócio que cumpra o seu papel de transformar a sociedade". (Conrado Adolpho - Webliv)
    
    "O Ramon tem uma capacidade única de dar dicas certeiras e objetivas que se imediatamente aplicadas, geram um salto significativo na qualidade de seu marketing". (Luiz Passari - Japonês Online)
    Show book
  • Manual de A a Z para síndicos e moradores - cover

    Manual de A a Z para síndicos e...

    Angela Alencastro

    • 0
    • 0
    • 0
    Reunindo sua prática de gerente de produtos e de processos em empresas de grande porte, a autora decidiu compartilhar sua experiência e conhecimento para elaborar um manual que inclui de maneira clara e fácil todos os assuntos vinculados à administração de um edifício – seja empregados, elevadores, playground, assembleias, até ar-condicionado, segurança, água e animais de estimação.  Tudo com a legislação pertinente.
    Show book
  • Divagar Devagarinho - cover

    Divagar Devagarinho

    Fernando Mf Oliveira

    • 0
    • 1
    • 0
    “DIVAGAR, DEVAGARINHO” lança um olhar sobre a nossa cultura e tenta sondar a alma nacional através dessa linguagem universal - a música e a poesia. 
     
    Quer, também, através da perspectiva do homem e do profissional, da fé e do trabalho, analisar temas tão diversos e importantes quanto o Sistema Único de Saúde, o futuro da Humanidade, a alegria de viver, a motivação que dá sentido ao levantar em plena segunda-feira pela manhã.
     
    Não será “um samba do crioulo doido”, mas é um convite a que você entre na “roda” e celebre a vida, as crianças e as utopias - todos aqueles sonhos que impulsionam a Humanidade para o futuro, para o progresso, para a justiça e para a liberdade.
     
    Embalados por estes “acordes” e estas “letras”, desejo percorrer, devagarinho, porque assim devagarinho que a vida foi moldando tanto o profissional quanto o homem, alguns caminhos que o coração humano anseia encontrar, desesperado por achar alguma placa que indique a saída.
    Show book
  • O guerreiro invisível e outros contos do tempo - cover

    O guerreiro invisível e outros...

    Julia Grillo, Nicia Grillo

    • 0
    • 0
    • 0
    O guerreiro invisível e outros contos do tempo é uma bela coletânea que reúne contos escolhidos dentro do repertório arquimilenar da Arte da Palavra.O trabalho primoroso da coleção de histórias é fruto de longa maturação na escuta sutil do universo das narrativas de tradição oral.O livro é portanto um achado poético, um presente preciso que abre nossos olhos para a percepção dos invisíveis guerreiros que habitam nossa terra interior.
    Show book
  • Corpo Intruso - uma investigação cênica visual e conceitual - cover

    Corpo Intruso - uma investigação...

    Estela Lapponi

    • 0
    • 0
    • 0
    Você já se sentiu intrusa em algum lugar? Sentiu que, por algum motivo, sua presença provocou assunto, despertou curiosidade ou mesmo estranheza? Corpo Intruso é o que não está convidado. O que não é visto como parte. O que pode ser indigesto ao mesmo tempo que pode ter certo humor.Corpo Intruso, de Estela Lapponi, versa sobre a presença "não autorizada" - por quem?! - e, por isso, é transformadora. A partir da sua trajetória de atriz para artista DEF, a autora conta como o AVC, sofrido em plena cena, transformou não só sua  maneira de viver (n)o mundo e (n)a arte, como mostra a potência que é abandonarmos padrões e verdades coloniais. Como é potente nos permitirmos o desafio e deixarmos que as mudanças ocorram. Aticem. Explodam. E mudem os eixos. Sim, tudo no imperativo e no presente, porque o futuro é hoje e é urgente a constante evolução.Corpo Intruso chegou sem avisar, se impôs na carne quando a artista viveu em terras estrangeiras e se desdobrou em práticas artísticas nas diversas linguagens - performance, workshop, intervenção, palestra, curta-metragem - produziu pensamento, inventou Zuleika Brit, que virou verbo – zuleikar! – criando um modo descolonizado de existir - ¡Zuleikate!Corpo Intruso agora é livro. Essas faixas que agora estão em seus ouvidos são um convite de Estela a ressignificar e enxergar a estética própria e única da Arte produzida pelo corpo DEF (Pessoa com Deficiência).
    Show book
  • Historia do fado ao Piano Portugal - cover

    Historia do fado ao Piano Portugal

    Mário Moita

    • 0
    • 0
    • 0
    O Fado é a canção nacional de Portugal. Neste e-book vai conhecer a tradição de 1870, quando o fado era tocado ao piano. Ficará a saber tambem muitas curiosidades deste género musical, consagrada pela Unesco como patrinónio imaterial da humanidade.
    Show book