Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Criação E Evolução - Um Confronto Entre Evolucionismo Teísta Darwinismo Casualista E Criacionismo - Ensaio - cover

Criação E Evolução - Um Confronto Entre Evolucionismo Teísta Darwinismo Casualista E Criacionismo - Ensaio

Guido Pagliarino

Translator Verônica Santos

Publisher: Tektime

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Ensaio que trata de temas ligados ao evolucionismo, relacionados àqueles em que florescem preconceitos e imprecisões como, por exemplo, a ideia de que os termos “evolucionismo “e “darwinismo” sejam sinônimos. As teorias evolucionistas na realidade são múltiplas. No ensaio o autor fala, entre outras coisas, do significado do termo acaso, deixa claro que na base da pesquisa científica sempre tem uma posição filosófica e às vezes até teológica ou, até mesmo visceralmente ideológica. Considera as argumentações do criacionismo que, para os que estão de fora de certos círculos fundamentalistas, não se baseiam em citações bíblicas, mas em considerações racionais. Retornando ao evolucionismo, fala sobre a teoria dos equilíbrios pontuados, combatida, ao que parece, pelos criacionistas e vista com simpatia pelos evolucionistas religiosos ou não...
Available since: 06/22/2019.

Other books that might interest you

  • A cannabis em patologias do sistema nervoso central - cover

    A cannabis em patologias do...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Bem vindos a explorar o maravilhoso mundo da cannabis nas patologias do sistema nervoso central! 
    O sistema nervoso é um complexo de estruturas especializadas, constituído por encéfalo, medula espinhal e nervos, que permitem controlar e regular o funcionamento dos diversos órgãos e sistemas, organizar suas interrelações e a relação do organismo com o ambiente externo. 
    A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa conhecida como neurônio e suas numerosas fibras ramificadas chamadas dendritos. O cérebro humano contém aproximadamente 100 bilhões de neurônios. 
    As aplicações terapêuticas dos canabinóides são bem descritas ao longo da história. A antiga cultura chinesa destacou os benefícios da planta de cannabis para várias doenças e, séculos mais tarde, os árabes promoveram seu uso em numerosos tratados de medicina. Embora na época eles não tivessem ideia de como as substâncias da planta exerciam seu efeito, os fatos mostraram melhorias significativas no tratamento de numerosos sintomas e patologias. Graças aos constantes avanços da medicina contemporânea, os mecanismos pelos quais estas substâncias exercem sua função estão se tornando mais bem compreendidos. 
    Neste audiolivro explora com mais detalhes como os canabinóides podem servir como potenciais agentes neuroprotetores em diferentes doenças neurodegenerativas (isquemia cerebral, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington e ELA) graças à sua capacidade de controlar o estresse oxidativo, inflamação e excitotoxicidade que operam nestas doenças.
    Show book
  • Caminhos do Conhecimento - fragmentos de uma longa viagem - cover

    Caminhos do Conhecimento -...

    Marcos H. Camargo

    • 0
    • 0
    • 0
    Este pode ser considerado um "livro de formação" ou "livro de divulgação científica", cujo objetivo é oferecer um panorama sobre a trajetória do conhecimento no ocidente. Destinado a pessoas interessadas em saber as causas e os rumos que vem tomando a história recente. De modo simples e direto, o texto atende a um público jovem, que precisa de uma narrativa coerente sobre o conhecimento, especialmente os universitários, assim como também os profissionais liberais e outros especialistas que dependem de um conhecimento geral sobre a história. O livro trata de conhecimentos filosóficos, científicos e artísticos, que foram se formando ao longo do tempo e se tornaram as referências de nossos valores, crenças e certezas. Leitura fácil e agradável, contém surpresas e revelações que podem surpreender a leitora e o leitor.
    Show book
  • Liberdade digital - O mais completo manual para empreender na internet e ter resultados - cover

    Liberdade digital - O mais...

    Hyeser Souza

    • 0
    • 0
    • 0
    Muitas pessoas querem crescer nas redes sociais, mas poucas, de fato, conseguem uma audiência e uma estrutura consistente que garantem sua liberdade digital. O que você deve manter em mente é que, para ser bem-sucedido nas redes, não é necessário só gerar muito conteúdo, você precisa de estratégia. Para te ajudar nessa nova jornada, Hyeser Souza revela, em "Liberdade Digital", os segredos que descobriu durante sua carreira para alavancar perfis no Instagram. Com o sonho de compartilhar todos os ensinamentos que adquiriu ao longo desses sete anos administrando mais de 20 perfis, com quase 10 milhões de seguidores no total, o autor ensina técnicas e ferramentas para colocar em prática o seu objetivo. "Eu conheci o Hyeser acreditando que ele era especialista em Instagram. Hoje, como meu amigo, eu tenho certeza de que ele é especialista em pessoas – em comportamento humano. E é essa habilidade que faz toda a diferença em suas estratégias. Diante de tantas marcas e pessoas que já se beneficiaram com o seu trabalho, digo com tranquilidade que ele é a maior autoridade em engajamento, crescimento e transformação digital no Instagram." - Joel Jota - Ex-nadador da Seleção Brasileira e mentor de alta performance.
    Show book
  • Aprender mais rápido - Exercícios e fatos que podem te ajudar em seus estudos - cover

    Aprender mais rápido -...

    Cory Hanssen, Syrie Gallows

    • 0
    • 0
    • 0
    Existem 2 títulos diferentes neste livro, que são os seguintes: 
    Livro 1: Como você aprofunda sua inteligência emocional? 
      
    Muitas pessoas tentaram fazê-lo, e poucas entendem o verdadeiro segredo. Pessoas emocionalmente inteligentes passam a vida muito mais felizes. Eles entendem como reagir e têm mais controle. Portanto, é essencial para o seu desenvolvimento cerebral ter algum grau de compreensão desse princípio. 
    Livro 2: Muitas pessoas lutam com o aprendizado. Eles demoram demais ou não retêm as informações que aprenderam. 
      
    Aqui, você aprenderá mais sobre como melhorar tudo isso. O autor o guiará através de um estudo de estilos de aprendizagem, ensinando a si mesmo em vez de ter que ser ensinado e as melhores maneiras de estudar mais, mais rápido e mais efetivamente. O livro aborda técnicas de memorização e coloca a questão de saber se essas técnicas são boas ou ruins para o aprendizado.
    Show book
  • Brasil: terra ou país - Um livro que fala da natureza da degradação ambiental e convida a todos a refletir sobre a Mãe Natureza - cover

    Brasil: terra ou país - Um livro...

    Jorge Natureza

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma boa dica para quem quer ler livro sobre meio ambiente, para quem quer uma leitura sobre a natureza, sobre sustentabilidade e respeito à Mãe natureza. Livro escrito por Jorge Natureza que é um chamado ao respeito ao meio ambiente e uma declaração de amor à vida.BRASIL - TERRA OU PAÍS é uma narrativa  que enfatiza a necessidade do bem cuidar da terra, para colhermos os bons frutos que ela nos fornece.Este livro, como ressalta o próprio autor, não objetiva uma análise científica ou didática da matéria a que se propõe, mas serve de alerta para os apreciadores de uma boa leitura, convictos de que o nosso planeta, o nosso país e o lugar onde vivemos clamam por melhores condições e apreço no tratamento da terra da qual, intimamente, dependemos.Este livro,  apresenta uma visão mais real e interativa sobre a natureza, realçando as teias das relações do homem com o meio ambiente, mas evitando os excessos, em regra, idealistas, que tentam, pelo menos, entre certos aspectos, deturpar os conhecimentos da ciência.
    Show book
  • Um Botânico no Império do Brasil - A trajetória de Joaquim Monteiro Caminhoá (1858-1896) - cover

    Um Botânico no Império do Brasil...

    Alex Gonçalves Varela

    • 0
    • 0
    • 0
    Joaquim Monteiro Caminhoá pode ser considerado um dos primeiros divulgadores da ciência no nosso país. Importante personagem do Império do Brasil, esse médico baiano teve a botânica como objeto de seus estudos e ensino durante sua vida profissional. Professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e do Imperial Colégio Pedro II, exerceu papel fundamental na disseminação dessa importante disciplina da história natural para os estudiosos e a população em geral, com suas publicações e, principalmente, através das populares Conferências da Glória com o curso de Botânica Popular. Em seus estudos procurava alcançar o maior número possível de leitores, desde estudantes, agricultores e aqueles sem nenhum conhecimento de botânica. Para ele, o conhecimento da história natural era fundamental para o crescimento do país e para a exploração e utilização de suas riquezas naturais.Caminhoá foi um naturalista alinhado aos conhecimentos científicos da época. Apesar de não ser um darwinista, tinha em sua biblioteca os livros publicados pelo naturalista inglês, inclusive suas obras sobre botânica. Deixou publicações de inegável valor para o conhecimento e a prática da botânica, como seus estudos sobre os Jardins Botânicos, herbários, e as euforbiáceas, grupo botânico de grande relevância para a economia nacional, além de outras obras inéditas.Em um Botânico no Império do Brasil, Alex Gonçalves Varela, Gabriel Vieira e João Marcos Rocha Pereira descrevem a figura extraordinária do botânico Caminhoá e sua admirável contribuição para a disseminação do conhecimento e consolidação da ciência botânica no país, em uma leitura prazerosa e de interesse e relevância para a história das ciências no Brasil.Magali Romero Sá (COC/FIOCRUZ)
    Show book