Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O direito internacional dos investimentos e a promoção do direito ao desenvolvimento: reflexos na indústria do petróleo - O tratamento justo e equitativo dos investidores - cover

O direito internacional dos investimentos e a promoção do direito ao desenvolvimento: reflexos na indústria do petróleo - O tratamento justo e equitativo dos investidores

Emília Lana De Freitas Castro

Publisher: Gramma

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Este livro intenta demonstrar como o Direito Internacional dos Investimentos e o direito ao desenvolvimento podem contribuir para uma indústria fortemente caracterizada pela sua internacionalidade, qual seja, a indústria do petróleo e do gás natural. Com o fito de minimizar os impactos negativos causados pelas atividades de exploração e produção de óleo e gás nos países produtores, são aplicados os ensinamentos do Direito Internacional dos Investimentos e do direito ao desenvolvimento, chegando-se a alguns mecanismos que logrem a promoção do desenvolvimento – em suas multifacetadas vertentes – nos países atuantes nessa indústria. Esses mecanismos são estudados sob a ótica do Direito Comparado e propõem uma estratégia de atuação, tanto para Estados hospedeiros quanto para investidores estrangeiros, que permita garantir a harmonia na comunidade internacional, tornando indústria tão peculiarmente delicada e instável em um instrumento para a valorização do homem e do meio ambiente.

Other books that might interest you

  • Marcinho VP: Verdades e Posições - O Direito Penal do Inimigo - cover

    Marcinho VP: Verdades e Posições...

    Marcio Santos Nepomuceno, Renato...

    • 0
    • 1
    • 0
    “O Direito Penal do Inimigo. Verdades e Posições” reescreve parte da crônica policial carioca, restabelece verdades e se revela um libelo contra a discriminação e o preconceito. Marcio Nepomuceno esquadrinha o seu dia a dia no cárcere, aborda a falência da execução penal no Brasil e revisita episódios marcantes que a opinião pública só conhece pela narrativa oficial. A obra revela-se um desabafo feito por alguém que se encontra encarcerado há 21 anos, e que rejeita a condição de inimigo do estado. O livro suscita o debate a respeito de qual é a finalidade da restrição da liberdade daqueles que cometem crimes. Punir ou reeducar? A ação penal, prerrogativa do Estado, cumpre o seu papel de agente reeducador? A política penitenciária praticada nos presídios brasileiros contribui para que o apenado possa evoluir como ser humano ou fracassa de forma retumbante, tornando-o um ser ainda mais revoltado ao final da sua pena?
    Show book
  • Ensaios sobre Michel Foucault no Brasil - Presença efeitos ressonâncias - cover

    Ensaios sobre Michel Foucault no...

    Heliana Conde

    • 0
    • 0
    • 0
    A relevância adquirida pelo pensamento de Michel Foucault no Brasil contemporâneo é circunstância bem conhecida. A despeito disso, poucos têm se dedicado a investigar suas cinco visitas a nosso país, datadas de 1965, 1973, 1974, 1975 e 1976. Sendo assim, a autora desenvolveu a pesquisa “Michel Foucault no Brasil: presença, efeitos e ressonâncias”, cujos objetivos incluem o estabelecimento de uma “audiografia” da presença do Foucault-corpo no Brasil – análise do modo como ele aqui ocupou os espaços de fala –, bem como de uma “geo-epistemologia” – busca das condições geopolíticas de produção do saber – e de uma “cronobibliografia” das ideias de Foucault entre nós – exame analítico-crítico das temporalidades associadas à primazia conferida a determinados procedimentos, categorias, problemáticas e conceitos pelos intelectuais e militantes brasileiros. Para tanto, foram utilizados documentos escritos e fonográficos relativos às visitas, artigos, coletâneas e livros brasileiros voltados à discussão das perspectivas de Foucault, e narrativas orais tanto dos que com ele conviveram nas passagens por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Belém como daqueles que, atualmente, exibem efeitos e ressonâncias de seu pensamento nos âmbitos acadêmico, profissional e político. Os ensaios que compõem este livro já haviam sido publicados aqui e ali, e foram apenas ligeiramente modificados – evitando repetições excessivas, mas mantendo alguma reiteração, para que possam ser apreciados em qualquer ordem, ou mesmo selecionados conforme os interesses específicos dos leitores.
    Show book
  • O Diário de Bordo do Bebê - um guia prático para um pós-parto mais feliz - cover

    O Diário de Bordo do Bebê - um...

    Herrero Author

    • 0
    • 0
    • 0
    O bebê está chorando! Será que é dor ou fome? E se for fome, o problema pode ser a amamentação? E se não arrotar depois de mamar... vai ter cólica? Ah... e quando ele dormir, como ter certeza de que está bem? E meu bicho de estimação, como faço ele entender que agora tem um “irmão humano”? Como estimular meu bebê na medida certa?  As respostas para todas essas perguntas – e para muitas outras dúvidas que você vai ter – estão neste livro. De um jeito diferente de outras obras para recém-nascidos: com uma linguagem clara, sincera e didática. E com uma diagramação divertida, repleta de histórias e depoimentos reais de mães, pais e avós
    Show book
  • A Psicopedagogia no Brasil - cover

    A Psicopedagogia no Brasil

    Nadia Bossa

    • 0
    • 1
    • 0
    O livro procura analisar o olhar da Psicopedagogia focada na aprendizagem e no processo de ensino-aprendizagem que se dá pela análise de comportamentos cognitivo-intelectual e simbólico-afetivo na produção de conhecimento. Ainda, constitui um conjunto de práticas institucionalizadas de intervenção no campo da aprendizagem, seja no âmbito da prevenção, seja no diagnóstico e no tratamento das dificuldades de aprendizagem, ou ainda, na intervenção específica no processo de aprendizagem escolar.
    Show book
  • Filosofia chinesa - cover

    Filosofia chinesa

    Wu Chun

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro apresenta a filosofia chinesa através de uma sequência de tópicos, ao invés de apresentá-la ao longo da história. O livro destaca cinco tópicos: qual é a natureza do mundo; quais são as relações entre as coisas; quais são as normas sociais; qual é a orientação da vida; como é a estrutura cognitiva. As duas primeiras partes abordam várias visões sobre a natureza ou sobre o mundo; a terceira e a quarta parte são sobre visões a respeito da sociedade e da vida; a quinta parte examina visões sobre cognição e sabedoria.  A ideia é a de oferecer aos leitores o conhecimento mais básico encontrado nos profundos pensamentos filosóficos chineses, assim como as reflexões mais primorosas dos antigos povos e sua sabedoria. O volume faz parte do Selo SHU, que apresenta uma série de títulos sobre a China.
    Show book
  • Ressonância - cover

    Ressonância

    José Ribamar Garcia

    • 0
    • 0
    • 0
    Ressonância vai além do próprio som, do seu significado; vai escarafunchando a vida, as pessoas, o presente.O barulho que busca provocar a princípio pode até parecer modesto, mas não é, trata-se de algo bastante visceral, como tudo o que José Ribamar Garcia escreve. Nada de silêncio, nada de escuridão ou de sutilezas: vale abrir o verbo e dizer o que se faz necessário.
    Show book