Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
As raízes medievais do pensamento moderno - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

As raízes medievais do pensamento moderno

Guisalberti Author

Publisher: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (Ramon Llull)

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Uma exposição surpreendente num livro surpreendente. Porque esta segunda edição do livro AS RAÍZES MEDIEVAIS DA FILOSOFIA MODERNA apresenta na sua capa uma bela pintura de Raimundo Lúlio pregando a judeus; cristãos e muçulmanos? A pergunta faz sentido; pois no interior da obra o nome do famoso polígrafo catalão do século XIII aparece só uma vez; quando; ao insistir em que a Modernidade tem fortes raízes na filosofia e na cultura da Idade Média; ressalta como ponto principal a 'inteligibilidade do mundo'. O professor Ghisalberti esclarece admiravelmente dois aspectos dessa inteligibilidade: a predisposição da mente humana para conhecer a realidade tal como ela é; sem alterar suas estruturas constitutivas; e a capacidade do homem para instituir um modelo de saber rigoroso; uma epistemologia forte; que construísse processos argumentativos; demonstrativos e conclusivos que alcançassem a plena evidência científica. Conclui-se assim; diz o professor; que a racionalidade da ciência moderna tem suas raízes na forte paixão pela verdade dos filósofos e cientistas medievais; na sua grande fé na lógica e na investigação metodologicamente correta no plano da pesquisa empírica. Basta lembrar o peso que tiveram; para os mestres da ciência do Renascimento e da revolução científica moderna; a scientia experimentalis de Rogério Bacon; o princípio de verificação empírica; ou navalha de Ockham; e a arte combinatória e a mnemotécnica de Raimundo Lúlio. No último Congresso sobre a Inter-culturalidade que teve lugar em abril de 2011 na cidade de Palma de Maiorca; o professor Ghisalberti explicitou ainda mais este ponto. A paixão pela verdade tem uma instância universal e é patrimônio de todas as culturas; dai a fecundidade do diálogo entre elas. Com efeito; Lúlio não refutou globalmente as teses das doutrinas árabes e judaicas; e reconheceu em Avicena; Averróis e Maimônides o mérito de terem proposto um caminho de conciliação entre um pensamento profundamente não religioso como o de Aristóteles e uma visão teológica; como a muçulmana ou a hebraica; que tinham muitos pontos em comum com o cristianismo. Com Lúlio chegou-se a uma grande valorização da razão sem que isso representasse um obstáculo à concepção teológica.
Available since: 10/16/2018.

Other books that might interest you

  • Guia essencial de autores iniciantes - 54 perguntas e respostas - cover

    Guia essencial de autores...

    Paula Cajaty

    • 0
    • 0
    • 0
    O ‘Guia essencial de autores iniciantes: 54 perguntas e respostas’ é uma importante ferramenta para aqueles autores que buscam alternativas para a publicação, abordando desde questões básicas sobre o funcionamento dos processos editoriais até dicas relevantes para encontrar o melhor caminho para sua obra. O livro se divide em três partes, abordando o aspecto do trabalho com o texto; a parte de logística, transporte e distribuição; e, por fim, a divulgação e os serviços associados a uma publicação. Com a narrativa de Paula Cajaty, a partir da experiência de mais de dez anos como autora e editora no mercado editorial, este pode ser um ótimo guia para sua jornada.
    Show book
  • Dialogar com a ansiedade - Uma vereda para o cuidado - cover

    Dialogar com a ansiedade - Uma...

    Ênio Brito Pinto

    • 0
    • 0
    • 0
    Atualmente, os verbos mais associados à ansiedade são "controlar" e "lutar". E são muitos os exercícios, as dicas e as técnicas para isso. Porém, embora seja útil e importante, o controle não é o principal meio para lidar com a ansiedade: o que ela nos pede é diálogo. Assim, devemos compreendê-la como uma das mais importantes defesas de que dispomos para lidar com o mundo. Porém, se a ansiedade não é acolhida e olhada com aceitação, pode se transformar de saudável em patológica. O desconforto que ela provoca nos chama ao cuidado. Nesta obra – dirigida a terapeutas e a todos aqueles que vivenciam esse estado cotidianamente –, Ênio Brito Pinto parte da perspectiva gestáltica para mostrar que é possível usar a ansiedade a nosso favor, fazendo -a dialogar com a liberdade, a criatividade e a esperança.
    Show book
  • Técnicas Proibidas de Manipulação Mental e Persuasão - cover

    Técnicas Proibidas de...

    Edward Collins

    • 0
    • 0
    • 0
    QUER APRENDER A CONVENCER, INFLUENCIAR E MANIPULAR AS DECISÕES DOS OUTROS? 
      
    Tem interesse em chamar a atenção dos outros e gerar confiança e influência? 
    A persuasão, a manipulação mental e a hipnose são três temas que viajam no limite da ética, uma vez que a pessoa manipulada nunca é consciente das técnicas aplicadas sobre ela para modificar seu pensamento, comportamento e/ou capacidade de tomar decisões. 
    Saber como se comunicar com a parte subconsciente da mente, passando pelo filtro da mente consciente, é crucial para que uma pessoa possa receber uma sugestão sem perceber nada. 
      
    Para gerar influência sobre os outros, é preciso dominar as técnicas de comunicação persuasiva, utilizando boas técnicas de comunicação, combinando-as com bons gestos corporais e utilizando adequadamente as palavras. 
      
    Neste livro, você encontrará: 
    Psicologia Sombria 
    6 regras de manipulação mental e como evitá-las 
    Como ler alguém facilmente 
    Truques de manipulação mental com palavras 
    Técnicas de Manipulação Mental 
    Truques psicológicos que você pode usar para controlar situações 
    Manipule e obtenha o que deseja 
    Truques simples para manipular situações a seu favor 
      
    Um livro onde você encontrará de forma direta, sem rodeios, as técnicas e truques necessários para poder persuadir, influenciar e manipular as decisões das outras pessoas, muito fácil de entender com exemplos da vida cotidiana e profissional para que você possa aplicá-las de forma simples. 
    Implementar tudo o que você aprenderá mudará radicalmente sua forma de ser, será uma mudança grandiosa, as pessoas verão você de maneira diferente, gostarão mais de você, te verão como seguro, será mais respeitado do que antes e farão coisas por você que provavelmente não farão por outras pessoas.
    Show book
  • Memória e Sociedade - A Luta pela Rememoração - cover

    Memória e Sociedade - A Luta...

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    A memória é um dos temas mais importantes da psicologia, mas também se manifesta na psicanálise, historiografia, sociologia e outras ciências. Existem muitas questões não respondidas satisfatoriamente ao seu respeito, tais como o que é a memória? Qual é a diferença entre memória individual e memória coletiva? Quais são os mecanismos de evocação de lembranças e rememoração? Qual é a relação entre memória e sociedade? Essas e outras questões são abordadas no presente livro, que aponta para uma concepção marxista da memória, mostrando o seu caráter social e seu envolvimento nas lutas de classes. Assim, a questão da memória não é um tema inocente, tal como aparece em várias abordagens e é justamente a superação dessa percepção ingênua da memória que o presente livro traz ao trabalhar a questão da memória individual, da memória coletiva e da memória social.
    Show book
  • Mediação e conciliação digital como ferramentas de soluções para o retorno do crédito concedido no âmbito do Sistema Financeiro - a pandemia no processo de aceleração digital e a inadimplência - cover

    Mediação e conciliação digital...

    Wanderson Moraes da Silva Tavares

    • 0
    • 0
    • 0
    Por meio da conciliação e da mediação digital, é possível recuperar valores e formalizar acordos com maior celeridade e economia. Dessa feita, sem limitar o exercício do direito creditório das Instituições Financeiras em juízo e os outros meios de se recuperar crédito, a análise acerca da viabilidade da utilização de plataformas digitais para o retorno dos valores concedidos em financiamentos e empréstimos faz-se necessária em razão de os negócios jurídicos eletrônicos estarem cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas em um mundo cada vez mais globalizado e virtual, sobretudo após a aceleração digital decorrente da necessidade do afastamento social, em razão da pandemia de COVID-19.
    Show book
  • I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar - ações inclusivas que contemplam a abordagem interdisciplinar na pluralidade da pessoa com deficiência - cover

    I Congresso Nacional de...

    Voz Sintética, Ana Paula...

    • 0
    • 0
    • 0
    Esta obra trata-se de um compilado de artigos que elucidam pesquisas nas áreas da saúde e educação, apresentadas no I Congresso Nacional de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar, promovido pela Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas – ADEFIP. Todos os artigos são apresentados como um convite ao leitor para ressignificar seu olhar para a pessoa com deficiência, vislumbrando novas possibilidades de intervenções, sejam essas no âmbito da saúde ou da educação, mantendo uma escrita amparada pelo conhecimento técnico e científico, que corroboram a assertividade da prática. Assim como no Congresso, as discussões trazidas nesta obra têm como objetivo fomentar e apresentar ações inclusivas, destacando a interdisciplinaridade e a intersetorialidade, abordagens que abrangem diversas áreas do conhecimento, convidando todos ao compartilhamento de saberes, incentivando a construção de espaços cada vez mais equitativos e inclusivos, incitando o protagonismo social da pessoa com deficiência.
    Show book