Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Auto de Mofina Mendes - cover

Auto de Mofina Mendes

Gil Vicente

Publisher: epf

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O Auto de Mofina Mendes é uma peça de teatro de Gil Vicente apresentada pela primeira vez em 1534, em Lisboa, ao rei D. João III e endereçada às matinas do Natal.
A peça abre com um monólogo de um frade que fala em jeitos de pregador. Ido este, iniciam-se duas narrativas paralelas que são entre si apresentadas alternadamente. Ambas possuindo sensivelmente a mesma dimensão, a primeira trata da Anunciação à Virgem e consequente gravidez, a segunda representa as peripécias de um azarado grupo de pastores. À medida que Maria recebe a Boa Nova do Anjo Gabriel e questiona quatro das Virtudes sobre que decisões tomar face a tal fenómeno, os pastores vão tentando descobrir o que aconteceu à maioria do seu gado, que se encontra desaparecido. Ao perceberem que muitos dos animais morreram, o Anjo Gabriel desce à sua presença e indica-lhes que deverão ir a Belém assistir ao nascimento de Jesus Cristo.
Available since: 08/06/2020.

Other books that might interest you

  • Guardiola Confidencial (resumo) - cover

    Guardiola Confidencial (resumo)

    Martí Perarnau

    • 0
    • 0
    • 0
    Este minilivro é um resumo produzido a partir da obra original. O desafio de decifrar a personalidade de Pep Guardiola sempre pareceu tão complexo quanto o de conceber, à distância e sem acesso direto, de que forma trabalha o técnico que deu ao Barcelona os melhores anos de sua história.O jornalista Martí Perarnau, no entanto, obteve do próprio Guardiola permissão para entrar nos vestiários do Bayern de Munique, seguir de perto todos os seus passos e relatar os detalhes de uma temporada inteira do catalão no comando do clube bávaro. E tirou o máximo proveito da ocasião. Seu exaustivo trabalho de campo delineou os traços de um personagem tão genial quanto atormentado, apaixonado pelo futebol mas, ao mesmo tempo, incapaz de desfrutar totalmente das vitórias por culpa de sua obsessiva busca pela perfeição.O autor mergulhou fundo também nas ideias e conceitos de jogo fundamentais para o técnico, desfazendo ao longo da obra uma série de clichês que rodeiam a figura de Pep. Enfim, valendo-se do acesso sem precedentes aos meandros de um dos maiores clubes do mundo, e atento a tudo o que acontecia diante de seus olhos, Perarnau indagou, refletiu e contextualizou para escrever, com conhecimento de causa, sobre o técnico de futebol mais bem-sucedido dos últimos anos.
    Show book
  • Cozinha de afeto - Histórias e receitas de doze mulheres imigrantes no Brasil - cover

    Cozinha de afeto - Histórias e...

    Alexandra Gonsalez, Sonia Xavier

    • 0
    • 3
    • 0
    Há mais de um século o Brasil tem sido um porto seguro para imigrantes de todos os lugares do mundo. Na bagagem, eles trazem marcas profundas de sua cultura e da terra natal em um hábito singular: a culinária. Cozinha de Afeto - Receitas e aventuras de doze mulheres imigrantes no Brasil resgata receitas de família carregadas de carinho e saudades.  
    Vindas de Angola, Alemanha, Argentina, Colômbia, Etiópia, Espanha, Índia, Irã, Japão, Grécia, Itália e Ucrânia, doze mulheres contam a história de suas vidas por meio dos ingredientes e das memórias das refeições em família. Embora tenham raízes geográficas variadas e pertençam a culturas diferentes, essas imigrantes dividem uma característica comum: a paixão pelos aromas e sabores que marcaram suas vidas e a consequente dedicação em mantê-los nas suas mesas. Hoje com idades entre 30 e 80 anos, elas chegaram ao Brasil trazidas por razões diversas, em épocas distintas. Em seus relatos, compartilham sensações de estranhamento e as boas surpresas encontradas no país que as acolheu.
     Por meio da culinária, essas mulheres ajudam a escrever novos capítulos em nossa história, contribuindo na formação de um país multicultural, multirracial e com sabores inigualáveis. E dividem com os leitores de Cozinha de afeto os segredos de pratos como kurabie, borscht, empanadas vallunas e guisado de cordeiro com ervas frescas.
    Show book
  • Fantasmas não dizem adeus - cover

    Fantasmas não dizem adeus

    Alexandre Kahtalian

    • 0
    • 0
    • 0
    O fio condutor da história aqui narrada pelo psicanalista Alexandre Kahtalian é a delicada relação de um adolescente e o seu avô paterno, numa interlocução que traz os conflitos do presente à sombra fantasmagórica de um passado não menos problemático. E é aí que a narrativa se torna um fio desencapado, nos envolvendo numa teia de tensões em tempos diferentes, tendo ao fundo de um conturbado quadro familiar recortes da vida social, política e cultural do país na segunda metade do século vinte.
    Show book
  • Roubaram minha infância - cover

    Roubaram minha infância

    Freddy Siegfried Glatt

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro 'Roubaram minha infância' traz a história verídica de um sobrevivente singular da II Guerra Mundial: um menino com alguma sorte e muitos sonhos. Apesar de toda a atrocidade contra os judeus durante o Holocausto, a infância de Freddy Siegfried Glatt é permeada por momentos poéticos, singelos e inesquecíveis. Acontecem enquanto ele aprende a colher uvas em um vinhedo imenso, mesmo quando a guerra atravessava o mundo e sua família tentava fugir. Ou mesmo nos breves minutos em que ele furtava ovos de galinha e os furava com alfinete, sugando-os ainda crus e imaginando a surpresa dos donos do galinheiro. Por entre essas linhas, as palavras do autor passeiam pela diversidade dos espaços percorridos e dos idiomas adquiridos. Seus olhos de menino nos encantam e comovem.
    Show book
  • Sinfonia Inacabada - A Vida de José Lutzemberger - cover

    Sinfonia Inacabada - A Vida de...

    Lilian Dreyer

    • 0
    • 0
    • 0
    Alto executivo de multinacional da Química, prestes a ser promovido a diretor da empresa na Europa, abandona a carreira e transforma-se em líder internacional do ativismo ambiental. Ele o faz aos 44 anos de idade. Sua nova base será o Brasil da ditadura militar.Se esta história não existisse, mereceria ser criada. Mas ela existe, e seu protagonista, José Lutzenberger, é um brasileiro cuja atuação como ecologista o tornou conhecido no mundo inteiro. Em sua pátria, levou-o à condição de ministro de Estado.Sinfonia Inacabada surgiu com o propósito de ser um livro de memórias, mas uma vez que o protagonista saiu de cena antes da conclusão de seus depoimentos, transformou-se em biografia autorizada. Um trabalho de pesquisa abrangente, conduzido pela jornalista Lilian Dreyer, que permitiu a reconstrução da trajetória do ecologista, primeiro brasileiro a conquistar o Livelihood Award, o cobiçado Nobel Alternativo. Estão presentes nesta trajetória todos os temas que se colocam hoje na berlinda do ambientalismo mundial, captados e elaborados por um homem intensamente preparado, que tinha por preocupação maior não somente o futuro do planeta, mas a sobrevivência da espécie humana.
    Show book
  • Saindo das trevas - cover

    Saindo das trevas

    Stormie Omartian

    • 0
    • 0
    • 0
    Muitos anos antes de se tornar conhecida internacionalmente por seus livros sobre a eficácia da oração, Stormie Omartian vivia pelo avesso. Contudo, quando o desespero estava para cobrar seu preço mais alto, ela conheceu Jesus, uma experiência que transformou sua vida. Neste minilivro de testemunho, a autora conta em como precisou fazer as pazes e aceitar tudo o que havia feito em seu passado turbulento, depois de aceitar Jesus.
    Show book