If you like reading, you will LOVE reading without limits!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Read online the first chapters of this book!
All characters reduced
A dimensão econômica da soberania sob a perspectiva de sua dimensão política - cover

A dimensão econômica da soberania sob a perspectiva de sua dimensão política

Gustavo Granado

Publisher: Gramma

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Como avaliar se um Estado é soberano sob a perspectiva econômica? Como compreender o que, de fato, significa ser economicamente soberano? Qual o seu conceito? É possível estabelecer um critério objetivo para medir a soberania econômica? Já oferece os primeiros elementos necessários para compreender as características inerentes à dimensão econômica da soberania. Sem dúvida, outra fonte de estudo são as teorias das relações internacionais, pois nelas a análise não é feita unicamente por base da política, mas também pela base econômica e, portanto, também fornece elementos para construir um conceito da dimensão econômica da soberania.

Com base nessas duas análises iniciais, dimensão política e as teorias das relações internacionais, este livro então pretende inaugurar um longo processo coletivo de construção do conceito da dimensão econômica da soberania, de forma que já seja aqui possível identificar os elementos mínimos necessários para promover uma análise criteriosa e uma sugestão propedêutica para um conceito de soberania que incorpore a sua dimensão econômica.

Other books that might interest you

  • A cabeça do investidor - Conheça suas emoções para investir melhor - cover

    A cabeça do investidor - Conheça...

    Vera Rita De Mello Ferreira

    • 0
    • 0
    • 0
    O foco do livro é como a cabeça das pessoas funciona quando têm que tomar decisões sobre seu dinheiro e investi-lo, em especial no mercado financeiro. E nossa lente de aumento se detém justamente no mau funcionamento da mente nesses momentos.
    Show book
  • Empresas válidas - Como elas alcançam resultados superiores ao servirem a sociedade - cover

    Empresas válidas - Como elas...

    Nélio Arantes

    • 0
    • 0
    • 0
    Segundo a visão econômica clássica, o objetivo maior de toda empresa é a maximização dos lucros. Infelizmente, grande parte dos executivos e empresários ainda hoje administra suas empresas tendo isso em mente. Tal modelo, porém, torna-se cada dia mais inadequado em uma época marcada por profundas transformações, por clientes bem informados e exigentes, por preocupações com o meio ambiente e pela valorização da saúde e do bem-estar de comunidades, famílias e pessoas.
    Show book
  • Direito Internacional dos Investimentos - O tratamento justo e equitativo dos investidores - cover

    Direito Internacional dos...

    Ely Xavier

    • 0
    • 0
    • 0
    O tema da regulação internacional dos investimentos estrangeiros tem sido preocupação recorrente do Direito Internacional. Entretanto, ao longo das décadas, o Brasil optou por manter-se isolado desse regime internacional, de maneira que a questão permaneceu regulada inteiramente por um mosaico normativo disperso entre normas constitucionais e infraconstitucionais. Recentemente, o papel do Brasil como país também exportador de capitais levou à revisão das diretrizes de política externa em matéria de investimentos estrangeiros e à decisão de negociar e assinar acordos internacionais de investimentos.
    
    A análise empreendida neste livro parte dessa dualidade normativa: de um lado, discutem-se os esforços de regulação dos investimentos estrangeiros pelo Direito Internacional dos Investimentos, com sua estrutura formal dispersa em níveis distintos de normatividade e submetida a constantes readaptações e reconstruções; de outro lado, concentra-se na sistematização do Direito brasileiro aplicável à matéria. No âmbito material, destaque é dado ao padrão de tratamento justo e equitativo, cuja invocação no âmbito do Direito Internacional dos Investimentos contrasta com as incertezas sobre seu conteúdo e sobre sua compatibilidade teórica com o Direito brasileiro.
    Show book
  • Em defesa da engenharia brasileira - cover

    Em defesa da engenharia brasileira

    Jaime Rotstein

    • 0
    • 0
    • 0
    Documento histórico que mostra o que foi a luta pelo desenvolvimento da engenharia brasileira.
    
    Do prefácio de Mario Joppert:
    
    Cabe sem dúvida, ao autor deste livro, Eng.° Jaime Rotstein, a prioridade da campanha em favor dos engenheiros e das empresas brasileiras que exploram serviços de estudos e construção, ligados à Engenharia. Em seu discurso de 21 de dezembro de 1964, perante o Conselho-Diretor do Clube de Engenharia, de que é membro, expôs com inexcedível clareza a situação de inferioridade do tratamento por parte dos poderes públicos daqueles engenheiros e empresas, em relação a técnicos e entidades estrangeiras da mesma natureza profissional que recebem contratos de procedência oficial para trabalhar em nosso País.
    Show book
  • Diretrizes de auditoria ambiental - cover

    Diretrizes de auditoria ambiental

    Celso Maran de Oliveira

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro se propõe a ser um contributo nos campos científico e profissional. No campo científico, por ser um movimento relativamente recente, mesmo em nível internacional, suscita reflexões no meio científico, na forma de discutir a importância da auditoria como instrumento de apoio à gestão e à atuação ética dos profissionais envolvidos na auditoria, bem como o papel que a auditoria ambiental desempenhará na gestão corporativa. No campo profissional, o objetivo é proporcionar reflexões aos profissionais da área sobre o contributo da auditoria ambiental para a gestão mais eficaz, bem como o reconhecimento das funções destes profissionais, internos ou externos, ligados à auditoria.
    Show book
  • Brasil Século XXI - cover

    Brasil Século XXI

    Jaime Rotstein

    • 0
    • 1
    • 0
    Se existe uma palavra repetida pelos quatro cantos do mundo hoje é, sem dúvida, globalização. Padronizam-se costumes, hábitos e consumos. Tenta-se aplicar soluções iguais para problemas diferentes. Estamos vivendo uma experiência onde o laboratório é o Planeta Terra. E um dos pontos mais polêmicos desta nova realidade é o desenvolvimento sustentado.
    Neste livro, o engenheiro Jaime Rotstein nos alerta sobre os caminhos para a questão energética brasileira. Na sua visão, o Brasil não deve mais seguir modelos impostos e sim começar a procurar sua própria identidade na exploração de energias limpas e renováveis.
    Uma luta que começa quando foi membro da Comissão Nacional de Energia, onde defendeu arduamente o PROÁLCOOL. Luta que prossegue até hoje, com uma visão absolutamente fascinante da energia hidrelétrica, do gás natural e da energia solar, sem nunca descuidar das questões da habitação, transporte, ciência e tecnologia, gestão ambiental e retomada do desenvolvimento.
    Assim, através de argumentos extremamente lógicos, Rotstein vai nos mostrando o que devemos fazer e principalmente, não fazer, para afastarmos definitivamente o "point of no return" do meio ambiente. Um livro que esboça um quadro cheio de possibilidades, longe da visão incoerente que prevalece, sem discussão válida no Brasil.
    Enfim, um projeto não apenas para o Brasil, mas para o mundo.
    Show book