Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
A Atuação do Estado na Economia como Acionista Minoritário - Possibilidades e Limites - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

A Atuação do Estado na Economia como Acionista Minoritário - Possibilidades e Limites

Filipe Machado Guedes

Publisher: Grupo Almedina

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Esta obra trata da atuação do Estado na economia como acionista minoritário, com enfoque especial na realidade brasileira. Em um primeiro momento, são analisadas as possibilidades do uso das participações minoritárias, destacando-se que, embora tidas como propriedade pública sobre parcelas do capital social de empresas privadas, essas participações não configuram, somente, forma de exploração direta da atividade econômica, devendo ser compreendidas como uma técnica jurídica ou uma ferramenta da qual o Estado pode se valer para realizar as diferentes modalidades de intervenção na economia. Nesse sentido, demonstra-se como as participações minoritárias possibilitam a atuação do Estado como empresário, regulador, fomentador e investidor. Em seguida, aprofunda-se nos mecanismos societários que a Administração Pública pode utilizar para que, mesmo como acionista minoritária, possa influenciar a direção das empresas público-privadas, tais como os acordos de acionistas e as golden-shares. A obra discorre ainda sobre a natureza jurídica e as vantagens comparativas da atuação estatal na economia por meio de participações minoritárias, promovendo uma avaliação crítica acerca dos limites a ela impostos e traçando uma distinção entre o uso das participações públicas como opção legítima de atuação na economia versus sua aplicação como burla ao regime jurídico aplicável às empresas estatais, mediante o controle societário disfarçado e a simulação de contratações administrativas. Por fim, o livro aborda a polêmica questão da escolha de sócios privados pela Administração Pública, bem como da incidência de controles públicos sobre as empresas participadas.
Available since: 06/18/2019.

Other books that might interest you

  • Meu ponto cego - cover

    Meu ponto cego

    Luciana Palma

    • 0
    • 0
    • 0
    Caterina é uma jovem fotógrafa que trabalha com modelos em seu estúdio e faz fotos de eventos. Na adolescência, foi com sua família para Portugal, onde sofreu, por um ano, assédio sexual na escola em que estudava. Por não ter superado o trauma, tem dificuldade de se relacionar afetivamente com homens e, por isso, faz terapia com frequência. 
    Uma noite, após ter um pesadelo com os garotos que a assediavam na escola, decide ir ao Terraço Itália para “espantar seus fantasmas” (como gosta de dizer). Lá, um garçom que a conhece e a vê chorar ao observar a paisagem da cidade, sugere a uma outra cliente que vá conversar com Caterina na área aberta do restaurante para tentar confortá-la. 
    Debbie é uma cantora americana e é deficiente visual. Está há onze anos no Brasil e nunca teve vontade de aprender português. É muito espontânea e divertida, e topa na hora a proposta do Sr. Carlos. Ao conhecer Caterina no terraço, entretanto, encanta-se com a moça e convida-a para tomar um drinque em sua mesa. 
    O que nenhuma das duas mulheres consegue imaginar é que o destino não as uniu nesse dia apenas para tomar uma bebida e “espantar fantasmas” em um lugar chique de São Paulo. 
    Ao se separar repentinamente de Debbie naquela noite devido a uma imensa sensação de estranhamento, Caterina poderia jurar que as duas nunca mais voltariam a se ver, mas é surpreendida pouco tempo depois por uma coincidência que vai mudar drasticamente seu futuro.
    Show book
  • O livro da Fisiognomia - O estudo da fisionomia humana para identificar a natureza e os comportamentos das pessoas - cover

    O livro da Fisiognomia - O...

    Faḫru-ddīn ar-Rāzī

    • 0
    • 1
    • 0
    Este livro, que faz parte da gigante herança intelectual deixada pela civilização árabe-islâmica, foi escrito no século XII do calendário cristão. Seu autor atribui caracteres e comportamentos, assemelhando o homem ao animal, para concluir que é fanfarrão aquele que possui testa enrugada e que é briguento e implicante aquele cuja testa é plana e sem rugas, enquanto olhos saltados sinalizam ignorância e incoerência e se os olhos forem reentrantes, os mesmos sinalizam nobreza de alma. O autor baseia-se na medicina antiga e em conhecimentos adquiridos por diversas culturas antigas, para defender que é mulherengo e ocioso aquele que possui olhos tremulantes e perversos e que é ardiloso e mulherengo quem possui olhos pequenos e azuis. Atribui-se outros caracteres específicos às faixas etárias, ao gênero e às condições climáticas.
    Show book
  • Fernando da Gata - e outros contos - cover

    Fernando da Gata - e outros contos

    Roberto de Castro Neves

    • 0
    • 0
    • 0
    'O terceiro livro de contos de  Roberto de Castro Neves já surpreende pelo título: Fernando da Gata, o codinome de um estuprador que na década de 80 foi preso, morto e enterrado em Pouso Alegre (MG) num caixão de luxo, com terno e gravata, comprado pelo povo da cidade, para “dar um enterro decente” ao bandido. No conto-título, o autor explora as reflexões sobre as frustrações, fantasias, desesperanças de uma caixa de supermercado, ao voltar para casa no trem da Central.  Em 25 contos, o autor aborda questões da  sociedade contemporânea:  rotina,  casamentos falidos, adultérios, educação dos filhos, relações sem futuro, abandono da velhice, vida sexual de adolescentes, encontros e desencontros, solidão etc.   '
    Show book
  • O Papo no Caminho - Ciência Filosofia e Espiritualidade - cover

    O Papo no Caminho - Ciência...

    Marcelo Carvalho da Fonseca

    • 0
    • 0
    • 0
    A ciência e seus mistérios, a busca incessante por respostas que sejam capazes de nos esclarecer tantas dúvidas sobre a vida e, mais ainda, sobre a morte, o que veio antes de nós e o que virá após o “fim”.Questionamentos incrivelmente fantásticos marcam a nossa passagem por este plano e, pari passu, nos ajudam a encontrar respostas através das palavras de um pesquisador mais que apaixonado pelo tema, um conhecedor da matéria que, como homem e médico, vai além dos limites, das suas forças, para tentar nos responder a tantas indagações.Depois de ler este livro e caminhar com o autor por entre histórias e estradas do mundo, cada leitor terá, com certeza, uma nova visão de quem realmente é e do seu papel neste plano.O papo no caminho – ciência, filosofia e espiritualidade é, indiscutivelmente, uma conversa franca sobre o tudo e o todo do qual fazemos parte.
    Show book
  • 200 citações da Bíblia - Recolha as 100 citações de - cover

    200 citações da Bíblia - Recolha...

    Anonymous Anonymous

    • 0
    • 0
    • 0
    Estas 200 citações são da Bíblia: 100 citações do Novo Testamento e 100 citações do Antigo Testamento. Dão-nos acesso a pensamentos exemplares sobre um tema que nos intriga ou fascina a todos, através de uma selecção das suas reflexões mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • 100 citações de Leonardo da Vinci - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Leonardo da...

    Leonardo da Vinci

    • 0
    • 0
    • 0
    Leonardo da Vinci é um pintor italiano e um homem de espírito universal, um artista, cientista, engenheiro, inventor, pintor, escultor, arquitecto e escritor. Os seus primeiros trabalhos importantes são realizados ao serviço do Duque Ludovico Sforza em Milão. Trabalhou depois em Roma, Bolonha e Veneza e passou os últimos três anos da sua vida em França, a convite do Rei Francisco I. Leonardo da Vinci é frequentemente descrito como o arquétipo e símbolo do homem renascentista, um génio universal, um filósofo humanista, observador e experimentador, com um "raro dom da intuição espacial", e cuja infinita curiosidade só é igualada pela sua inventividade. Muitos autores e historiadores consideram-no um dos maiores pintores de todos os tempos, e alguns consideram-no a pessoa mais talentosa no maior número de diferentes campos já vividos. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais notáveis, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book