Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Fundamentos de Demografia - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Fundamentos de Demografia

Guilherme Caldas De Castro

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

As variações dos principais indicadores demográficos – Natalidade, Mortalidade e Migração – refletem e explicam o comportamento das populações ao longo do tempo. Estes componentes, em conjunto, podem levar a variações positivas ou negativas no contingente populacional. Para que se possa compreender como estas variações ocorrem, este livro discute cada um dos componentes em detalhe, apresentando os mecanismos que permitem realizar uma leitura conjunta desses componentes. Além disto, esta obra apresenta o conceito de tábuas de vida, detalhando suas funções. Trata-se de um livro de grande utilidade para estudantes de Atuária, Estatística e áreas afins.
Available since: 04/01/2021.

Other books that might interest you

  • América Latina em Debate - questões do tempo presente - cover

    América Latina em Debate -...

    Erica Sarmiento, Rafael Araujo

    • 0
    • 0
    • 0
    Reflexões sobre a história recente da América Latina. O fenômeno das migrações forçadas, a recorrência de golpes de Estado, e o fortalecimento de organizações sociais, partidos e lideranças políticas identificadas com práticas autoritárias consistem em acontecimentos que nos levaram a interrogar o passado-presente em busca de um melhor porvir.
    Show book
  • Marx e o Estado - cover

    Marx e o Estado

    David Adam

    • 0
    • 0
    • 0
    David Adam realiza, através de uma leitura rigorosa dos escritos de Marx, uma desmistificação da ideia falsa segundo a qual ele seria um estatista. Indo desde os escritos de juventude de Marx e chegando até os da maturidade, Adam mostra que ele sempre foi um crítico do Estado. David Adam esclarece a concepção de Estado em Marx, demonstrando que sua ideia de 'ditadura do proletariado' é mau interpretada, bem como mostra os equívocos de Bakunin em sua interpretação do autor de O Capital.
    Show book
  • Esperança no futuro é paixão pelo presente - homenagem a Jürgen Moltmann pela ocasião de seus 95 anos de vida - cover

    Esperança no futuro é paixão...

    Levy da Costa Bastos

    • 0
    • 0
    • 0
    Essa obra que temos a imensa alegria de trazer ao povo brasileiro é um esforço conjunto e de união de muitas forças. A edição foi pensada e elaborada por teólogos e teólogas de diversas tradições cristãs: católica romana, luterana, reformada, batista, arminiana. Homens e mulheres, teólogos/as, pastores/as professores/as, militantes dos movimentos sociais. Trata-se de um significativo trabalho ecumênico, como é o trabalho teológico de Moltmann.
    Show book
  • A batalha de Tuiuti - Trechos selecionados de Rio da Prata e Paraguai: Quadros Guerreiros - cover

    A batalha de Tuiuti - Trechos...

    Pop Stories, Moreira de Azevedo

    • 0
    • 0
    • 0
    Dentre as batalhas da Guerra do Paraguai, a de Tuiuti é tida como a mais sangrenta. Nesse texto selecionado do livro "Rio da Prata e Paraguai: Quadros Guerreiros", do historiador Moreira de Azevedo, o leitor toma conhecimento desse acontecimento que movimentou mais 55 mil homens no sudoeste do Paraguai, na região de Tuiuti, notória pelo terreno pantanoso, de difícil locomoção.
    Show book
  • Feminismo para os 99% - Um manifesto - cover

    Feminismo para os 99% - Um...

    Boitempo, Cinzia Arruzza, Nancy...

    • 0
    • 0
    • 0
    Moradia inacessível, salários precários, saúde pública, mudanças climáticas não são temas comuns no debate público feminista. Mas não seriam essas as questões que mais afetam a esmagadora maioria das mulheres em todo o mundo? Inspiradas pela erupção global de uma nova primavera feminista, Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, organizadoras da Greve Internacional das Mulheres (Dia sem mulher), lançam um manifesto potente sobre a necessidade de um feminismo anticapitalista, antirracista, antiLGBTfóbico e indissociável da perspectiva ecológica do bem viver. Feminismo para os 99% é sobre um feminismo urgente, que não se contenta com a representatividade das mulheres nos altos escalões das corporações.O Manifesto feminista faz parte de um movimento global e será lançado no 8 de Março de 2019 em diversos países, como Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e Suécia. A edição brasileira conta com a participação de Talíria Petrone, deputada federal e militante feminista negra, que assina o prefácio, e Joênia Wapichana, primeira mulher indígena a ser eleita deputada federal, advogada, militante das causas indígenas e dos direitos humanos, no texto de orelha.
    Show book
  • Origens psíquicas da autoridade e do autoritarismo - cover

    Origens psíquicas da autoridade...

    Marcelo A. Checchia

    • 0
    • 0
    • 0
    Por que os seres humanos tendem a estabelecer relações de domínio e servidão? Além dos fatores sociais, políticos e históricos em jogo, quais são as bases psíquicas de tal tendência? Este livro é um ensaio em torno de tais questões, tomando como eixo central o modo como se institui psiquicamente a autoridade e se forma o Eu autoritário. Sua referência principal é a psicanálise, mas não sem diálogos com a antropologia, filosofia, sociologia, linguística e literatura. Por meio desses diálogos, elabora dois conceitos-chave: desejo de poder – extraído especialmente de uma leitura das teorias de Saussure e Lacan – e vontade de potência – embasado principalmente nas teorias de Gross, Freud e Lacan. Esses conceitos servirão, dentre outras coisas, para sustentar a tese de que a vontade de dominação e de submissão não são inerentes à condição humana. Ao final, levanta reflexões sobre por que e como o autoritarismo pode ser combatido a partir da psicanálise.Capítulo 1. Instituição da autoridade e do desejo de poder Poderes da linguagem / Poderes na linguagem / Impotências da linguagem / A constituição do sujeito na linguagem e as estruturas psíquicas / Falo simbólico e falo imaginário / Desejo de poder e autoridade simbólica / Autoridade imaginária ou despóticaCapítulo 2. A formação do Eu autoritário e a origem da vontade de potência A teoria do narcisismo em Freud / O estádio do espelho e a alienação do Eu: Lacan com Pirandello / O zangão alado da tirania narcísica / A teoria do conflito interno de Gross: o próprio vs. o estrangeiro / A origem psíquica da servidão voluntária e do autoritarismoCapítulo 3. Combatendo o autoritarismo a partir da psicanálise Política e psicanálise como ofícios impossíveis / Psicanálise e Estado / Revolução vs. Conservadorismo / Psicanálise revolucionária ou conservadora? / Psicanálise contra o autoritarismo / A clínica psicanalítica como contradispositivo / Psicanálise e Educação / Atos políticos homólogos aos atos psicanalíticos: revoluções discursivas que geram subversões subjetivas
    Show book