Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Manual do Candidato às Eleições - cover

Manual do Candidato às Eleições

Geraldo Tadeu Moreira Monteiro

Publisher: Gramma

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A Democracia no Brasil, apesar de ainda jovem, já ostenta uma larga experiência. Em pouco menos de 30 anos, já passamos por nada menos que 14 eleições nacionais e municipais, um referendo e um plebiscito. Considerando os segundos turnos das eleições regionais e municipais, muitos de nós já comparecemos pelo menos 32 vezes às seções eleitorais para manifestarmos nosso voto. Neste período cresceram exponencialmente nosso eleitorado, o número de candidatos em todos os níveis, o número de partidos políticos, bem como o número de eleitores filiados a alguma dessas legendas. Por outro lado, claro, multiplicaram-se também os problemas, como os abusos do poder político e do poder econômico nas campanhas eleitorais e a excessiva judicialização das eleições. Mas, estes problemas têm sido enfrentados com o fortalecimento da Justiça Eleitoral e com novas leis, mais rígidas, para coibir os excessos na luta pelo voto popular, tais como a Lei da Ficha Limpa e a proibição de doações eleitorais por empresas privadas. O leitor encontrará nesta 2ª edição do Manual, o mais completo guia disponível na literatura brasileira para o seguro e responsável ingresso na vida pública. O autor aborda, em sete passos, todos os aspectos envolvidos em uma candidatura a um cargo eletivo, situando-a no contexto da vida política nacional e no respeito às regras e às instituições política democráticas.

Other books that might interest you

  • Percurso diplomático diferenciado pela África - cover

    Percurso diplomático...

    Paulo Antônio Pereira Pinto

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro, como os anteriores, pretende ser exercício de reflexão resultante mais de conclusões de fatos vividos pelo autor, na condição de diplomata brasileiro, do que de trabalho acadêmico. O texto inclui narrativas sobre experiências profissionais e familiares em Moçambique, África do Sul e Zimbábue, nas décadas de 1970 e 80, bem como a respeito de missões transitórias mais recentes, no Burkina Fasso e Benim. O intervalo de quase trinta anos, entre os dois períodos, permitiu ao autor testemunhar momentos distintos. Aquele em que predominava, na África Austral, a determinação de que “a luta continua” e a fase em que “a negociação deve perseverar”.
    Show book
  • Legado de uma pandemia: 26 vozes conversam sobre os aprendizados para política pública - cover

    Legado de uma pandemia: 26 vozes...

    Laura Muller Machado

    • 0
    • 2
    • 0
    Ao longo do ano de 2020, a resiliência brasileira foi sistematicamente colocada à prova. Resiliência é a capacidade de lidar construtivamente com adversidades. Requer compreender a natureza da adversidade, adaptar-se para mitigar seus efeitos e aprender com as ações tomadas e com os resultados alcançados. A sociedade brasileira buscou entender o que estava acontecendo e se adaptar. Sai mais sábia de tudo isso. Livros foram e serão escritos sobre o que aconteceu; sobre como o Brasil buscou se adaptar; sobre seus erros e acertos. Uma análise do que aconteceu, em si, no entanto, não é o objetivo deste volume. Nosso foco é o que aprendemos com o que aconteceu; se saímos mais sábios e o que vamos fazer diferente no futuro. Para explicar o que aprendemos e como esses aprendizados mudaram ou estão mudando o Brasil, convidamos 26 ilustres colaboradores. Suas reflexões estão organizadas nos dezessete capítulos que formam este livro.
    Show book
  • O Marxismo na História - cover

    O Marxismo na História

    Steven Gouldner, Paul Mattick

    • 0
    • 0
    • 0
    O marxismo tem uma longa história desde o seu surgimento no século 19. Paul Mattick aborda o passado, o presente e o futuro do marxismo numa perspectiva crítica e revolucionária, mostrando como houve um processo histórico que provocou diversos revezes na expressão teórica do movimento revolucionário do proletariado. Steven Gouldner, por sua vez, mostra as mutações do marxismo e seus vínculos com as lutas de classes, o que explica as suas formas de desenvolvimento e suas deformações. Ambos apresentam uma perspectiva crítica da história do marxismo e realizam a crítica do pseudomarxismo expresso pela social-democracia e bolchevismo. É uma obra importante para entender a longa história do pensamento marxista.
    Show book
  • Partidos Sindicatos e Conselhos Operários - cover

    Partidos Sindicatos e Conselhos...

    Anton Pannekoek

    • 0
    • 0
    • 0
    Os partidos políticos e os sindicatos perderam grande espaço na sociedade moderna. Antes a crença nos sindicatos e no sindicalismo e seu potencial transformador era grande, bem como a ideia de um partido revolucionário que geraria a transformação social era defendida por milhares de ativistas. Porém, uma análise crítica do significado dos partidos e sindicatos já havia sido feito no início e decorrer do século 20. Pannekoek realiza duras críticas aos partidos e sindicatos e apresenta os conselhos operários como alternativa de organização dos trabalhadores na luta pela transformação radical e total das relações sociais.
    Show book
  • O Significado da Comuna de Paris - cover

    O Significado da Comuna de Paris

    Attila Kotányi, Nildo Viana,...

    • 0
    • 0
    • 0
    Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista buscam, a partir de suas concepções, interpretar a Comuna de Paris. A Comuna foi uma “festa”, afirmam eles. Assim, a partir da crítica da vida cotidiana, eles analisam a experiência comunarda. Nildo Viana realiza uma análise crítica das duas interpretações, extremamente semelhantes. Marcus Vinicius Conceição, por sua vez, aborda a questão do plágio e polêmica entre o sociólogo e os situacionistas. Os textos trazem elementos analíticos da Comuna de Paris, análise das interpretações sobre essa experiência revolucionária, análise das posições e polêmica entre Lefebvre e situacionistas.
    Show book
  • O Homem que venceu Getúlio Vargas - Uma batalha política um acerto de contas - cover

    O Homem que venceu Getúlio...

    Paulo Sergio Valle

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma parte da história do nosso País volta à tona, revisitada, de forma a esclarecer detalhes que o tempo e os ditames da política se incumbiram de apagar. O homem que venceu Getúlio Vargas é um livro cujo personagem central vivencia uma verdadeira batalha entre sonhos e ideais, verdades e mentiras. Um acerto de contas que coloca a história novamente no seu rumo, sem temer o passado, sem subestimar os verdadeiros homens que autenticaram a política nacional.
    Show book