Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Centro Histórico – Porta Palazzo E Arredores 1990 - Conto Coral Em Versos - cover

Centro Histórico – Porta Palazzo E Arredores 1990 - Conto Coral Em Versos

Guido Pagliarino

Translator Aderito Francisco Huo

Publisher: Tektime

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Nova edição revisada pelo autor, em parte resumida e um pouco modificada. A primeira edição era exactamente de 1000 versos e intitulava-se “Centro Histórico, Conto de Turim EM 1000 versos contra o racismo”. Trata-se de um poema épico, ou conto em versos como hoje mais globalmente se diz, um conto coral que se articula em “cantos” intitulados em personagens cujas vicissitudes são, directamente ou indirectamente, conectadas. A obra, escrita no ano de 1990 ainda que muitas vezes revisada e aqui e acolá modificada pelo autor, pode-se ler como um conjunto de flash – quase – históricos sobre um centro histórico de Turim hoje em grande medida diferente. Tinha escrito a seu tempo para o autor o saudoso Giorgio Bárberi Squarotti: “Caro Pagliarino, li com vivo interesse esta galeria de retratos de personagens de um bairro de Turim, quase uma espécie de “antologia de Spoon River” de vivos (com alguns mortos), narrada pelo autor – testemunho em verso de grande envergadura, bem modulado e cadenciado, do qual os rostos humanos, as tragédias, as situações paradoxais e grotescas sobressaem com eficaz realce. Muitas vezes o ataque faz pensar em Pavese: com um que de muito mais sombrio e consternado, por assim dizer.”
Available since: 08/19/2021.

Other books that might interest you

  • Autoritarismo líquido - o golpe no Brasil - cover

    Autoritarismo líquido - o golpe...

    Pedro Uczai

    • 0
    • 0
    • 0
    O golpe é contra o povo e contra a nação. O golpe é misógino, o golpe é homofóbico, o golpe é racista. É a imposição da cultura da intolerância, do preconceito e da violência. Falo aos mais de 54 milhões e meio de votos, falo principalmente aos brasileiros que durante o meu governo superaram a miséria, realizaram o sonho da casa própria, começaram a receber atendimento médico, entraram na universidade e deixaram de ser invisíveis aos olhos da nação. Eu vivi a minha verdade, dei o melhor de minha capacidade. Não fugi de minhas responsabilidades. Travei bons combates. Perdi alguns, venci muitos, e neste momento me inspiro em Darcy Ribeiro para dizer: “Não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles como já o foi em décadas passadas. Nós voltaremos, voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano. Dilma Rousseff
    Show book
  • A batalha do Riachuelo - Trechos selecionados de Rio da Prata e Paraguai: Quadros Guerreiros - cover

    A batalha do Riachuelo - Trechos...

    Pop Stories, Moreira de Azevedo

    • 0
    • 0
    • 0
    A batalha naval do Riachuelo está no foco deste texto selecionado do livro "Rio da Prata e Paraguai: Quadros Guerreiros", do historiador Moreira de Azevedo. Ele narra aqui o famoso combate de junho de 1865 junto arroio Riachuelo, afluente do rio Paraná, na Argentina, que foi um verdadeiro marco da vitória brasileira na Guerra do Paraguai.
    Show book
  • 100 citações de Epicteto - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Epicteto -...

    Epictetus

    • 0
    • 0
    • 0
    Epictetus nasceu escravo, e tornou-se um dos mais influentes filósofos estóicos. O estoicismo é a atitude que permite libertar-se do sofrimento desnecessário que surge da ansiedade sobre acontecimentos que estão fora do nosso controlo; por isso, pode ser de tremenda importância na vida de cada um. Segundo Epictetus, as nossas próprias acções e atitudes são a única coisa no nosso controlo; aconteça o que acontecer, devemos examinar calma e desapaixonadamente, porque nenhum sofrimento alterará o impacto de acontecimentos externos. Os ensinamentos de Epictetus mostram que a filosofia não é feita de abstracções ou jogos intelectuais; é um modo de vida, e tem um impacto directo de quanto sofrimento permitimos na nossa experiência ou não. Seleccionámos para si 100 das suas citações mais inspiradoras, para que possa beneficiar dos ensinamentos do estoicismo e aliviar a sua vida, conhecendo as atitudes adequadas.
    Show book
  • Como Ter Tráfego Instantâneo e Aumentar suas Vendas - cover

    Como Ter Tráfego Instantâneo e...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro Como Ter Tráfego Instantâneo e Aumentar suas Vendas de EDITORIAL, MAX é um guia completo para quem deseja aumentar a visibilidade do seu negócio na internet. Com dicas práticas e eficientes, o autor ensina como atrair mais clientes e aumentar as vendas. Mas será que essas estratégias são suficientes para garantir o sucesso? O que mais o livro reserva para os leitores? Descubra agora mesmo!
    Show book
  • A perfumaria ancestral - aromas naturais no universo feminino - cover

    A perfumaria ancestral - aromas...

    Palmira Margarida

    • 0
    • 0
    • 0
    O que é perfumaria? Ou melhor, o que você considera um perfume? A historiadora Palmira Margarida explora sua relação de sinestesia com as plantas e nos faz mergulhar em um universo ancestral, familiar, mas abafado por uma sociedade que julga e domestica cheiros naturais e combinações que fogem a padrões.'Perfumaria Ancestral' fará você entender mais sobre as plantas, as notas olfativas e, principalmente, sobre você mesma. Com propriedade, Palmira nos conduz em uma narrativa lúdica, curiosa e histórica, através dos tempos, em um passeio guiado por um sentido subestimado: o olfato.
    Show book
  • Sindicalismo: Da Expectativa Revolucionária à Crítica da Conformação Burocrática - cover

    Sindicalismo: Da Expectativa...

    José Santana da Silva

    • 0
    • 0
    • 0
    O sindicalismo surgiu como produto da luta dos trabalhadores e foi considerado uma promessa de contribuição para o processo de autoemancipação dos trabalhadores. A expectativa revolucionária em torno dos sindicatos foi se perdendo com o passar do tempo e com a burocratização dessas organizações. Posteriormente, os sindicatos passaram a ser criticados por sua burocratização e conservadorismo crescentes. José Santana da Silva aborda justamente o processo de análise dos sindicatos por autores que se tornaram célebres na discussão sobre as organizações sindicais e o sindicalismo, desde Karl Marx, passando por Lênin e Trotsky, até chegar a Anton Pannekoek. A presente obra é leitura fundamental para quem quer compreender as principais análises marxistas e pseudomarxistas dos sindicatos, bem como o seu significado nas lutas de classes contemporâneas.
    Show book