Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
As raízes medievais do pensamento moderno - cover

As raízes medievais do pensamento moderno

Guisalberti Author

Publisher: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (Ramon Llull)

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Uma exposição surpreendente num livro surpreendente. Porque esta segunda edição do livro AS RAÍZES MEDIEVAIS DA FILOSOFIA MODERNA apresenta na sua capa uma bela pintura de Raimundo Lúlio pregando a judeus; cristãos e muçulmanos? A pergunta faz sentido; pois no interior da obra o nome do famoso polígrafo catalão do século XIII aparece só uma vez; quando; ao insistir em que a Modernidade tem fortes raízes na filosofia e na cultura da Idade Média; ressalta como ponto principal a 'inteligibilidade do mundo'. O professor Ghisalberti esclarece admiravelmente dois aspectos dessa inteligibilidade: a predisposição da mente humana para conhecer a realidade tal como ela é; sem alterar suas estruturas constitutivas; e a capacidade do homem para instituir um modelo de saber rigoroso; uma epistemologia forte; que construísse processos argumentativos; demonstrativos e conclusivos que alcançassem a plena evidência científica. Conclui-se assim; diz o professor; que a racionalidade da ciência moderna tem suas raízes na forte paixão pela verdade dos filósofos e cientistas medievais; na sua grande fé na lógica e na investigação metodologicamente correta no plano da pesquisa empírica. Basta lembrar o peso que tiveram; para os mestres da ciência do Renascimento e da revolução científica moderna; a scientia experimentalis de Rogério Bacon; o princípio de verificação empírica; ou navalha de Ockham; e a arte combinatória e a mnemotécnica de Raimundo Lúlio. No último Congresso sobre a Inter-culturalidade que teve lugar em abril de 2011 na cidade de Palma de Maiorca; o professor Ghisalberti explicitou ainda mais este ponto. A paixão pela verdade tem uma instância universal e é patrimônio de todas as culturas; dai a fecundidade do diálogo entre elas. Com efeito; Lúlio não refutou globalmente as teses das doutrinas árabes e judaicas; e reconheceu em Avicena; Averróis e Maimônides o mérito de terem proposto um caminho de conciliação entre um pensamento profundamente não religioso como o de Aristóteles e uma visão teológica; como a muçulmana ou a hebraica; que tinham muitos pontos em comum com o cristianismo. Com Lúlio chegou-se a uma grande valorização da razão sem que isso representasse um obstáculo à concepção teológica.

Other books that might interest you

  • Manual de técnica operatória da Escola de Medicina da PUCRS - cover

    Manual de técnica operatória da...

    Salvador Gullo Netto (Org.),...

    • 0
    • 1
    • 0
    O MANUAL DE TÉCNICA OPERATÓRIA DA ESCOLA DE MEDICINA DA PUCRS é uma obra trabalhada a muitas mãos. Nasceu da necessidade de com¬pilar as informações ministradas na disciplina de Técnica Operatória da Esmed e pelo desejo dos seus monitores, alunos e professores de produzir um livro que auxiliasse os acadêmicos e residentes das áreas biomédicas na sua for¬mação básica. O resultado final não poderia ser diferente. Um livro prático, simples e abrangente, capaz de proporcionar a todos os iniciantes na arte da técnica operatória a consulta a um excelente guia.
    Show book
  • Elementos de Direitos Humanos e o Sistema Interamericano - cover

    Elementos de Direitos Humanos e...

    Adriano Fernandes Ferreira

    • 0
    • 1
    • 0
    O objetivo deste livro é proporcionar aos acadêmicos de direito um estudo completo sobre o tema, em linguagem simples, direta e acessível. O Direitos Humanos é uma das áreas que, nas últimas décadas, o direito internacional tem experimentado mais transformações, e que ainda está em fase de formação e consolidação, caracterizada pelo desenvolvimento progressivo dos direitos humanos e sempre com o propósito mais amplo de preservar e fortalecer os direitos individuais, com forte tendência no sentido de proteger os que são considerados grupos vulneráveis, com mecanismos internacionais de proteção mais eficazes, incluindo a formulação de novos direitos.
    Show book
  • Legislação europeia de combate ao nazismo doutrinas de ódio e discriminação racial - cover

    Legislação europeia de combate...

    Pedro Lima Marcheri

    • 0
    • 0
    • 0
    A pesquisa que originou a presente obra verteu-se primordialmente na identificação de normas penais que criminalizam condutas relacionadas ao nazismo e neonazismo, e de outras normas que, de qualquer modo, promovam o combate a estas doutrinas. Também foram incluídos os crimes relativos à discriminação e ao racismo puros ou próprios.
    Show book
  • Obesidade: Abordagem de alguns aspectos nutricionais - cover

    Obesidade: Abordagem de alguns...

    Flávia do Carmo dos Santos

    • 0
    • 0
    • 0
    A obesidade caracteriza-se por depósito excessivo de gordura no organismo.É uma doença de múltiplas causas, entre elas a má alimentação e o sedentarismo. Atualmente, temos 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos acima do peso, e destes, 10 milhões são obesos. Estes números tendem a aumentar ano após ano.Rituais inadequados, como "beliscar", omitir refeições e mastigar inadequadamente; refeições pobres em frutas, verduras e legumes; o esclarecimento de alguns “tabus” , discussão de conceitos básicos como a diferença entre diet e light , são alguns dos temas abordados nesta aula.
    Show book
  • Direito Eleitoral - cover

    Direito Eleitoral

    Rubens Souza

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra trata dos principais temas do nosso direito eleitoral tais como: Voto, Elegibilidade, Sistema Eleitoral no Brasil, Recursos eleitorais, Crimes eleitorais e outros assuntos de importância relevante desta matéria. Traz conceitos, explicações, comentários aos principais artigos da lei 9.504, em linguagem simples e objetiva.Analisa os aspectos essenciais do Direito Eleitoral, esclarecendo e ampliando o conhecimento das regras que regem a democracia e a cidadania.É dirigida especialmente ao candidato a concursos público e ao estudante de direito.
    Show book
  • O Juiz e a Prova - Estudos da errônea recepção do brocardo iudex iudicare debet secundum allegata et probata non secundum conscientiam e sua repercussão atual - cover

    O Juiz e a Prova - Estudos da...

    Joan Picó I Junoy, Darci...

    • 0
    • 0
    • 0
    Um dos maiores equívocos existentes na processualística, com graves consequências práticas até os dias de hoje, começou quando se alterou o correto brocardo - iudex iudicare debet secundum allegata et probata, non secundum conscientiam -, através de uma pequena modificação que introduziu, por um lado, a palavra ?partium? ou a ?partibus?, e, por outro, silenciou sobre a expressão - non secundum conscientiam. Com esta pequena alteração, muda-se totalmente a verdadeira função do princípio que era originalmente a de impedir qualquer influência do conhecimento privado do juiz sobre os fatos litigiosos e não limitar os poderes instrutórios do juiz no processo, seja ele civil ou penal.
    Show book