Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Nazareno Confaloni - arte & modernidade como experiência religiosa - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Nazareno Confaloni - arte & modernidade como experiência religiosa

Jacqueline Siqueira Vigário

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro propõe investigar apropriação do pensamento artístico do pintor italiano Frei Nazareno Confaloni (1917-1977) e sua atuação no contexto da modernidade em Goiás a partir da década de 1950, observando sua relação com os intelectuais ligados às instituições culturais do Estado, e consequentemente com os projetos de renovação artística, característica do ambiente artístico goiano do início dos anos de 1950. Parte do entendimento de como a crítica de arte interpreta o conjunto da obra do artista italiano radicado no Brasil, investiga a apropriação de Confaloni como ícone de modernidade e o associa ao mito fundador da Cidade de Goiânia. A autora aborda as questões que tratam de modernidade, modernização e modernismo como pontes para o entendimento do projeto moderno do Brasil, considerando como ponto principal o conceito de modernização conservadora com ênfase no cultural. Para tanto, observa o contexto de modernização da cidade de São Paulo durante a primeira metade do século XX para que se possa repensar a forma como Goiás assumiu os reclames de modernização nos idos dos anos de 1950 e 1960. Analisa a conjuntura das primeiras décadas da construção da cidade, as atividades relacionadas à criação da Escola Goiana de Belas Artes (EGBA) e o debate de intelectuais e artistas em torno de uma campanha modernista, na qual Confaloni é peça fundamental na construção do discurso do novo fundado em bases culturais. A partir de uma ideia da sacralização do humano e da humanização do Sagrado no pensamento artístico de Nazareno Confaloni faz uma interpretação analítica de suas obras baseada em acontecimentos históricos, explorando as tensões entre sua formação religiosa e artística, confrontando-as com os movimentos artísticos europeus e brasileiros e o pensamento religioso e sociopolítico na América Latina. Para além de sua construção como artista inaugural moderno, a pesquisa aponta as apropriações de Confaloni da conjuntura brasileira e latino-americana, avaliando-as como fundamentais para sua constituição como religioso e como artista.
Available since: 12/14/2021.

Other books that might interest you

  • Raiva - Portuguese Audio Book - cover

    Raiva - Portuguese Audio Book

    Dada Bhagwan

    • 0
    • 0
    • 0
    Anger management is a popular and necessary topic in today's world. In dealing with difficult people, in our family relationships, or in facing marriage problems, we simply do not know how to deal with anger!    When dealing with anger, we may wonder, "Am I right?" or "How can I make myself understood?" Some of our relationships can be said to be the very definition of conflict! Lacking conflict resolution skills, and out of a sense of powerlessness in our circumstances, we become angry.    In the Audio book "Anger", Gnani Purush (embodiment of Self knowledge) Dada Bhagwan offers the ultimate anger management techniques in the form of spiritual conflict resolution strategies. He gives numerous solutions for dealing both with our own anger, and the anger of others. In addition, Dadashri offers spiritual advice on how to handle difficult people, anger management tips, and relationship tips.
    Show book
  • O homem é o que ele pensa - cover

    O homem é o que ele pensa

    James Allen

    • 0
    • 0
    • 0
    Um bestseller clássico há décadas! 
      
    Durante mais de um século, o extraordinário trabalho de James Allen sobre o poder do pensamento inspirou pessoas de todos os domínios da vida. Este livro permanece único porque qualquer pessoa pode facilmente compreender e seguir os seus ensinamentos, e pôr em prática os métodos que aconselha. 
      
    O autor faz a afirmação ousada, mas simples, de que um homem pode ter sucesso se pensar sobre isso, e um homem pode falhar se pensar sobre isso também.  
      
    Neste audiolivro, irá descobrir como o pensamento molda o comportamento, as nossas relações com os outros e com o mundo ao nosso redor. 
      
    Além disso, você aprenderá: 
    - Como os seus pensamentos afectam as suas circunstâncias; 
    - Como melhorar a sua saúde mudando a sua maneira de pensar; 
    - Como controlar as suas emoções sem se machucar; 
    - Como viver em harmonia consigo mesmo e com os outros. 
      
    Este audiolivro pode ser breve, mas sua mensagem intemporal ajudará a todos a encontrar a fonte do sucesso e da felicidade, a satisfazer qualquer desejo e a criar uma nova realidade. 
      
    James Allen foi um escritor filosófico britânico conhecido por seus livros inspiradores e como um pioneiro do movimento de auto-ajuda. "O homem é o que ele pensa" está em produção em massa desde sua publicação em 1903. 
      
    Original title: As a Man Thinketh 
    (c) 2022 tradução Simone Telles, (c), (p) 2022 ABP Publishing
    Show book
  • Conhecer a lei da atracção (série de 2 livros) - cover

    Conhecer a lei da atracção...

    LIBROTEKA

    • 0
    • 0
    • 0
    Este Audiolivro é uma série de grandes êxitos da LIBROTEKA!  
    LIBROTEKA, foi inspirado para reforçar o desenvolvimento pessoal, a motivação, as finanças e tudo relacionado com o PODER DA NOSSA MENTE!  
    Esperamos que aprecie esta grande série dos melhores livros que se encontram na nossa biblioteca! 
    LIBROTEKA É INSPIRAÇÃO!  
    Desfrute, sonhe, viva e transforme o seu Ser!
    Show book
  • Os mortos - cover

    Os mortos

    James Joyce, Lorena Morgado

    • 0
    • 0
    • 0
    Último e mais longo conto da coletânea Dublinenses, Os mortos, de James Joyce, narra a ida de Gabriel Conroy e de sua esposa Gretta a uma tradicional festa de Natal na casa das tias de Gabriel. A partir das interações entre os convidados, com descrição de detalhes surpreendentes, Joyce retrata a vida da classe média da capital irlandesa no começo do século passado. Ao fim da festa, o casal retorna ao hotel onde pernoitará, e uma descoberta de Gabriel sobre o passado de Gretta o faz repensar a sua própria vida.
    Show book
  • Resumo Estendido - Cérebro De Buda (Buddhas Brain) - Baseado No Livro De Rick Hanson - cover

    Resumo Estendido - Cérebro De...

    Mentors Library

    • 0
    • 0
    • 0
    RESUMO ESTENDIDO: CÉREBRO DE BUDA (BUDDHAS BRAIN) - BASEADO NO LIVRO DE RICK HANSONVocê está pronto para aumentar seu conhecimento sobre CÉREBRO DE BUDA? Você quer aprender as principais lições deste livro de forma rápida e concisa?Você está pronto para processar as informações de um livro inteiro em apenas uma leitura de aproximadamente 20 minutos?Você gostaria de ter uma compreensão mais profunda das técnicas e dos exercícios do livro original? Então este livro é para você!CONTEÚDO DO LIVRO:Introdução ao Cérebro de BudaAs Bases Neurais da Felicidade DuradouraCultivando a Atenção Plena no CérebroNeuroplasticidade: Moldando a Mente para a Paz InteriorEquilibrando as Emoções com a Sabedoria do CérebroA Ciência da Compaixão e EmpatiaNeurociência da Aceitação: Encontrando a Paz no Momento PresenteCultivando a Gratidão no CérebroA Arte da Resiliência: Treinando o Cérebro para Lidar com DesafiosConectando-se com a Alegria Profunda do CérebroTransformando a Dor em Sabedoria: A Resposta do Cérebro à AdversidadeA Importância da Autocompaixão na NeurociênciaExpansão da Consciência: Explorando os Limites do CérebroMindfulness na Vida Diária: Integrando os Ensinamentos do Cérebro de BudaCultivando uma Mente Clara e Compassiva para uma Vida Plena
    Show book
  • Trauma E Estresse Em Tempos de Pandemia - cover

    Trauma E Estresse Em Tempos de...

    Juan Moisés De La Serna, Paul...

    • 0
    • 0
    • 0
    Frequentemente, as pessoas dizem que a pandemia de COVID-19 não tem precedentes. No entanto, de um modo geral, ela tem semelhanças com outras pandemias, com outras doenças e com outros estresses e traumas. De fato, cada situação de estresse e trauma ajuda a esclarecer todas as outras. Estamos no limiar de criar uma ciência de estresse e trauma. Neste livro indicamos como a atual pandemia se entrelaça com essa ciência, beneficiando-a e contribuindo com ela. Em outras palavras, embora nesta pandemia cada pessoa e cada comunidade sinta que seus sofrimentos sejam únicos, de fato eles se mesclam com outras áreas de sofrimento que podem beneficiar o nosso conhecimento coletivo. Neste livro, dois cientistas de diferentes partes do mundo se uniram para conjugar seus conhecimentos sobre estresse e trauma e, agregando suas observações atuais, aplicá-los na compreensão da pandemia. Uma vez que todas as situações traumáticas se sobrepõem, as lições da pandemia, reciprocamente, irão beneficiar outras situações de estresse e trauma. Portanto, o conteúdo deste volume é relevante para todas as situações traumáticas. O livro está dividido da seguinte maneira. O Capítulo 1 considera situações traumáticas anteriores, enquanto o Capítulo 2 as compara com a pandemia. O Capítulo 3 introduz a terminologia do estresse e trauma e aplica-a à pandemia. Os capítulos 4, 5 e 6 exploram a gama de processos de estresse e trauma e seus efeitos, do nível celular ao internacional. O Capítulo 7 explora a dialética entre morte e resiliência, enquanto o Capítulo 8 faz um resumo dos capítulos precedentes. Por último, o Capítulo 9 aplica a compreensão do estresse e do trauma à melhoria e tratamento das consequências da COVID-19.
    Show book