Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Ignácio Rangel - Obras reunidas vol1 - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Ignácio Rangel - Obras reunidas vol1

Ignácio Rangel, César (Org) Benjamin

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Ignácio Rangel (1914-1994) foi o mais criativo e original analista da economia brasileira. Depois de participar da Revolução de 1930, integrou a Aliança Nacional Libertadora (ANL), colocada na ilegalidade em 1935. Na prisão, estudou história e economia como autodidata. Iniciou então uma revisão crítica das principais teses defendidas pela esquerda. Sempre se considerando um socialista, passou a buscar a especificidade do desenvolvimento brasileiro, recusando a simples adaptação de teorias importadas.

    Esse esforço o levou a construir um quadro analítico próprio, diferente de todas as correntes de pensamento então existentes. Enfrentou sozinho o debate. Usou de forma extremamente criativa ideias teóricas de Adam Smith, Karl Marx, John M. Keynes e Joseph Schumpeter. Defendeu a ousada hipótese de Nicolai Kondratiev, recusada pela escola soviética, de que o desenvolvimento capitalista obedece a ciclos longos, gerados pelas economias centrais, que são aquelas capazes de criar novas tecnologias. Incorporou essa hipótese como pano de fundo de sua reinterpretação da história do Brasil. Essa independência custou-lhe considerável solidão intelectual e tornou mais difícil a difusão de sua obra.


    A militância intelectual de Rangel se estendeu ao Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb), a centros universitários e ao Clube dos Economistas. Mas, além disso, ele foi também um homem de ação. Trabalhou em várias instituições decisivas para o surto de desenvolvimento que o Brasil experimentou no segundo após-guerra. Na assessoria econômica de Getúlio Vargas, ajudou a elaborar os projetos da Petrobras e da Eletrobras. Como chefe do Departamento Econômico do BNDE (hoje BNDES), participou da execução do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek. No Conselho de Desenvolvimento, coordenou uma série de estudos e análises oficiais sobre a economia brasileira.


    As contribuições mais decisivas de Rangel podem ser agrupadas em cinco grandes temas: a hipótese da dualidade básica, os estudos sobre a dinâmica capitalista, a reinterpretação da inflação brasileira, o debate sobre a questão agrária e o papel do Estado na economia. O primeiro desses temas ocupa um lugar central no pensamento de Rangel, que mostra ali toda a sua originalidade. Quando "Dualidade básica da economia brasileira" foi publicada, Alberto Guerreiro Ramos assim reagiu: "O Autor descobriu a lei básica da formação econômica do Brasil."


    Rangel extrai consequências importantes da nossa condição periférica. Para ele, a dinâmica histórica brasileira se distingue dos casos clássicos porque os processos sociais, econômicos e políticos não decorrem apenas da interação entre desenvolvimento das forças produtivas e relações de produção internas ao país, mas também da evolução das relações que este mantém com as economias centrais. As relações externas são determinantes do desenvolvimento das forças produtivas internas e, consequentemente, também das relações de produção internas. Essa dupla determinação produziria uma dualidade estrutural na economia e na sociedade brasileiras, cujos movimentos relacionam-se aos ciclos longos de Kondratiev. A publicação da Obra Reunida de Ignácio Rangel, em dois alentados volumes, nos enche de orgulho.


                        César Benjamin
Available since: 05/04/2021.

Other books that might interest you

  • Psicologia sombria - Poderosas técnicas de controle mental e persuasão - cover

    Psicologia sombria - Poderosas...

    Amanda Grapes

    • 0
    • 0
    • 0
    Homens e mulheres não são os mesmos. Todos sabemos que eles pensam de maneira diferente. Mas como eles usam esses padrões de pensamento para conseguir o que querem? Como eles convencem o outro gênero a dar o que desejam? É aqui que alguma psicologia humana será útil. As diferenças serão abordadas no primeiro capítulo deste livro. 
      
    Seguindo em frente, serão discutidos alguns conceitos falsos sobre controle mental, bem como técnicas de persuasão sobre as quais você talvez nunca tenha ouvido falar. As razões pelas quais as pessoas escolhem comprar ou fazer alguma coisa são algo que será um fator determinante para a compreensão da psicologia da persuasão. É isso que você aprenderá.
    Show book
  • 100 citações de Edmond e Jules de Goncourt - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Edmond e Jules...

    Edmond e Jules de Goncourt

    • 0
    • 0
    • 0
    Jules de Goncourt, e o seu irmão Edmond de Goncourt, são escritores franceses, na origem da Académie Goncourt, que atribui o prémio com o mesmo nome todos os anos. Parte do seu trabalho foi escrito em colaboração entre irmãos. As obras dos irmãos Goncourt pertencem à corrente do naturalismo. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Rádio Fluminense FM - a porta de entrada para o rock bras nos anos 80 - cover

    Rádio Fluminense FM - a porta de...

    Maria Estrella

    • 0
    • 0
    • 0
    A história da emissora que ficou conhecida como 'A maldita'. O relato mostra como funcionavam as rádios cariocas antes da chegada da Fluminense FM, em 1982, e como a rádio influenciou a criação de novas bandas como Bacamarte, Celso Blues Boy, Grupo Rumo e Dorsal Atlântica. A segunda edição, sem CD, lançada em Tributo aos 30 anos da Maldita, no dia 6 de abril, com show de rock  no Parada da Lapa.
    Show book
  • Enterro dos ossos - histórias - cover

    Enterro dos ossos - histórias

    Roberto de Castro Neves

    • 0
    • 0
    • 0
    'Enterro dos ossos reúne histórias recentes, antigas, inesperadas, engraçadas, todas inesquecíveis. Este é o segundo livro de contos de Roberto Castro Neves. O primeiro, Baleia Branca,  recebeu entusiasmados elogios de Otto Lara Rezende, Fernando Sabino e Rubem Braga. O autor tem uma temática constante: protagonista masculino às voltas com questionamentos profissionais, perturbações familiares e relacionamentos amorosos, a tríade que preenche a vida de todos nós. Mas ao contrário do que possa parecer, esse cotidiano se transforma, pelas hábeis mãos do autor, num delicioso mergulho na imaginação e na memória de Roberto.   '
    Show book
  • 500 citações de grandes filósofos do século 18 - Recolha as melhores citações - cover

    500 citações de grandes...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Familiarize-se com os filósofos mais importantes do século XVIII através de uma cuidadosa selecção de 500 citações, introduzindo as suas principais ideias e delineando com clareza a estrutura do seu trabalho. Descubra novos aspectos ou aprofunde-se nos pensamentos de Adam Smith, Denis Diderot, Georg Christoph Lichtenberg, Nicolas de Chamfort, Pierre Augustin Caron de Beaumarchais, para expandir a sua mente e conhecimento sobre a nossa cultura.
    Show book
  • 100 citações de Stefan Zweig - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Stefan Zweig -...

    Stefan Zweig

    • 0
    • 0
    • 0
    Stefan Zweig é um escritor, dramaturgo e jornalista austríaco. Amigo de Sigmund Freud, Arthur Schnitzler, Richard Strauss, Stefan Zweig foi membro da intelligentsia judaica vienense antes de deixar o seu país natal em 1934, com cinquenta e três anos de idade, devido à ascensão do nazismo. Como refugiado em Londres, continuou a sua obra literária lá, como biógrafo (Joseph Fouché, Marie Antoinette, Marie Stuart) mas sobretudo como autor de romances e contos: Amok, La Pitié dangereuse, La Confusion des sentiments, Le Joueur d'échecs. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book