Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Raciocínio Aritmético - o Retorno - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Raciocínio Aritmético - o Retorno

Geraldo Fulgêncio

Publisher: AGE

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Há muito tempo, quando eu tinha 5 anos, minha mãe, Professora, por trabalhar fora, me deixava com uma senhora, a Dona Pupu. Era uma senhora gorda, simpática, que cuidava das crianças na Rua Araújo Viana, Saúde, no Rio de Janeiro. A Dona Pupu dava tabuada para as crianças. Usava uma palmatória que era uma mão de madeira com um braço comprido com o qual ela tocava levemente quando a resposta estivesse errada. Éramos 6 alunos. Quando ela dizia: Geraldo, 3 vezes 5? Eu já estendia o braço! Eu não sabia a resposta. Não sabia de cor. Eu preferia somar 5 com 5, três vezes. E dava 15. E passou o tempo. Até hoje não sei 8 x 7. Tenho que fazer 4 x 7 e depois dobrar. Achava eu, na minha santa ingenuidade, que era mais fácil somar. Preferia raciocinar. Descobri mais tarde que em matemática existem duas saídas. Ou raciocina e sabe de onde vem ou decora. Decorando fica realmente horrível. Fica mais difícil. Assustador. E este é um problema nacional. Muitos anos se passaram: 70. E todos os meus estudos e aulas foram na base do raciocínio. É o que faço há uma vida. E nesse tempo passo Física e Matemática para os meus alunos. Sem sofrimento: a coisa flui com alegria e felicidade! Este livro apresenta os alicerces da matemática. Começa com 230 testes de aquecimento mental. Raciocínio aritmético puro. In natura. Depois, capítulo a capítulo, vem a aritmética. Os alicerces da ciência matemática. Na passarela frações, porcentagem, juros, decimais e como resolver os problemas que aparecem nos concursos. Com muito carinho! Se não se via no passado, ela hoje está aqui, para a sua salvação, querido leitor! Geraldo Fulgêncio de Oliveira Professor e Palestrante de Matemática e Física e Engenheiro Eletrônico (Graças à Dona Pupu).
Available since: 09/20/2016.

Other books that might interest you

  • A beleza da face - cover

    A beleza da face

    Thomas Benson

    • 0
    • 0
    • 0
    Envelhecer é uma arte. Mas será possível envelhecer sem rugas? Ou as rugas seriam um sinal, uma parte do percurso? Eliminá-las por completo é algo que o ser humano busca fazer há muito tempo, principalmente ao saber que a população mundial viverá cada vez mais. Como cirurgião-plástico, atuei ao redor do mundo com os mais renomados cirurgiões e posso afirmar com convicção: o processo de envelhecimento não precisa ser tão sofrido, nem dolorido, para quem está incomodado com o que o espelho escancara. Cirurgias plásticas bem indicadas, com profissionais sérios, são procedimentos seguros e eficazes. Trazem bem-estar, melhoram a autoestima do paciente, mudam a perspectiva da pessoa e a relação dela consigo e com o ambiente. Meu foco neste livro é falar sobre o assunto sem tabus, mas com responsabilidade, para ajudar você a tomar decisões, mostrando quais os lados positivos e negativos da cirurgia e dos procedimentos disponíveis.
    Show book
  • Uso Terapêutico da Cannabis nos Cuidados Paliativos - cover

    Uso Terapêutico da Cannabis nos...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    A cannabis pode ter um uso importante nos cuidados paliativos e neste audiobook explicaremos por quê. 
    Para começar, o que são cuidados paliativos? Segundo a Organização Mundial da Saúde, os cuidados paliativos são uma alternativa que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares que enfrentam uma série de patologias eventualmente fatais, por meio da prevenção e alívio do sofrimento por meio de uma avaliação precoce, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. 
    Neste audiobook, descrevemos o uso terapêutico da cannabis em cuidados paliativos, começamos com a história dos cuidados paliativos e suas características, você aprenderá sobre o sistema endocanabinoide e sua distribuição no corpo junto com seus receptores, compreendendo as funções homeostáticas e fisiológicas que desempenha em nosso corpo, bem como a importância dos fitocanabinóides e seus efeitos. Ao descobrir isso, você será capaz de compreender o papel do sistema endocanabinoide no controle da dor, vias de administração e dosagem. Além disso, os benefícios fisiopatológicos da cannabis no HIV / AIDS, câncer, Parkinson, Alzheimer são discutidos, agindo como um analgésico neuropático, neuroprotetor, antiproliferativo, antiinflamatório, imunomodulador, antiemético e como um estimulante do apetite, como uma alternativa terapêutica para o cuidado e controle dessas doenças. 
    Se você está interessado em saber mais sobre a importância da cannabis medicinal e como ela pode melhorar os sintomas e a qualidade de vida de pacientes que sofrem de doenças terminais, nós o convidamos a desfrutar deste audiobook que a Pharmacology University traz para você.
    Show book
  • A cannabis em patologias do sistema nervoso central - cover

    A cannabis em patologias do...

    Pharmacology University

    • 0
    • 0
    • 0
    Bem vindos a explorar o maravilhoso mundo da cannabis nas patologias do sistema nervoso central! 
    O sistema nervoso é um complexo de estruturas especializadas, constituído por encéfalo, medula espinhal e nervos, que permitem controlar e regular o funcionamento dos diversos órgãos e sistemas, organizar suas interrelações e a relação do organismo com o ambiente externo. 
    A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa conhecida como neurônio e suas numerosas fibras ramificadas chamadas dendritos. O cérebro humano contém aproximadamente 100 bilhões de neurônios. 
    As aplicações terapêuticas dos canabinóides são bem descritas ao longo da história. A antiga cultura chinesa destacou os benefícios da planta de cannabis para várias doenças e, séculos mais tarde, os árabes promoveram seu uso em numerosos tratados de medicina. Embora na época eles não tivessem ideia de como as substâncias da planta exerciam seu efeito, os fatos mostraram melhorias significativas no tratamento de numerosos sintomas e patologias. Graças aos constantes avanços da medicina contemporânea, os mecanismos pelos quais estas substâncias exercem sua função estão se tornando mais bem compreendidos. 
    Neste audiolivro explora com mais detalhes como os canabinóides podem servir como potenciais agentes neuroprotetores em diferentes doenças neurodegenerativas (isquemia cerebral, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington e ELA) graças à sua capacidade de controlar o estresse oxidativo, inflamação e excitotoxicidade que operam nestas doenças.
    Show book
  • Sertões - cover

    Sertões

    Euclides da Cunha

    • 0
    • 0
    • 0
    Os Sertões é um livro brasileiro, escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902. Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia. Euclides da Cunha tinha presenciado uma parte desta guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, e ao retornar escreveu um dos maiores livros já escritos por um brasileiro. Pertence, ao mesmo tempo, à prosa científica e à prosa artística. Pode ser entendido como um obra de Sociologia, Geografia, História ou crítica humana. Mas não é errado lê-lo como uma epopéia da vida sertaneja em sua luta diária contra a paisagem e a incompreensão das elites governamentais.(Sumário extraído da Wikipédia)
    Show book
  • Planejamento de Carreira Médica - cover

    Planejamento de Carreira Médica

    Victor Hugo Lara Cardoso de Sá

    • 0
    • 0
    • 0
    Todo médico deveria conhecer conceitos de planejamento, networking, gestão e marketing pessoal. Aproveite os conceitos adquiridos pelo autor ao longo de seu MBA e seus mais de 15 anos de experiência na prática médica na busca constante pelo aperfeiçoamento profissional. Este livro vai te ajudar a entender os diferentes caminhos e variações de mercado na busca por uma carreira de sucesso.
    Show book
  • Motor stirling: uma alternativa para a geração de eletricidade a partir da biomassa - cover

    Motor stirling: uma alternativa...

    Juan Ricardo Vidal Medina

    • 0
    • 0
    • 0
    Os baixos níveis de desenvolvimento nas regiões isoladas estão diretamente relacionados com a falta de energia elétrica (Bassam, 2001), é de grande importância a procura de tecnologias de geração de energia que possam subsidiar o desenvolvimento sustentável destas regiões.
    
    A inviabilidade econômica e ambiental dos sistemas de geração convencionais faz com que o fornecimento de energia elétrica nas regiões isoladas do norte do Brasil se torne cada dia mais complexo. Além disso, uma população conformada por assentamentos, em sua maioria dispersos e com poucas pessoas, faz mais evidente a inviabilidade dos sistemas de geração convencionais. Neste contexto, o problema do fornecimento energético não pode ser resolvido com tecnologias de grande escala, que por sua natureza precisam de sistemas de transmissão e distribuição e grandes consumidores, mas sim com um enfoque voltado para as tecnologias de pequena ou média escala e localizadas próximo dos consumidores. Enfoque que concorda com a definição dada por Barros et al. (2004) para os sistemas de geração distribuída.
    
    No caso destas regiões isoladas, a biomassa como fonte de combustível é outra variável a ser considerada no fornecimento energético. Esta variável, junto com suas vantagens econômicas e ambientais frente a outras fontes como os combustíveis fósseis, faz quase obrigatória sua consideração no momento de projetar sistemas de geração distribuída.
    Show book