Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Teoria política e feminismo - abordagens brasileiras - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Teoria política e feminismo - abordagens brasileiras

Flávia Biroli, Luis Felipe Miguel

Publisher: Horizonte

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O feminismo colocou problemas fundamentais para a teoria política ao expor a acomodação entre a igualdade formal e os mecanismos de opressão e exclusão que colocam as mulheres em posição de desvantagem, limitando o exercício dos seus direitos e suas possibilidades de autodeterminação. Em suas diferentes vertentes, a crítica feminista destacou o caráter político de práticas e hierarquias que receberam pouca atenção, mesmo entre aqueles preocupados com os limites da democracia e com a justiça social. O impacto das hierarquias na esfera privada, o caráter político dos arranjos da vida doméstica, os sentidos distintos da intimidade e da privacidade quando são consideradas as experiências de mulheres e homens são alguns dos temas que vêm recebendo reflexões sistemáticas no feminismo. Ao mesmo tempo, o feminismo apresenta considerações diversas, e conflitivas, sobre o sentido da atuação das mulheres na política e em outras esferas sociais e seu impacto para a redefinição de práticas, normas e valores políticos. O diálogo entre elas permitiu que fossem considerados novos problemas ou que problemas já presentes nas análises das democracias fossem reconsiderados, a partir da posição social das mulheres.
As análises presentes neste Teoria política feminista expõem o impacto produtivo dos feminismos na teoria política, apresentando reflexões sobre diferentes problemas colocados a partir da crítica feminista. Elas também contribuem para os debates teóricos contemporâneos sobre a democracia e a justiça. Em seu conjunto, o livro permite acesso às teorias políticas feministas, em sentido amplo, já que são várias as abordagens e autoras consideradas nos capítulos aqui apresentados, constituindo um conjunto representativo da crítica feminista hoje. Permite, ainda, uma compreensão dos desenvolvimentos das teorias feministas no Brasil, em que os esforços de sistematização das análises e da crítica vêm se ampliando e se consolidando.
Available since: 07/25/2016.

Other books that might interest you

  • Unidas pelo autismo - cover

    Unidas pelo autismo

    Catiane Ferreira Gomes

    • 0
    • 0
    • 0
    Um encontro entre mães fez nascer este livro, e antes dele a certeza de que juntas poderiam promover ainda mais a inclusão de seus filhos em um mundo que muitas vezes se distancia deles, e não o contrário.Cada capítulo pontua um pouco da vida de uma criança, do seu nascimento até a descoberta do autismo, e a busca para amenizar os momentos seguintes, possibilitando a cada um o encontro entre o sonho e a realidade do dia a dia.Um livro carregado de sentimentos vigorosos e apaixonantes, todos pontuados pelo amor e pela determinação de mães que, diante de um diagnóstico, tornaram-se guerreiras e foram viver com fé suas histórias, momentos que estão aqui sendo divididos conosco de maneira sincera e generosa.Este livro é uma aula de vida e de amor, e foge por completo do lugar-comum da dor, substituindo-a pela certeza de que o caminho é longo, às vezes espinhoso, mas não menos alegre e surpreendente.
    Show book
  • Pés descalços no sagrado feminino - uma breve linha do tempo do feminino na história - cover

    Pés descalços no sagrado...

    Helena D’Arádia

    • 0
    • 0
    • 0
    O Sagrado Feminino é uma prática espiritual, com base matriarcal. O respeito à natureza e à essência feminina guiam a crença, que traz à tona reverências e ritualísticas específicas, além de uma iniciação baseada em estudos profundos e guiados por uma sacerdotisa.Em tempos onde os excessos de consumo vêm à tona e as relações se tornam digitalizadas e mais frágeis, há o contraponto da busca pela maior conexão: com os outros, com nós mesmos e com a Terra. Esse é um dos motivos da maior procura sobre o tema, que, aqui é refletido em uma linha histórica e cultural do feminino através dos tempos. O objetivo é esclarecer o que é o Sagrado Feminino, o que Helena D’Arádia, mulher nativa, condutora de círculos iniciada em Volterra (Itália), faz com propriedade, consciência e amor.
    Show book
  • Uma história do amor Com final feliz - cover

    Uma história do amor Com final...

    Flávio Gikovate

    • 0
    • 0
    • 0
    Graças aos avanços tecnológicos e às mudanças da vida social, vemos o fim do amor romântico de fusão, regressivo, e o crescimento da individualidade. Para Gikovate, trata-se de uma boa notícia. Ele mostra que o adulto moderno tem duas opções, ambas muito melhores do que a relação possessiva do amor convencional: viver só, estabelecendo vínculos afetivos e eróticos mais superficiais; ou formar laços que respeitem a individualidade.
    Show book
  • Diálogo sobre etiqueta no Facebook - cover

    Diálogo sobre etiqueta no Facebook

    Leandra Zanqueta

    • 1
    • 2
    • 0
    Quando se fala em Etiqueta, logo nos vem à cabeça um amontoado de regrinhas chatas de “fazer" ou “não fazer" que só servem para complicar a nossa vida. Porém, apesar de serem maçantes, alguns limites na convivência são sempre necessários para que possamos levar o dia a dia de um jeito mais harmonioso. 
    
    Ao longo dos anos, inúmeros manuais sobre o tema estiveram presentes nas prateleiras das livrarias. Todos nós, de alguma maneira, tivemos acesso a um ou outro preceito que nos ajudou a moldar o nosso comportamento no cenário social. Mas e agora que esse cenário migrou do real para o virtual? Como nos comportar nesse novo ambiente, mais especificamente no Facebook, que é a maior praça virtual do momento?
    
    Nessa nova arena de constante mutação, é quase impossível criar um conjunto de regras estáticas. As atitudes das pessoas, dentro do Facebook, mudam a toda hora o que torna a rigidez incompatível com o dinamismo da plataforma. Em contrapartida, dá para refletir sobre o assunto. Dá para analisar exemplos de comportamento - bacanas e reprováveis - que figuraram na rede social nesses 10 anos de existência. Só assim, através das nossas próprias conclusões, conseguiremos moldar e oferecer às pessoas o melhor do nós nesse cenário sem precedentes na história da humanidade.
    Show book
  • 100 citações de Alexandre Dumas - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Alexandre Dumas...

    Alexandre Dumas

    • 0
    • 0
    • 0
    Alexandre Dumas Sr. é um autor de enorme sucesso. Devemos-lhe a trilogia dos Três Mosqueteiros, a figura de proa do romance do manto e da adaga. Tal como no Conde de Monte Cristo, Rainha Margot, ou Visconde de Bragelonne, a ardente escrita de Dumas Sr. mergulha imediatamente o ouvinte na aventura. Os romances de Dumas são publicados em série, e o público é tão receptivo a eles que os jornais pagam a Dumas dez vezes o preço que os seus colegas escritores recebem; hoje, ele ainda está presente no coração daqueles que amam linhas de aventura, de combate e de espantalho.
    Show book
  • Como criar sua Networking - cover

    Como criar sua Networking

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    Este audiolivro rápido oferece formas de se criar e usar uma networking. Oferece meios de se desenvolver dentro do Linkedin, a maior rede social profissional do mundo. Além de oferecer dicas valiosas.
    Show book