Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Interações Arriscadas - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Interações Arriscadas

Eric Landowski

Publisher: Estação das letras e cores editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Entre risco da insignificância e risco do absurdo: nesse intervalo encontra-se a zona da ação eficaz, portadora de sentido e de valor. É a zona do risco aceito.  Nem excesso de precauções contra o imprevisível porque paralisaria toda vontade de agir, nem mera submissão ao acaso, já que demasiada tolerância diante da incerteza levaria rapidamente à catástrofe.  A partir daí, cada um, na interação com o mundo, com os outros, consigo mesmo, escolhe entre distintos regimes de risco.

Muitos, não se sentindo à vontade a não ser num ambiente perfeitamente sob controle, gostariam de programar a vida inteira, como se fosse um relógio.  Alguns, ao contrário, amantes do imprevisto e confiantes no próprio intuito, preferem ajustar-se, no momento mesmo, à especificidade de cada situação e captar as oportunidades no vôo.  Outros, ao crerem reconhecer por todos os cantos ao redor maquinações e complôs, pensam não poder alcançar seus fins senão manipulando aqueles com os quais têm que tratar.  Outros ainda, deixando de lado toda idéia de planificação, de estratégia ou de sintonia com outrem, confiam na boa estrela, esperando coincidências felizes que o destino terá decidido a seu favor.

Programação, manipulação, ajustamento sensível, assentimento face ao aleatório : cada uma desses tipos de conduta traduz um modo específico de ser no mundo. Cotejar os regimes de sentido que os sustentam respectivamente, extrair os princípios e a sintaxe correspondentes sob a forma de um modelo geral da interação, isso deveria ensinar-nos bastante a respeito da nossa condição de seres semióticos constantemente em busca de sentido, ajudar-nos a aclarar a complexidade das práticas observáveis nas esferas de atividade mais diversas (da conversação à dança, por exemplo, ou da política à guerra) e, quiçá, permitir-nos imaginar um saber-viver semioticamente fundado.
Available since: 05/15/2021.

Other books that might interest you

  • Aspectos e conceitos da Gamificação na motivação da aprendizagem no Ensino Superior - cover

    Aspectos e conceitos da...

    Nilton Melo

    • 0
    • 0
    • 0
    "Este livro tem como base uma tese de doutorado, que faz uma análise da gamificação como uma alternativa para aumentar o engajamento de alunos de nível superior para com seus estudos. A gamificação consiste na utilização de ferramentas e técnicas de design de jogos nos mais diversos contextos. Aqui estão presentes os resultados da utilização dos conceitos em sala de aula. Também fizeram parte do estudo um diagnóstico da situação da educação, discussão sobre motivação e jogos de uma forma geral."
    Show book
  • Como Ser Mais Feliz Hoje! - cover

    Como Ser Mais Feliz Hoje!

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    O livro Como Ser Mais Feliz Hoje! é um guia prático para quem busca a felicidade imediata. Com dicas simples e eficazes, o autor Max Editorial ensina como transformar a rotina em momentos de alegria e satisfação. Mas será que a felicidade pode ser alcançada tão facilmente? O que acontece quando as coisas não saem como planejado? Descubra lendo este livro surpreendente!
    Show book
  • Streampunks - um fenômeno contemporâneo - cover

    Streampunks - um fenômeno...

    Wellington Felix

    • 0
    • 0
    • 0
    O nome streampunks foi dado, por Robert Kyncl e Maany Peyvan, a alguns YouTubers com milhões de seguidores e características específicas, a partir da junção de dois termos – streaming (de vídeo) com punk (do movimento punk, anarquista e rebelde).Ton Felix examina o ecossistema em que os streampunks se inserem e busca mensurar sua relevância para o notável êxito da plataforma, atualmente a maior mídia de massa do mundo. Também discorre sobre os mais bem-sucedidos YouTubers, dentre os quais alguns poderiam ser reconhecidos como streampunks.Os streampunks são um fenômeno contemporâneo e complexo, e esta obra se dedica a estudá-los para além de suas características e causas, situando-os no contexto da plataforma de stream, a fim de examinar se são um fenômeno em si mesmos considerados ou se são também o produto estratégico de uma política empresarial criada e aplicada pelo YouTube.
    Show book
  • Mulher empoderamento e legado - Uma análise sobre a jornada da mulher no mercado de trabalho - cover

    Mulher empoderamento e legado -...

    Silvana Mello

    • 0
    • 0
    • 0
    Mulher, empoderamento e legado traz à tona a mulher num cenário global e brasileiro, seus desafios, particularidades e dificuldades, e a reflexão e análise da sociedade tão desigual que vivenciamos a cada dia. Através da escolha de um tema forte como esse, a autora Silvana Mello, procura contribuir e deixar uma marca positiva para as futuras gerações de mulheres.
    Show book
  • Psicologia sombria - Como a lavagem cerebral o narcisismo e a persuasão nos influenciam - cover

    Psicologia sombria - Como a...

    Amanda Grapes

    • 0
    • 0
    • 0
    Existem 2 livros neste combo, que são os seguintes: 
      
      
    Livro 1: Neste livro, você aprenderá mais sobre a cultura em que vivemos hoje. Estamos sendo lavados pela mídia? Como a mídia social está nos afetando? 
      
    E com essas duas perguntas em mente, isso significa que existem mais narcisistas hoje do que nunca? 
      
    Não apenas vamos nos aprofundar nesses tópicos específicos, mas também falaremos sobre cultos reais. Os cultos existem há muito tempo. Alguns até veem a relação entre cultos e religiões reais. Mas por que os cultos são tão sombrios e assustadores? Como os líderes de culto fazem as pessoas acreditarem em algo que não é verdade ou as fazem fazer coisas que nunca teriam feito antes de fazer uma lavagem cerebral? 
      
    Vamos dar uma olhada. 
      
      
      
    Livro 2: Homens e mulheres não são os mesmos. Todos sabemos que eles pensam de maneira diferente. Mas como eles usam esses padrões de pensamento para conseguir o que querem? Como eles convencem o outro gênero a dar o que desejam? É aqui que alguma psicologia humana será útil. As diferenças serão abordadas no primeiro capítulo deste livro. 
      
    Seguindo em frente, serão discutidos alguns conceitos falsos sobre controle mental, bem como técnicas de persuasão sobre as quais você talvez nunca tenha ouvido falar. As razões pelas quais as pessoas escolhem comprar ou fazer alguma coisa são algo que será um fator determinante para a compreensão da psicologia da persuasão. É isso que você aprenderá.
    Show book
  • Capitalismo comunismo e o fim dos tempos - cover

    Capitalismo comunismo e o fim...

    Fernando H. De Marchi

    • 0
    • 0
    • 0
    O que é o comunismo? Como funciona o capitalismo? O objetivo deste livro é exercitar a consciência, trazendo à tona as argumentações mais incisivas, tanto dos capitalistas quanto dos comunistas; da direita e da esquerda; dos conservadores e dos progressistas. Para compreendermos melhor a extensão do problema, é preciso observar a verdadeira dimensão dessa guerra. De fato, vivemos uma história de luta entre as classes, como afirmou Karl Marx. Mas essa luta é muito maior. Constantemente, nos organizamos para duelar, seja nação contra nação ou uma torcida de futebol contra a outra. Observamos, ainda, lutas entre homens e mulheres, negros e brancos, religiosos e ateus. Mas também, vemos lutas de homens contra homens, mulheres contra mulheres, brancos contra brancos, negros contra negros, operários contra operários, comunistas contra comunistas, cristãos contra cristãos, patrão contra patrão, ricos contra ricos e pobres contra pobres. A guerra está em todos os lugares, até mesmo dentro dos lares. Temos duelos entre pais e filhos, marido e esposa, entre um irmão e o outro. A história humana não corresponde, apenas, à luta entre as classes, mas, sim, à luta entre humanos e humanos, cada um buscando os próprios interesses. O mais incrível é que a bíblia ensina que não é a guerra humana que deve ser o foco de atenção dos cristãos, mas, sim, a batalha espiritual. O objetivo deste livro é demostrar, de forma clara e didática, a partir de um embasamento racional, histórico e, principalmente, bíblico, onde, verdadeiramente, nos encontramos agora, neste momento histórico, único. Assim, poderemos compreender, exatamente, para onde estamos indo. Com esse intuito, a obra apresenta uma profunda análise da fé, crença, ideologia e doutrinação humana à luz da bíblia.
    Show book