Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced

Other books that might interest you

  • Introdução à Crítica da Ideologia Gramsciana - cover

    Introdução à Crítica da...

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    Gramsci é um dos nomes mais destacados do pensamento social moderno. Ele se tornou uma das grandes referências do chamado “marxismo ocidental”. Apesar disso, sua obra não recebeu abordagens críticas, tal como ocorreu no caso de Marx, Lênin, Rosa Luxemburgo, entre outros. O livro de Nildo Viana é apenas um esboço de tal crítica, por isso “introdução” de uma obra mais vasta, que futuramente o autor pretende publicar sobre Gramsci. Apesar de obra introdutória, apresenta as ideias principais de Gramsci e realiza a sua crítica, inicialmente a partir da comparação com o pensamento de Karl Marx e depois em suas próprias contradições e limites, bem como distanciamento da realidade concreta.
    Show book
  • Pés descalços no sagrado feminino - uma breve linha do tempo do feminino na história - cover

    Pés descalços no sagrado...

    Helena D’Arádia

    • 0
    • 0
    • 0
    O Sagrado Feminino é uma prática espiritual, com base matriarcal. O respeito à natureza e à essência feminina guiam a crença, que traz à tona reverências e ritualísticas específicas, além de uma iniciação baseada em estudos profundos e guiados por uma sacerdotisa.Em tempos onde os excessos de consumo vêm à tona e as relações se tornam digitalizadas e mais frágeis, há o contraponto da busca pela maior conexão: com os outros, com nós mesmos e com a Terra. Esse é um dos motivos da maior procura sobre o tema, que, aqui é refletido em uma linha histórica e cultural do feminino através dos tempos. O objetivo é esclarecer o que é o Sagrado Feminino, o que Helena D’Arádia, mulher nativa, condutora de círculos iniciada em Volterra (Itália), faz com propriedade, consciência e amor.
    Show book
  • Crítica da Internacional Situacionista - cover

    Crítica da Internacional...

    Gilles Dauvé, Jean Barrot

    • 0
    • 0
    • 0
    Jean Barrot, pseudônimo de Gilles Dauvé, apresenta uma forte crítica à chamada “Internacional Situacionista”, que tem como principais representantes Guy Debord e Raoul Vaneigem. Barrot analisa as deficiências do situacionismo, mostrando seus limites e vínculos com a sociedade burguesa. As noções de “espetáculo” e “subjetividade radical” são questionadas, bem como os laços da Internacional Situacionista com o “conselhismo” e o grupo Socialismo ou Barbárie. Em síntese, Barrot coloca que a Internacional Situacionista não ultrapassa os limites da sociedade capitalista. Em anexo publicamos um breve texto posterior assinado por Dauvé, no qual ele retoma e complementa a crítica do situacionismo.
    Show book
  • Os engenheiros do caos - Como as fake news as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio medo e influenciar eleições - cover

    Os engenheiros do caos - Como as...

    Giuliano da Empoli

    • 0
    • 0
    • 0
    "Uma mentira pode dar a volta ao mundo no mesmo tempo que a verdade leva para calçar seus sapatos."Mark TwainAos olhos dos seus eleitores, as deficiências dos líderes populistas se transformam em qualidades, sua inexperiência demonstra que não pertencem ao círculo da "velha política", e sua incompetência é uma garantia da sua autenticidade. As tensões que causam em nível internacional são vistas como mostras de sua independência, e as fake News, marca inequívoca de sua propaganda, evidenciam sua liberdade de pensamento.No mundo de Donald Trump, Boris Johnson, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro, cada dia traz sua própria gafe, sua própria polêmica, seu próprio golpe brilhante. No entanto, por trás das manifestações desenfreadas do carnaval populista, está o trabalho árduo de ideólogos e, cada vez mais, de cientistas e especialistas do Big Data, sem os quais esses líderes nunca teriam chegado ao poder.É o retrato desses engenheiros do caos que Giuliano da Empoli nos apresenta, através de uma investigação ampla e contundente que vai muito além do caso Cambridge Analytica e remonta ao início dos anos 2000, quando o movimento populista global, hoje em pleno curso, dava seus primeiros passos na Itália.O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades.
    Show book
  • Retalhos de uma memória iluminista - sobre o saber o saber fazer e o saber ser - cover

    Retalhos de uma memória...

    Antônio Dionísio Lopes

    • 0
    • 0
    • 0
    Estou ousando passar para o papel para, quando mais não seja, afastando o meu egoísmo, deixar registrado que existem fatos importantes, atores destes fatos igualmente importantes e o estudo dos mesmos fatos para que se tenha uma ideia de que o centro de tudo (conhecimento) está na expressão altamente conhecida nos meios acadêmicos com o nome de iluminismo.Por uma questão até mesmo de didática, não poderia fugir disso, pois sou professor há mais de 40 anos e fujo da ideia de ser egoísta a ponto de deixar de levar ao conhecimento dos que amam a leitura todas essas circunstâncias. Em síntese, afirmaria que tudo se resume nas três expressões: Saber, saber fazer e saber ser.Assim, de nada adianta eu fazer uma universidade, fazer uma pós só para alimentar o meu ego. Tenho que fazê-lo para externar aos amantes do saber qual o verdadeiro sentido das três expressões acima. Saber é sumamente importante nos dias de hoje, pois se não sei nada sou. De outra parte, de que vale eu saber como se fosse uma lâmpada acesa e não repassar essa luz para as pessoas que me cercam? De outra parte, também de nada adiantaria eu saber e não saber fazer. Assim, as nossas universidades deverão sempre dar um sentido ao saber para que na sua praticidade elas tenham ganhos sociais.
    Show book
  • eBook - Desde Abraão até Gabriele - A palavra dos profetas cumpre-se - cover

    eBook - Desde Abraão até...

    Martin Kübli

    • 0
    • 0
    • 0
    Num grande arco o autor ilumina a palavra eterna de Deus através de Seus profetas: desde Abraão de há 4000 anos até Gabriele hoje. A palavra do Reino de Deus que atravessa todos os milênios ininterruptadamente nos dá a reconhecer o grandioso plano de Deus: o retorno de todos os seres caídos para a morada eterna do Pai. A palavra dos profetas cumpre-se – apesar de todas as hostilidades das religiões sacerdotais.
    Show book