Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Estado Luta de Classes e Autogestão Social - cover

Estado Luta de Classes e Autogestão Social

Edmilson Marques

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

Edmilson Marques, na presente obra, aborda várias questões sociais, com destaque para a questão do Estado, da luta de classes e da autogestão social. Partindo de uma análise crítica da sociedade capitalista, o autor mostra os vínculos entre o Estado e a luta de classes, bem como analisa alguns de seus elementos derivados: a democracia representativa, o processo eleitoral e a cidadania. Por outro lado, o autor mostra a relação desses processos com a questão da autogestão social, a promessa de uma nova sociedade pós-capitalista. Nesse contexto, a luta de classes reaparece através das lutas e greves operárias, mostrando o seu potencial revolucionário que pode gerar a sociedade autogerida. Trata-se de uma leitura fundamental para pensar as lutas sociais e a possibilidade de transformação social no mundo contemporâneo.
Available since: 07/31/2021.

Other books that might interest you

  • Livros de desenho para crianças:Como desenhar plantas - cover

    Livros de desenho para...

    Tina Sun

    • 0
    • 0
    • 0
    Livros de desenho para crianças:Como desenhar plantas é um livro de pintura adequado para crianças. É mais adequado para crianças de 3 a 8 anos. Através da decomposição passo a passo da pintura, é fácil e agradável entender as habilidades da combinação de linhas e linhas de pintura.Livros de desenho infantil: Como desenhar plantas, este livro inclui pintura passo a passo, criatividade e desenvolvimento de cores.Criatividade e CorA cor nos olhos das crianças é muito importante. Sua criatividade é mais preciosa do que a própria pintura.As plantas não têm apenas uma cor. Qual é a cor dos olhos deles? Como expressar a cor em seus olhos? Este livro lhes dirá um mundo diferente da pintura.
    Show book
  • Partidos Sindicatos e Conselhos Operários - cover

    Partidos Sindicatos e Conselhos...

    Anton Pannekoek

    • 0
    • 0
    • 0
    Os partidos políticos e os sindicatos perderam grande espaço na sociedade moderna. Antes a crença nos sindicatos e no sindicalismo e seu potencial transformador era grande, bem como a ideia de um partido revolucionário que geraria a transformação social era defendida por milhares de ativistas. Porém, uma análise crítica do significado dos partidos e sindicatos já havia sido feito no início e decorrer do século 20. Pannekoek realiza duras críticas aos partidos e sindicatos e apresenta os conselhos operários como alternativa de organização dos trabalhadores na luta pela transformação radical e total das relações sociais.
    Show book
  • Teologia Protestante da Libertação - a atualidade do pensamento de Julio de Santa Ana - cover

    Teologia Protestante da...

    Claudio de Oliveira Ribeiro

    • 0
    • 0
    • 0
    Da densa e variada riqueza do legado teológico latino-americano que hoje se apresenta para as novas gerações emergem diferentes perspectivas. Entre elas estão especialmente a dimensão comunitária e ecumênica da fé cristã, as bases sociais e políticas do compromisso cristão com a defesa da vida e especialmente dos direitos dos pobres, a solidariedade humana, a sustentabilidade do mundo, as formas de inclusão em seus diferentes níveis, o aprofundamento da democracia e a busca da cidadania, a valorização do pluralismo, o exercício dos direitos humanos e com a integridade da criação. Este patrimônio histórico-teológico precisa ser recriado permanentemente. O teólogo uruguaio Julio de Santa Ana, com a sua produção teórica e o seu testemunho ecumênico, contribuiu significativamente para esse processo de renovação teológica e pastoral. A visão revelada por ele, super atual, é de uma prática ecumênica popular, na qual a busca da unidade se dá nas dinâmicas de testemunho prático em favor do Reino de Deus e de sua justiça.
    Show book
  • A Cultura do Antigo Egito Revelada - cover

    A Cultura do Antigo Egito Revelada

    Moustafa Gadalla

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro revela vários aspectos da cultura do Antigo Egito. Esta edição Expandida do livro consiste em quatro Partes com um total de 16 Capítulos, além de três Apêndices. Parte I: Os Povos do Egito: consiste em quatro capítulos – 1 a 4, da seguinte forma: Capítulo 1: O Início abrange a era dos antigos povos egípcios de pelo menos 39 mil anos atrás, de acordo com evidências arqueológicas, históricas e físicas, a Era de Leão e a Esfinge, bem como a idade do calendário sótico egípcio, que é de longe o calendário mais preciso de todos. Capítulo 2: A População Egípcia cobre as raízes e as características dos [antigos] egípcios, assim como suas povoações ao redor do mundo. Capítulo 3: Os Mais Religiosos fornece uma visão geral muito breve da cosmologia egípcia, monoteísmo e politeísmo, simbolismo animal, criação do universo, etc. Capítulo 4: A Ordem Social/Política abrange as bases e aplicações dos princípios matrilineares/matriarcais, as comunidades matrilocais, o sistema egípcio de república de base, o sistema duplo de supervisão/administração governamental, e a ordem de documentação de todos os assuntos na sociedade egípcia. Parte II: As Correlações Cósmicas consiste em três capítulos – 5 a 7, conforme segue: Capítulo 5: Assim na Terra, Como no Céu aborda os princípios e as aplicações da consciência cósmica na vida dos egípcios, além dos festivais de renovação cíclica como uma forma de tais princípios. Capítulo 6: Faraó, O Elo Cósmico aborda o verdadeiro poder do faraó egípcio como o Servo Mestre, a forma como o povo governava, e muito mais. Capítulo 7: Templos Egípcios fornece uma rápida visão geral do funcionamento/objetivo real do templo egípcio, os parâmetros de design harmônicos, e muito mais. Parte III: Os Egípcios Instruídos consiste em cinco capítulos – 8 a 12, da seguinte forma: Capítulo 8: A Linguagem Divina fornece uma rápida visão geral dos modos de escrita no Antigo Egito – a forma alfabética de escrita e as imagens de símbolos/escritas pictóricas met
    Show book
  • 100 citações humorísticas - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações humorísticas -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    A inteligência e a esperteza nunca são aborrecidas. Seleccionámos para si 100 citações dos autores mais espirituosos de sempre, de Oscar Wilde a Jerry Seinfeld, com a ajuda de Woody Allen, Mark Twain, Winston Churchill, Groucho Marx e muitos outros. Desfrute destas pérolas de humor para alegrar o seu dia com uma boa gargalhada, descubra comentários e piadas inestimáveis para surpreender os seus amigos e inimigos, e aperte a mão com as maiores mentes. Estas 100 citações estão entre as mais divertidas e profundas, desde comentários inteligentes a trocadilhos incrivelmente elegantes; deixe-os inspirar-vos, e que possam vir com muitas mais.
    Show book
  • A lei - cover

    A lei

    Frédéric Bastiat

    • 0
    • 0
    • 0
    Porque é que a instituição que faz cumprir a lei não obedece a lei? Porque é que a lei permite que o estado pratique atividades que são consideradas ilegais para os indivíduos? Estas são algumas das mais intrigantes questões em filosofia político-econômica. Particularmente, a questão da lei que viola a moral é central para a compreensão da filosofia estatista. Bastiat, nesta obra de 1850, discute a crucial questão de como determinar se alguma lei é injusta. Também define as situações em que o estado passa a comportar-se como contraventor. Bastiat discute profundamente, e com grande capacidade de síntese, estas e outras questões neste texto que parece ter sido escrito nos dias de hoje. O ensaio é eterno pois aplica-se sempre que o estado decide obedecer leis diferentes daquelas que os indivíduos devem obedecer.
    Show book