Join us on a literary world trip!
Add this book to bookshelf
Grey
Write a new comment Default profile 50px
Grey
Subscribe to read the full book or read the first pages for free!
All characters reduced
Schreber e Van Gogh - Um estudo psicanalítico sobre a opressão interior - cover

We are sorry! The publisher (or author) gave us the instruction to take down this book from our catalog. But please don't worry, you still have more than 500,000 other books you can enjoy!

Schreber e Van Gogh - Um estudo psicanalítico sobre a opressão interior

Decio Tenenbaum

Publisher: Contraponto Editora

  • 0
  • 0
  • 0

Summary

"A partir do estudo sobre a dinâmica mental que engendra a opressão interior, podemos nos aproximar um pouco mais do tipo de relação existente entre as duas naturezas humanas, a biológica e a cultural, com o objetivo de verificar se o conflito entre ambas é inevitável. [...] A transmissão dos caracteres adquiridos corresponde, sociologicamente, ao processo pelo qual cada pessoa se insere em uma sociedade e em uma cultura. Antropologicamente, é o processo que transforma os valores sociais e culturais em valores que servirão de parâmetros pessoais dentro dos quais a pessoa viverá a vida. Psicanaliticamente, é o processo que transforma superego em ego. Psicodinamicamente, é o processo de absorção dos objetos internos no ego."

Decio Tenenbaum

* * *

Ciências da saúde, especialmente a psiquiatria, e ciências humanas, especialmente psicologia, psicanálise e antropologia, juntam-se aqui, nesta segunda parte de um estudo sobre o adoecer psicótico. A primeira foi publicada originalmente em 1999 e apresentada em nova edição, revista e ampliada, em 2010 no livro Investigando psicanaliticamente as psicoses (Editora Rubio), que estudou o fenômeno psicodinâmico fundamental para o desenvolvimento das afecções psicóticas, a desorganização do ego, examinando as afecções esquizofreniformes.

Agora, Decio Tenenbaum apresenta a psicodinâmica característica da desorganização do ego nas psicoses bipolares a partir do exame da opressão interior, uma das expressões da sobreposição do ego pelo superego. Para tal, revê em detalhes os casos de dois pacientes famosos, Daniel Paul Schreber e Vincent van Gogh, cujos quadros clínicos foram parcialmente examinados por Sigmund Freud e Karl Jaspers, respectivamente. O adoecimento de ambos foi diagnosticado por esses autores como psicótico e situado dentro do espectro esquizofrênico.

Os dois casos são exemplos de formas específicas e frequentes da opressão interior: o fracasso diante do êxito e a atração pela miséria. Prestam-se a uma discussão mais ampla: se a forma de adoecer psicótica engloba tipos diferentes de doenças ou corresponde a diferentes expressões clínicas do mesmo tipo de adoecimento.

Além de apresentar uma abordagem renovadora sobre o adoecimento de Schreber e de Van Gogh, essa etapa da investigação de Decio Tenenbaum sobre o adoecer psicótico lança nova luz sobre o conflito natureza versus cultura, considerado por muitos psicanalistas, sociólogos e antropólogos como uma decorrência inevitável do processo de hominização e diretamente implicado no sofrimento e no adoecimento mental.

* * *

Decio Tenenbaum é psiquiatra e psicanalista, professor de medicina psicossomática, psicologia médica e psicanálise, membro pleno da International Pshychoanalytical Association (IPA), membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e chefe do Setor de Psicodermatoses do Instituto de Dermatologia Prof. Rubem Davis Azulay. Exerceu atividades de coordenação e direção no Instituto Philipe Pinel e participou de comissões internacionais, como a Standing Conference on Psychosis (IPA, 1996-2002) e o Committee for the World Health Organization (IPA, 2014-2016). Trabalhou nos três serviços de medicina psicossomática existentes na rede pública do Rio de Janeiro: Hospital Central do Iaserj, Hospital Pedro Ernesto e Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
Available since: 05/25/2021.

Other books that might interest you

  • Os caucheiros - Trechos selecionados de "À margem da história" de Euclides da Cunha - cover

    Os caucheiros - Trechos...

    Pop Stories, Euclides da Cunha

    • 0
    • 0
    • 0
    Um testemunho pungente da violência com que tribos inteiras eram exterminadas por conta do caucho – gênero de goma concorrente da seringa: eis o teor de "Os caucheiros", de Euclides da Cunha, extraído do livro "À margem da história". Que é caucheiro? O autor bem o define: "O caucheiro é irritantemente absurdo na sua brutalidade elegante... É o homúnculo da civilização".
    Show book
  • Além da Balança - Explorando Estratégias Integrativas Combater a Obesidade - cover

    Além da Balança - Explorando...

    MAX EDITORIAL

    • 0
    • 0
    • 0
    A luta contra a obesidade é uma jornada complexa que vai além das restrições alimentares tradicionais. Este ebook busca explorar uma abordagem holística e abrangente para enfrentar esse desafio, reconhecendo que a obesidade não é apenas uma questão de calorias consumidas versus calorias queimadas. Ao invés de se concentrar exclusivamente na dieta, vamos mergulhar nas várias facetas que compõem a saúde e o bem-estar.Aqui, você será vigiado por uma exploração profunda de estratégias que vão desde a nutrição consciente até o cultivo de uma mentalidade positiva em relação ao corpo e à comida. Vamos investigar como o estresse, o sono inadequado e até mesmo os desequilíbrios hormonais podem influenciar o ganho de peso e a dificuldade de perdê-lo.A proposta é trilhar um caminho que envolve o autocuidado holístico, abraçando práticas que nutrem não apenas o corpo físico, mas também a mente e a alma. Compreenderemos a importância do movimento inteligente, da conexão social, da medicina complementar e de outras abordagens integrativas que podem desempenhar um papel fundamental em nossa busca por uma vida saudável.Ao longo deste ebook, exploraremos os vinte capítulos que compõem essa jornada de transformação, cada um deles trazendo à tona uma peça do quebra-cabeça para o combate à obesidade. Prepare-se para descobrir um mundo de possibilidades além da dieta, onde o foco não é apenas a perda de peso, mas sim a conquista de uma vitalidade duradoura e de uma relação saudável com nosso corpo e com a comida.
    Show book
  • Títulos de Nobreza e Hierarquias - Um guia sobre as graduações sociais na história - cover

    Títulos de Nobreza e Hierarquias...

    Antonio Luiz M. C. Costa

    • 0
    • 0
    • 0
    Como devemos nos dirigir a um Rei? Um Sultão é a mesma coisa que um Califa? Quem era mais importante, um Duque ou um Barão? Que cargos havia nas cortes da Idade Média? Para responder a essas e a outras perguntas de curiosos pelas organizações sociais e militares através do tempo, a Editora Draco traz uma pesquisa detalhada de Antonio Luiz M. C. Costa, autor de ficção especulativa e editor de política internacional da CartaCapital.“Títulos de Nobreza e Hierarquias: um guia sobre as graduações sociais na história” é um extenso manual que vai desde os incas, polinésios, indianos e japoneses à Europa, berço de civilizações conquistadoras, tribos bárbaras e da maior organização religiosa do mundo, a Igreja Católica.Com um texto acessível e que traz referências à literatura e cultura pop, explorar os intrincados labirintos das hierarquias será como um passeio.Viajando pelos continentes, descubra como tratar nobres e plebeus da Antiguidade à atualidade, decifre as denominações e divisões dentro das sociedades secretas e marche pelas forças armadas de diversas culturas.Depois dessa leitura, ler e escrever sobre história real ou imaginária será cada vez mais prazeroso.Baixe uma amostra agora mesmo e confira o excelente conteúdoAlta e Baixa Idade Média • Idade Moderna • Títulos Eclesiásticos • Hierarquia militar e ordens religiosas • Corporações e Sociedades Secretas • Brasil Imperial • Antiguidade Ocidental e Oriental • Povos orientais • América Pré-colombiana • Insígnias, regalias e heráldica
    Show book
  • Lênin: Burocracia e Ideologia - cover

    Lênin: Burocracia e Ideologia

    Aline Ferreira

    • 0
    • 0
    • 0
    Lênin é considerado um dos grandes nomes do pensamento comunista e o responsável pela primeira revolução socialista da história. A obra de Aline Ferreira e Gabriel Teles aponta para uma análise que contradiz essa interpretação. Lênin é apresentado como um ideólogo da burocracia. Assim, o processo de burocratização da Rússia pós-revolucionária não seria um produto posterior a Lênin e sim contemporâneo dele. Lênin pode ser considerado um dos principais responsáveis pela burocratização e derrota do movimento operário na Rússia. Analisando o seu materialismo mecanicista, a sua ideologia da transição, o seu vínculo com o taylorismo, os autores mostram a relação entre Lênin, a burocracia e a ideologia.
    Show book
  • Apocalipse de Marcos - cover

    Apocalipse de Marcos

    Caleb Deassis

    • 0
    • 0
    • 0
    O Apocalipse de Marcos é um livro cristão escrito no antigo estilo de literatura apocalíptica projetado para ser lido como um pequeno livro narrativo que se encontraria na Bíblia, como Jó, Rute ou Ester. O Narrador John Mark apresenta uma releitura linear da metanarrativa bíblica, citando e aludindo frequentemente ao texto bíblico. Começando antes da criação e terminando com os “novo céus e nova terra,” passagens bíblicas enigmáticas são incluídas e demonstram quão indispensáveis elas são para a história da redenção. O texto também oferece ao leitor esperança ao expor o Evangelho de Jesus como o foco central do plano relacional de Deus. O texto está repleto de ensinamentos teológicos e mostra como eles estão todos interligados. O autor começou esse projeto tentando resolver a questão: “De onde vêm os demônios?” Reforçado por anos de pesquisa, ele apresenta suas descobertas em uma narrativa criativa e envolvente estilo.
    Show book
  • Nossa ingratidão - cover

    Nossa ingratidão

    Pop Stories, Ruy Barbosa

    • 0
    • 0
    • 0
    "Seremos injustos em lançar à conta da Regência essa política de crimes a favor da escravidão?" Neste artigo de Ruy Barbosa intitulado "Nossa ingratidão", publicado no Diário de Notícias, o grande orador se defende das acusações da imprensa por ele supostamente não ter dado o devido crédito à Princesa Isabel no processo abolicionista.
    Show book