Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O longo século XX - Dinheiro poder e as origens do nosso tempo - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

O longo século XX - Dinheiro poder e as origens do nosso tempo

Giovanni Arrighi, Vera Ribeiro

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Que padrões recorrentes podem ser percebidos na formação, expansão e crise de cada uma das quatro hegemonias que moldaram, nos últimos seiscentos anos, a economia mundial? Até que ponto esses padrões se repetem hoje, na crise do "século americano", o "longo século XX"? Que características atuais são realmente novas, abrindo a possibilidade de a história seguir, a partir de agora, um rumo qualitativamente diferente?

    Num livro erudito, ambicioso e ousado, ganhador do prêmio Distinguished Scholarship da American Sociological Association, Giovanni Arrighi parte da configuração atual do sistema internacional de poder, faz uma profunda incursão histórica ? discutindo os modelos propostos por Marx, Weber, Schumpeter, Braudel e outros autores ? e volta para os dias de hoje, imaginando um leque de alternativas. O estudo das estruturas e agentes que moldaram o curso da história moderna lhe permite identificar quatro "séculos longos", ou seja, períodos de mais de cem anos, parcialmente superpostos, que Arrighi, continuando Braudel, propõe como unidades temporais básicas para a análise dos processos mundiais de acumulação de capital.


    Centralizando redes de produção, comércio e poder, Gênova (do século XV ao início do XVII), Holanda (do fim do século XVI até a maior parte do XVIII), Inglaterra (da segunda metade do século XVIII ao início do XX) e, finalmente, Estados Unidos (de 1870 até hoje) asseguraram para si, em cada momento, o comando da economia mundial. Em cada um desses casos, diz Arrighi, fases de expansão material precederam fases de expansão financeira, ambas formando, em conjunto, um "ciclo sistêmico de acumulação". Nas primeiras fases de cada ciclo, o capital coloca em movimento uma massa crescente produtos ? inclusive força de trabalho e bens naturais, transformados em mercadorias ?, enquanto nas fases seguintes esse mesmo capital busca libertar-se de sua forma-mercadoria, prosseguindo a acumulação, cada vez mais, através de mecanismos financeiros. É o "sinal do outono" de um ciclo sistêmico, que vem associado ao deslocamento do comando da economia mundial em direção a um novo centro hegemônico.


    Esses ciclos descrevem, assim, a criação, consolidação e desintegração dos sucessivos regimes através dos quais a economia capitalista mundial se expandiu, até ganhar uma dimensão global. Formaram-se, em sequência, estruturas governamentais e empresariais cada vez mais amplas e complexas, nas quais sempre conviveram, de diferentes formas, em simbiose e em conflito, as lógicas "territorialista" e "capitalista" de poder. Esse processo, no entanto, tem um claro limite intrínseco: o sistema mundial não pode expandir-se indefinidamente.


    Hoje, pouca margem há, com efeito, para novos aumentos de escala, como os do passado. No momento de declínio do "século americano", as dificuldades enfrentadas pelas estruturas emergentes do capitalismo asiático podem ser um sintoma de que um auge foi atingido, ou está prestes a sê-lo. Será que as estruturas do regime americano constituem o limite máximo do processo de seis séculos, através do qual o poder capitalista atingiu seu alcance e tamanho atuais, que parecem tudo abranger?


    Se isso for verdade, a turbulência deste fim de século pode estar produzindo não uma nova reorganização do moderno sistema de poder em bases mais amplas, porém sua metamorfose num sistema muito diferente, que, surpreendentemente, revitaliza alguns aspectos dos modos de dominação do começo da modernidade, ou mesmo pré-modernos.

                        César Benjamin
Available since: 11/18/2020.

Other books that might interest you

  • Blockchain: Uma História Completa - cover

    Blockchain: Uma História Completa

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O blockchain é uma tecnologia inovadora que tem o potencial de revolucionar a forma como interagimos com o mundo digital. É uma tecnologia descentralizada, segura e transparente que pode ser usada para registrar e compartilhar dados de forma segura e confiável.Este livro conta a história do blockchain, desde sua origem até os dias atuais. Ele abordará os principais conceitos do blockchain, como a descentralização, a segurança e a transparência. Também discutirá as aplicações do blockchain em diferentes setores, como finanças, governo e saúde.Aprenda muito mais..
    Show book
  • O Poder do Pensamento Positivo: Sob a Luz de Napoleon Hill - cover

    O Poder do Pensamento Positivo:...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O pensamento positivo é uma ideia que tem sido explorada por filósofos, religiosos e autores de autoajuda há séculos. A crença básica é que os pensamentos positivos podem ter um impacto significativo em nossa vida, levando a resultados mais positivos.Um dos defensores mais famosos do pensamento positivo foi Napoleon Hill. Em seu livro "Pense e Enriqueça", Hill argumentou que o pensamento positivo é essencial para o sucesso. Ele acreditava que as pessoas que pensam positivamente são mais propensas a alcançar seus objetivos, porque elas têm uma atitude mais confiante e resiliente.A ideia de que o pensamento positivo pode nos ajudar a alcançar o sucesso é atraente. Afinal, quem não gostaria de ter uma vida mais feliz e bem-sucedida? No entanto, a visão de Hill sobre o pensamento positivo é frequentemente criticada por ser simplista e idealista.Neste livro, vamos explorar as ideias de Hill sobre o poder do pensamento positivo. Vamos discutir os benefícios do pensamento positivo, mas também seus limites e riscos.
    Show book
  • Os Deuses Devem Estar Loucos! - Do Berço do Comunismo à Catacumba do Capitalismo - cover

    Os Deuses Devem Estar Loucos! -...

    Tiger Rider, Saji Madapat, EPM...

    • 0
    • 0
    • 0
    É o intervalo de meio tempo da América! 
    Ay Yi Yai Yi! Estamos no meio da Nova Ordem Mundial! 
    Os impérios sobem, descem e caem. A história tem testemunhado este ciclo com os romanos, os otomanos e os britânicos. Todos caíram, e se não tivermos cuidado, os EUA serão os próximos. 
    Muitas das empresas de hoje são um bando de sapos da engenharia financeira extrema viciados em dívidas se debatendo em óleo de cobra tépido. Infelizmente, muitos encontrarão sua morte nas garras dos abutres da Propriedade Intelectual. 
    Se não jogarmos bem nossos trunfos, o próximo Império voraz - o Reino do Meio da China - nos consumirá; enviando seus garotos de recados para cobrar contas dos EUA e de mais de uma centena de outros países que colonizaram econômica e digitalmente desde o Tsunami Econômico de 2008, por meio da “Belt and Road Initiative” (BRI) até sua “Digital Silk Road” (DSR). 
    “Make Enterprise Great Again” investiga as fundações do capitalismo e traça os ideais, triunfos e zeitgeist dos anos Roosevelt para“ Reconstruir Melhor ”- e para nos salvar do iminente Quarto Reich. 
    Sim! É hora de meio tempo, América
    Show book
  • CÁNHÂMO: Benefícios ambientais da planta dos mil usos - cover

    CÁNHÂMO: Benefícios ambientais...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Você sabia que o cânhamo pode ser uma excelente solução para atenuar os problemas ambientais em nosso planeta? 
    Cânhamo, cujo nome científico é Cannabis sativa, foi batizado em 1753 pelo cientista, naturalista, botânico e zoólogo sueco Carlos Linneo. É uma planta herbácea do gênero Cannabis, membro da família Cannabaceae conhecida há mais de 6500 anos, com grande importância econômica, agrícola, industrial, cultural e médica. Originário da Ásia, ele foi usado ao longo da história na produção de fibras, óleos, fragmentos de cerâmica, cordões e fabricação de papel. No Antigo Egito, os faraós usavam cânhamo para obter seus tecidos, um exemplo disso foi uma peça desenterrada da tumba do faraó Alchanaton que data de 1200 a.C. 
    O cânhamo é considerado um cultivo muito valioso com características agronômicas particulares que fornecem matérias-primas adequadas para múltiplas aplicações potenciais. Ressalta-se que o cânhamo é considerado uma planta de baixo custo para sua produção, é ecológica e sustentável, pelo fato de sua produção não gerar grandes impactos ao meio ambiente e contribuir com quase 20.000 produtos biodegradáveis como eles. não demorou muito para se decompor naturalmente sem gerar toxicidade no meio ambiente. Seu uso o torna muito versátil para as necessidades humanas e ambientais. 
    Neste audiolivro, você aprenderá sobre a história do cânhamo, usos da planta, características e requisitos de produção, vantagens econômicas, benefícios ambientais e as novas aplicações do cânhamo como hempcrete (concreto de cânhamo). 
    Se você está interessado em saber mais sobre o incrível mundo do cânhamo, nós o convidamos a desfrutar deste audiolivro que a Pharmacology University traz para você.
    Show book
  • Como Usar os Ensinamentos de Napoleon Hill no Ambiente de Trabalho - cover

    Como Usar os Ensinamentos de...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    Napoleon Hill, autor do best-seller "Mais esperto que o diabo", é um dos maiores especialistas em sucesso pessoal do mundo. Em seu livro, ele compartilha os ensinamentos que aprendeu com mais de 500 pessoas bem-sucedidas, incluindo Andrew Carnegie, Henry Ford e Thomas Edison.Neste ebook, vamos explorar como os ensinamentos de Hill podem ser usados para ter sucesso no ambiente de trabalho. Ao longo de 30 capítulos, vamos abordar uma ampla gama de tópicos, incluindo:Como definir e alcançar seus objetivosComo desenvolver uma mentalidade de sucessoComo construir relacionamentos fortesComo lidar com desafios e adversidadesAo aplicar os ensinamentos de Hill no seu trabalho, você pode aumentar suas chances de alcançar o sucesso profissional.
    Show book
  • Afinal o que é exatamente um distúrbio financeiro? - cover

    Afinal o que é exatamente um...

    Cesar Bravo

    • 0
    • 0
    • 0
    Os distúrbios financeiros são padrões persistentes, previsíveis e frequentemente rígidos de comportamentos autodestrutivos relacionados ao dinheiro, que trazem estresse, ansiedade, sofrimento emocional e incapacidade a áreas importantes da vida.
    Show book