Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced

Other books that might interest you

  • Militarismo - um sistema arcaico de segurança pública - cover

    Militarismo - um sistema arcaico...

    Darlan Menezes Abrantes

    • 0
    • 0
    • 0
    Uma crítica ao militarismo na segurança pública brasileira e ao “espírito escravocrata” que persiste na PM.
    Show book
  • As aventuras de Newneu - cover

    As aventuras de Newneu

    Adriana Fóz

    • 0
    • 0
    • 0
    Esse livro foi feito para os garotos e garotas interessados em conhecer o mundo fantástico que existe dentro de sua cabeça. Essa é a história de Newneu, um superneurônio que vive altas aventuras dentro do cérebro de uma criança. Um livro instrutivo e divertido ao mesmo tempo.
    Show book
  • História da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Assis (1958-1964) - Memórias da Formação da FCL Unesp - cover

    História da Faculdade de...

    Fábio Ruela De Oliveira

    • 0
    • 0
    • 0
    História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964), de Fábio Ruela de Oliveira, é resultado de aproximadamente quatro anos de pesquisa e discorre sobre uma experiência da educação superior no Brasil, a do Instituto Isolado de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, criado em 1958 e que foi o embrião da Faculdade de Ciências e Letras, Campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Recompondo seu processo histórico de constituição, a obra trata também de um momento da história das elites intelectuais, culturais e políticas que estavam à sua volta e contribuíram para a sua formação. “O livro de Fábio Ruela de Oliveira é resultado de um trabalho acadêmico com a finalidade de obtenção do título de Mestre, realizado na própria faculdade que dá o título à obra, sob a orientação do professor Carlos Eduardo Jordão Machado. O título, que vem acompanhado de uma informação básica – Memória da formação da Faculdade de Ciências e Letras / Unesp –, já indica o caminho seguido na elaboração do presente texto, ao analisar a história de uma instituição até um determinado ponto de chegada, descrevendo uma etapa percorrida pela escola desde sua formação até sua integração a uma universidade. O relato é embasado em duas premissas fundamentais – formação e memória – formação, no sentido de criação, de surgimento de uma entidade que deveria seguir numa determinada direção, o que envolve conceitos, propostas, planejamento e metas a serem conseguidas. Tendo o autor realizado sua formação acadêmica nessa faculdade, seu relato contém um olhar retrospectivo para uma instituição que ele não viu nascer, mas que já estava estruturada, de certa forma, quando se iniciaram seus estudos universitários. Buscou então a visão do passado na memória alheia, o que foi determinante em sua opção pelas fontes informativas de sua pesquisa.”
    Anna Maria Martinez Corrêa
    
    História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (1958-1964), de Fábio Ruela de Oliveira, mobiliza vasta pesquisa documental, coleta de depoimentos decisivos e articula de maneira consequente um aparato teórico com extremo rigor. Publicado num momento em que a instituição universitária sofre com ataques e diversas tentativas de desmonte, o livro é muito oportuno para se conhecer o empenho intelectual e político, que aliou a consciência esclarecida de professores com a vontade política local para criar e consolidar no interior de São Paulo uma faculdade de ponta. Certamente inspirado pela Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido, um dos protagonistas dessa história, Ruela conseguiu traçar as linhas gerais do processo de descentralização do ensino universitário na passagem das décadas de 1950 e 1960 e soube explorar as especificidades de um caso singular. Com essa perspectiva multifocal, o autor descreve e analisa a formação de uma faculdade, seu impacto para a cultura local e sua contribuição mais geral, especialmente no campo da literatura, quando se detém no Segundo Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária, do qual participaram intelectuais de peso, como Sérgio Buarque de Holanda, Anatol Rosenfeld, Roberto Schwarz, Haroldo e Augusto de Campos, Décio Pignatari, João Alexandre Barbosa, Paulo Emílio Sales Gomes, entre outros ilustres. Como se percebe, o livro enfoca um capítulo fundamental da democratização da cultura no país, momento abalado pelo advento da ditadura civil-militar iniciada em 1964, sombra que volta a pairar sobre a universidade brasileira. Contra a escuridão ameaçadora, o trabalho de Ruela solicita mais luz, por meio da ciência histórica rigorosa com conceitos e comprometida com a sociedade.
    Adilson Mendes - Historiador pela Unesp/Assis e Mestre e Doutor pela ECA/USP
    Show book
  • Até que a Vida nos Una - cover

    Até que a Vida nos Una

    Sydney Santanna

    • 0
    • 0
    • 0
    Enquanto se desenrola esta história de superação, as relações que se estabelecem entre os planos material e espiritual e as suas repercussões na vida de cada um de nós são abordadas de uma maneira franca e objetiva, trazendo importantes esclarecimentos sobre diversas questões envolvendo a espiritualidade.
    Show book
  • Terra navegação e cultura de paz - cover

    Terra navegação e cultura de paz

    Marizia Cezar

    • 0
    • 0
    • 0
    Transcrição da averiguação experimental dos emails sob escrita automática enviados para a rádio Antena I PT, desde início de 2016 até a COPA EURO, narrativa/ Epopéia, simultaneamente, ou, em sincronicidade, texto elaborado com o Inconsciente Pessoal interativo com o Inconsciente Coletivo, com recursos cabalísticos em associação dos valores das letras dos nomes próprios e lugares (estádios, cidades) e com os números das camisolas-nessa medição do Tempo (hora e minuto) a NAVEGAÇÃO online traz os resultados do sucesso para a avaliação do público. Tocar a linguagem artística no coração dos adeptos, sendo a musa a criança que merece o futuro de CULTURA DE PAZ a construirmos com os atletas do calendário da TERRA no ano também Jogos Olímpicos/ Paraolímpicos Br essa nossa viagem intercontinental - a todos os que possuam restrições de limites de locomoção, por qualquer razão, seja motivo a harmonia entre os povos nessa leitura da nossa confraternização: Parabéns aos Portugueses - assinatura da família Luso Brasileira.
    Show book
  • O Fascinante Império de Steve Jobs - cover

    O Fascinante Império de Steve Jobs

    Michael Moritz

    • 0
    • 0
    • 0
    Conheça como um dos líderes mais criativos do mundo transformou um negócio de garagem em uma empresa que vale bilhões. Escute A fascinante história de Steve Jobs contada por Francisco Ramos e descubra a personalidade desse grande empreendedor.
    Show book