Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A questão racial no Brasil: Igualdade legal x desigualdade real - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A questão racial no Brasil: Igualdade legal x desigualdade real

Geraldo Lopes

Publisher: Autografia

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Importa uma narrativa histórico-sociológica, que faz uma releitura da história brasileira, da Colônia até a República, através de significativos recortes históricos, traçando comparativamente, em meio aos sentimentos humanos que lidam com conceitos que deturpam a vida em sociedade, como a discriminação e o preconceito, que acabam por gerar um racismo estrutural e ideológico, os quais estão, na contra mão da história civilizatória moderna. 
                E a saída encontrada nessa obra, dentro desse enfoque, é oferecer um mergulho no passado da história, vasculhando e resgatando valores comuns que dignifiquem os indivíduos partícipes dessa sociedade na qual todos, de acordo com seus méritos, tenham seus privilégios garantidos, nunca pela cor da pele ou pela etnia de cada um.  	                                             
               E assim, faz-se renascer o autoconhecimento do limite humano que se encerra onde se inicia o do outro, uma vez que são humanos cuidando de outros humanos.
Available since: 03/22/2021.

Other books that might interest you

  • De Volta às Paisagens - cover

    De Volta às Paisagens

    Marcelo João Bauer

    • 1
    • 3
    • 0
    Reunindo poesia, pensamento filosófico e aconselhamento, De volta às paisagens, traz a reflexão na busca do conhecimento e do discernimento do pensamento e coração humanos. Sensível, não perde um milímetro na oportunidade de denunciar todo seu ardor na exploração das paisagens muito internas de todos, na busca da reconciliação da alma com seu Deus.
    Show book
  • Psicologia Social e Lutas Anticapitalistas - diálogo com Projeto Ético-Político do Serviço Social - cover

    Psicologia Social e Lutas...

    Rogério Lustosa Bastos

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro que agora chega às mãos dos/as leitores/as é o resultado de um esforço coletivo dos/as professores/as Rogério Lustosa Bastos, Lizete Quelha de Souza, Mably Trindade, José Augusto Bisneto, João Batista Rezende e do assistente social Roberto Rodrigues Ribeiro.O título desta coletânea – Psicologia Social e Lutas Anticapitalistas: diálogo com o Projeto Ético-Político do Serviço Social – denota a intenção dos/as organizadores/as deste volume: provocar um debate entre a Psicologia e o Serviço Social a partir das lutas anticapitalistas, parametrado pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social (PEP).Embora a centralidade do livro seja a Psicologia Social, a sua vinculação medular com as lutas anticapitalistas – um dos princípios do Projeto Ético-Político do Serviço Social, manifesto no seu compromisso com a classe trabalhadora e os processos emancipatórios na perspectiva de uma sociedade igualitária – perpassa toda a obra.Os diálogos aqui apresentados são preciosos. Espero que desbordem em profícuos debates, enriquecendo ambas as profissões e encharcando o Projeto Ético-Político do Serviço Social de novos subsídios para o enfrentamento dos desafios que se apresentam para aqueles/as comprometidos/as com as lutas anticapitalistas e que não se deixam enganar por eflúvios pós-modernos travestidos de marxismo.Janete Luzia Leite (Professora Titular ESS/UFRJ)
    Show book
  • Capitalismo comunismo e o fim dos tempos - cover

    Capitalismo comunismo e o fim...

    Fernando H. De Marchi

    • 0
    • 0
    • 0
    O que é o comunismo? Como funciona o capitalismo? O objetivo deste livro é exercitar a consciência, trazendo à tona as argumentações mais incisivas, tanto dos capitalistas quanto dos comunistas; da direita e da esquerda; dos conservadores e dos progressistas. Para compreendermos melhor a extensão do problema, é preciso observar a verdadeira dimensão dessa guerra. De fato, vivemos uma história de luta entre as classes, como afirmou Karl Marx. Mas essa luta é muito maior. Constantemente, nos organizamos para duelar, seja nação contra nação ou uma torcida de futebol contra a outra. Observamos, ainda, lutas entre homens e mulheres, negros e brancos, religiosos e ateus. Mas também, vemos lutas de homens contra homens, mulheres contra mulheres, brancos contra brancos, negros contra negros, operários contra operários, comunistas contra comunistas, cristãos contra cristãos, patrão contra patrão, ricos contra ricos e pobres contra pobres. A guerra está em todos os lugares, até mesmo dentro dos lares. Temos duelos entre pais e filhos, marido e esposa, entre um irmão e o outro. A história humana não corresponde, apenas, à luta entre as classes, mas, sim, à luta entre humanos e humanos, cada um buscando os próprios interesses. O mais incrível é que a bíblia ensina que não é a guerra humana que deve ser o foco de atenção dos cristãos, mas, sim, a batalha espiritual. O objetivo deste livro é demostrar, de forma clara e didática, a partir de um embasamento racional, histórico e, principalmente, bíblico, onde, verdadeiramente, nos encontramos agora, neste momento histórico, único. Assim, poderemos compreender, exatamente, para onde estamos indo. Com esse intuito, a obra apresenta uma profunda análise da fé, crença, ideologia e doutrinação humana à luz da bíblia.
    Show book
  • Pra onde vão os ciganos? - cover

    Pra onde vão os ciganos?

    José Ribamar Garcia

    • 0
    • 0
    • 0
    Pra Onde Vão os Ciganos? Uma pergunta que merece resposta e este livro o fará. Mais que dis-cutir o paradeiro, o destino deste povo errante, esta obra irá falar de universos distintos, que passam pelos ciganos, mas também por outras plagas.Um livro especial, escrito por um dos maiores talentos da nossa literatura, vai, com certeza, mostrar o rumo que a vida pode dar, independente da etnia e de onde estivermos.
    Show book
  • 100 citações de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Pierre-Augustin...

    Pierre Augustin Caron de...

    • 0
    • 0
    • 0
    Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais é um escritor francês, dramaturgo, músico, homem de negócios, mais conhecido pelos seus talentos como escritor. Era também espião e traficante de armas do rei. Uma figura importante da Era das Luzes, é considerado como um dos arautos da Revolução Francesa e da liberdade de opinião, como resumido na sua peça mais famosa O Casamento de Figaro: "Sem a liberdade de culpar, ele não é um elogio lisonjeiro". Iniciou também a primeira lei a favor dos Direitos de Autor. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 200 citações para meditação - Recolha as melhores citações - cover

    200 citações para meditação -...

    Multiple Authors

    • 0
    • 0
    • 0
    Desenvolva a sua prática de meditação com 200 citações inspiradoras dos maiores pensadores espirituais. Lao-Tzu foi um filósofo e poeta da China antiga. É conhecido como o reputado autor do Tao Te Ching e o fundador do taoísmo filosófico, e como uma divindade do taoísmo religioso e das religiões tradicionais chinesas. Uma figura central na cultura chinesa, Lao Tzu é reivindicada tanto pelos imperadores da dinastia Tang como pelo povo moderno. Hatha yoga é o ramo do yoga usando asanas, ou seja, com ênfase nos exercícios físicos que visam aproximar o praticante da saúde espiritual, do domínio e da iluminação. Estas citações, tanto de mestres como de praticantes, ajudá-lo-ão a encontrar o equilíbrio certo e a inspirar a sua prática física com o seu verdadeiro objectivo de espiritualidade. Uma grande citação pode encapsular uma grande teia de ideias, pensamentos, reflexões, emoções em poucas palavras. Uma excelente citação exige que o leitor faça uma pausa para contemplar o verdadeiro significado e poesia de algumas palavras. As citações atingem duramente a essência do ser humano, e a citação certa pode ajudar-nos a ver o significado invisível das coisas.
    Show book