Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Morfossintaxe do português - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Morfossintaxe do português

Fernando Vieira Peixoto Filho

Publisher: Lexikon

  • 0
  • 3
  • 0

Summary

A segunda edição desta Morfossintaxe do Português vem ocupar uma lacuna que se observa na literatura especializada em descrição gramatical. Isso porque este novo livro oferece ao leitor, mesmo os não familiarizados com detalhes terminológicos, uma descrição linguística aprofundada, que engloba tanto os itens gramaticais selecionados pelo usuário para expressar suas ideias quanto as regras que governam a combinação desses itens na formação de enunciados bem estruturados morfossintaticamente, sem perder de vista, obviamente, o caráter deôntico da linguagem.       
Nesse sentido, o professor Fernando Peixoto Filho parte da premissa de que os vocábulos, considerados isoladamente, representam virtualidades metalinguísticas, potenciais morfossintáticos que se atualizam e se efetivam no discurso. Ao longo do livro, o autor demonstra a indiscutível correlação entre os vários estratos gramaticais, decorrente da permeabilidade que se constata entre as categorias morfossintáticas, admitindo-se expansão semântica e reinterpretação com novas taxonomias. Boa parte da complexidade subjacente à análise morfossintática se deve ao fato de que, no discurso, um vocábulo estará sempre suscetível a diferentes classificações, a depender do papel desempenhado por ele em relação a outros no interior da cadeia sintagmática. 
A obra se divide em três partes: Gramática, Morfossintaxe e Sintaxe. A primeira delas apresenta acepções largamente difundidas na literatura para o termo ‘gramática’ e, ainda, traz à baila uma saudável discussão acerca do papel da gramática normativa nas aulas de Língua Portuguesa. A segunda elenca e conceitua as classes gramaticais, comparando os diversos critérios de taxonomia, oferecendo categorizações examinadas com vagar, e, sob a égide dos comentários de renomados gramáticos, o autor discute a aplicabilidade das conceituações citadas. A terceira parte é dedicada à investigação cuidadosa da sintaxe, em suas duas vertentes: a analítica e a relacional. Embora o autor focalize as relações que se firmam no âmbito microssintático, há referências à visão macrossintática, também denominada coesão textual. Nesse capítulo dedicado à sintaxe estrita, fica claro que o autor diverge da terminologia adotada pela tradição gramatical, oferecendo, para dar conta das eventuais incongruências terminológicas, uma nova roupagem aos constituintes. 
Por tudo isso, convido a todos, estudantes de Letras, professores de ensino universitário, médio e fundamental, ou qualquer outra pessoa que se interesse pelos temas abordados, a percorrer a trilha engendrada pelo autor, pois, certamente, vão encontrar nas páginas deste livro explicações bastante elucidativas sobre o funcionamento morfossintático da língua portuguesa em sua modalidade escrita.
                                  Katia Emmerick Andrade (UFRRJ)
Available since: 09/15/2021.

Other books that might interest you

  • Concentração - Torne-se mais consciente e economize tempo - cover

    Concentração - Torne-se mais...

    Dave Farrel, Cory Hanssen, Syrie...

    • 0
    • 0
    • 0
    Existem 3 títulos neste livro, que são os seguintes: 
    Título 1: O que são funções cognitivas? 
      
    Como nosso cérebro funciona? 
      
    Que fatos e mitos sobre nossas mentes existem por aí e em que você deve acreditar? 
      
    Essas e várias outras perguntas serão respondidas neste manual abrangente. Você também aprenderá sobre as diferenças sexuais pertencentes ao cérebro humano, como essas diferenças se manifestam nas brincadeiras das crianças e outros tópicos relacionados à nossa consciência consciente. 
    Título 2: Muitas pessoas subestimam o valor da consciência e da consciência quando se trata de aprender. Manter as informações nesse grande cérebro pode ser um desafio, se você não aplicar os métodos certos para fazê-lo. 
    Título 3: Ser capaz de se concentrar é realmente importante para sua felicidade? 
      
    Sim, ele é. E neste livro, explicarei mais sobre o raciocínio por trás disso. Você também aprenderá mais sobre diferentes métodos para melhorar seu foco, técnicas práticas para priorizar melhor e mais rapidamente e como evitar desvios que o impedirão de transformar seus sonhos em realidade.
    Show book
  • 100 citações de Marcel Proust - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Marcel Proust -...

    Marcel Proust

    • 0
    • 0
    • 0
    Marcel Proust é um escritor francês, cuja obra principal é uma suite de romances intitulada À la recherche du temps perdu, publicada de 1913 a 1927. Em 1907, Marcel Proust começou a escrever a sua obra-prima À la recherche du temps perdu, cujos sete volumes foram publicados entre 1913 (Du côté de chez Swann) e 1927, ou seja, parcialmente após a sua morte; o segundo volume, À l'ombre des jeunes filles en fleurs, ganhou o Prix Goncourt em 1919. Marcel Proust morreu exausto, a 18 de Novembro de 1922, de bronquite mal tratada: foi enterrado no cemitério Père-Lachaise em Paris, acompanhado por uma grande audiência que saudou um escritor de importância que as gerações seguintes colocariam no topo, fazendo dele um verdadeiro mito literário. Os romances de Marcel Proust são uma grande reflexão sobre o tempo e a memória emocional, bem como sobre as funções da arte, que deve propor os seus próprios mundos, mas é também uma reflexão sobre o amor e os ciúmes, com um sentimento de fracasso e o vazio da existência que colorem de cinzento a visão proustiana, na qual a homossexualidade ocupa um lugar importante. La Recherche é também uma vasta comédia humana com mais de duas centenas de actores. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Ilha dos desejos ainda não desejados - cover

    Ilha dos desejos ainda não...

    André Decotteli

    • 0
    • 0
    • 0
    O desejo, essa força, que nos move para viver, criar e sonhar, é a personagem principal da narrativa, que não busca somente provocar o leitor, mas também orientá-lo de forma lúdica e divertida na busca pela sua essência fundamental, o ponto de partida de tudo que tem vida, movimento e alegria no ser humano.
    Show book
  • John Holloway: Regime de Acumulação Integral e o debate sobre como mudar o mundo sem tomar o poder - cover

    John Holloway: Regime de...

    Diego Marques

    • 0
    • 0
    • 0
    John Holloway ficou famoso ao publicar o seu livro Como mudar o mundo sem tomar o poder e sua obra teve repercussão numa época em que o zapatismo também tinha influência nos movimentos políticos, partidos e setores da intelectualidade. Diego Marques apresenta uma crítica importante ao livro e teses de Holloway, resgatando o contexto histórico e social em que vivemos, o regime de acumulação integral, apontando as similaridades entre Holloway e o pós-estruturalismo, bem como a crítica leninista deste autor, para mostrar uma outra concepção crítica. Esta obra contribui para conhecer a obra de Holloway e seus limites, bem como nos ajuda a superar o canto da sereia de discursos ambíguos.
    Show book
  • 100 citações de Albert Einstein - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Albert Einstein...

    Albert Einstein

    • 0
    • 0
    • 0
    Albert Einstein é amplamente considerado como uma das maiores mentes que alguma vez viveu. Ele desenvolveu a teoria da relatividade, um dos dois pilares da física moderna juntamente com a mecânica quântica, e escreveu a equação mais famosa do mundo, E=mc². Foi um imenso cientista e pensador, e o seu trabalho é também conhecido pela sua influência na filosofia da ciência. Como um autêntico génio, também era cheio de humor; estas 100 citações foram cuidadosamente seleccionadas para lhe apresentar o seu carácter e o seu espírito de sagacidade, num formato conveniente e eficiente.
    Show book
  • Liberdade religiosa na Declaração Dignitatis Humanae - contexto gênese temática e debate - cover

    Liberdade religiosa na...

    Alexandre Boratti Favretto

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro apresenta a originalidade da Declaração Dignitatis humanae por seu conteúdo doutrinal: o direito à liberdade religiosa fundamentado na dignidade humana; constituindo-se um tema que se distingue das temáticas estritamente teológicas, fazendo sobressaira perspectiva antropológica com incidência técnico-jurídica. É desenvolvido o itinerário de elaboração da Dignitatis humanae articulado ao conjunto de escritos do Concílio Vaticano II, que tratam da temática referente ao diálogo com o mundo moderno e das relações com as outras Igrejas e religiões, ao passo que se analisa a novidade do conteúdo da Dignitatis humanae, que se mostra como verdadeira mudança doutrinal. Tal fato possibilita desdobramentos histórico-religiosos e jurídicos ao afirmar o direito inalienável da pessoa humana em seguir os ditames de sua consciência em matéria religiosa, bem como estabelecer que o Estado tem a função de tutelar e promover a liberdade religiosa. Disto decorre o desafio de, em contexto secular, pensar o fenômeno do pluralismo religioso na perspectiva de uma teologia das religiões que se configura como teologia do pluralismo religioso, considerando o desenvolvimento de dois corolários inferidos da Declaração: liberdade de consciência e tutela do Estado.
    Show book