Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Representação política e cidadania no espaço da lusofonia (séculos XIX e XX) - cover

Representação política e cidadania no espaço da lusofonia (séculos XIX e XX)

Isabel Corrêa Da Silva, Cláudia Viscardi, Filipa Alves Raimundo

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Neste volume a ideia de representação política é abordada nas suas várias dimensões, tanto no sentido teórico como empírico, e por uma variedade de perspectivas disciplinares que vão da História à Ciência Política. Abarcando uma espacialidade que se estende do Brasil a Moçambique, os contributos aqui reunidos são trabalhos de síntese de investigação já consolidada sobre o tema, mas também resultados e reflexões de pesquisa nova, decorrente de teses de doutoramento e de mestrado recentemente terminadas.

Other books that might interest you

  • Corrupção escancarada - cover

    Corrupção escancarada

    Kenji Mizutani

    • 0
    • 1
    • 0
    Se conseguíssemos avaliar todos os custos da corrupção e os desvios praticados, certamente este valor seria bem superior aos R$ 281,7 bilhões anuais apontados neste livro; o qual, por si só, já supera a meta fiscal de R$ 170,5 bilhões de gastos acima do orçamento de 2016. Isso mostra que a arrecadação anual do governo, mesmo em crise financeira, seria suficiente para cobrir todos os gastos sem cortes e não haveria necessidade de aumentar os impostos. Bastaria gastar melhor e reduzir, com todos os meios, os desvios e a corrupção.
    Show book
  • Gente do verão Parte 1: Solbjørg – Conto Erótico - cover

    Gente do verão Parte 1: Solbjørg...

    Ane-Marie Kjeldberg

    • 0
    • 0
    • 0
    A bailarina Solbjørg Viig tem agora quase 40 anos e, assim, chegou ao fim de sua carreira como dançarina solo. Ela e seu marido, o pastor comunitário Ulf, foram para a casa de praia no Mar do Norte para comemorar o início de uma nova fase da vida, em que a tranquila vida familiar deveria estar no centro. Mas Ulf é distante e contido, e Solbjørg se sente infeliz. Quando ela se machuca na praia, ela encontra o médico Jens Svart, e lentamente fica claro para ela que o amor pode ser algo completamente diferente e muito mais agradável do que o que ela conheceu antes.Nas belas casas de verão herdadas em Grå Klit, os moradores respiram os aromas do Mar do Norte e aproveitam o sol, como as famílias fazem há gerações. Mas estamos no final dos anos 1960 e há inquietação e uma liberdade desconhecida no ar, e tensões inesperadas surgem. O poder transformador do erotismo é irresistível, e a vida das pessoas no verão segue caminhos totalmente novos: novas formas de sexo, novos relacionamentos amorosos e mudanças de caminhos da vida."Gente do Verão" é uma série erótica de seis episódios.
    Show book
  • Partidos Sindicatos e Conselhos Operários - cover

    Partidos Sindicatos e Conselhos...

    Anton Pannekoek

    • 0
    • 0
    • 0
    Os partidos políticos e os sindicatos perderam grande espaço na sociedade moderna. Antes a crença nos sindicatos e no sindicalismo e seu potencial transformador era grande, bem como a ideia de um partido revolucionário que geraria a transformação social era defendida por milhares de ativistas. Porém, uma análise crítica do significado dos partidos e sindicatos já havia sido feito no início e decorrer do século 20. Pannekoek realiza duras críticas aos partidos e sindicatos e apresenta os conselhos operários como alternativa de organização dos trabalhadores na luta pela transformação radical e total das relações sociais.
    Show book
  • Diário de Uma Democracia - 600 Dias que Marcaram o País! - cover

    Diário de Uma Democracia - 600...

    Rafael Moia Filho

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro procura detalhar o período compreendido entre o fim do governo Temer e o começo das movimentações para a eleição presidencial de outubro de 2018, reproduzindo, através de vasta pesquisa e opiniões do autor e de jornalistas, todas as nuances vividas desde o momento do lançamento das candidaturas até o decorrer dos seiscentos dias de posse do novo governo. Uma trajetória que acabou se misturando com a pandemia do novo coronavírus, que tomou de assalto o mundo em que vivemos, trazendo ainda mais problemas do que alegrias em meio à gestão do novo governo federal. Escrito como se fosse um diário de bordo, este livro detalha a campanha eleitoral, a posse do novo presidente e as histórias que seguiram com o país, que mesmo com suas instituições democráticas funcionando nunca alcançou a tranquilidade que desejávamos. Traz à tona justamente as nuances que a nossa democracia vive mesmo após uma eleição democrática, livre, sem fraudes, com todas as garantias preservadas aos eleitores, candidatos e cidadãos do país. Tudo isso por conta da instabilidade emocional de um presidente que não tem a bagagem necessária para lidar com críticas e diferenças de opiniões, naturais no processo político e democrático. Um presidente que defendeu em público no plenário da Câmara Federal o torturador Carlos Brilhante Ustra. Que nunca admitiu que houvéssemos vivido uma Ditadura Militar, fruto de um golpe na noite de 31 de março ou na madrugada de 1º de abril, como querem alguns historiadores. Que, embora eleito pelo voto popular, prefere incitar seus seguidores a apoiar a reedição de um novo AI-5 – Ato Institucional nº 5, o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Neste turbilhão de confrontos e ódio, o país assiste à inércia de uma gestão que, ao invés de tentar resolver os graves problemas da nação, se limita a fingir que está em campanha eleitoral para 2022. Boa leitura.
    Show book
  • Sobre a História e Significado do Comunismo de Conselhos - cover

    Sobre a História e Significado...

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    O Comunismo de Conselhos foi uma corrente política forte no bojo da Revolução Alemã e depois de um trajeto histórico longo foi marginalizada e os escritos dos seus representantes foram retomados, a nível mundial, com as lutas sociais do final dos anos 1990 e início dos anos 2000, apesar de, no Brasil, já terem sido retomados pelos representantes do Marxismo Autogestionário. A obra de Nildo Viana visa combater as deformações que muitos efetivaram a partir disso, bem como o dogmatismo e ecletismo. Para tanto, o autor retoma a história do comunismo de conselhos, apresentando sua formação e suas três fases, bem como o seu significado e teses fundamentais.
    Show book
  • Manifestações no Brasil - as ruas em disputa - cover

    Manifestações no Brasil - as...

    Adriano de Freixo

    • 0
    • 0
    • 0
    Em 2013, como não acontecia desde muito tempo, as ruas brasileiras foram tomadas por manifestações cuja demanda, em princípio, era que as passagens de ônibus não sofressem aumento, mas cujo arco de protesto e reivindicação foi logo exponencialmente ampliado, tocando desde a Copa do Mundo do ano seguinte à corrupção da classe política. Anos depois, verifica-se que 2013 não representou um fato isolado, mas abriu portas para uma nova relação de parcelas da sociedade com seus desejos e frustrações: as ruas continuam, hoje, ocupadas, recebendo uma agravante disputa que vem modificando, dia após dia, a face do Brasil.
    Show book