Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Até Cansar o Cansaço - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Até Cansar o Cansaço

Fábio Oliveira

Publisher: Scortecci Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Um escritor em constante renovação, antenado a seu tempo e em busca de flores no asfalto. Esse é Fábio Oliveira, que mergulha, através da literatura, na realidade e na alma humana. Nesse livro, sua tentativa de emocionar e provocar reflexões revela-se em poemas de formas variadas e linguagem única.
É um universo de sentimentos, criações e atitudes, um chamado para a vida em toda a sua plenitude. É uma obra para ser lida... agora e sempre. 

Em Até cansar o cansaço, de Fábio Oliveira, há um verso que remete a caminhos criados por “Feixes de borboletas no horizonte”. Essa imagem nos remete à palavra, sua acepção e uso nesse livro de poemas. A palavra, esse lepidóptero linguístico, possui quatro estágios: nasce ovo, transmuta-se em larva, converte-se em pupa e metamorfoseia-se em imago. Assim, o poeta aperfeiçoa as palavras, criando metáforas distintas ao leitor. É certo que, aqui, a palavra-sentimento coexiste com a palavra-indignação; a palavra-desejo lida com a palavra-dor, que cede espaço, em vários instantes, à palavra-denúncia e todas elas se irmanam à palavra-amor. Diferente, no entanto, do reino animal, nesse reino poético-vocabular de Fábio Oliveira, os quatro estágios convivem sem ideia de gradação, hierarquia. O que se vê é uma escrita feita para sorrir, chorar, sentir, cansar, renovar-se, insurgir-se... Se a linguagem é o maior traço
de humanidade que temos, a palavra, em Até cansar o cansaço, aproxima-nos dessas humanidades que nos rodeiam, algumas mesquinhas, atrozes, outras generosas, fecundas. Essas são as palavras-borboletas que encontramos no livro, elas voam para dentro de nós, de vários aromas, cores, tamanhos e sabores, mas sempre livres, como borboletas... BORBOLETRAS!
Available since: 04/26/2021.

Other books that might interest you

  • Como acabar as coisas - cover

    Como acabar as coisas

    Pedro Reis Colaço

    • 0
    • 0
    • 0
    Pedro Reis Colaço abre-nos a porta em 'Como acabar as coisas', às contemplações e inquietações do sujeito poético, num mundo que poderia ser o nosso, não fossem as referências a outras realidades invisíveis aos olhos do cidadão comum. Dividido em poemas de versos curtos e trechos quase diarísticos, o livro explora a busca pelas sensações mais desejadas pelo ser humano, como o amor — busca essa por vezes interrompida pelos obstáculos mais básicos e inevitáveis. Pedro Reis Colaço inicia aqui a sua obra com um livro que, podendo ser lido de um fôlego, pede para ser saboreado.
    Show book
  • Acetetos - (poesia) - cover

    Acetetos - (poesia)

    Marcelo Aceti

    • 0
    • 0
    • 0
    Sete! Sete páginas, sete olhares, sete cores, sete linhas, sete notas, sete noites, sete vidas; sete livros! Acetetos reúne 49 textos inéditos em livro, apresentando o ritmo e a métrica do formato introduzido por Marcelo Aceti em seus poemas. Os “meios sonetos” desta obra revelam uma escrita singular, impregnada pela acidez e pela paixão do seu olhar atento sobre o mundo, a vida, - a morte - e a arte.
    Show book
  • As solas dos pés do meu avô - cover

    As solas dos pés do meu avô

    Tiago D. Oliveira

    • 0
    • 0
    • 0
    Nas "rachaduras das solas duras" dos pés de um avô morto, "de cima de suas nove décadas", é que o poeta Tiago D. Oliveira tece a sua reflexão sobre a trama da existência. Nas palavras de Itamar Vieira Júnior, neste livro de poesia "As solas dos pés do meu avô" muitas vidas irão despontar da pele ressequida desses pés, as dos ascendentes e descendentes, tendo sempre a paisagem da Terra, não como mero palco dessa jornada humana, mas como uma personagem prenhe de vida, seja a cidade, Lisboa, ou o Sertão profundo. O gado, a água, as ruas, a casa e a religiosidade são elementos que compõem a seiva perene que alimenta nossos corpos desde a raiz. Com prefácio da doutora Clarissa Macedo e posfácio do escritor Ronaldo Cagiano, percebemos que ao ler esta obra que toca a imensidão de nós mesmos, constatamos que todos surgimos, de uma forma ou de outra, do caminhar dos que nos antecederam.
    Show book
  • O sol abate-se - cover

    O sol abate-se

    Elsa Ribeiro Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    Inaugura-se a colecção Claro Enigma, inspirada em Carlos Drummond de Andrade e coordenada pelo professor, poeta e crítico António Carlos Cortez, com a poesia revelada em 'O sol abate-se', de Elsa Ribeiro Alves. Nesta estreia em poesia, os versos de Elsa Alves vêm alicerçados em cheiros, sensações e figuras familiares que, mesclados pela poeta, geram uma realidade inquietante e palpável. Em seus versos, ora breves, sempre intensos, a autora cria imagens que nos invadem e transportam. Com o prefácio do coordenador, entre estas páginas, sabemos que algo mudou e essas transformações são descritas pela autora, que nos conduz ao longo de uma quase distopia centrada à volta do abatimento do sol.
    Show book
  • Entre a Lua o Caos e o Silêncio: a Flor - Antologia de Poesia Angolana - cover

    Entre a Lua o Caos e o Silêncio:...

    Irene Guerra Marques, Carlos...

    • 0
    • 0
    • 0
    Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor é a antologia mais completa e abrangente já publicada de Poesia Angolana, incluindo os períodos e os autores mais marcantes da sua história. Esta é uma edição histórica, oferecendo um retrato sistemático, plural e riquíssimo do admirável património literário angolano aos leitores de língua portuguesa em todo o mundo. Com excepcional organização de Irene Guerra Marques e Carlos Ferreira, a Antologia de Poesia Angolana divide-se em três partes. A primeira, dedicada à literatura oral, oferece a transcrição literal dos poemas nas línguas nacionais, seguida de tradução acompanhada por notas explicativas que contextualizam cada poema. A segunda secção, referente aos precursores, abarca nomes sonantes da poesia angolana, de Luís Félix Cruz a Jorge Rosa, levando o leitor numa viagem do século XVII, assinalado pelos primeiros textos poéticos manuscritos, até ao século XIX. «Modernidade e Contemporaneidade» é a última parte da antologia e nela irrompem os poetas dos séculos XX e XXI, contrastando, a cada virar de página, manifestações artísticas distintas – as «continuidades e descontinuidades» a que o subtítulo dessa secção alude.
    Show book
  • Escravos - cover

    Escravos

    Antônio Frederico de Castro Alves

    • 0
    • 0
    • 0
    Os Escravos é uma coleção de poemas do escritor brasileiro Castro Alves com temática centrada no drama da exploração dos escravos. Em função de sua renhida luta contra pelo fim da escravidão no Brasil, este poeta ficou conhecido como "Poeta dos Escravos". Este volume, publicado postumamente em 1883, recolhe muitos dos poemas que tornaram Castro Alves um símbolo da luta dos que não tem voz, como lembra Pablo Neruda em poema dedicado a Alves: "em portas até então fechadas para que, combatendo, a liberdade entrasse". (Sumário adaptado da Wikipedia por Leni)
    Show book