"There is more treasure in books than in all the pirates' loot on Treasure Island." - Walt Disney
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Promoção da saúde e saúde bucal - Volume 1 - cover

Promoção da saúde e saúde bucal - Volume 1

Fábio Luiz Mialhe

Publisher: Cia do eBook

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Esta obra é resultado da produção coletiva elaborada por docentes e pesquisadores nas áreas de Educação e Promoção da Saúde e apresenta o propósito de instrumentalizar discentes, docentes e profissionais do campo da saúde bucal com importantes conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de suas atividades educativas e promotoras da saúde. O presente volume, organizado em duas seções e 25 capítulos, fornece uma visão abrangente de vários aspectos teóricos e práticos envolvidos em tais atividades.
A primeira seção aborda aspectos teórico-conceituais que amparam os processos educativos e promotores da saúde, como as abordagens educativas em saúde, os determinantes da saúde e dos comportamentos em saúde ao longo do ciclo vital, o letramento em saúde e em saúde bucal, a teoria salutogênica e suas interfaces com a saúde bucal, o capital social e sua relação com a saúde, objetivos de desenvolvimento sustentável e a Promoção da Saúde, a ética da Promoção da saúde.
A segunda seção explora diversas estratégias utilizadas para educar e promover a saúde bucal, dentre elas, os materiais e métodos educativos, a andragogia para a educação de adultos, o teatro e o psicodrama, a teleodontologia, a educação em grupos, as mídias sociais. Ademais, elucida os principais modelos e as teorias utilizadas nos campos da Educação e da Promoção da Saúde e estratégias psicossociais tais como a entrevista motivacional, a abordagem centrada na pessoa, a estratégia da implementação da intenção e o desenvolvimento de habilidades sociais.
Trata-se, portanto, de uma obra de referência para todos aqueles que atuam nas áreas de Educação e Promoção da Saúde e suas interfaces com a Saúde Bucal.

Other books that might interest you

  • Jogos-narrativos: - ensino de história relatos e possibilidades - cover

    Jogos-narrativos: - ensino de...

    Sérgio Paulo Morais

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro “Jogos-Narrativos: ensino de História, relatos e possibilidades” traz relatos de experiências de professores de escola básica e pesquisadores em diálogo com o mundo do Role-playing Game, Cards, Tabuleiro e outros. Os jogos, ao permitirem narrativas, expressões de memórias, posicionamentos sociais e diversas interações verbais e não verbais entre sujeitos, são aqui analisados como recursos de ensino, de aprendizagem, de sociabilidade e de pesquisa em História.
    Show book
  • A condição feminina em Maria Lacerda de Moura - cover

    A condição feminina em Maria...

    Tatiana Ranzani Maurano

    • 0
    • 0
    • 0
    A proposta deste estudo é trazer as contribuições dos escritos da educadora, feminista e anarquista do início do século XX, Maria Lacerda de Moura (1887-1945) sobre a condição feminina, fazendo aproximações possíveis dentro da discussão das categorias de gênero, patriarcado e educação e tomando como objeto de estudo seu segundo livro, Renovação, escrito em 1919. O objetivo foi fazer uma análise de configuração textual da obra Renovação e, assim, trazer à tona seus argumentos sobre a condição feminina e a educação em seu tempo, bem como os desdobramentos para os desafios da atualidade. Assim, como instrumento para o desenvolvimento de tal proposta, buscamos nos apropriar dos estudos de Maria do Rosário Longo Mortatti sobre a Análise de Configuração Textual, considerando as categorias gênero, patriarcado e educação como focos da análise. A compreensão da história da sociedade e, dentro dela, a de um determinado grupo social oprimido, bem como as elaborações do pensamento para a superação dessa condição, é crucial para captar a dimensão da dominação masculina dentro dela e, assim, buscar a transformação dessa realidade. Nas leituras feitas sobre os escritos de Maria Lacerda de Moura, destaca-se seu diferencial em relação aos pensamentos e escritos das mulheres brasileiras de sua época. Historicamente falando, Lacerda é de uma época em que as mulheres estavam lutando por seus direitos a melhores condições de trabalho e ao sufrágio. Destaca-se o que já falava a autora sobre a mulher poder escolher com quem vai se envolver, sobre a importância de ela estudar, de instruir-se, sobre amor livre, sobre a escolha de ter ou não ter filhos, sobre sua condição de subjugada, tutelada, não apenas nas questões dos direitos, mas também nas questões do cotidiano, em um nível mais simbólico e particular, algo que começou a ser mais discutido e pontuado a partir da segunda metade do século XX (1960-1970). Nesse sentido, é notório o quanto Maria Lacerda de Moura ainda pode contribuir para as questões relacionadas à condição e subjugação feminina e para a reflexão sobre os conceitos de gênero, patriarcado e educação. Revisitar seus escritos, ou seja, olhar para a história, é ter cada vez mais a percepção do quanto a opressão da mulher está enraizada na construção histórica em nossa sociedade e do quanto ainda se mantém nos dias de hoje, seja pela não garantia dos direitos que conquistados, seja pela opressão simbólica e histórica que ela sofre cotidianamente. Revisitar sua obra foi a descoberta de caminhos para a renovação social.
    Show book
  • Garrett - Traficante de escravos - cover

    Garrett - Traficante de escravos

    Gairo Garreto

    • 0
    • 0
    • 0
    Com base em extensa pesquisa feita em arquivos e bibliotecas de três países, o ensaio biográfico de Gairo Garreto analisa a trajetória de Antônio Garrett, que deixou os Açores e foi para o Maranhão, onde acabou se dedicando ao comércio de escravos no fim do século XVIII. O autor partiu das memórias do avô para registrar a história da própria família, por meio das variantes do sobrenome, mas acabou reproduzindo com riqueza de detalhes uma parte pouco conhecida da história do Brasil. Em 'Garrett, traficante de escravos', não faltam percalços, aventuras, e até mesmo um sobrinho abolicionista, o que dá mais sabor à narrativa e reforça a importância, não apenas do protagonista, mas da família Garrett em diversos eventos íbero-americanos até a primeira metade do século XIX.
    Show book
  • O Grande Enigma - Deus e o Universo - cover

    O Grande Enigma - Deus e o Universo

    Léon Denis

    • 0
    • 0
    • 0
    “Um livro grandioso, dissemos, está aberto sob nossos olhos, e qualquer observador paciente pode nele ler a palavra do enigma, o segredo da vida eterna.Nele se vê que uma Vontade dispôs a ordem majestosa na qual se agitam todos os destinos, movem-se todas as existências, palpitam todos os espíritos e todos os corações.Ó alma! aprende, primeiramente, a suprema lição que desce dos Espaços sobre as frontes inquietas. O Sol escondeu-se no horizonte; seus últimos clarões de púrpura tingem ainda o céu; uma luz branda indica que, além, um astro velou-se aos nossos olhos. A noite estende acima de nossas cabeças sua cúpula constelada de estrelas. Nosso pensamento se recolhe e busca o segredo das coisas.”
     
    Léon Denis
    Show book
  • Poderosos pedófilos - cover

    Poderosos pedófilos

    Amaury Ribeiro Jr.

    • 0
    • 0
    • 0
    Eles têm posições de destaque na sociedade. São juízes, delegados, procuradores de Justiça, empresários de sucesso. Do alto de suas atuações poderiam estar ajudando diversas pessoas, promovendo o progresso e combatendo bandidos. Mas praticaram um dos mais hediondos crimes: o abuso sexual de menores de idade. 
    Prepare-se para uma das mais ousadas investigações jornalísticas do Brasil, no relato contundente de Amaury Ribeiro Jr.  
    Ao longo de vinte anos de trabalho, com muito sangue frio, astúcia e inteligência, o autor se embrenhou por regiões onde pobreza extrema, ganância, famílias desestruturadas e certeza de impunidade criam condições para a atuação de pedófilos poderosos. Gente que muitas vezes se diz defensor da moral e dos bons costumes. Muitas crianças devem a vida ao trabalho aqui apresentado. A coragem e o profissionalismo do autor ajudaram a lei a atuar. Mas ainda há muito por fazer. Ler este livro é parte desse processo.
    Show book
  • Mil biografias para twitter - cover

    Mil biografias para twitter

    Eduardo Diório Junior

    • 0
    • 0
    • 0
    Conhecer a vida de gente famosa é sempre enriquecedor. Duro mesmo é ter que ler páginas e páginas de coisas que, muitas vezes, são desnecessárias. Não dá pra ir direto ao que é importante? Ainda bem que nestes tempos de comunicação instantânea você pode conhecer a vida de gente que fez história e de gente que ainda busca seu lugar no mundo, tudo com até 140 caracteres. E o melhor: dando risada. Mil biografias para Twitter. Leitura que não dá preguiça.
    Show book