Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Alienação Escolar e Capitalismo - cover

Alienação Escolar e Capitalismo

Diego dos Anjos

Publisher: Edições Enfrentamento

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

A reflexão sobre a alienação, desde Marx, toma como locus de sua existência o trabalho. Diego dos Anjos, no entanto, pensa o processo de alienação na educação escolar. O processo educacional na sociedade moderna também está perpassado pela alienação, tanto de professores com seu trabalho alienado quanto dos estudantes com a aprendizagem alienada. Diego dos Anjos mostra várias faces da alienação escolar e sua relação com o capitalismo, discutindo questões como EAD, novas tecnologias, regimes escolar nacional, as políticas educacionais, o neoliberalismo, escolarização ampliada e valor da força de trabalho docente, entre outras questões correlatas. É uma importante contribuição para quem quer compreender a educação escolar na sociedade capitalista.
Available since: 11/24/2020.

Other books that might interest you

  • Marx e os Movimentos Sociais - cover

    Marx e os Movimentos Sociais

    Nildo Viana

    • 0
    • 0
    • 0
    O que Marx tem a dizer sobre movimentos sociais? Segundo alguns, nada. Para outros, teria apenas uma contribuição para a discussão sobre o movimento operário ou então limitada ao século 19. Um conjunto de intérpretes atribui a ele certas considerações sobre os movimentos sociais que seria sua suposta contribuição. A perspectiva da presente obra é distinta: Marx oferece diversas contribuições para uma teoria dos movimentos sociais, desde a metodológica, passando pela teoria da história e do capitalismo, até chegar a alguns apontamentos mais diretos sobre grupos sociais que são base de movimentos sociais. A conclusão é a de que Marx oferece uma inestimável contribuição para a teoria dos movimentos sociais e precisa ser resgatada para fazer avançar tal teoria.
    Show book
  • Carta do Achamento do Brasil - cover

    Carta do Achamento do Brasil

    Pero Vaz de Caminha

    • 0
    • 0
    • 0
    «A carta de Caminha é algo inteiramente novo e, repita‑se, um documento único na história da humanidade. Estou consciente de que me restrinjo à «humanidade europeia» (e especificamente ocidental), mas na minha vasta ignorância não tenho notícia de nada que se lhe assemelhe. Nem Marco Polo revela tal candura perante o inesperado, o maravilhoso descoberto, mesmo se planeado (e a isso já iremos mais adiante).
    A narrativa de Pêro Vaz de Caminha − confesso que prefiro não entrar em pormenores sobre ela para que o leitor a descubra virgem, e a aprecie por si próprio, pois ela dispensa glosas − basta lê-la atentamente para nos darmos conta da abertura de horizontes dos recém-chegados a um universo novo, inteiramente inesperado. Vemo-los fascinados perante a natureza e a beleza de um povo que os deslumbra.
    Tudo surge descrito numa linguagem gostosa, ditada por um olhar eivado de quase ingénua inocência.»
                                                                                                                                          Onésimo Teotónio Almeida
    Show book
  • Reprograme - Branding comunicação e cultura - cover

    Reprograme - Branding...

    André Stolarski, Mariana Varzea,...

    • 0
    • 0
    • 0
    REPROGRAME apresenta uma seleção dos mais interessantes artigos, entrevistas e palestras sobre práticas de excelência na comunicação de museus nos últimos anos, incluindo textos de Adriana Costa, André Stolarski, Elizabeth Merritt, Lori Byrd Phillips, Marcus Faustini, Nina Simon e Robert Jones, entre outros. Um convite aos profissionais para reprogramarem sua formação e refletirem sobre o futuro dos museus.
    Show book
  • Psicologia sombria - A última combinação que explica manipulação e jogos mentais - cover

    Psicologia sombria - A última...

    Amanda Grapes

    • 0
    • 0
    • 0
    Este libro combinado consta de 5 títulos, que son estos: 
    Livro 1: As pessoas manipuladoras costumam usar táticas secretas para fazer com que outras pessoas façam o que querem. Eles tentam exercer controle sobre suas vítimas usando métodos de agressão ocultos. Isso é diferente da agressão regular, porque geralmente é sorrateira e sutil. 
       
      
    Livro 2: Qual é o lado sombrio da natureza humana? 
    Serão abordados tópicos como bullying, esquizofrenia, outros transtornos de personalidade e violência doméstica. Por último, mas não menos importante, seus pensamentos serão alterados sobre mentirosos e o dilema ético de contar mentiras. Nesse sentido, este livro mostra uma variedade de tópicos inter-relacionados que moldarão sua visão sobre os tópicos mencionados. 
      
      
    Livro 3: Não apenas vamos nos aprofundar nesses tópicos específicos, mas também falaremos sobre cultos reais. Os cultos existem há muito tempo. Alguns até veem a relação entre cultos e religiões reais. Mas por que os cultos são tão sombrios e assustadores? Como os líderes de culto fazem as pessoas acreditarem em algo que não é verdade ou as fazem fazer coisas que nunca teriam feito antes de fazer uma lavagem cerebral? 
    Livro 4: Homens e mulheres não são os mesmos. Todos sabemos que eles pensam de maneira diferente. Mas como eles usam esses padrões de pensamento para conseguir o que querem? Como eles convencem o outro gênero a dar o que desejam? É aqui que alguma psicologia humana será útil. As diferenças serão abordadas no primeiro capítulo deste livro. 
    Livro 5: Psicopatas e sociopatas estão em toda parte em nossa sociedade. Você pode não perceber, mas eles estão lá fora. As chances são de que você conhece alguém que é sociopata e nem mesmo conhece.
    Show book
  • Depressão - Mais Do Que Tristeza - cover

    Depressão - Mais Do Que Tristeza

    Owen Jones

    • 0
    • 0
    • 0
    Churchill, um notório sofredor de depressão, chamava a doença de “O cão negro”, mas ela tem recebido diversos nomes no decorrer dos anos, e parece cada ver mais comum nas populações. Felizmente, ela também pode ser razoavelmente bem enfrentada se o paciente tiver a consciência do problema e procurar ajuda, o que não é muito frequente.  
    A maioria das pessoas sai dessa apenas com a ajuda dos amigos, embora possa ocorrer um retorno. Outras, por não conseguirem mais suportar a situação, acabam tomando um caminho mais dramático. 
    Espero que essas informações te sejam úteis e confiáveis. Esse livro foi escrito com base em uma pesquisa exaustiva sobre o assunto, embora eu não seja um profissional da saúde. 
    A informação contida nesse e-book sobre os vários aspectos da depressão e assuntos correlatos está organizada em 16 capítulos com cerca de 500-600 palavras cada. 
    Espero que ela seja de interesse daqueles preocupados com os problemas associados à depressão em todas as suas formas. 
    Como um bônus, estou autorizando a você o uso deste conteúdo em seu website com suas próprias palavras. 
    Você também pode dividir o livro e revendê-lo em partes. Na verdade, a única coisa que você não tem permissão de fazer é revender ou doar este livro na forma como está chegando às suas mãos.
    Show book
  • Alexandre Herculano - O velho lobo intelectual de Portugal - cover

    Alexandre Herculano - O velho...

    Jacira Alves Milan

    • 0
    • 0
    • 0
    Conheça a importância do grande mito de Portugal: foi soldado na guerra civil na luta contra o absolutismo, exilado e redator de uma importante revista em seu país, onde denunciava as manobras políticas comandadas pelo clero e pelo império português. Em seu exílio sofreu grande influência de pensadores franceses. Alexandre Herculano, empenhado em transformar o mundo que o cercava, surge como um grande intelectual da nação portuguesa.Desiludido com a política de seu país, "O velho lobo" recolhe-se para sua quinta (chácara), porém não deixa de acompanhar a situação política de Portugal.
    Show book