Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Nazareno Confaloni - arte & modernidade como experiência religiosa - cover

Nazareno Confaloni - arte & modernidade como experiência religiosa

Jacqueline Siqueira Vigário

Publisher: Edições Verona

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro propõe investigar apropriação do pensamento artístico do pintor italiano Frei Nazareno Confaloni (1917-1977) e sua atuação no contexto da modernidade em Goiás a partir da década de 1950, observando sua relação com os intelectuais ligados às instituições culturais do Estado, e consequentemente com os projetos de renovação artística, característica do ambiente artístico goiano do início dos anos de 1950. Parte do entendimento de como a crítica de arte interpreta o conjunto da obra do artista italiano radicado no Brasil, investiga a apropriação de Confaloni como ícone de modernidade e o associa ao mito fundador da Cidade de Goiânia. A autora aborda as questões que tratam de modernidade, modernização e modernismo como pontes para o entendimento do projeto moderno do Brasil, considerando como ponto principal o conceito de modernização conservadora com ênfase no cultural. Para tanto, observa o contexto de modernização da cidade de São Paulo durante a primeira metade do século XX para que se possa repensar a forma como Goiás assumiu os reclames de modernização nos idos dos anos de 1950 e 1960. Analisa a conjuntura das primeiras décadas da construção da cidade, as atividades relacionadas à criação da Escola Goiana de Belas Artes (EGBA) e o debate de intelectuais e artistas em torno de uma campanha modernista, na qual Confaloni é peça fundamental na construção do discurso do novo fundado em bases culturais. A partir de uma ideia da sacralização do humano e da humanização do Sagrado no pensamento artístico de Nazareno Confaloni faz uma interpretação analítica de suas obras baseada em acontecimentos históricos, explorando as tensões entre sua formação religiosa e artística, confrontando-as com os movimentos artísticos europeus e brasileiros e o pensamento religioso e sociopolítico na América Latina. Para além de sua construção como artista inaugural moderno, a pesquisa aponta as apropriações de Confaloni da conjuntura brasileira e latino-americana, avaliando-as como fundamentais para sua constituição como religioso e como artista.

Other books that might interest you

  • Introdução aos usos médicos da Cannabis - cover

    Introdução aos usos médicos da...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Em 1964, pela primeira vez um grupo de cientistas em Israel conseguiu isolar e sintetizar uma das moléculas mais polêmicas da planta de cannabis: o THC. A caracterização desta molécula com propriedades terapêuticas e efeitos altamente psicoativos, estabeleceu um marco na história da indústria da cannabis e inspirou muitos a continuar investigando. 
    Pesquisas realizadas até agora determinaram que esta planta vai definitivamente além do que muitos podem pensar. É uma planta em que se identificou um grande número de moléculas, cujas propriedades terapêuticas podem ser utilizadas para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas; e embora a comunidade científica mundial continue investigando os benefícios que a cannabis pode oferecer aos humanos, os avanços oferecem uma variedade de possibilidades, cujas evidências revelam seus indiscutíveis benefícios. 
    Neste audiolivro, você aprenderá por que as moléculas dessa planta são e podem ser realmente eficazes, descobrirá um sistema existente no corpo humano sobre o qual se fala muito pouco, dado que não faz parte da preparação dos centros de ensino de medicina. Aliás, você conhecerá o que seu corpo tem em comum com a planta e como o corpo processa essas moléculas, quando os derivados da planta entram no sistema. 
    Introdução aos usos médicos da cannabis, convida você a conhecer sobre alguns avanços médicos e científicos que determinam o uso adequado da cannabis para aliviar certos padecimentos, sintomas de doenças, distúrbios e algumas patologias. 
    O incentivamos também a descobrir as evidências que quebram com o esquema e o estigma que existe em torno da planta, conheça as novidades que permitiram o uso terapêutico da cannabis graças à educação, aos avanços da ciência, à tecnologia e à medicina.
    Show book
  • Gravidez carioca - cover

    Gravidez carioca

    Endy Martins De Araújo

    • 0
    • 0
    • 0
    É uma narrativa envolvente que, através do cotidiano de uma gestante, evidencia as principais dúvidas de muitas mulheres nessa fase tão especial da vida. E através do carinho e dedicação de uma médica apaixonada por sua profissão, Maria Angélica orienta-se e acalma-se durante o desenvolvimento do seu bebê. Embarque nessa aventura e oriente-se como Maria Angélica.
    Show book
  • Projeto Bebedouro: 50 anos de experiências de vida na construção da irrigação - cover

    Projeto Bebedouro: 50 anos de...

    Elijalma Augusto

    • 0
    • 0
    • 0
    Quando, como cientista social, o pesquisador para com vista a ouvir as histórias de vida dos irrigantes de Bebedouro, ele se permite entrar em um cenário de grandes realizações, onde os verdadeiros mitos são pessoas simples, agricultores e agricultoras que, diante de uma oportunidade para mudar sua história, não hesitaram e enfrentaram até a própria natureza para transformar sonhos em frutas exportadas para as mais nobres mesas do mundo. Descrever estas histórias de homem e mulheres que irrigaram a caatinga foi o desafio deste trabalho literário.
    Show book
  • Como falar em Público - cover

    Como falar em Público

    Vanessa Freitas

    • 0
    • 0
    • 0
    Com o uso de técnicas simples e estratégias de persuasão, todos podem ser ótimos oradores. Além de aspectos técnicos, a apresentação em público envolve questões emocionais, as quais precisam ser trabalhadas a fim de garantir o sucesso do trabalho. Aqui, você encontrará dicas valiosas para desenvolver a expressão em todas as suas formas: corporal, verbal, linguística e de organização do discurso, bem como estratégias para superar medos, ansiedades e inseguranças.
    Show book
  • Bom dia para você - com um sorriso - cover

    Bom dia para você - com um sorriso

    Flavio José Kanter

    • 0
    • 1
    • 0
    Os textos deste livro contemplam o relacionamento empático entre pessoas, com clientes e colegas. Há ideias sobre atitude frente à doença, o envelhecer, a morte, a tecnologia como instrumento coadjuvante, mas não substituta da relação entre as pessoas e seus médicos, de olho no olho. Finaliza com o agradecimento ao que o exercício da medicina lhe tem proporcionado nestas cinco décadas. Segundo o autor, este livro é mais uma dádiva que a medicina lhe propiciou.
    Os textos são curtos, cada um tem início e fim. A leitura pode seguir pela ordem em que se encontram, mas podem ser lidos de acordo com o interesse de cada leitor, indo e voltando aleatoriamente.
    Show book
  • A travessia do cotidiano - cover

    A travessia do cotidiano

    Ana Cristina Melo, Susana...

    • 0
    • 0
    • 0
    Fala-se tanto de empoderamento feminino, que acredito que ele se mostra na nossa força, na nossa garra, na nossa capacidade de nos reinventarmos, de superarmos os obstáculos, de desempenharmos as tarefas como se fossem todas nossas filhas e filhos, de como enfrentamos a idade, a passagem do tempo, a rotina quase nunca suave. Mostrar tudo isso através da nossa ficção, sem perder a doçura, a capacidade de acarinhar, de abraçar, de ser colo, de ser mãe, de ser filha, de ser amiga, torna-se possível por meio desta obra, não por acaso intitulada A travessia do cotidiano.Esta antologia traz 7 mulheres escrevendo seus contos com 7 protagonistas também mulheres. Espero que possam apreciar cada conto, não apenas no mês da mulher, mas em todos os dias, todos os anos, porque nos apoderamos do tempo e fazemos dele um grande parceiro, mesmo no meio do caos do cotidiano.
    Show book