Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
As Pessoas Com Deficiência na História do Brasil - Uma trajetória de silêncio e gritos! - cover

As Pessoas Com Deficiência na História do Brasil - Uma trajetória de silêncio e gritos!

Emílio Figueira

Publisher: Wak

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

O motivo que me levou a escrever esta obra foi para reforçar a minha teoria que a maioria das questões que envolvem as pessoas com deficiência no Brasil – por exemplo, mecanismos de exclusão, políticas de assistencialismo, sentimentos de piedade, caridade, inferioridade, oportunismo, dentre outras – foi construída culturalmente. Isso, mesmo não interpretado explicitamente, poderá ser notório nas entrelinhas dos capítulos que se sucedem. E, questões culturais demoram a ser revertidas, além de necessitarem de estratégias bem elaboradas.

Quero que esta obra seja em si apenas uma Introdução à temática que se propõe. Sua intenção não é, nem de longe, ser completa, esgotando o assunto. Considero-a, antes de tudo, “um roteiro” onde seus capítulos podem ser a base para pesquisas melhores aprofundadas, com métodos e teorias cientificamente estabelecidas. Por isso, tomo a liberdade de considerar, sem medo de ser recriminado, este livro como a base de uma Historiografia especializada em assuntos da pessoa com deficiência no Brasil.

O passado nunca se apresenta por inteiro, mas nos oferece algumas pistas que podemos seguir e reconstituir algumas de suas partes. E, nas próximas páginas, para quem quiser continuar essa Historiografia, não faltarão tais pistas…

 

Desde o descobrimento do Brasil, a pessoa com deficiência foi tratada ao longo da História pela perspectiva religiosa, assistencial ou médica, práticas construídas como questões relativas aos ambientes hospitalares e assistenciais. No campo educacional, a Educação Especial pode ser dividida em três períodos distinto: o nascimento das instituições e entidades, o desenvolvimento de legislações específicas e a era da Inclusão Social.

Surtos de poliomielite motivaram a criações dos primeiros Centros de Reabilitações brasileiros nos anos 1950. Várias crianças nasceram com más-formações vitimadas pelo medicamento Talidomida. Esses fatores, somados aos acidentes automobilísticos, de trabalho e armas de fogo, aumentaram consideradamente nas décadas seguintes o número de pessoas com deficiência, promovendo o desenvolvimento de nossa Reabilitação Profissional.

No campo cultural, muitas lendas brasileiras trazem o tema deficiência em seu contexto de forma pejorativa. Na literatura, destacam-se vários autores com algum tipo de limitação, assim como nas artes em geral.

Organizada de uma forma didática e multidisciplinar em vários capítulos, esta obra destina-se às áreas como Psicologia, Pedagogia, História, Medicina, Política e afins.
Available since: 04/26/2021.

Other books that might interest you

  • eBook - Desde Abraão até Gabriele - A palavra dos profetas cumpre-se - cover

    eBook - Desde Abraão até...

    Martin Kübli

    • 0
    • 0
    • 0
    Num grande arco o autor ilumina a palavra eterna de Deus através de Seus profetas: desde Abraão de há 4000 anos até Gabriele hoje. A palavra do Reino de Deus que atravessa todos os milênios ininterruptadamente nos dá a reconhecer o grandioso plano de Deus: o retorno de todos os seres caídos para a morada eterna do Pai. A palavra dos profetas cumpre-se – apesar de todas as hostilidades das religiões sacerdotais.
    Show book
  • História e imagens: - jornadas com Didi-Huberman - cover

    História e imagens: - jornadas...

    Rosangela Patriota, Heloisa...

    • 0
    • 0
    • 0
    Com extrema erudição, Georges Didi-Huberman congrega o pensamento clássico e contemporâneo sobre as linguagens e lhes confere uma interpretação singular. Como resultado das reflexões em torno da obra de Georges Didi-Huberman, o livro reúne textos de pesquisadores ativos em três grupos de pesquisa: Grupo de Estudos de História e Imagens (GEHIM), Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC) e Grupo de Pesquisa Interartes: Processos e Sistemas Interartísticos e Estudos de Performance (GEIEP). Distribuídos em cinco jornadas, os ensaios presentes no livro fazem dialogar seus temas de investigação com o pensamento de Georges Didi-Huberman. Partem de pesquisas sólidas que buscam articulações com a obra do autor e discutem suas provocações teórico-epistemológicas.
    Show book
  • Fábulas volume 3 - cover

    Fábulas volume 3

    Aesop Aesop

    • 0
    • 0
    • 0
    Esopo é um lendário autor grego, que teria vivido na Antigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.Fabulista grego do século VI a.C.. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia, Etiópia, Samos, e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico.A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C.. 
     
    Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egito, a Babilónia e o Oriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa. 
     
    Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas. 
     
    As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas. 
     
    (Adaptado da wikipedia por Vicente)
    Show book
  • 100 citações de Jules Renard - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações de Jules Renard -...

    Jules Renard

    • 0
    • 0
    • 0
    Jules Renard é um escritor e dramaturgo francês. O sucesso vem com L'Écornifleur, publicado em 1892, que conta a história de um escritor parasita. Alphonse Allais, Edmond Rostand, Courteline, les Goncourt, Tristan Bernard, Lucien Guitry e Sarah Bernhardt estão entre a sua comitiva. Em 1894, juntou-se à Société des gens de lettres e escreveu Poil de Carotte, o seu grande sucesso. "Corro os riscos do sucesso", escreveu na sua Revista, que escreveu entre 1887 e 1910, mas que só foi publicada postumamente, de 1925 a 1927, e é um testemunho precioso da vida literária da Belle Époque. Estas 100 citações visam dar acesso à sua obra monumental através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de uma declaração, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Garrett - Traficante de escravos - cover

    Garrett - Traficante de escravos

    Gairo Garreto

    • 0
    • 0
    • 0
    Com base em extensa pesquisa feita em arquivos e bibliotecas de três países, o ensaio biográfico de Gairo Garreto analisa a trajetória de Antônio Garrett, que deixou os Açores e foi para o Maranhão, onde acabou se dedicando ao comércio de escravos no fim do século XVIII. O autor partiu das memórias do avô para registrar a história da própria família, por meio das variantes do sobrenome, mas acabou reproduzindo com riqueza de detalhes uma parte pouco conhecida da história do Brasil. Em 'Garrett, traficante de escravos', não faltam percalços, aventuras, e até mesmo um sobrinho abolicionista, o que dá mais sabor à narrativa e reforça a importância, não apenas do protagonista, mas da família Garrett em diversos eventos íbero-americanos até a primeira metade do século XIX.
    Show book
  • Ideias e Revoluções Ed 30 - Rock Brasil anos 80 - 40 anos! - cover

    Ideias e Revoluções Ed 30 - Rock...

    Klub Editorial

    • 0
    • 0
    • 0
    Escolher as melhores bandas de rock do Brasil dos anos 80 não é uma tarefa nada fácil. A década trouxe grandes nomes, muitos deles seguem ícones até hoje, e inegavelmente marcaram época, em uma década de ouro do rock nacional. Neste Volume 1, trouxemos 8 bandas: BLITZ, 14 BIS, KID ABELHA, CAPITAL INICIAL, LEGIÃO URBANA, BARÃO VERMELHO, RPM e ENGENHEIROS DO HAWAII.
    Show book