Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Alienação Escolar e Capitalismo - cover

Alienação Escolar e Capitalismo

Diego dos Anjos

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A reflexão sobre a alienação, desde Marx, toma como locus de sua existência o trabalho. Diego dos Anjos, no entanto, pensa o processo de alienação na educação escolar. O processo educacional na sociedade moderna também está perpassado pela alienação, tanto de professores com seu trabalho alienado quanto dos estudantes com a aprendizagem alienada. Diego dos Anjos mostra várias faces da alienação escolar e sua relação com o capitalismo, discutindo questões como EAD, novas tecnologias, regimes escolar nacional, as políticas educacionais, o neoliberalismo, escolarização ampliada e valor da força de trabalho docente, entre outras questões correlatas. É uma importante contribuição para quem quer compreender a educação escolar na sociedade capitalista.

Other books that might interest you

  • O colapso do figurino francês - Crítica às ciências sociais no Brasil - cover

    O colapso do figurino francês -...

    Nildo Ouriques

    • 0
    • 0
    • 0
    O boqueio político e intelectual imposto à teoria marxista da dependência no Brasil tem dois pilares: a correlação de forças existente na sociedade e o colonialismo intelectual predominante nas universidades. Neste ambiente podemos observar o “figurino francês”, comportamento muito frequente em certos círculos acadêmicos que se pretendem progressistas e vivem de mastigar e reproduzir, deslumbradamente, a teoria da moda nos Estados Unidos ou na Europa – como se, de fato, tivessem encontrando a pedra filosofal para a solução dos problemas inerentes ao capitalismo dependente latino-americano. Tal comportamento serve para legitimar o perigoso consenso petista-tucano, segundo o qual o Brasil “já não seria subdesenvolvido, apenas injusto”, mas é incapaz de encontrar solução para a dependência econômica da América Latina, fonte real dos nossos problemas. Romper com a teoria liberal, compartilhada pelo consórcio “petucano” e ultra conveniente, é tarefa política e intelectual prioritária.
    Show book
  • Manual SOGIMIG de Climatério - cover

    Manual SOGIMIG de Climatério

    Carlos Henrique Mascarenhas...

    • 0
    • 0
    • 0
    Sorry, we have no synopsis for this book right now. Sign in to read it on 24symbols.com
    Show book
  • A viagem do descobrimento - cover

    A viagem do descobrimento

    Eduardo Bueno

    • 0
    • 0
    • 0
    Embarque nas naus e caravelas da vasta frota comandada por Pedro Álvares Cabral. Circule por entre marujos lusitanos, pilotos árabes, astrólogos judeus e nobres ibéricos. Viaje com eles por mares tempestuosos, em meio a perigos desconhecidos ou calmarias enervantes. Saiba quais forças políticas moviam a esquadra que chegou ao Brasil, mergulhando no mundo da Escola de Sagres e do misterioso infante D. Henrique, um herdeiro dos Cavaleiros Templários. "A viagem do descobrimento", primeiro volume da coleção Brasilis, revisita os momentos inaugurais da história do nosso país descrevendo-os como a grande aventura que de fato foram. A partir de cartas, documentos e crônicas da época, assim como estudos de historiadores consagrados, o jornalista e escritor Eduardo Bueno conta com riqueza de detalhes a trajetória de homens que venceram seus limites em busca de um novo mundo. Agora lançado em formato de audiolivro com o selo Pop Stories, "A viagem do descobrimento" é uma edição especial narrada com a inconfundível voz do próprio Eduardo, cuja popularidade cresce a cada dia  por meio de seu canal Buenas Ideias.Sobre o autorEDUARDO BUENO, o Peninha, é escritor, com mais de 30 livros publicados, jornalista, editor e tradutor. Com a coleção Brasilis, que reúne "A viagem do descobrimento", "Náufragos, traficantes e degredados", "Capitães do Brasil" e "A coroa, a cruz e a espada", tornou-se o primeiro autor brasileiro a emplacar simultaneamente quatro títulos entre os cinco primeiros nas listas de mais vendidos dos principais jornais e revistas do País. Além de ser colunista do ZH, Peninha também é apresentador do canal Buenas Ideias no Youtube.
    Show book
  • O que é fenômeno mediúnico - cover

    O que é fenômeno mediúnico

    Hermínio C. Miranda

    • 0
    • 0
    • 0
    Para se compreender a mediunidade como um fenômeno natural no processo evolutivo individual e coletivo, permeando a própria história da humanidade, é preciso que se desenvolva um critério seletivo rigoroso sobre uma realidade nem sempre tão aparente. A falta de conhecimento do lado espiritual da vida e da crítica atenta ao que vem dos espíritos provocam mistificações e influências. É o que mostra neste livro o renomado autor Herminio C. Miranda, ao relatar vários fatos mediúnicos e anímicos que permearam espisódios importantes do passado, influenciando líderes de todos os tempos.
    Show book
  • 100 citações sobre o destino - Recolha as 100 citações de - cover

    100 citações sobre o destino -...

    Various Various

    • 0
    • 0
    • 0
    Estas 100 citações visam dar acesso aos pensamentos de indivíduos exemplares sobre um assunto que nos intriga ou fascina a todos, através de uma selecção dos seus pensamentos mais marcantes, num formato acessível a todos. Uma citação é mais do que um excerto de um discurso, pode ser um traço da mente, um resumo de um pensamento complexo, uma máxima, uma abertura para uma reflexão mais profunda.
    Show book
  • Dislexia Dislexia Adquirida e Disgrafia - Como detectar diferenciar entender e tratar - cover

    Dislexia Dislexia Adquirida e...

    Anna Lou Olivier

    • 0
    • 0
    • 0
    Este livro aborda a diferenciação entre a Dislexia, a Dislexia Adquirida e a Disgrafia, partindo do princípio que, sabendo-se diferenciar os sintomas, torna-se mais simples o diagnóstico e o tratamento. Anna Lou Olivier, tendo “adquirido” uma dislexia, após um afogamento em 1978, passou a pesquisar e insistir desde então na possibilidade de se “adquirir” um distúrbio. Muito criticada e até ridicularizada, estudou, pesquisou e insistiu nesta tese por mais de 30 anos até que, em 2011/2012, a Dislexia Adquirida passou a integrar oficialmente a lista de distúrbios nos Descritores de Saúde, em Inglês, Espanhol e Português. A partir daí, passou a diferenciar oficialmente a Dislexia da Dislexia Adquirida e da Disgrafia, agora mostradas neste livro.
    
    Anna Lou Olivier é hoje considerada autoridade em Dislexias e mostra neste livro a síntese de suas pesquisas. É uma leitura obrigatória para os professores de todas as áreas e para os profissionais de Saúde e Educação.
    Show book