Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
O cavalo cantor e outros contos - cover

O cavalo cantor e outros contos

Denise Emmer

Publisher: Editora Gato-Bravo

  • 1
  • 1
  • 0

Summary

O livro 'O cavalo cantor e outros contos' traz onze narrativas em prosa da escritora Denise Emmer, uma poeta premiada que, ocasionalmente, afasta-se do corte da poesia para construir músicas e histórias poéticas. Como lembrado no posfácio pelo poeta luso-brasileiro Álvaro Alves de Faria, também o ilustrador que idealizou as belas imagens do livro, a linguagem dos contos revela um universo à parte na literatura, pois traz em poucas páginas o que poderia ter sido uma novela, ou um romance. Na verdade, ao ler os contos de Denise chega-se a um país, ou espaço-tempo, onírico, com histórias "sem começo, sem meio e sem fim", muitas vezes, sem nomes ou sentidos, em uma justaposição do real com o imaginário que semelha à própria vida. É neste universo à parte que Denise navega, criando suas "histórias de naufrágios", de modo a criar realidades que surpreendem o leitor por retratarem o imensurável, o indizível. O poeta e crítico literário António Carlos Cortez é quem prefacia esta edição da obra de Denise – que já havia publicado 'Lampadário' em Portugal – e ressalta a voz única da autora em suas narrativas breves e nas imagens poéticas inigualáveis, em que a sua imaginação prodigiosa é capaz de revelar "este tempo em que vivemos, tão duro, tão veloz, tão enlouquecido" e a poesia que se esconde por trás das "garras afiadas" da sua intensa literatura.

Other books that might interest you

  • Eu não gosto de comida saudável - cover

    Eu não gosto de comida saudável

    Simone Mota

    • 0
    • 0
    • 0
    Todo mundo que tem filhos ou convive com crianças sabe que uma frase que está na ponta da língua deles em qualquer faixa etária é Eu não gosto de... Mas nós, como pais e educadores, sabemos que o que eles consideram uma tremenda chatice é muito importante para o desenvolvimento deles. O objetivo desta coleção é mostrar que essas atitudes do dia a dia são necessárias.
    Show book
  • Seleta de Fernando Sabino - cover

    Seleta de Fernando Sabino

    Fernando Sabino

    • 0
    • 0
    • 0
    O audiolivro Seleta de Fernando Sabino inclui uma seleção de contos e crônicas de Fernando Sabino lidas por Ivam Cabral, que é hoje um dos mais reconhecidos profissionais do teatro brasileiro, onde atua como ator, autor e diretor. Fernando Sabino (1923-2004) é mestre em explorar o viés engraçado de situações do cotidiano, vividas por pessoas comuns. Assim acontece com o homem que se vê nu sem poder voltar para dentro do seu apartamento, o viajante que teme passar na alfândega com um produto eletrônico, o desembargador que recorre a inúmeros interlocutores para compensar seus lapsos de memória e muitos outros personagens que fazem parte destas histórias. Mas o melhor vem ao final de cada texto. Fernando Sabino nos deixa sempre um pensamento sobre o comportamento e a essência humana. Talvez, por isso, fique difícil chamar seus textos simplesmente de crônicas, como normalmente concebemos a definição desse gênero literário. Fernando Sabino foi muito além de escrever sobre os acontecimentos e os hábitos de seu tempo. Ele escreveu sobre a alma humana, com todas suas obviedades e contradições, sempre com graça, ironia e sagacidade. Nascido em Belo Horizonte, Sabino atuou como jornalista e tem mais de trinta títulos publicados, incluindo romances, crônicas, contos e relatos de viagens.
    Show book
  • Pausa - 25 Contos de Moacyr Scliar - cover

    Pausa - 25 Contos de Moacyr Scliar

    Moacyr Scliar

    • 0
    • 0
    • 0
    Um homem busca espaço para apoiar seu cotovelo ao lado de uma mulher gorda no avião. O amor do ventríloquo se expressa pelas vozes dos seres inanimados. A vaca é transfigurada em fonte de alimento, de sonho, de desejo. Moacyr Scliar surpreende até quando se propõe a ser simples, como a saída que encontra para vencer o estresse no conto Pausa, ou quando conta sem floreios o que faz um corretor de imóveis para vender um apartamento de cobertura.Sua matéria-prima é o que sabemos e o que não queremos saber da vida. Suas ferramentas são o insólito e o surpreendente. Ler Moacyr Scliar estimula a curiosidade, dá medo, faz rir, arrepia, chega a desafiar a inteireza do estômago, o ritmo da respiração. Ao final, a arte se recompõe, nos afeiçoamos à mais estranha das criaturas, acostumamos com os mais indigestos rituais, nos apaziguamos diante das cruezas humanas e aceitamos que Moacyr tinha razão: o ser humano é mesmo esquisito.Em meio aos contos reunidos neste audiolivro há também a fantasia, que cresce desmesuradamente em No Seio de Abraão, e o delicado lirismo da história do ventríloquo que não consegue expressar o seu amor.Outros contos, como O Tio Pródigo, Escalpe, Bandido, O Candidato, Comendo Papel e Uma Vaga vão fundo na vileza, no desejo desenfreado, na capacidade de engendrar caminhos obscuros do ser humano. Também o olhar e o humor juvenis aparecem afiados em O Dia em que Matamos James Cagney, O Índio, Um Mentiroso, Aquele Velho e Ressurreição.
    Show book
  • Serie_Actionmix – Volume 1 - cover

    Serie_Actionmix – Volume 1

    Ricardo Garay

    • 0
    • 0
    • 0
    O selo Pocket 36 foi criado para oferecer leitura rápida e boa a preços baixos. A série ActionMix faz parte do selo Pocket 36. Está série em estórias curtas aborda a ficção, a aventura e a espionagem como se você estivesse vendo um filme cheio de ação. Neste volume são duas estórias: Virtual Hunter e Holographicman. Acredite você nunca leu nada igual.
    Show book
  • Em um tempo aberto: Camille no exílio - cover

    Em um tempo aberto: Camille no...

    Patrícia Dos Santos Silveira

    • 0
    • 0
    • 0
    EM UM TEMPO ABERTO
    Cinco pessoas de idades e gêneros diferentes lutam por alargar o tempo presente. Todas têm um motivo para querer pará-lo e lutam por se manterem no exato momento em que se encontram. A criança que não quer perder os pais; a mulher que ainda quer ser mãe; o homem que se apaixonou e sabe que será a última vez; a jovem que nunca se sentiu tão feliz; o jovem que começou em seu primeiro emprego.
    
    CAMILLE NO EXÍLIO
    Teatro-documentário escrito com fragmentos de cartas da escultora francesa Camille Claudel. O texto é dividido em cartas que se alternam entre dois lugares: a casa e o manicômio.
    
    Está feita a provocação, instalado o conflito. Sair ou entrar. Entrar significa ver que não há mais nada para roubar, significa entrar no mundo de Camille, viver com ela a sua condenação, a sua prisão.
    Show book
  • O Alienista - cover

    O Alienista

    Machado de Assis

    • 0
    • 1
    • 0
    Considerado por muitos como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis ganha sempre novas edições impressas e versões para os mais diferentes meios de expressão artística. Faltava apenas um Machado em áudio, em MP3, lido por um ator jovem e talentoso. Ator, violonista clássico e jornalista, RAFAEL CORTEZ atuou em peças infantis e adultas. Na televisão, iniciou sua carreira fazendo sucesso no programa CQC, da TV Bandeirantes. Neste audiolivro, a leitura de RAFAEL CORTEZ, que se diz "louco por Machado", é fluída, como se as palavras tivessem vivido dentro dele desde as primeiras leituras na escola, as releituras de adulto, desde sempre. Nos momentos decisivos da obra, RAFAEL CORTEZ encontra o melhor timbre e a entonação perfeita para deixar tudo bem claro para o ouvinte. Em O Alienista, Machado de Assis ironiza o conceito de loucura e o poder do conhecimento científico. No conto, o médico Simão Bacamarte funda um hospício e passa a internar nele todos aqueles que julga loucos. O procedimento leva a um desfecho inesperado. Esta obra, publicada entre 1881 e 1882, marcou o início da fase realista do autor e vem sendo lida por todas as gerações desde então. Com cerca de 2 horas de duração.
    Show book